Ir para conteúdo

Oster - Problema Cachimbo


Postagens recomendadas

Bom dia galera, tudo certo?

Inicialmente, gostaria de dizer que estou ficando louco neste fórum com todos esses diversos fundamentos e teorias. Eu sempre apreciei um bom café e admiro o talento dos baristas, mas nunca imaginei que fazer um bom expresso seria tão complicado. Como vocês podem imaginar, sou novato na área e recentemente adquiri minha máquina expresso, pois pretendo começar a tomar bons cafés em casa, já que minha cidade não dispõe de uma cafeteria decente.

 

Pois bem, a máquina a qual adquiri foi uma Oster BVSTECMP55, acredito que seja o modelo novo da Oster OEMP50, mas ouvi falar muito bem dela, aliás, não encontrei nenhuma reclamação deste modelo.

 

Contudo, para mim, ela tem sido um pesadelo. A máquina chegou no início de janeiro, segui todas as recomendações do fabricante e tentei realizar a extração de um expresso com um café de mercado mesmo, vez que havia recém adquirido e não sabia como funcionava. O resultado foi um café queimado e uma enorme sujeira, porque não tinha o que fizesse parar o vazamento no porta-filtro. Foram diversas tentativas, mas a única que extraiu um expresso (se é que dá para chamar aquilo de expresso), foi quando coloquei uma quantidade ínfima de café no cachimbo, entretanto, após finalizar a extração e tirar o cachimbo, observei que havia um depósito de água nele. Enfim, levei para assistência técnica e fui informado de que a máquina veio com defeito de fabricação, onde não colocaram uma placa de programação.

 

Como estava dentro dos 7 dias de arrependimento, solicitei a troca do produto defeituoso por outro novo.

 

A máquina chegou essa semana e em novas tentativas, o mesmo problema aconteceu. Então imaginei que poderia ser a moagem do café, razão pela qual, adquiri um café premium em uma cafeteria especializada aqui na minha cidade e solicitei que realizassem a moagem fina para mim. Ontem fiz mais alguns testes e o resultado continua o mesmo, o vazamento pelo cachimbo ou quando tem uma extração, ocorre de maneira rápida e com um depósito de água, o que acredito que não está certo.

 

Portanto, após toda essa história, a qual já peço desculpas pela sua extensão, gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês e ficaria eternamente grato, vejamos:

 

1) Vocês acreditam que seja um problema na máquina? ou no barista? (kkkkk) talvez a quantidade de café no cachimbo? A moagem?

 

2) É normal formar um depósito de água no cachimbo após a extração?

 

3) Adquirir um moedor e uma balança seria uma possível solução? Ou devo devolver o produto e adquirir outro?

4) A pressurização da máquina por ser um empecilho?

Muito obrigado desde já, estarei realizando a extração agora e depois eu posto o vídeo.
Desculpe mais uma vez pela extensão do texto.
Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentando ajudar, não sei se entendi bem o problema:
 
1) Vocês acreditam que seja um problema na máquina? ou no barista? (kkkkk) talvez a quantidade de café no cachimbo? A moagem?
Pode ser qualquer um desses fatores, tem que ir por eliminação.
 
2) É normal formar um depósito de água no cachimbo após a extração?
Sim, conforme o tipo de máquina/filtro/portafiltro e também a quantidade de café utilizada.
 
3) Adquirir um moedor e uma balança seria uma possível solução? Ou devo devolver o produto e adquirir outro?
O moedor é indicado independente da máquina que você use, é até mais importante que a máquina. Balança é interessante, mas não acho que seria uma solução para o problema.
 
4) A pressurização da máquina por ser um empecilho?
O sistema pressurizado pode entupir, e geralmente o bolo fica encharcador após a extração, mas não deveria te impedir de conseguir tirar um café numa máquina nova.
 
Quanto ao café queimado acho que pode ser mais por conta do café de supermercado que você tinha utilizado.
Ainda que máquinas domésticas de espresso aceitem uma moagem mais fina, não pode ser fina demais (como a usada numa máquina comercial).
Algumas marcas vendem café com moagem mais adequada para máquinas domésticas, por exemplo o ILLY ESPRESSO, ou o SEGAFREDO ESPRESSO CASA. Tem outros que não me recordo agora.
É uma moagem mais fina que o padrão de um café comum, um "meio termo" voltado para esse tipo de máquina.
 
Faça uns testes. Ligue a máquina, tire água pelo bico de vapor (leia no manual se a máquina permite isso) tire água pelo grupo (isso também serve para aquecer o filtro e portafiltro. Veja quantos ml de água saem em 30 segundos, verifique se a máquina está funcionando corretamente sem café (provavelmente está).

 
 
 
alguns vídeos que podem ajudar, o negócio é pesquisar.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo pronto retorno mldanielsilva!

Acerca da primeira questão, o vazamento que eu me refiro é de água, conforme no vídeo (https://www.dropbox.com/sh/rii4wf1bi06vu92/AAAShIVWJvdtPhlpllmkW_8Ga?dl=0). Na realidade, a extração de hoje não "jorrou" água para fora como as demais, tanto que deixei por uns 50s para ver se iria piorar.

 

Pelo que você me respondeu, levo a crer que seja o preparo o problema. Acho que terei que aprimorar minhas habilidades e adquirir um moedor, com urgência. Meu receio é ter uma máquina que seja problemática, tanto que cogitei a ideia de devolvê-la e trocar por uma Mondial C08 ou outra em valor compatível.

 

Quanto ao café, eu utilizei o de supermercado na primeira máquina, na segunda eu tenho utilizado um do Café du Coin que vem da Fazenda São Benedito (https://cafeducoin.com.br/collections/cafes/products/fazenda-sao-benedito), tanto que solicitei uma moagem mais fina, a qual equipara-se ao tamanho do sal de cozinha.

 

Quanto aos testes, já realizei todos e toda vez que inicio a máquina, eu realizo este procedimento, mas ainda não testei a quantidade de ml de água que saem em 30s, o que farei assim que conseguir e repasso um feedback depois.

 

Mais uma vez, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vazamento é por fora do portafiltro então.

Pode ser a vedação (borracha) que tem ali mas como a máquina é nova, pensei em outra coisa. Você está ENCAIXANDO A ALAVANCA ATÉ O FINAL (o máximo que dá)?

Em muitas máquinas ela não deve ficar "reta" mas sim mais para o lado direito. Pode encaixar até onde travar para a direita.

Quando se coloca muito pó, especialmente se estiver moído muito fino, pode dar vazamento semelhante, pois a água encharca o bolo, que cresce e "entope" a máquina, daí a água acaba saindo por cima do bolo (pelas laterais do portafiltro) ao invés de passar através dele. Mas não acho que seja o caso, pela foto que você postou.

Essas máquinas, mesmo de entrada, devem passar por testes básicos na fábrica então acho estranho ter pego duas com (suspeita de) defeito de fabricação.


Um ponto a considerar: as máquinas domésticas são feitas para funcionarem com café moído mais grosso, sem calcar o café, sem pesar etc, pois os fabricantes presumem que a maioria dos compradores desse tipo de máquina vai usar café comum do mercado e não vai ter moedor ou tamper. Esse é um dos motivos delas usarem sistema pressurizado (além de produzir "falsa crema" mesmo com um café velho.

 

Você está calcando o café? Talvez esteja calcando com força demais. O problema se agravou com o uso do café moído mais fino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, de início, eu imaginei que fosse o problema de vedação ou o encaixe imperfeito do cachimbo, conforme vinha pesquisando e lendo, mas para minha infelicidade não este o problema. Eu analisei a borracha e ela está em perfeita condição, bem como o cachimbo fica bem preso (até o máximo) onde ele trava. Portanto, descartei essa hipótese.

Quanto a moagem do café, quando usei o pó de supermercado (mais grosso), ele vazava exatamente por que o bolo encharcava de água e duplicava seu tamanho, não extraindo o café e nem acumulando água, raras foram as vezes que não vazou com o café de mercado, mesmo calcando ou não o pó.
Com este novo café, em uma moagem mais fina, o problema melhorou consideravelmente.
Vou fazer um video com pó comum e mando aqui para você ver o estrago.

Olha, o manual não fala como deve ser calcado o café, mas como vinha tendo problemas, eu tentei de diversas formas, mas a que me trouxe melhores resultados foi o "calcamento" leve, aquele que você mais organiza o cachimbo do que realmente calca (como você viu na imagem)

Portanto, a moagem fina com a organização do pó no cachimbo (calcado de leve - sem força ou pressão) tem ao menos extraído um café, mas qualquer outra forma (mais café, menos café, mais ou menos café calcado) tem resultado em um "cachoeira" no meu cachimbo ou um acumulo elevado de água.
 

Eu simplesmente não consigo entender o por quê do meu problema, se é a moagem ou a máquina. Não queria passar por todo o processo de devolução do equipamento e gostaria de aprimorar a máquina com o tempo, como vi diversas dicas no fórum, mas não vou fazer isso sem saber ao certo se ela funciona.
 

Eu devo ser sincero, as duas máquinas apresentarem o mesmo problema, ou é muita falta de consideração com o consumidor ou é um produto que não serve para nada, ae eu teria adquirido uma Nespresso e não ficaria se estressando. Aliás, comprei uma máquina de entrada em razão do meu orçamento, mas isso não significa que eu não queira um produto bom.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Otávio, nessas alturas vc já deve ter tirado mais algumas conclusões e solucionado seus problemas. Minha máquina é de outra marca, mas é prima da sua, então veja bem:

- Existem n marcas de cafés moídos no mercado, inclusive as de cafés gourmets tipo exportação. Te sugiro experimentar duas bem populares, que funcionam em qualquer cafeteira expresso; Três Corações Tradicional e Melitta. Ambas apresentam uma granulometria adequada. Experimente várias outras, e vá descobrindo as adequadas. 

- Moer café em casa, para fins de espresso, chega a ser meio que melindroso. Isto porque a própria máquina, por si mesma, é exigente no quesito da granulometria. Moagem muito fina impede a bomba de funcionar adequadamente, e o café fica "pingando" na xícara, como se estivesse com um cálculo renal (rsrsrsrs). Já a moagem grossa permite uma passagem muito rápida da água, saindo aquele café "água rala", que vai direto pro ralo. Um bom moedor ultrapassa e muito o valor da cafeteira de entrada.

- Não deixe de usar o tamper de plástico que acompanha a máquina. Deixe o café compactado entre três e cinco milímetros da superfície do filtro.

- Vire as madrugadas assistindo vídeos do Youtube.

- Por último, uma sugestão: pense na possibilidade de se render à compra de uma máquina de café espresso em cápsulas. Você irá se divertir com ambas pelo resto da vida.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Otavio,

 

Chato o seu problema. Já resolveu?

Pelo que eu entendi, as duas máquinas apresentaram o mesmo problema?

Na minha opinião agora era hora de colocar na balança o trabalho de resolver por conta x trabalho de levar a assistência.

Eu já tive uma cafeteira mondial faz muito tempo, que apresentou problema semelhante. Tb com café moido de supermercado. Mas n corri atrás, havia pego ela com pontos no cartão (nem dei muito valor para ela) e joguei ela fora.

 

Olhando seus videos, a impressão que passa é que o porta-filtros não esta bem encaixado na maquina.

Se saisse apenas agua limpa, poderia ser algum encaixe interno, mas como no segundo video mostra saindo pó de café junto, a água que vaza já saiu da máquina e entrou no porta-filtros. Se fosse água que vazasse por causa de um "refluxo" (como num backflush) não sairia com tanto pó junto.

Este porta-filtro vem com uma trava para vc prender o filtro nele para bater a borra e o filtro n sair junto, vc esta abaixando a trava para encaixar o porta-filtro na maquina, correto?

 

Sobre sobrar água dentro, não se prenda isso agora. Máquinas que não tem solenoide tendem a sobrar água dentro do porta-filtro (agora n lembro se a sua tem solenoide).

Sua oster deve ter vindo com 3 filtros, 2 para café moido e 1 para saches, correto? Caso positivo, já chegou a testar com o sache?

Eu tive uma oster prima late, lembro que o encaixe do porta filtros com a maquina não era problematico, e era difícil fazer a maquina "engasgar". Sobre colocar muita força no tamper, se vc estiver usando o que veio, relaxe, não dá pra colocar muita força naquilo.

 

Bom, isso dai, depois conte em que pé ficou sua extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas fotos parece que o cachimbo não encaixa direito.

Parece torto e sair água e borra pelo grupo já não é problema de granulometria (ainda que granulometria muito fina ou muita quantidade de pó possam forçar a saída do café, porém o efeito normal seria o de "chocar", ie : simplesmente não sair cafe na extração).

Pode tentar encaixar o portafiltro duas ou três vezes para verificar se é jeito , porém, se não conseguir o mais provável é que seja defeito.

Pode ser que tenham colocado um portafiltro ou filtro de um modelo anterior, ou um problema de maquinado do grupo ou do PF.

Eu não arriscava, devolvia.

 

PS: tem muitas formas de fazer café: coado Melitta, Kalita, V60, prensa francesa, Bialetti, Aeropress, Clever, Globo, etc.

Todas estas podem fazer café excelente, agora espresso em casa, diria que já é um hobby, que demanda estudo, equipamentos e pratica, do contrário o resultado é bem inferior aos métodos citados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde prezados,

 

Obrigado pelo retorno.

 

- Otávio, nessas alturas vc já deve ter tirado mais algumas conclusões e solucionado seus problemas. Minha máquina é de outra marca, mas é prima da sua, então veja bem:

- Existem n marcas de cafés moídos no mercado, inclusive as de cafés gourmets tipo exportação. Te sugiro experimentar duas bem populares, que funcionam em qualquer cafeteira expresso; Três Corações Tradicional e Melitta. Ambas apresentam uma granulometria adequada. Experimente várias outras, e vá descobrindo as adequadas. 

- Moer café em casa, para fins de espresso, chega a ser meio que melindroso. Isto porque a própria máquina, por si mesma, é exigente no quesito da granulometria. Moagem muito fina impede a bomba de funcionar adequadamente, e o café fica "pingando" na xícara, como se estivesse com um cálculo renal (rsrsrsrs). Já a moagem grossa permite uma passagem muito rápida da água, saindo aquele café "água rala", que vai direto pro ralo. Um bom moedor ultrapassa e muito o valor da cafeteira de entrada.

- Não deixe de usar o tamper de plástico que acompanha a máquina. Deixe o café compactado entre três e cinco milímetros da superfície do filtro.

- Vire as madrugadas assistindo vídeos do Youtube.

- Por último, uma sugestão: pense na possibilidade de se render à compra de uma máquina de café espresso em cápsulas. Você irá se divertir com ambas pelo resto da vida.

Abs!

 

Roger, realmente, já estou melhor informado após várias leituras no fórum. kkkkk
Veja, que nem eu expliquei, minha última esperança era a moagem, pois acreditava que a granulometria iria resolver meu problema, o que não ocorreu. O que me deixa intrigado é a situação de ter duas máquinas iguais e novas, e ainda assim, terem o mesmo problema.
Eu tentei entrar em contato com a empresa, mas fui ignorado totalmente.
Pois bem, eu iniciei o processo de devolução da máquina e solicitei a restituição do meu dinheiro, contudo, terei que pensar melhor acerca de qual máquina adquirir, pois não tenho como dispor mais dinheiro e também não quero ficar me incomodando. Eu cogitei a ideia de ir para Nespresso, mas não acho que vale a pensa em razão do preço das cápsulas. Não sei, minha opinião.

 

 

 

Ola Otavio,

Chato o seu problema. Já resolveu?
Pelo que eu entendi, as duas máquinas apresentaram o mesmo problema?
Na minha opinião agora era hora de colocar na balança o trabalho de resolver por conta x trabalho de levar a assistência.
Eu já tive uma cafeteira mondial faz muito tempo, que apresentou problema semelhante. Tb com café moido de supermercado. Mas n corri atrás, havia pego ela com pontos no cartão (nem dei muito valor para ela) e joguei ela fora.

Olhando seus videos, a impressão que passa é que o porta-filtros não esta bem encaixado na maquina.
Se saisse apenas agua limpa, poderia ser algum encaixe interno, mas como no segundo video mostra saindo pó de café junto, a água que vaza já saiu da máquina e entrou no porta-filtros. Se fosse água que vazasse por causa de um "refluxo" (como num backflush) não sairia com tanto pó junto.
Este porta-filtro vem com uma trava para vc prender o filtro nele para bater a borra e o filtro n sair junto, vc esta abaixando a trava para encaixar o porta-filtro na maquina, correto?

Sobre sobrar água dentro, não se prenda isso agora. Máquinas que não tem solenoide tendem a sobrar água dentro do porta-filtro (agora n lembro se a sua tem solenoide).
Sua oster deve ter vindo com 3 filtros, 2 para café moido e 1 para saches, correto? Caso positivo, já chegou a testar com o sache?
Eu tive uma oster prima late, lembro que o encaixe do porta filtros com a maquina não era problematico, e era difícil fazer a maquina "engasgar". Sobre colocar muita força no tamper, se vc estiver usando o que veio, relaxe, não dá pra colocar muita força naquilo.

Bom, isso dai, depois conte em que pé ficou sua extração.

 

Rodolfo, minha solução foi devolver a máquina.
Na minha opinião, adquirir um produto novo e ter que mandar direito para assistência técnica, significa que o produto não é de boa qualidade.
No primeiro momento, tambem acreditei que fosse o encaixe do porta filtro, mas conferi diversas vezes e o cachimbo esteve sempre bem preso, conforme instruções.

A questão do sache, esse modelo não permite o seu uso, ele acompanha somente 2 filtros (1cup e 2 cup) para 2 ml diferentes de expresso, portanto, seria só no pó mesmo.

 

Infelizmente estou devolvendo ela, pois tentei de tudo, calcar mais ou menos com o tamper, colocar pouco café ou mais café, olha foram diversas tentativas, mas não conseguia resolver o problema de jeito algum, então preferi devolvê-la. Aliás, entrei em contato com a indústria e fui ignorado, um descaso total.

Agora terei que procurar por outra que possa substituí-la.

 

 

Pelas fotos parece que o cachimbo não encaixa direito.
Parece torto e sair água e borra pelo grupo já não é problema de granulometria (ainda que granulometria muito fina ou muita quantidade de pó possam forçar a saída do café, porém o efeito normal seria o de "chocar", ie : simplesmente não sair cafe na extração).
Pode tentar encaixar o portafiltro duas ou três vezes para verificar se é jeito , porém, se não conseguir o mais provável é que seja defeito.
Pode ser que tenham colocado um portafiltro ou filtro de um modelo anterior, ou um problema de maquinado do grupo ou do PF.
Eu não arriscava, devolvia.

PS: tem muitas formas de fazer café: coado Melitta, Kalita, V60, prensa francesa, Bialetti, Aeropress, Clever, Globo, etc.
Todas estas podem fazer café excelente, agora espresso em casa, diria que já é um hobby, que demanda estudo, equipamentos e pratica, do contrário o resultado é bem inferior aos métodos citados.

 

Entendo, obrigado pelas dicas.
Além da máquina, eu tenho um moka também, mas prefiro o sabor do expresso.

Então, que nem eu comentei Bernardo, o porta-filtro está corretamente encaixado, então sua opinião de que possa ser um filtro do modelo anterior faz bastante sentido, infelizmente a indústria não se importou com meu problema, por mais que eu tenha adquirido uma máquina, trocado em razão desse problema e mais uma vez recebido o mesmo modelo com problema.

Obrigado pela ajuda pessoal, agora o jeito é procurar outra máquina.
Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...