Ir para conteúdo

Matéria do Ensei Neto Sobre a 4ª Onda do Café + Forninho do Clube


Postagens recomendadas

O The Coffee Traveler, site do Ensei Neto onde ele escreve sobre café e outros publicou hoje uma matéria interessante sobre a quarta onda do café e cita o forninho idealizado aqui no Clube. No final da matéria ele coloca um vídeo que gravei apresentando o meu forno. Matéria bacana de se ler!

 

Link pra matéria:

 

http://www.thecoffeetraveler.net/new-blog-5/2017/5/2/fazedores-e-a-4-onda-do-caf

 

Link direto pro meu vídeo no YouTube:

 

  • Curtir 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é um projeto parecido com o F1 do Gilberto. O fritador sem óleo é o mesmo.

Outro dia uma amiga minha me mostrou uma foto de vários desses aí produzidos. Então essa é a origem da foto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Cal. Quando vi o forno comprei o meu e modifiquei. Gostei bastante do que vi e resolvi comprar mais fornos para estocar peças de reposição já que o Igor tambpem usava e me disse que ele ja havia comprado vários fornos pois o mesmo apresenta algumas partes sensíveis. A promoção durou muito tempo e fui comprando fornos, porque também alguns amigos me pediam pra fazer um forno pra eles...Quando vi estava com 20 fornos aqui em casa. Eles são grandes, pegam um bom espaço aqui. Então resolvi montar 18 fornos e revender a um preço bem justo pra disseminar a idéia. Estou montando aos poucos, mas já tenho 6 prontos a pronta entrega aqui. Estou dando muita atenção a qualidade das peças. Mando fazer as aletas e chapa protetora todas em aço inoxidável, peço ao fabricante uma atenção especial a montagem dos dimmers, adicionei um botão liga desliga, furo pro termometro, alinhamento do motor, e estou estudando outras melhorias.

Dei o nome no meu forno de Brothers Coffee Roaster porque não ficava legal deixar os escritos na frente da fritadeira, então apelidei ele fazendo conotação com o meu Projeto Solidário Café dos Brothers...Mas terminado esses fornos vou começar um projeto de forno próprio.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Brother! Vc merece! ;):)

Pelo que entendi a 4ª Onda seria o movimento formado pelos Coffee Lovers and Geeks que, através do intercâmbio de informações técnicas e estudos, estão trazendo para o ambiente doméstico a arte de fazer café com maior sofisticação e qualidade, avançando para novas fronteiras além não só do profissionalismo (comercial) do Barista (2ª Onda) como também da aproximação entre produtores (cafeicultores) e consumidores finais (3ª Onda). Torra Doméstica e Técnicas de Extração mais específicas e personalizadas (ao consumidor final doméstico, segundos seus hábitos, costumes e gostos pessoais) estão na linha de tiro agora. Interessante, estamos nessa! :ph34r:

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beto, cara, parabéns!

 

@Cal, não seria do Guilherme "Torras", conforme vc mesmo criou o tópico:P

 

@Lisboa, você fez um "abstract" pro "paper" do Ensei!  :D  :lol:  :D

 

@CaÊ, foi exatamente isso que pensei!  B)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mara ! Vi a matéria e ficou muito legal :)

Pra completar já fazendo pontes com o forninho, o Versa da Anita e a da Gildaka com outros horizontes, hehehe.

No último sábado realizamos um encontro dentro do projeto chamado "Conversas de Vila" que ocorre na 1268 Café (que o lerdo esqueceu de postar aqui também) sobre a Cultura "Maker" no Brasil, em que tratamos deste universo dos "makers", ou "prosumidores", que criam projetos, adaptam tecnologias existentes e trabalham com ferramentas diversas.  O convidado adorou saber desse movimento, que de certa forma eu/1268 estamos envolvidos e super interessou, abrindo espaço na Maker Fest que ele organiza, se quisermos levar os cacarecos e mostrar pra outros makers, que produzem outras coisas no espaço. Pra completar... o pai dele tem fazenda de café também, então grão verde é o que não falta na casa dele, hehehehe

 

Pra quem ficou curioso pelo release, segue o link. Nele conta também com o coworking criado pelo Renato para empreendedores e geeks na área terem um espaço de trabalho colaborativo neste universo 

 

http://saopaulosao.com.br/nossos-encontros/2840-cultura-maker-projeto-conversas-de-vila-debate-novos-paradigmas-de-consumo-e-producao.html

:)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Brother! Vc merece! ;):)

 

Pelo que entendi a 4ª Onda seria o movimento formado pelos Coffee Lovers and Geeks, que, através do intercâmbio de informações técnicas e estudos, estão trazendo para o ambiente doméstico a arte de fazer café com maior sofisticação e qualidade, avançando para novas fronteiras além não só do profissionalismo (comercial) do Barista (2ª Onda) como também da aproximação entre produtores (cafeicultores) e consumidores finais (3ª Onda). Torra Doméstica e Técnicas de Extração mais específicas e personalizadas (ao consumidor final doméstico, segundos seus hábitos, costumes e gostos pessoais) estão na linha de tiro agora. Interessante, estamos nessa! :ph34r:

 

Obrigado meu amigo, entendo por Coffee Geek e Coffee Lover exatamente o que você também entende. Quando nos conhecemos e você começou a me explicar seu método de extração na aero que ia ao contrário de muita coisa que pregavam, e todo o equipamento que você usa até extrair o café...lembra que te disse que isso já era a 4 onda??

Parabéns Beto o Ensei transformou vc em um "Influenciador Digital" .

Obrigado Caê, tomara que através do nosso forno mais pessoas tome gosto pelo hobby, é sempre bom novos amigos no Clube!

 

A 4 onda tem um dedo do CdC :)

Graças a vocês!

Valeu Ruston, essa idéia foi sendo lapidada por vários aqui no Fórum, tem um dedinho de muita gente, isso que é o mais bacana!

 

@Beto, cara, parabéns!

 

Obrigado amigo!

 

Bem lembrado Cabral.

Será que o Ensei conhece os fornos do Guilherme?

Ia comentar com a Anita hoje a respeito do forno do Guilherme, e pra ela repassar informações dele pro Ensei. Acabei esquecendo mas falo hoje ainda!

 

Mara ! Vi a matéria e ficou muito legal :)

 

Pra completar já fazendo pontes com o forninho, o Versa da Anita e a da Gildaka com outros horizontes, hehehe.

Obrigado Fer! Vi a apresentação da Ana e o Versa em ação...maravilhoso, não vão vender não?? rsrs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado Cabral.

Será que o Ensei conhece os fornos do Guilherme?

A Anita tentou montar um bem bolado para o Guilherme expor o forno dele, mas por conta da cirurgia do ombro creio que o Guilherme declinou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que matéria bacana! Gosto muito dos posts do Ensei.

 

Parabéns pelo projeto beto-o

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...