Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Oi pessoal, obrigado pelas respostas.

 

Entendi, então o negócio é tirar o respositório de grãos e ajustar. É que eu vario sempre entre coado Hario, French e Aeropress, por isso minha reclamação.

 

E acho que se forçar muito na mão o dial, isso pode danificar...como já dito...foi o que imaginei.... A questão é que essa INFO específica (conseguir moagem mais fina somente com o moedor rodando) não consta no manual. Consta que se o dial ficar duro rodar ele com o moedor ligado.

 

E @Burny, sobre a mensagem, é que só colei uma parte.

 

Fiz uma mensagem, como sempre faço, simpática e educada e recebi de cara e com letras maiúsculas dizendo que minha garantia estava VOID fora do EUA e que eles não manda nada fora de lá. Que a garantia não temos aqui já sabia, mas se recusar (caso precisasse) a enviar o kit de shims que é no formato de uma carta é no mínimo muito antipático com o consumidor de qualquer lugar do mundo que seja.

 

Aqui a resposta na integra:

 

" Please note, warranty is VOID outside of the U.S. and we do not ship outside the U.S.

 

A new Smart Grinder does not need a shim kit, we made a change to the product in 2012 and they no longer require shims.

 

If the grind size dial is hard to move, I assume you are not running the grinder while changing to a finer setting. You must run the grinder while adjusting finer (at the same time). "

 

 

Ainda bem que temos os foruns aqui que podemos trocar essas infos.

 

Muito obrigado @Burny e @Daniel pela ajuda.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio, pra ser honesto não conheço pessoalmente o moinho, mas acho que não é necessário retirar hopper (acho que é o que você está chamando de repositório de grãos) para ajustar. Se tiver grãos nele você vai perder um pouco de café durante o ajuste, apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, isso hopper, rs.....não lembrei do nome correto.

 

Esse moinho tem uma trava no hopper quer permite tirar sem perder muitos grãos, isso facilita, nesse caso, pois só perderei o que esta no burr...o que é pouco.

 

Obrigado !!

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, é que achei uma tremenda trabalheira retirar o hopper apenas para fazer o ajuste da moagem. É que a maioria por aqui moe por dose, então o hoper já estaria vazio, mas acho que esse não é o caso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

 

como esse hopper tem uma tampa hermetica, acabei colocando lá dentro 250G.....pq a ideia é usar de manha na prensa (2 xicaras) e tomo outra a tarde, só que na aero ou coado...e chega o fim de semana são mais doses, se mudar de método toda hora já era.

 

Melhor solução é colocar por dose mesmo, tal qual a maioria que tem máquina de espresso faz (eu não tenho) mas como mudo toda hora....dá no mesmo.

 

Abs  e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

Apenas retirar o hoper não é suficiente para que o moinho fique livre de grãos, pois fica ainda alguma coisa entre o hoper e as mós. Vc tem que desprezar o restinho com o moinho ligado se for afinar. Se for engrossar, pode fazê-lo s retirar o hoper. Ou fazer como eu e moer sempre por medida certa, de forma que, ao fazê-lo, nunca fique grãos sobrando dentro do moinho. Eu coloco a quantidade exata que vou moer e môo tudo toda vez. Assim, não tenho problemas ao alterar a regulagem e nem desperdiço um bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Guilherme, eu sei que retirar o hopper não elimina todos os grãos.

A primeira vez que desmontei meu encore pra limpar fiquei surpreso de ver pedaços de grãos entre as mós.

 

Eu também môo por dose já que raramente faço o mesmo café duas vezes seguidas :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Guilherme, eu que perguntei !!! rs..

 

Obrigado pela resposta. Teu moedor continua legal ai ? Estou gostando da moagem dele....ainda mais que usava um de lâminas antes....ou seja....melhorou da agua pro vinho.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem me servido bem no Trampo. Agora, como estou em férias, estou usando o hario. Aliás, nesse exato momento, tem uma água na chaleira aguardando ferver para fazer um cafezinho, um ninho da águia.

Abraços e bons cafés por ai tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que vi toda a discussão..

Uma coisa simples que faço quando passo do grosso para o fino é ir moendo 1 segundo quando ele começa a endurecer...

Tipo, se estou moendo para v60 e vou para o expresso, vou girando a roda e quando sinto que ela esta começando a endurecer, moo 1 seg e continuo girando, se fica mais duro um pouco, dou outra moida rapida... faço isso desde que comprei e nao tenho problemas, é só não forçar nada! Isso estraga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Oi Pessoal,

 

só para atualizar que me acertei com o moedor...quando quero moer mais fino, esvazio e faço a regulagem.

 

Estou gostando da consistência e as doses são precisas. O que é chato é lembrar exatamente aonde está o ajuste, pois em cada mudança de traço no visor temos ainda 5 passos e não tem como decorar isso....só anotando....o que ainda não fiz.

 

Outra coisa legal é aumentar ou diminuir a quantidade da moagem....bem útil.

 

E como está o moedor de vcs ?

 

Off:

 

Gosto dos coados mas fico variando entre Hario V60, AP e FP. Não tenho máquina de espresso, pois essa trabalheira de limpeza etc etc não me atrai e por esse motivo, semana passada comprei uma Nespresso U. Agora vou experimentar as capsulas reutilizáveis (apesar do assunto controverso rs).

 

Meu café do dia a dia é o do Mario aqui do Caxixe no ES e vez ou outra os exóticos que ele arruma....gosto tb dos cafés do Carlinhos Altoé da mesma região.

 

Abs e bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, alguem sabe algum lugar no Brasil(ou algum membro do clube) que esteja vendendo esse moedor breville? Só acho em lojas gringas, mas o valor do dólar deixa qualquer importação proibitiva.

 

Abs :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Bom, já tinham postado um bate borra dessa loja. Não a conheço. Mas é sempre bom ter opções de onde comprar aqui no Brasil.

Vai ai um moedor. 

 

http://www.doural.com.br/moedor-de-cafe-express-220v-aco-inox/p

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.magazinedoinox.com.br/69060012-moedor-eletrico-de-cafe-de-aco-inox-fosco--220v-tramontina.html

 aqui também tem. Tramontina começou a representar a breville aqui...

 

Eletronicamente é bem legal esse moedor... Resta saber da qualidade da moagem...

 

Video que mostra ele :

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale checar tb o preço do painel. O vario por exemplo tem u custo baixo se

precisar trocar o painel e é simples mas esse dai parece bem complicado (e caro)

a julgar pelo detalhe de informações e qualidade do painel de lcd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno essa sua informação é muito relevante, porém, o Baratza Fortè também tem um painel que acredito ser bastante caro e mais caro ainda em função da necessidade de importação.

 

Mas, no caso deste moedor, acho que a base de comparação dele na linha Baratza deve ser mesmo o Preciso ou o Virtuoso em razão das mós cônicas. E ele teria a vantagem de assistência técnica local no caso de algum problema, caso a parceria da Breville com a Tramontina seja duradoura.

 

A questão principal é se a moagem está no mesmo nível dos moedores Baratza, pois ele foi lançado aqui no Brasil com um preço bem competitivo, aqui mesmo no CdC um Virtuoso usado está sendo vendido por R$ 1.100,00. E para um moedor dedicado aos coados e prensa francesa, o Breville talvez seja um bom negócio no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma vantagem da baratza as peças são baratas , a peça do forte mais cara vendida no site é o motor , 40 dólares , mas conversando com o Alexandre eu já havia perguntado o preço do painel Touch , ele disse que não chega 50 dólares.

 

Quanto ao moedor Breville eu sabia que tinha uma análise dele aqui no CDC , foi o desaparecido LeonardoPM que fez ainda em 2011.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/54-revis%C3%A3o-do-consumidor-breville-smart-grinder-bcg800xl/

 

Leitura interessante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, 50 dólares para um painel touch mesmo não sendo um valor tão elevado, trazendo para o Brasil poderia implicar num valor superior a 100 dólares, a depender do custo do frete e dos impostos.

 

Com o dólar sendo cotado nas casas de câmbio acima de 4 reais, teríamos algo superior a 400 reais. Obviamente como primeiro moedor não teria dúvida na opção pelo Baratza, mas já como um segundo teria minhas dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, o Forté é indicado para pequenos estabelecimentos comerciais. Caso pife, esse valor é recuperado depois na venda de cafés.

 

O Vario tem um painel bem mais simples, não sei se custa tudo isto. E palpito que demore a pifar, o meu tem 4 anos e continua saudável.

 

Se eu tivesse grana, sem dúvida alguma teria um segundo moinho da Baratza. Para os coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O painel do Vário custa 30 , dois parafusos e um plug quase tão fácil quanto trocar uma lâmpada.

 

Meu segundo é um Nemox porque apareceu o Igor aqui no CDC vendendo por um preço inferior ao vendido na Itália um lote de Nemox novos , oportunidade rara.

Se não fosse isso meu segundo seria um encore ou preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também iria por este caminho. Algum dia.

 

Se bem que, segundo o Burny (meu caso é igual ao dele), talvez o primeiro moinho vá ser o Debut e o Vario para os coados. :o

 

E o Krups fica pra aula, café na casa dos outros etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isto continua o combo Vario + Krups... :/

 

Acho que quando eu for lá recuperar o tamper dinamométrico vou trazer o Debut protótipo junto dentro da bolsa. Vou de mochila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...