Ir para conteúdo

Cuisinart DBM-8 ou Java Espressione ou Hario Skerton?


TAMORIM

Postagens recomendadas

Sou bem iniciante neste mundo do café. Mas tenho uma Nespresso U, faço 

coados no melitão e comprei essa semana uma moka bialetti 6 xícaras inox.

Esse mês pretendo trazer de fora uma AP e talvez se eu achar interessante

mais a frente uma FP.

Pretendo comprar um moinho mas no momento não tenho como gastar muito,

o mesmo não será usado para expressos.

Achei essas três opções de moedores usados:

 

- Cuisinart DBM-8 por R$ 250

- Java Espressione por R$ 179

- Hario Skerton manual por 200

 

A priori o mesmo será usado para coados, moka e AP.

Qual destes vale mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tenho o dbm-8 e foi dinheiro jogado fora.

A moagem fica péssima. Estou fazer um hack que vi na internet para ver se melhora.

Aqui no formulário tem um tópico sobre ele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... que estranho. Postei nesse tópico e minha postagem sumiu.  :huh:

 

DBM-8 pode não servir pra espresso, mas até aí nem os manuais da Hario dão conta do recado. Esse Java Espressione  eu nunca vi de perto, mas parece os modelos básicos que usam mós planas de 38mm que têm vindo da China... Pela foto do Google, tem um igualzinho an AliExpress, mas tem um Aríete (marca do grupo Delonghi) que é muito similar...

 

Talvez pra Moka o Skerton modificado fique um pouco melhor que os elétricos básicos como esse DBM-8, mas tenha em mente que pra ficar estável o Skerton requer um "mod".

 

Pela experiência que tive com o Cuisinart, pra AP e FP, o DBM-8 deve dar conta na boa. Contudo, como só tive oportunidade de usar por alguns dias, logo que o modelo foi lançado, é bom levar a advertência do rodrigomanoel em séria consideração, a produção pode ter descambado depois de um tempo.

 

O lance é que, dos três, eu recomendaria o DBM-8 como sendo o melhor investimento pro seu uso, principalmente se a utilização for intensa: moer "no braço" é bem cansativo, fazer vários cafés seguidos é um tremendo desafio num Skerton.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando aqui e avaliando. Acho que deixarei de lado a possibilidade do manual. Não vou ter paciência para grandes quantidades de café e vou acabar o encostando.

Esse expressione vi que não se sabe muito sobre ele.

Estou bem tentado a trazer de fora via ebay, vi uma opção que se encaixa no meu orçamento que seria o Krups GX5000. Visto que o uso será apenas para coado, moka e AP. Seria uma boa? Vale a pena trazer? Será que chega inteiro via correios?

Caso ache um Baratza encore usado darei preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo GVX2 me parece mais resistente, partes do chassi interno são feitas de metal, enquanto o GX 5000 parece ter chassi inteiramente de plástico, assim como o desenho geral parece mais frágil. No mais, o "miolo" (motor, eixo, mecanismo de ajuste) e os mós devem ser os mesmos em ambos modelos.

 

Sugiro ler este tópico, partindo desta postagem, que há links e comentários sobre modelos baratos e passíveis de importação de baixo custo.

 

Um Baratza encore ou um Breville Smart (Tramontina Express) seriam a melhor escolha de "baixo custo" no Brasil, pra quem quer um moedor que não decepcione. O da Breville/Tramontina, inclusive, dá conta de espresso muito bem. Já o Encore costuma se mostrar mais limitado (a despeito da defesa ferrenha em contrário feita pelos fãs da marca). Pra coados e afins, fora o fato de que o Breville/Tramontina tem mais ajustes, a qualidade é bem parecida.

 

Na minha opinião, pelo mesmo preço, o Breville/Tramontina é bem mais negócio que o básico Encore, sendo comparável par-a-par ao Virtuoso Preciso da Baratza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei bem interessante o Breville BCG800, mas não sei se vale a pena importar. Pois andei vendo os preços no ebay, o mesmo está saindo na média de 900 reais. Fora a possibilidade(quase certa) de taxação. No final das contas ficaria no mesmo preço daqui(R$ 1300). Valendo mais a pena comprar por aqui mesmo.

 

Estou vendo a possibilidade de um vendedor enviar o Encore pra cá, sairia por uns 350. É usado mas segundo ele só foi usado uma única noite.

Sendo que o Krups que mencionei e que é bem inferior sairia importando novo por 350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BCG800 saiu de linha faz um bom tempo, foi substituído pelo BCG820 que é vendido aqui pela Tramontina.

 

Há uma vantagem intrínseca, além da garantia e assistência no Brasil, na aquisição do modelo nacionalizado, que é a adaptação para a rede elétrica brasileira. Há pelo menos 3 usuários aqui no CdC com o modelo antigo da Breville, e todos nós temos o mesmo defeito do "display maluco": de vez em quando o mostrador de granulometria fica saltando aleatoriamente durante a moagem, sem que a regulagem tenha sido alterada. Além disso, o moedor fica "ligando sozinho", sem que se toque nas teclas. O meu, ligado junto com a BDB num estabilizador especial para impressoras laser, já não apresenta esse problema. O pessoal que comprou os Tramontina nacionalizados nunca reportou esse defeito.

 

Um Encore, por esse preço, está barato demais! Se você está acostumado a comprar pelo Ebay e está seguro que não seja alguma maracutaia, acho que é uma oportunidade imperdível, nem tem muito o que pensar. O mais barato que um Encore usado foi vendido por aqui nos últimos 12 meses foi em torno de 680 reais.

 

Boa sorte na compra!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei trocando sem querer o modelo. Realmente li sobre esses problemas devido a nossa rede oscilar demais.

o vendedor ficou de ver o valor da postagem e me dizer, visto que ele não pretendia enviar para outros países. Mas não me deum certeza se enviaria.

Além do BCG820 e Encore, teria algum outro que eu possa pesquisar pra ver se acho alguma boa oportunidade?

 

Já comprei muito pelo ebay e sites internacionais.

 

Terminando essa saga, começarei a pesquisar maquinas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, se pretende comprar máquina de espresso, os de entrada como Krups e Cuisinart não servem, e nem o Encore dá conta. O primeiro que daria conta seria o Baratza Virtuoso, mas pelo preço eu acho que o Breville Smart Pro (Tramontina Express) é melhor.

 

Daí tem o Sette da Baratza, o Vario, que pode ser americano (Baratza) ou alemão (Mahlkönig) e muitos outros. Relativamente pequenos, tem Rancilio Rocky, Eureka Mignon, Mazzer Mini e muitos outros. O negócio é você pesquisar a área de moedores aqui no clube e ver o que te agrada dentre as características, tamanhos e aparências. Sendo pra espresso, fuja dos desconhecidos e chinesinhos, pois mesmo que sejam bons, é um risco que não creio valer a pena correr, nessa terra de impostos de importação tão caros.

 

Se for usar pra espresso e também pros outros métodos, e decidir comprar um Vario, pense em ficar com dois. Esse Encore está baratinho e é ótimo pros métodos que requerem moagem de coado pra mais grosso, e faz um moka bem honesto. É que a maioria dos Vario tem uma característica de demorar muito pra assentar os mós depois de mudar drasticamente a granulometria (de coado pra espresso, por exemplo), e desperdiçam-se de 50g a 80g até a coisa se ajustar: esse parece ser o preço de ser tão estável depois de ajustado e assentado.

 

No meu caso, antes de comprar o T48 (um titã de 16Kg, que é só pra espresso) usava o Vario com mós cerâmicas pra espresso e o Breville pros outros métodos. Hoje uso o Vario com mós de aço pros outros métodos, e mantenho o Breville ajustado pro grão que uso pra fazer os espressos dos Cappuccinos (grãos mais baratos ou torras que não ficaram tão boas... hehe), e o T48 pro grão "principal", que em geral é algo mais caro e de torra melhor cuidada. Mantenho um Krups GVX-2 num local em que leciono e que tem boas cafeteiras drip elétricas (Electrolux CMC-50), então levo grãos e fazemos café antes das minhas aulas, que se tornam autênticos "cafés filosóficos" (sou professor de Filosofia).

 

Logo, sou daqueles que acreditam que moedores de café nunca sobram, sempre acabam achando lugares específicos em nossas vidas  B)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina de espresso é um projeto mais pra frente, vou pesquisando com calma enquanto vou brincando 

na moka, aero, coado...

Enquanto isso vou quebrando o galho com a Nespresso, ainda sim quero baratear os custos dela...Pretendo 

comprar capsulas reutilizáveis da Tostio, já tinha visto as inox. Vi que há deles tbm de alumínio, vou pesquisar

sobre.

Sobre essas indicações, pesquisei no ebay...Eles são bem top($) mesmo, mas não pretendo chegar à um nível

tão elevado de investimento e profissionalismo.

Sobre o encore, o vendedor não quis enviar pra fora do país... :angry:

Esse Breville, tbm tem esse problema de assentar as mós? E retenção?Pois irei usá-lo pra diversos métodos.

Estou quase me decidindo por ele...

Ah! E muito obrigado pela atenção e paciência!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já teve ter visto que tem gente aqui no Clube usando capsulas reutilizáveis de metal, tem tópicos a respeito. Seria legal você postar num deles, acho que o Lisboa, que é um dos nossos "cientistas cafeinados", comprou uma faz pouco tempo... Já deve ter feito experimentos e a qq hora sai uma tese a respeito!  :P

 

Quanto ao investimento, torço para que você mantenha a sobriedade atual. Eu, de minha parte, perdi o juízo faz tempo  :rolleyes: , não fosse pela esposa eu já tinha falido  :ph34r:

 

Lamento saber que o vendedor se negou a enviar pra cá. Mas, considerando que tem até manual em português circulando na net que ensina a dar nó em compras internacionais, não é de surpreender que alguns vendedores tenham esse receio. Eu teria.

 

Sobre retenção, há a "inicial" e a "variação dinâmica". Com o moedor completamente vazio e limpo, o Breville "come" de 2g a 3,5g. As moagens subsequentes variam em 0,1g a 0,15g pra mais ou pra menos, e raramente chega a variar 0,2g. Se for limpar a fundo todos os dias, vai sempre perder umas gramas na primeira moagem.

 

Entre os motorizados, fora o Vario, que retém perto de 0,6g a 1,5g na primeira moagem, todos que testei retém mais de 2g, alguns até uns 6g. Isso os modelos sem dosador mecânico, que chega a reter 20g a 40g, dependendo do modelo! Exceto pelo Sette, não conheço nenhum elétrico com retenção inicial perto de zero. Os manuais chegam perto, e os do Gil são campeões nisso, meu Bravo Mini não retém nada.

 

Nos meus testes alternando Grindz e café, descobri que o café velho que fica "socado" no moedor tende a ficar lá até você limpar na marra. Faço uma limpeza profunda uma ou duas vezes por mês, dependendo da umidade do ar no período e se usei grãos oleosos, só pra evitar criar colônias de bactérias. Moedores de cafeteria chegam a ficar anos sem limpeza profunda, o que acho perturbador... Mas, no dia a dia, jogo uns grãos no moedor na primeira moagem do dia e moo pra descarte, o que troca a "camada velha" por uma "camada nova", daí é só alegria.  ;)

 

E o Breville não tem problema de demorar pra assentar: ajustou, tá ajustado na hora. É só lembrar de só mudar o ajuste com o motor acionado quando for afinar (regra geral pra qualquer moedor, mesmo que esteja aparentemente sem grãos dentro).

 

Lamento saber que o vendedor se negou a enviar pra cá. Mas, considerando que tem até manual em português circulando na net que ensina a dar nó em compras internacionais, não é de surpreender que alguns vendedores tenham esse receio. Eu teria.

 
Boa sorte na compra!
 
E qq coisa, continue perguntando. Eu ou alguém acaba respondendo  :P
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

 

Falei com o Lisboa vai MP, ele falou bem da cápsula mas não pôde se aprofundar muito pois sua Nespresso faleceu...

O que vem mantendo minha sobriedade é justamente minha esposa...hehe

Acredito mesmo que tenham muitos que deem volta em compras internacionais visto que as entregas demoram, pedem

refund no Paypal, e ainda ficam com a encomenda depois de receber reembolso.

 

Sobre a retenção eu quis saber pelo fato de que irei usar o moedor pra diversos métodos, logo com a retenção, uma 

granulometria vai acabar misturando com outra, de uma moagem anterior. Acho que seria insignificante né.

 

Essa de somente ajustar pra mais fino com o motor ligado ainda não tinha lida nada sobre isso, aprendi mais uma!!!

 

Tinha comentado aqui que ia começar a pesquisar máquinas, inciei e até achei umas bem interessantes com bons preços.

 

Estava pensando no Breville BCG820 + Saeco Poemia (R$ 350 usada) ou Gaggia Baby Class (R$ 380 usada), seria um 

bom conjunto né. Mas acho que não vai sair do papel...Mostrei a minha esposa (quem é casado vai entender) o processo

de extração de um espresso numa dessas máquinas e a mesma achou muito trabalhoso, quer apertar um botão e só.

 

Logo, terei de ir de superautomatica, sei que não entrega o melhor mas acaba entregando algo melhor que muitas cafeterias que visito.

Não vou alongar esse assunto aqui pois não é o local. Vou abrir um tópico em máquinas,

caso possa dar um pulinho lá...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)

 

Sei bem como é a negociação com a esposa...  :rolleyes:

 

Sobre o moedor misturar, meu truque é, depois da limpeza, coloco no mais fino sem "raspar" os mós e môo uns 5 gramas de café da torra mais clara que eu tiver no momento, que em geral é quase sem oleosidade. Esse pó fininho preenche todos os cantos e tente a ficar bem estável. Na limpeza seguinte, tá quase tudo lá ainda. Logo, mudar regulagem não gera muita mistura. Se gerar um pouco, pelo menos não amarga.

 

Precisa manter o motor girando ao afinar porque os mós se aproximam durante o ajuste, se tiver grãos ou pedaços entre eles pode forçar o mecanismo e danificar o moedor, forçando as peças "de lado". Isso vale pra todos moedores. Alguns modelos "assentam" mais depressa se mantiver acionado durante todos ajustes.

 

Esses preços de máquina usada que você achou estão meio fora do esperado... As Poemia costumam pipocar por aqui na faixa dos 350, já vi vender por 260 e por 400. Talvez uma modificada com PID (controle eletrônico de temperatura) e timer possa chegar entre 500 e 600...

 

Agora, uma Gaggia Baby Class, funcionando, gira em torno de 1000 reais hoje em dia. Se essa de 350 estiver completa e funcionando, está um achado! Só o porta-filtro custa quase 200! Compre já! Enquanto a Poemia é uma máquina de entrada, a Baby Class é da categoria intermediária, com porta-filtro e filtros comerciais, melhor estabilidade térmica e muito mais fácil de "surfar" a temperatura, além de ter válvula de 3 vias pra alívio de pressão no final da extração. E todos componentes são muito melhores.

 

Se for pelo caminho da Super-Auto, vai gastar mais dinheiro e acabar com um café mediano, do nível de máquina de entrada com moedor de entrada, que é o que a maioria das máquina super-auto têm por dentro: moedor em estrutura plástica, mós planas de 38mm, etapa de extração com sistema de pressurização que faz espuminha que imita crema, mas no processo desfaz a crema verdadeira e mistura o "amargo" (carbono capturado pelos óleos que formam a crema - que é a parte mais amarga do café espresso) de volta no café. As de capsula fazem algo parecido, também usam uma etapa pressurizadora depois que o café sai da cápsula, pra fazer "espuminha" até com café velho e de baixa qualidade.

 

Sugiro argumentar melhor ao renegociar com a cara-metade  :D

 

PS: sim, vamos levar a conversa pro lugar certo!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que pretendo fazer amanhã(negociar)...Pois hoje estou de plantão...rs

 

Gaggia Baby Class + Breville BCG820 seria um conjunto razoável?

 

PS: Fiz confusão com os preços, a Gaggia estava por 500 e a Poemia por 350.

Mas sem negociar muito a pessoa já caiu pra 380 a Gaggia. Está completa, até

com caixa, nota fiscal, diz não ter um arranhão. Comprada em 2013, usada por

2 meses apenas em um pequeno negócio que fechou. De lá pra cá ela diz só ter

usado umas 4 vezes.

 

Mas em paralelo vou pesquisando as super-auto, pois prefiro um café mediano

em casa do que nenhum..haha

 

PS2: Já criei um tópico lá na área de máquinas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Sim, esse conjunto Breville + Gaggia fica muito interessante. O Moedor vai casar muito bem com a máquina, já tive quase esse mesmo (troque o BCG820 pelo BCG800 no meu caso) par lado-a-lado por um bom tempo na varanda de casa (era meu "cantinho 2 do café") e era bastante afinado. Usei uma Baby Class por alguns anos e vendi aqui nos Classificados quando minha ECM chegou. Hoje creio que ainda esteja com um dos colegas aqui do CdC.

 

Esse preço da Gaggia tá baixo de deixar a pulga atrás da orelha... Se for online, não mande dinheiro na frente nem libere pagamento antes de receber e testar o equipamento. Mas tá muito bom mesmo... Se você comprar e não quiser manter, dá pra repassar aqui no Clube quase de imediato.

 

Vi lá o tópico da super-auto. Depois passo pra dar uns pitacos, mas vou esperar alguém que manja dessas máquinas começar a te ajudar.

 

Boa sorte na renegociação do café-casal!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

A máquina que eu te disse é essa. Não é compra online. Estou falando com a pessoa pelo zap. Pegaria pessoalmente, mas fica complicado testar. Caso eu consiga convencer a patroa, que dicas vc me daria?

o que achou da máquina? Ela parece estar com todos os acessórios que a acompanham né?

post-8514-0-64796300-1494078173_thumb.jpg

post-8514-0-52026700-1494078202_thumb.jpg

post-8514-0-68236200-1494078245_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Tamorim!

 

Pra referência, segue o link do anúncio da Baby Class que vendi aqui em Fevereiro de 2015:

( http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3306-vendido-gaggia-baby-class-moedor-pf-nakedkit-completo/ )

 

No anúncio tem os detalhes, mas ela tava com 4 anos de uso. Todos acessórios aparecem nas fotos, dá pra ver que essa aí não tem tudo, mas acho que pelo preço tá vindo até coisa demais... hehehe...

 

Difícil ensinar a fazer um teste compreensivo sem referências, mas vamos pro básico:

- colocar água no reservatório, ligar a máquina. imediatamente acionar o botão de extração logo de cara, e só desligar depois que cair água por 5 segundos sem falhar, pra garantir que a caldeira tá no nível, sem correr o risco de esquentar vazia e danificar algo.

 

- Esperar esquentar pelo menos um pouco, no mínimo até a luzinha laranja com um zique-zague horizontal ( /\/\/\ ) apagar. Apertar o botão de extração sem porta-filtro (cachimbo) e ver o fluxo de água, ver se está fumegando de quente. A luz laranja deve acender em alguns segundos de fluxo.

 

Não tem como saber se a pressão tá boa sem usar um equipamento, mas preparar um espresso é um bom teste. Sugiro que passe numa cafeteria e veja se te vendem uns 100g de café moído na hora pra espresso. Leve também um pouco de café normal, moído para coar, de supermercado. E daí? Se o filtro (cesto com fundo perfurado) que está no "cachimbo", quando removido, permitir que se veja a luz passando por todos os furinhos sem obstrução, trata-se de um filtro não-pressurizado, ou profissional. Nesse caso, use o café moído na cafeteria pra testar. Se não der pra ver a luz nos furinhos, ou só dê pra ver alguns na região central, significa que o filtro tem "fundo duplo", sendo do tipo "pressurizado", adequando pra usar café moído para coar, como os vendidos no supermercado, logo, use o café de mercado pra testar. Não beba da bebida preparada, deverá estar bem contaminada com óxido de alumínio.

 

Se usaram esse produto da Gaggia que está nas fotos, é garantia que vai precisar descalcificar direito com o produto certo, pois esse aí não é adequado pra esse modelo.

 

Então, se esse líquido foi usado, a caldeira precisa passar novamente pelo procedimento com outro produto (Dezcal)  pra desfazer a besteira. Esse descalcificador da Gaggia é pras máquinas comerciais, com caldeira em inox ou em latão, e essa máquina tem caldeira em alumínio. Na minha experiência, só o Dezcal funciona direito nessas caldeiras, sem efeitos colaterais indesejáveis.

 

Se a máquina ficou muito tempo parada depois de usar esse produto da Gaggia, vai sair água preta, e talvez um pó branco junto, ou mesmo depois que a água clarear. Não se assuste, isso tem "cura" fácil, é só fazer duas descalcificações seguidas com Dezcal. Já passei por isso com uma Viva! Gaggia, também com caldeira de alumínio, e resolveu. Mas a primeira passada de Dezcal depois de a máquina passar um tempo desligada, se foi usado outro descalcificante antes, pode ser algo assustador: parece que tá saindo nankin pelo "chuveiro" (tela dispersora da cabeça de grupo).

 

Se a pessoa tiver um "filtro cego", pode-se fazer um back-flush, só com água. Isso consiste em colocar o filtro cego (cesto sem nenhum furo) no porta-filtro (cachimbo), encaixar na máquina e acionar a extração até o "barulho" mudar de um som aberto pra um abafado. Observe o seguinte vídeo:

 

Se o comportamento da máquina for igual ao do vídeo, com o mesmo som "estranho" de vácuo no final, deve estar tudo OK com ela.

 

PS: dá pra improvisar um "filtro cego" cobrindo os furinhos da parte interna do filtro, por dentro, com fita do tipo "silver tape". Em geral, aguenta bem algumas vezes, ainda mais sendo só pra testar. (nesse caso, leve a fita de casa, hehehe)

 

Acho que isso cobre o básico. Se comprar, siga os tutoriais daqui do CdC pra descalcificá-la com Dezcal. Tem gente aqui que comprou estoque de Dezcal pra usar por uns 10 anos, estou certo de que alguém topa vender um pouquinho pra ti...

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Pela posição que o cabo do porta-filtro tá parando, o anel de borracha da cabeça de grupo (group gasket / gaxeta de grupo) está bem gasto e deve estar na hora de trocar. Isso custo baratinho, 5 a 10 reais, e pra trocar é moleza.

 

Esse vídeo mostra o passo-a-passo da troca num a máquina que usa o mesmo grupo da Baby Class (nem é o melhor vídeo, mas foi o primeiro que apareceu no YT e vc pode procurar um melhor depois...)

 

 

Você vai precisar de algum detergente para limpar o grupo (Dezcal não é detergente, é descalcificador, e só descalcifica a caldeira, tubos e válvula, não serve pra limpar o grupo). Os mais populares são Cafiza  e JoeGlo, mas pode usar o CaffeeLav nacional, bem como o da Tramontina, mencionado em outro tópico recente (baratinho, 10~15 reais por 65 gramas, deve dar de 8 a 10 lavagens de grupo, sabão pra mais de ano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

A gaxeta de grupo consigo achar fácil no Rio ou tenho que comprar pela internet?

Essa baby class requer alguma melhoria na parte mecânica/elétrica que o pessoal

costuma fazer?

 

Vi uma Gaggia Carezza Deluxe no ebay...Gostei muito...Quem sabe mais pra frente não trago...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, a baby class que era do Cabral agora está comigo, e até o momento não tive problemas, salvo a borracha do bico de vapor que quebrou quando troquei pelo braço de vapor da rancilio silvia, problema que resolvi em menos de 5 min com 1 real gasto.

 

Também tenho que trocar a gaxeta, se eu encontrar um vendedor aqui eu te mando o link.

 

Uma melhoria que recomendo é a troca do braço de vapor como eu disse acima, melhora muito a vaporização

 

Existe a possibilidade de instalar um PID para controlar melhor a temperatura, particularmente não vi ainda uma baby class com um, mas aqui no fórum tem gente que instalou na baby gaggia, classic e twin, que se não me engano compartilham a mesma caldeira. Não é difícil controlar a temperatura de extração sem o pid, depois de algumas extrações você pega o jeito e vai sem erro. No tópico das Gaggias o Carlos Eduardo postou um tutorial de como surfar na baby class e twin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ João, que legal que ainda está com a Lady Gaggia... achei que a tinha vendido! Vi nas fotos que vc colocou a haste da Silvia, esse era um "mod" que fiquei de fazer e nunca parti pra ação... achava mil vezes mais fácil instalar um PID do que mexer com mangueiras e gaxetas. Mal sabia o tanto que eu teria de aprender a mexer com isso e muito mais pouco depois, por conta da BDB. E eu cheguei a montar um PID em "aranha" nessa sua Baby Class, mas como fiquei com dó de furar o gabinete pra passar os fios e prender a caixinha do controlador, e contando que eu já estava com grana pra trocar de máquina em poucos meses, decidi mantê-la original. Ficou muito bom com PID (caseiro, na época foi tudo comprado na DX e na Santa Ifigência). Com PID não precisa mais surfar... hehehe. 

 

@ TAMORIM, essa gaxeta de grupo é a mesma das máquinas comerciais da Gaggia. A primeira que troquei foi comprada na Orphan Espresso e veio pelo correio internacional.

 

A segunda vez que comprei foi de um técnico que tava dando manutenção na máquina de espresso da padaria do bairro.  B)

 

Vi o cara lá, cheguei perto pra olhar (curioso!) vi as gaxetas num saquinho e pedi pra comprar uma. Ele também ficou curioso, expliquei que eu tinha uma Gaggia caseira e, na época, ele falou que se fosse pra me vender na hora eu teria de comprar pelo valor "com serviço", o que daria mais de 20 reais. Ele falou que poderia me arrumar na próxima visita por uns 5 reais, pois ele compraria direto no fornecedor, mas viria sem o saquinho da "Saeco" como as da mala dele... Peguei duas por 10 pratas e acabou indo uma pra Baby Class e outra pra Viva! Gaggia que eu ainda tinha na época. Hoje prefiro comprar as de Silicone. direto na Cafelat.

(https://www.cafelatstore.com/collections/types?q=Silicone%20Group%20Gaskets)

 

Não lembro se é a de 8mm ou 8,5mm que fica melhor (acho que é a de 8mm, mas é melhor medir a velha e comprar na medida correta, basta arredondar pra cima), mas é uma gaxeta padrão pra grupo E61 que serve nas Gaggia.

 

Sobre a Carezza, não se engane, a despeito de ter o termômetro no painel, essa máquina é tecnicamente inferior à Baby Class. Ela é uma máquina de entrada, enquanto a linha Baby é intermediária. O porta-filtro da Carezza é de resina plástica com pintura cor de cromo, é "pressurizado", e não encaixa direto os filtros profissionais (requer modificação), enquanto o das Baby são profissionais de latão cromado, o mesmíssimo modelo usado nas máquinas comerciais... Só aí já dá uma diferença enorme. Fora isso, a estrutura da Baby Class é toda em liga metálica com pintura à pó (em epoxi, por carga eletrostática e cura de alta temperatura), e as partes externas são recobertas com folha de aço escovado. A Careza Deluxe é toda de plástico coberta em alumínio escovado, que é muito mais frágil. As diferenças de componentes são enormes. O grande diferencial é que, como toda máquina de entrada, a Carezza não tem a importante válvula de 3 vias, que alivia pressão ao final da extração e "seca" a superfície do bolo de café.

 

Pra referência, uma Baby Class era vendida por algo entre 350 e 500 dólares no exterior, contra 120 a 180 da Carezza normal e 200 a 250 na "deluxe", que é a mesma máquina num gabinete enfeitado e com termômetro (sem escala, nada preciso...). Tem maluco tentando desovar estoque no Ebay por valores absurdos, não entre em roubada...

 

Mas não me entenda mal, é uma máquina tão boa quanto, ou até melhor, do que uma Saeco Poemia, e mais estável do que as Oster e Mondial vendidas aqui, mas não competem nem de perto com uma Baby Class.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda está comigo, desisti de vender depois de um tempo, mas acho que dessa vez vou vender mesmo porque comprei uma mini bar e não tem necessidade de ficar com duas maquinas em casa.

 

Eu quase coloquei pid nela umas 3 vezes, mas sempre ficava com um pé atrás por não saber muito e não achar material ou videos da própria baby class, mas mesmo sem pid é uma maquina excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

Andei pesquisando e vi que a medida é de 8.5mm.

 

@João Vitor Ribeiro

 

Achei a gaxeta no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776334958-guarnico-gaxeta-85-mm-gaggia-aroma-original-_JM

 

Sai o dobro do valor caso compre lá de fora.

Ebay

http://www.ebay.com/itm/301618640175?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Sobre a Carezza, suspeitei por não achar as especificações dela e pela carcaça plástica.

 

Tava decidido pegar a Baby Class mesmo que pegasse uma superauto p esposa devido ao baixo valor.

Mas a pessoa ta enrolando tanto pra marcar de entregar a máquina, acredito que ela esteja vendo se

consegue alguém que pague mais, está criando diversos empecilhos e tal. 

Vou acabar desistindo porque odeio enrolação. Tinha negociado por 300!

 

Vou pesquisando com calma as usadas por aqui e no ebay. Que outras

existem na linha da Rancilio Silvia, Fiamma Mini Bar?

 

PS: Claro que não entendo mal, mente sempre aberta aos mais experientes!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João, parabéns pela compra da Fiamma!

 

Instalando OPV e PID fica uma máquina bem interessante. Lembre-se de comprar um PID duplo, pois complica tentar manter o termostato só pra vapor, e com PID controlando o vapor também, todo controle fica digital e você consegue controlar a pressão e umidade do vapor ao seu gosto.

 

@TAMORIM, não vais achar outra Baby Class tão abaixo do valor de mercado, funcionando e ainda com o PF original e pelo menos 2 filtros, por menos do que os 500 reais originais. Francamente, se parou de valer a pena pro vendedor, acho que o cara vai ficar mesmo enrolando e, eventualmente, vai achar o CdC e anunciar aqui. No mínimo vai pegar umas 600 pratas, pra vender no mesmo dia no anúncio. Talvez você tenha pechinchado até o ponto do cara desistir de te vender.  :o  :lol:

 

Como mencionei, as Baby Class tem aparecido aqui na faixa dos 800 a 1100, dependendo do estado da máquina. Quando a pessoa monta um "kit" pode sair um valor legal, mas é muito raro alguma cair pra perto sequer de 600 reais.

 

A MiniBar aparece de tempos em tempos na faixa dos 600 aos 800 reais, com algumas variações em ambos sentidos, mas requer modificações logo de cara. Sem PID a parte do vapor fica incontrolável e é difícil estabilizar a temperatura da extração. Sem OPV não se sabe quando a extração deu errado, sendo muito fácil sobrextrair.

 

A Sílvia requer bom treinamento em Surf de temperatura, mas é uma máquina pra durar a vida toda e, depois de dominada, entrega sempre a mesma coisa. Se instalar um PID, fica excelente, pra alguns é até mesmo a máquina definitiva. Com o passar dos anos, virou o pináculo das SBDU intermediárias. (SBDU - Single Boiler, Dual Use ou Standard Boiler, Dual Use). Pra quem faz poucas bebidas com leite e nunca prepara muitos espressos seguidos, instalando um PID na Sílvia fica ótimo, não tem mesmo razão pra trocar...

 

No Brasil não tem, creio que nunca teve, muitas opções de máquina intermediária.

 

A Gaggia ficou sozinha um tempo, hoje é a Breville-Tramontina.

 

Tenho no meu "acervo" uma das poucas que tentou concorrer com as Gaggia, mas caiu um limbo entre as de entrada e intermediárias: a Aríete Cafe Roma Deluxe (Lello 45920 nos USA). Aríete é uma marca do grupo Delonghi.

 

As características são bem interessantes: a caldeira tem o mesmo volume da caldeira da Sílvia, e os termostatos são exatamente os mesmos da Sílvia. A cabeça de grupo é comercial, parecida com a das Gaggia. A placa de circuito também parece a da Baby Class (mesmos componentes, outro lay-out). Esse conjunto forma uma ótima máquina intermediária, com bomba ULKA intermediária, OPV fixa em 11 BAR (compatível com sachês) e válvula de 3 vias. B)

 

Mas... :rolleyes:  a carcaça é toda em plástico, fibra e acrílico, e ela tem um moedor "de entrada" embutido. Usando o moedor embutido o café sofre e a máquina parece ser ruim. Usando um moedor bom é mais fácil acertar o espresso nela do que na Gaggia ou na Sílvia, pois ela tem um termômetro analógico bastante preciso que facilita muito o "surf".

 

Gosto tanto dela que ainda a mantenho até hoje: paguei caro, 1000 dólares na época, o café fica excelente, a vaporização sem o "panarello" é ótima, mas o moedor fraco e a carcaça de plástico desvalorizam o conjunto. Você acha anunciada de vez em quando na faixa dos 600 reais, mas não duvido que, chorando, vendam até por menos.

 

Fique de olho! A Delongui também vendeu essa máquina na cor preta, com a marca Espressione e mesmo nome Café Roma Deluxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral

Nem cheguei a chorar muito não, ela anunciou por 500, de cara já caiu p 380. Falei que tinha 300 e ela aceitou.

Na hora de marcar pra eu pegar ficou arrumando empecilho, mandei umas msgs pelo zap hoje a tarde, leu e nem

sequer me respondeu. Quando mandei dizendo que por ela não ter me dado retorno havia desistido, , me respondeu

em seguida que estava tudo bem.

 

Com relação as Gaggia e Saeco, acredito que a Imeltron esteja parando de importá-las, pois em minhas buscas por uma

superauto, as mesmas estão com estoque zerado na maioria das lojas. Principalmente as Saeco, as Gaggia ainda

se encontra alguma coisa.

 

As Gaggia Classic são melhores que Baby Class/Twin?

 

Vou olhando as usadas com calma, quem sabe não aparece daqui a pouco alguém vendendo uma Breville-Tramontina,

elas são dual boiler e tem PID né?

 

Mas uma pergunta!!

Com relação aos moedores:

Mós de cerâmica ou aço? Plano ou cônico?

Vi falando que o de aço gera menos fines e o de cerâmica aquece menos o café.

E ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Como decidi ficar por enquanto somente nos coados, moka e FP.

Decidi não investir muito num moedor por agora, vou pegar um

razoável que atenda esses métodos. Lá pro fim do ano pego um

melhor junto com uma máquina de espresso e deixarei esse melhor

dedicado e regulado apenas para o espresso.

 

Vou pegar um pelo ebay(todos novos). Mas estou na dúvida entre alguns modelos, alguém pode me ajudar?

 

- Baratza Encore - 564 reais

- Graef 702 - 580 reais

- Capresso 560 Infinity - 396 reais

- Breville BCG450XL - 434 reais

 

Qual destes acima vale mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom...

Como decidi ficar por enquanto somente nos coados, moka e FP.

Decidi não investir muito num moedor por agora, vou pegar um

razoável que atenda esses métodos. Lá pro fim do ano pego um

melhor junto com uma máquina de espresso e deixarei esse melhor

dedicado e regulado apenas para o espresso.

 

Vou pegar um pelo ebay(todos novos). Mas estou na dúvida entre alguns modelos, alguém pode me ajudar?

 

- Baratza Encore - 564 reais

- Graef 702 - 580 reais

- Capresso 560 Infinity - 396 reais

- Breville BCG450XL - 434 reais

 

Qual destes acima vale mais a pena?

Tamorim,

 

Voce vai importar oficialmente ou alguém vai trazer para você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...