Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta para a primeira Compra Coletiva de 2017 do Clube do Café


Igor

Postagens recomendadas

Olá colegas Home Roasters,

 

trago boas novas para vocês. Dizem por aí que uma Compra Coletiva começa quando outra acaba... pois bem, essa é a mais pura verdade. Estamos trabalhando desde de dezembro do ano passado e já nos encontramos em um ponto final e crucial da primeira fase da Compra Coletiva. Por isso venho oficialmente abrir a etapa de CONSULTA, gostaria neste momento de compartilhar os cafés que já provamos, falar de previsão para abertura dos pedidos, escutá-los sobre sugestões/críticas para a C.C. e aproveitar para passar algumas novidades.

 

Começamos com as NOVIDADES.

 

Primeiramente gostaríamos de dizer que para a primeira Compra Coletiva de 2017 não haverá aquela etapa de avaliação coletiva dos cafés como da última vez. Para quem não se lembra, ano passado tivemos uma etapa de seleção coletiva onde membros de Campinas, São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte tiveram a oportunidade de provar e escolher 4 entre 7 cafés já previamente selecionados para entrar na C.C..

 

Essa é a principal novidade com relação ao funcionamento da Compra Coletiva. O resto deverá ocorrer tudo igual: com um site próprio (provavelmente um site novo), envio coletivo, modalidade de café torrado etc. Decidimos não realizar essa etapa de avaliação coletiva desta vez, uma vez que não recebemos amostras em grande volume agora no início do ano. Além disso, como já provamos inúmeros cafés no ano passado, já temos um bom parâmetro do que se encontra disponível no mercado neste momento. Outro motivo é que dá muito trabalho realizar essa avaliação e pré-seleção coletiva. Nossa ideia é realizar isso somente na primeira compra de cada safra.

 

Outra novidade é a entrada oficial do grande amigo Luís Paulo na organização da Compra Coletiva. Ele sempre esteve presente me ajudando nas Compras Coletivas e agora ele vai entrar como parceiro para dividir os trabalhos administrativos, burocráticos e os investimentos. Na última Compra Coletiva, a segunda de 2016, eu me enrolei todo com a parte financeira, com as embalagens (você não fazem ideia do aperto que passei), com os pedidos e me sobrecarreguei demais com todo trabalho. Senti que não daria conta de manter o alto nível já estabelecido se não buscasse ajuda. Assim, a principal ideia é dividir os trabalhos, dividir as responsabilidades e, o mais importante, acrescentar novas competências e habilidades para gerenciar a Compra Coletiva e fazê-la cada vez maior e melhor! Para vocês o que vai mudar é que desta vez a experiência de participar da Compra Coletiva do Clube do Café será mais completa ainda.

 

Passamos então para os CAFÉS. Já provamos inúmeras amostras da safra atual. Somando as provas que fizemos para a última Compra Coletiva, já devemos ter feito o cupping de mais de 25 cafés diferentes. Para esta compra, até o momento, gostamos bastante de dois cafés da região de Alta Mogiana Paulista. Esses dois possuem grande potencial para entrar na Compra Coletiva. Além deles, um terceiro café foi selecionado e já está certo, inclusive já está pago!  

 

I- Fazenda Vargem Grande - Bourbon Amarelo

 

Este café já foi pago para garantir sua reserva e estará a caminho de BH em breve. Buscamos inicialmente 2 sacas e 18kg dele (era tudo que tinha). Eu e o Luís provamos esse café em uma seção de cupping em dezembro do ano passado no Coletivo Café em Venda Nova do Imigrante no ES. Nós piramos no café! Eu peguei o contato do produtor (que estava presente na hora que provamos) e agora em fevereiro busquei uma amostra para reavaliá-lo com uma torra própria. O café continuou espetacular e como era uma boa oportunidade e o produtor ficou pressionando a gente para pegar o café, acabamos reservando ele de uma vez.

 

Matas de Minas - Serra do Caparaó

Altitude: 1400m

Variedade Bourboun Amarelo IAC J9

Processo: Natural

Produtor: Renato Assumpção

 

Valor da saca: R$ 1500,00 + Frete

 

Depois que já tinha provado e selecionado o café eu descobri que já tinha provado outro café dessa fazenda torrado pela Luciana da cafeteria Grenat de Brasília. Era um cafezão, ainda mais na torra dela.

 

II- Café do Elder Moscardini - Obatã Amarelo

 

A amiga Andreia daqui de BH conseguiu uma amostra desse café pra gente. Se trata de um altamente fermentado, complicado de torrar e com um preço acessível. O resultado na xícara é uma bebida maluca, bem diferente e que aceita perfis de torras variados. Vai ser legal se esse café sair mesmo, pois vai ser a primeira vez que um super fermentado vai entrar CC. O produtor, o Elder e família, que é membro aqui do CdC está prometendo que vai mandar esse café a muito tempo. Estou aguardando ansioso e torcendo para que ele cumpra o prometido.

 

O café é um Obatã Amarelo e o valor da saca é de R$ 1000,00 + ICMS, pois o café vem de SP + Frete

 

III- Sítio Canaã  - Obatã Vermelho

 

Esse café é obra do Lisboa aqui do clube. Ele é grande amigo do João Hamilton, produtor do Sítio Canaã, e ele conseguiu fazer uma ponte entre o CdC e o produtor.

 

O Lisboa conseguiu umas amostras de uns produtores da região onde mora e me mandou para provar por diversão, sem esperança de que tivesse algum café disponível para uma eventual C.C.. Entretanto, por um sincronismo gigantesco, ainda havia um pouco de um Obatã Vermelho Natural disponível. Eu torrei e provei deste que é um cafezaço! Quem já tomou dos cafés do Sítio Canaã sabe do que estou falando!! Inclusive, o Victor da Origem comercializou um desses cafés por um tempo.

 

Teremos somente uma saca disponível desse café e o valor é de R$ 2500,00 + ICMS + Frete. Por conta da baixa quantidade esse café não vai sair na modalidade torrado!

 

É uma oportunidade única! O João Hamilton é parceiro da Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF) e eles vendem bastante café para o exterior. Esse café foi em grande maioria para fora do Brasil e foi vendido por um preço exorbitante. O João Hamilton está dando um grande desconto nesse café pra gente!

 

A PREVISÃO para abertura oficial dos pedidos, se tudo ocorrer bem, é para a semana do dia 03 de abril. Vamos mantendo todos informados por aqui nas próximas semanas e até a abertura oficial.

 

Aproveitamos também para abrir aqui um canal de contato com vocês. Caso tenham algum comentário que gostariam de fazer sobre a última CC ou ainda alguma crítica/sugestão, a hora é agora! Caso tenham também o contato de algum produtor que gostariam de ver na C.C., e que ainda não provamos nenhum café dele, a hora de sugerir também é agora! Estamos com um tempo curto, mas ainda cabe mais um café.

 

Pra finalizar, tenho uma última novidade que gostaria de compartilhar com vocês. Estou com um projeto em execução e que deverá sair até o mês de maio. Pretendo lançar um negócio próprio, um e-commerce, sem relação nenhuma com a C.C. do Clube do Café, onde manterei um estoque constante de cafés verdes (diferentes dos comercializados na C.C.) e ainda irei oferecer outros produtos para facilitar a vida de quem é torrefador caseiro. Em breve retornarei por aqui no CdC, em um espaço mais adequado, para falar mais desse projeto!

 

Grande abraço,

Igor

  • Curtir 30
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pretendo comprar dos 3 ...  :rolleyes:

 

@Igor, vc não precisa de dados específicos (quantidade por tipo) pra ter uma previsão melhor? como não vi nenhuma exigência de dados, estou seguindo a ondo do CaÊ e do Magaldi...  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor também a princípio pretendo comprar os três. A observação a fazer é que, mesmo entendendo a dificuldade operacional, a questão do frete e do prazo de entrega tem se mostrado um dificultador para os cafés torrados que se tornam melhor consumidos não muito distante da data da torra.

Para o pessoal de Recife, o grande gargalo foram o preço e as opções de frete disponibilizadas (PAC e Sedex), particularmente, com referência aos cafés torrados, pois as transportadoras não quiseram enviar os cafés sem nota fiscal para Recife (com certa razão, pois a fiscalização tributária é bem rigorosa aqui no nosso Estado) e o Sedex dos Correios se mostrou caro e ineficiente, provavelmente por conta da proximidade dos festejos natalinos.

O fato dos cafés não ter como ser enviados no dia seguinte ao da torra, tendo em vista a grande quantidade de pedidos, o final de semana intercalado entre a torra e a separação dos cafés e a pequena equipe de separação e embalagem (vc e Luís Paulo), bem como o atraso na entrega dos Correios, com descumprimento dos prazos estimados por Sedex, além do preço dessa modalidade para grandes quantidades, faz com que a gente não consiga recebê-los com rapidez, particularmente se a opção for por PAC que seria mais em conta.

Não tenho ideia de como resolver esse gargalo de frete e prazo de recebimento, mas sei que esse fato pode reduzir as indicações de compra de alguns do nosso grupo para os cafés torrados. Espero que fora do período de Natal isso seja atenuado.

Entenda isso apenas como uma observação, pois sou testemunha de todo seu esforço e pretendo continuar participando da compra coletiva, a informação serve apenas como registro e também não sei se esse fato afetou outras pessoas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho interesse (nos 3 ).

 

Tinha interesse nos torrados tb.

 

Seria interessante procurar fazer um pacote único para distribuição de integrantes CDC com cidade em comum?

 

Por exemplo: Eu poderia rachar o frete com integrantes aqui de Porto Alegre -RS , e vi que já fizeram nas encomendas anteriores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participei da última compra coletiva e gostei muito dos cafés e de todo o processo de compra.

Tô particularmente interessado no Obatã Amarelo fermentado do Helder; tive a oportunidade de experimentar no ano passado e gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, obrigado pelos comentários iniciais.

 

Respondendo a pergunta do Cabral, uma manifestação informal já é o suficiente, pois já temos uma estimativa de quanto café pegar. Desta vez, estamos fazendo uma previsão para baixo sobre a média das últimas Compras Coletivas. Outro fator que levamos em consideração é a disponibilidade do café. 

 

No caso do João Hamilton, por exemplo, até daria para pegar mais que uma saca. Entretanto tomamos uma decisão mais cautelosa de negociar somente uma saca, uma vez que o último café que saiu nessa faixa de preço, o Ouro Verde 4º colocado do CoE, não chegou a bater os 120kg. Por conta da baixa quantidade esse café não sairá na modalidade de torrado! 

 

Já no caso da Fazenda Vargem Grande, que é um café espetacular também, pegamos tudo o que o produtor tinha, foram 2 sacas e 18kg. Se tivesse mais eu até pegaria mais, pois é um café que vai ter saída. 

 

De qualquer maneira vou deixar claro que, muito provavelmente, estamos pegando menos café do que acreditamos que será demandado. Essa é uma escolha difícil e acaba afetando quem chega por último para fazer os pedidos, entretanto é uma decisão segura para nós organizadores. Espero que compreendam que nos esforçamos ao máximo para atender a maior quantidade de pessoas possíveis, mas ao mesmo tempo precisamos os resguardar para que não tenhamos prejuízos ou uma grande dor de cabeça pra ficar arrecadando dinheiro extra para cobrir gastos. 

 

Agora quanto a parte de logística de envio e sobre a torra, respondendo as colocações do Murilo. Na última Compra Coletiva eu me enrolei com a questão dos cafés torrados. Eles foram torrados próximos ao final de semana, deu muito mais trabalho do que eu imaginava para embalar os cafés e pra piorar as embalagens só chegaram na última hora (por conta da alta demanda no final do ano e dos correios). Desta vez, com a ajuda do Luís, vamos nos programar melhor. A torra não será mais feita pelo Ivan da Academia do Café e sim por um colega que topou torrar no final de semana e ainda vai deixar a gente acompanhar o processo todo ao vivo. Assim, esperamos torrar os cafés no sábado e no domingo e já ir embalando tudo simultaneamente para enviar os cafés na segunda, mais tardar na teça feira. Daí o resto é com os Correios... 

 

Quanto a questão de envio de grande quantidade para a região do Nordeste, isso é um grande problema nosso. Diferente das outras regiões, encomendas mandadas por transportadora não vão sem nota para lá. Para ajudá-los por aí Murilo precisaríamos de achar um jeito de emitir uma nota fiscal dos cafés. Podemos estudar uma solução com calma desta vez. Posso tentar, por exemplo, uma nota com alguma cafeteria por aqui e daí vocês cobririam os gastos de emissão da nota, o que acha?

 

E Ricardo, acho que você se confundiu... o Brejetuba nunca foi caro, você deve estar pensando no Ouro Verde....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, ótimos cafés, vai ser vendido torrado também??? Ainda não torrei nenhum da compra anterior, na verdade ainda tenho torrados congelado da compra coletiva anterior 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Igor! Vou querer o café 1 e o 3, indo na mesma linha pensamento do Bruno Marinho, acredito que serão mais fáceis de torrar. 

Estive em Caconde-SP passando uns dias de férias na casa do grande amigo Lisboa e conheci o João Hamilton pessoalmente. Virei fã número 1 do cara na mesma hora, pela simpatia, caráter, e pelo artista de cafés que ele é. Ele fez uma baita homenagem para nós do Clube do Café que com certeza o Lisboa vai postar aqui em breve..são imagens espetaculares. Já tomei vários cafés dele por intermédio do Lisboa que sempre me manda algo dele, nunca provei nada abaixo de espetacular dele. Sobre os os outros cafés com certeza são cafezaços também! Parabéns por mais essa CC, e pelo novo negócio que você iniciará em breve que claro, vai me atingir em cheio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera! Pelo acompanhamento das CCs anteriores, posso dizer que nesse ritmo de crescimento da demanda, a logística começa a complicar um pouco :P Vai ser bom poder contribuir mais ativamente desta vez, pra garantir uma CC tranquila.

 

Vai ter torrado, sim, Rogério.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora quanto a parte de logística de envio e sobre a torra, respondendo as colocações do Murilo. Na última Compra Coletiva eu me enrolei com a questão dos cafés torrados. Eles foram torrados próximos ao final de semana, deu muito mais trabalho do que eu imaginava para embalar os cafés e pra piorar as embalagens só chegaram na última hora (por conta da alta demanda no final do ano e dos correios). Desta vez, com a ajuda do Luís, vamos nos programar melhor. A torra não será mais feita pelo Ivan da Academia do Café e sim por um colega que topou torrar no final de semana e ainda vai deixar a gente acompanhar o processo todo ao vivo. Assim, esperamos torrar os cafés no sábado e no domingo e já ir embalando tudo simultaneamente para enviar os cafés na segunda, mais tardar na teça feira. Daí o resto é com os Correios... 

 

Quanto a questão de envio de grande quantidade para a região do Nordeste, isso é um grande problema nosso. Diferente das outras regiões, encomendas mandadas por transportadora não vão sem nota para lá. Para ajudá-los por aí Murilo precisaríamos de achar um jeito de emitir uma nota fiscal dos cafés. Podemos estudar uma solução com calma desta vez. Posso tentar, por exemplo, uma nota com alguma cafeteria por aqui e daí vocês cobririam os gastos de emissão da nota, o que acha?

 

Igor, esta seria uma possibilidade a ser considerada que dependeria da comparação dos custos dos correios + prazo versus custos da nota fiscal + transportadora + prazo. Vou começar a consultar os amigos aqui do grupo de Recife para sentir o grau de interesse. A gente vai se comunicando, mas com certeza eu estarei dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu animo também, ainda não sei se pegaria 1kg de cada ou de dois apenas, mas é fato que vou comprar :-)

 

Parabéns novamente Igor, tanto pela CC quanto pela sua iniciativa pessoal de negócio, se bobear viro cliente seu também. hehe

 

A propósito, trabalho com e-commerces, é minha especialização, se precisar de dicas/ajudas fico a disposição ;-)

 

Que venha a CC 2017/1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 kg cru de cada também

 

Uma pergunta: esses 3 cafés estão definidos, que serão só esses 3 mesmos?

É a primeira vez que participo, mas vi um cafe que aparenta ser excepcional do Mario, não sei se poderia por um desse como outra opção também? Segue a foto para verem 1e95cfdd2bd591a26652220d6d8f180c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E olha que o Beto tomou aqui os cafés do João Hamilton, e da irmã dele Gertrudes (4º lugar no COTY 2016, mas o daqui era melhor do que o do COTY), torrado num bolinha, moído num mimoso e passado num Melittão. Mas mandei pro Beto muitos torrados no Bolinha (foram esses que ele tb achou espetaculares), e agora ele levou uns 2Kg de um Bourbon Amarelo Natural 88 pontos cru, para brincar na Air Fryer dele.

 

Não sei se devia falar, mas... sobre a questão de preço, havia ainda (ele achou que já tinham ido) 4 sacas remanescentes do João Hamilton, ele tirou da exportação (ele faz parte da FAF), pra disponibilizar para nós. A parte principal (melhor) desse Obatã Vermelho dele, que ele chama de Roxo (pois é colhido seletivamente neste ponto de maturação), foi vendido entre R$4 mil e R$6 mil lá pra fora (não dá pra competir com os gringos). Ele havia separado, de comum acordo com o Marcos Croce da FAF para nós do CdC (aliás o Marcos adorou o que fazemos no CdC) a R$3 mil, mas como achariam muito caro e ficamos com medo da demanda, reservamos apenas uma (as outras 3 estão saindo hj pro Exterior ou nos próximos dias com um container de outros cafés da FAF). Ele não só segurou as sacas para nós, agora só ficou uma, como está botando R$500 do bolso dele, no próprio café dele, para que pudéssemos tê-la aqui a R$2.500,00.

 

Quem conhece os bastidores do mundo do café (estou conhecendo agora, na fonte, lá na fazenda) sabe o quanto este pessoal peleja para conseguir plantar, cuidar, colher e beneficiar um café de altíssima qualidade, ao longo de muitos anos; e o quanto é difícil, para compensar este esforço todo, deixar de exportar pq é difícil competir em termos de preço com os gringos. O João Hamilton vai reservar sacas da safra vindoura (que promete muito) para vender por aqui, inclusive estamos bolando um projeto (João Hamilton e produtores de café, mais eu, Hélio e Beto do CdC) de venda de café cru de Caconde, mensalmente. Pode ser que a gente aproveite a estrutura que o Igor vai implantar, ou criaremos a nossa mesmo. Assim não haverá esses problemas de discussão de preço e disponibilidade mínima ou máxima: se sair 5 ou 50Kg de um café, sem problemas. Haverá cafés de 84 a 94 pontos, pra todos os gostos e custos.

 

Tentei postar sobre a visita do pessoal em minha casa, mas tem que converter pra jpg, dá um trabalhão, logo logo abro um tópico sobre isso. Dou um pitaco com as fotos abaixo, e digo que esse café que está decorando a mesa, é simplesmente o Obatã Roxo torrado no bolinha. Depois da festa rapamos a mesa :P:lol: e cada um levou quase 1Kg pra casa; quem tomou sabe, e pros amigos o João não tem limites. Hélio e Beto levaram uns 2Kg crus de Bourbon pra brincarem em casa. E pra Julho estaremos programando uma Visita (Des)Guiada a Caconde, aguardem!

 

Grande abraço.

 

Olha a surpresa que o João Hamilton fez pra gente!

CDC%20Carbaval%20bem%20vindo_zpsurm7offo

 

Aqui a galerinha fera na AP, no Mirante do Sítio Canaã, o cafezal atrás é do Obatã (1.350m).

Nosso slogan é: "Menos que 8 minutos não é infusão, é enganação!" :P:lol:

E olha que não fazemos pré-infusão, claro, e aquele tempo é só de infusão mesmo (fora a descida do êmbolo entre 1:00 e 1:30min). :ph34r:

Esq > Dir: Lisboa, João Hamilton, Beto, Hélio e Éder (primo do Beto e membro do Café dos Brothers).

CDC%20Carbaval%20bem%20vindo%202_zpsec69

  • Curtir 20
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...