Ir para conteúdo

Primeiro post recheado de dúvidas :D


Postagens recomendadas

Salve pessoal! Como é meu primeiro tópico vou fazer uma breve apresentação.

Me chamo Bruno, sou natural de Passo Fundo / RS onde resido atualmente, sou advogado e um apaixonado por cafés (amador). Tenho diversos hobbies e pretendo que este seja um novo.

Bom, meu falecido pai teve por anos um café, eu era muito novo e pude aprender muito pouco com ele. Porém o seu amor pelo café ficou em mim, mas, como tenho muito pouco tempo livre, nunca tive como me especializar muito.

Sendo assim eu me contentava com uma Gaggia Unica que possuo e alguns grãos diferenciados que comprava a cada viagem.

O meu tormento, digo, prazer, começou ano passado quando numa das lojas do StarBucks me ofereceram uma degustação em prensa francesa, onde a barista explicou sobre o funcionamento dela, sobre os óleos do café que, segundo ela, apenas não são perdidos na extração pela prensa. 

A partir desse dia tudo o que eu mais queria era uma prensa, mas não corri atrás até essa semana.

Estava terminando uma visita a Buenos Aires e fui me livrar dos pesos que sobravam, eis que.... Sim amigos, comprei uma prensa francesa de 1L da marca Bodum.

Até aí tudo ótimo, café delicioso. Mas resolvi evoluir e pesquisar um moedor (eis que achei vocês). 

Muita gente falou que a minha melhor opção (Hamilton Beach de lâminas) era inviável e perderia diversos fatores de sabor no café. Estudei um pouco e entendi a questão da precisão e regularidade na moagem (pelo o que entendi isso se aplicaria mais para o expresso).

Enfim, aqui estou amiguinhos, suplicando para beber de vossos conhecimentos na área :D

Pretendia comprar um moedor manual Hario, mas também vi o pessoal falar mal dele :(

Enfim, já percebi que após a prensa eu vou me obrigar a conhecer as mais variadas formas de extração.

Gostaria de uma indicação quanto ao moedor, não estou muito disposto a gastar uma verdadeira fortuna, nesse momento, em um, por isso venho lhes questionar:

Enquanto eu estiver com a prensa, qual moedor vocês me indicam?

Acredito que até o final do ano não irei fazer mais aquisições na área, então creio que ao menos mais 1 ano só de prensa e gaggia unica.

 

Grato 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria mais facil você falar quanto está disposto a gastar.

Não recomendaria o moedor da Hario para prensa pois

em especial para moagens mais grossas ele é bem instavel.

Mas ainda sim vai te proporcionar ótimos cafés se comparado

com qualquer moedor de laminas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na faixa de preço do Hario não tem nenhum que seja muito superior e fácil de achar. Não acho que seja ruim pra começar, mas pra moer pra prensa não é aquelas coisas mesmo. Lembre que com coador de papel melita dá pra fazer café bom também.

Eu usei um Mini e um Skerton por mais de um ano, depois comprei o breville da tramontina, que recomendo.

Depende de quanto vc quer gastar, na verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na faixa de preço do Hario não tem nenhum que seja muito superior e fácil de achar. Não acho que seja ruim pra começar, mas pra moer pra prensa não é aquelas coisas mesmo. Lembre que com coador de papel melita dá pra fazer café bom também.

Eu usei um Mini e um Skerton por mais de um ano, depois comprei o breville da tramontina, que recomendo.

Depende de quanto vc quer gastar, na verdade.

Obrigado pela resposta!

Na realidade jamais esperaria comparação do coador melita com a prensa hahahahaha

Enfim, gostaria de gastar no max. R$500,00.

Algo que pudesse me proporcionar um bom café e que eu possa usar futuramente com outros equipamentos.

PS: qual a opinião de vocês quanto à Gaggia Unica? Um amigo recomendou vender ela e com esse dinheiro comprar um equipamento manual que eu teria resultados melhores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse valor você provavelmente consegue pegar um Encore usado.

 

A gaggia unica é uma maquina boa mas é uma proposta de café tipo 

nespresso. meio padrão sem muito refinamento. Há quem diga que maquinas

desse tipo podem ser reguladas para tirar uma espresso ótimo mas

não é comum. Com o valor dela você pegaria um bravo mini que é o melhor

moedor manual que você conseguiria aqui no país ou moedor breville.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno se não quiser gastar muito com moedor, e mesmo assim quiser ter uma pequena experiencia no mundo dos cafés, acho que seria uma boa opção o moedor Mimoso, que já tem até tópicos aqui no forum muito bons por sinal falando sobre ele. Claro que não se compara a um moedor profissional, porém pra começar está de bom tamanho, e custa bem barato (menos de R$ 100,00), além da vantagem de ser BR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse valor você provavelmente consegue pegar um Encore usado.

 

A gaggia unica é uma maquina boa mas é uma proposta de café tipo 

nespresso. meio padrão sem muito refinamento. Há quem diga que maquinas

desse tipo podem ser reguladas para tirar uma espresso ótimo mas

não é comum. Com o valor dela você pegaria um bravo mini que é o melhor

moedor manual que você conseguiria aqui no país ou moedor breville.

Obrigado pela dica Bruno!

Sabes me dizer onde consigo buscar por moedores usados? Há algum site confiável para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedores usados site. Aqui mesmo nos classificados.

 

Sei que o viniesp tem um NEMOX para vender... mta gente tem mais que 1 moedor (menos eu q ainda tenho nenhum) e vez ou outra eles trocam de equipamento simplesmente por trocar, não usar, etc...

 

Talvez o lipe_oa tb tenha algum p te vender.

 

Mande mp p eles.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre moedor nessa faixa de preço, infelizmente, não sobrou nenhum dos modelos de entrada motorizados no mercado brazuca, Os "laminadores" mataram o mercado, por falta de conhecimento dos compradores (ignorância mata, inclusive mercados e produtos). Krups GVX-2, Cuisinard DBM-8, Aríete 3006 e todos outros que usam miolo de moedor de superautomática (sim, é esse o caso) sucumbiram à extinção em nosso mercado "super-protegido".

 

Dá pra importar esses modelos, e seus clones, diretamente da China. Esse aqui, por exemplo, sai meros U$46 com frete. Hoje dá uns 160 a 170 reais. Se for taxado, sobre mais uns 90 ou 100 reais, mas ainda bem abaixo de 300, mesmo nos Estados que cobram ICMS além do II. Não sei se esse modelo presta ou não, há outros, inclusive os originais mencionados acima, que custam mais caro. Pesquise "electric coffee burr grinder" que vai aparecer dezenas de opções no AliExpress, BangGood e em outros sites chineses similares.

 

Entre um moedor usado de boa marca e reputação, e um moedor novo de qualidade desconhecida, eu escolheria o usado, mesmo que tivesse de pagar um pouco mais. E vale comentar que esses "miolos de superauto" não são adequados pra espresso preparado com filtro não-pressurizado, já que as superauto usam pressurização pra fazer "crema falsa", logo eles se restringem a moer pra outros métodos e para parear com máquinas de entrada e filtros pressurizados.

 

Vale comentar que o Mimoso atual não é mais equivalente ao Spong britânico. Foi tão barateado que o buchamento precário não oferece estabilização, contando com o material sob moagem para alinhar os mós (que são de material grosseiro e impreciso). Em termos de precisão, pra pequenas doses (até 60g), um Skerton é muito superior. Pra doses menores ainda (até 25g), o Hario Mini dá conta muito bem também. O Mimoso só consegue empatar com um Skerton pra moer de 80g pra cima, daí vale a pena, pois é rápido e requer pouco esforço físico se comparado aos portáteis, oferecendo consistência similar (mas não superior, como os fans do Mimoso gostam de acreditar).

 

PS: como tem gente que não "percebe" que as palavras em realce e sublinhadas são hyperlinks para serem clicados/tocados, vai o link do moedor chinês citado acima, antes que alguém poste pedindo o link  :rolleyes: :

https://www.aliexpress.com/item/Portable-Mini-Household-Electric-Coffee-Grinder-Makers-Adjustable-Size-Automatic-Grinding-Machine/32763114770.html

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre moedor nessa faixa de preço, infelizmente, não sobrou nenhum dos modelos de entrada motorizados no mercado brazuca, Os "laminadores" mataram o mercado, por falta de conhecimento dos compradores (ignorância mata, inclusive mercados e produtos). Krups GVX-2, Cuisinard DBM-8, Aríete 3006 e todos outros que usam miolo de moedor de superautomática (sim, é esse o caso) sucumbiram à extinção em nosso mercado "super-protegido".

 

Dá pra importar esses modelos, e seus clones, diretamente da China. Esse aqui, por exemplo, sai meros U$46 com frete. Hoje dá uns 160 a 170 reais. Se for taxado, sobre mais uns 90 ou 100 reais, mas ainda bem abaixo de 300, mesmo nos Estados que cobram ICMS além do II. Não sei se esse modelo presta ou não, há outros, inclusive os originais mencionados acima, que custam mais caro. Pesquise "electric coffee burr grinder" que vai aparecer dezenas de opções no AliExpress, BangGood e em outros sites chineses similares.

 

Entre um moedor usado de boa marca e reputação, e um moedor novo de qualidade desconhecida, eu escolheria o usado, mesmo que tivesse de pagar um pouco mais. E vale comentar que esses "miolos de superauto" não são adequados pra espresso preparado com filtro não-pressurizado, já que as superauto usam pressurização pra fazer "crema falsa", logo eles se restringem a moer pra outros métodos e para parear com máquinas de entrada e filtros pressurizados.

 

Vale comentar que o Mimoso atual não é mais equivalente ao Spong britânico. Foi tão barateado que o buchamento precário não oferece estabilização, contando com o material sob moagem para alinhar os mós (que são de material grosseiro e impreciso). Em termos de precisão, pra pequenas doses (até 60g), um Skerton é muito superior. Pra doses menores ainda (até 25g), o Hario Mini dá conta muito bem também. O Mimoso só consegue empatar com um Skerton pra moer de 80g pra cima, daí vale a pena, pois é rápido e requer pouco esforço físico se comparado aos portáteis, oferecendo consistência similar (mas não superior, como os fans do Mimoso gostam de acreditar).

 

PS: como tem gente que não "percebe" que as palavras em realce e sublinhadas são hyperlinks para serem clicados/tocados, vai o link do moedor chinês citado acima, antes que alguém poste pedindo o link  :rolleyes: :

https://www.aliexpress.com/item/Portable-Mini-Household-Electric-Coffee-Grinder-Makers-Adjustable-Size-Automatic-Grinding-Machine/32763114770.html

Bom dia Cabral!

Cara, que absurdo, obrigado pelas dicas! É incrível ver o pessoal dedicando preciosos minutos para fazer um tutorial assim.

Achei bem esclarecedor, muito obrigado mesmo!

Então, em conversas com a família, resolvi manter a Gaggia (pois o pessoal aqui não abre mão da praticidade).

Logo, por mais que eu realmente queira muito comprar aquele Breville, ainda fica fora do orçamento.

Assim, na sua opinião, entre um Skerton e um desses xingling desconhecidos, para fazer moka, prensa francesa (e acho improvável, mas talvez o turco), qual você indicaria?

EDIT: Encontrei na amazon o CUSINART DBM-8, KRUPS GX5000 e um tal de Mr. Coffee

Esses ou Skerton? :D (Por favor, perdoem o excesso de dúvidas deste iniciante :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, o cuisinart ainda é possível encontrar no mercado brasileiro na faixa de preço que você busca, e recomendo :)

Se quiser investir um pouco mais, o encore é uma excelente opção. Depois dele, indicaria o cuisinart que o Cabral indicou ou a importação, que vai dar o mesmo preço, ou menos

 

Uma opção mais cara, mas que em compensação vai durar até o fim dos tempos, é o Bravo Mini do Gilberto, hehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Balen, primeiramente, uma dica prática: quando for responder na sequencia, ou algo que esteja perto, não use a opção de "citar". Isso tá lá nas regras do Clube, na seção de leituras obrigatórias, e os moderadores geralmente costumam fazer valer a regra. É que o servidor sobrecarrega e fica travando quando páginas com muita citação são abertas simultaneamente por muita gente, então a recomendação é só usar quando realmente necessário.

 

Sobre os moedores, o GVX2 da Krups é mais antigo, mas com uma estrutura metálica no chassi acaba sendo bem melhor e mais barato que o GX5000, que usa estrutura toda em plástico e é mais impreciso.

 

Nunca vi esse Mr. Coffee, mas aquele desenho é idêntico a muitos "chinesinhos" sem marca, o que não é uma boa referência. Pelo menos nessa situação, eu não arriscaria, o custo fica muito perto de um dos outros, que são conhecidos e tem assistência no Brasil. Se for trazer do Ali e manter o gasto abaixo dos 170 ainda vai, mas pra pagar entre 330 e 380, eu não compraria.

 

O DBM-8 é praticamente igual ao GVX2 em estrutura, usa os mesmos mós e mesmo motor, então meio que "tanto faz", na minha opinião. O Cuisinart parece mais bonito, mas também parece mais frágil. Se for pedir pra Amazon enviar direto ao Brasil, qq um deles sai entre 400 e 450 pratas. O GVX usado que tá nos classificados, já mencionado pelo Fernando, tá por 250. Parece-me uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...