Ir para conteúdo

[COMPRO] MOEDOR DE CAFÉ DE QUALIDADE


Tuane Rodrigues

Postagens recomendadas

Como o @Roberto Pimentel beto-o disse, sem saber o investimento fica difícil dar pitacos.

 

Mas de qualquer forma podemos adiantar que você dificilmente você vai encontrar novos por menos de R$ 1.000,00 e as opções são somente as seguintes: 

 

1) Bravo mini é uma excelente opção, é stepless, ou seja, você não vai ter dificuldade em achar uma granolumetria adequada para sua extração. Mas é manual, às vezes pode ser meio cansativo moer umas três doses em sequência, por exemplo. Dificilmente aparecerá à venda um usado.

 

2) Baratza encore. Se encontra à venda na Café Expresso Brasil, Libermac, Café Store e talvez outras lojas. É elétrico, mas com steps, de modo que pode ocorrer de você querer afinar ou engrossar um pouco a moagem, mas o passo seguinte ser grande demais. Ás vezes aparece um usado à venda nos classificados, a partir de R$ 600,00, e são vendidos bem rápido, tem que ficar atento para a oportunidade.

 

3) Tramontina Breville. Se encontra à venda na maioria das grandes lojas de varejo que trabalham com a Tramontina. Também é elétrico, os reviews tem sido bons. É um pouco menos comum do que o Encore de aparecer anunciado nos Classificados do CdC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tuane, que começou o tópico, pediu dica de um "moedor de café de qualidade para fazer espresso".

 

Por favor, parem de indicar o Encore para espresso, a própria Baratza o qualifica como inadequado para esse método. Olhem a tabela ao final dessa página, no site da Baratza. Nem o Virtuoso, que é uma categoria acima, é adequado pra espresso. Dá pra usar, claro, mas não fica bom.

 

Nem para Moka/italiana o Encore seria o mais indicado. Esse modelo se destina a ser razoável para os métodos percolados e de infusão média/longa.

 

Se for para ser de qualidade, dedicado para espresso, melhor comprar um profissional usado do que um Encore ou outro "de entrada".

 

Novo, precisaria ser, no mínimo, um Breville-tramontina. Mas se puder ser manual, recomendo o Bravo Mini, fabricado pelo Gil, pelo mesmo preço de um Breville-Tramontina. Moagem muito superior a da maioria dos moedores que custam até mais do que o dobro de seu preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Caro amigo Cabral, devo acrescentar ao teu comentário sobre o Encore e o Virtuoso que, após a alteração da geometria das mós para "extra fina" que realizamos em todos moinhos que entregamos desses modelos, os mesmos passam a estar aptos para moagens mais finas, focadas em pó para espresso, com consistente granulometria.

O ajuste é executado em conformidade com protocolo desenvolvido pela Baratza.

Ainda vale lembrar que apenas o Expresso Brasil realiza esse ajuste para granulometria "extra fina" como padrão de adequação dos equipamentos ao método mais utilizado pelos batistas amadores brasileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...