Ir para conteúdo

Despressurizando o portafiltro


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Neste vídeo, o cara mostra como despressurizar o filtro/portafiltro de uma máquina Saeco. Possivelmente o mesmo procedimento possa se aplicar a outras máquinas com o mesmo sistema. O interessante é que ele compara a crema dos dois shots, e o impressionante é que ele faz todo o procedimento com uma mão só!

 

http://www.youtube.com/watch?v=kV31qWRlBD4&feature=plcp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

O mais útil deste video é observar como preparar o pó no filtro para filtros / porta filtros pressurizados. NÂO calcar com força. aplanar o pó e manter o paralelismo em relação à borda. Além de limpar a borda superior do filtro e as abas de encaixe do porta filtro.

 

Em tempo, tenho uma Saeco com o mesmo porta filtro pressurizado. Várias vezes desmontei a traquitana de pressurização e utilizei-o assim. Porém nunca considerei o sabor superior ao do café extraído com o porta filtro pressurizado.

 

post-3-0-37728100-1346121747_thumb.jpg post-3-0-46546800-1346121721_thumb.jpg post-3-0-16597300-1346121655_thumb.jpg post-3-0-78715900-1346121673_thumb.jpg post-3-0-49847100-1346121698_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo, tenho uma Saeco com o mesmo porta filtro pressurizado. Várias vezes desmontei a traquitana de pressurização e utilizei-o assim. Porém nunca considerei o sabor superior ao do café extraído com o porta filtro pressurizado.

 

Por que, Alexandre? Deve ser por causa do filtro, não? Imagino que adaptando um filtro não pressurizado adequado a extração seria superior. Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

O porque é fácil de explicar. A máquina não sabe que o filtro está sem o aparato da pressurização e a bomba continua mandando água a 11 - 11,5 bar.

Pode-se compensar com compactação ou sobredosagem, mas o resultado nunca será perfeito. São apenas, e serão sempre, necessariamente, intervenções paliativas e não soluções definitivas.

 

Por analogia, pode-se colocar um motor de trocentos mil cilindradas num Gol. Será muito veloz. Mas quando a curva estiver se aproximando terá que reduzir a velocidade e os freios originais não darão conta, não é? Assim como o desenho da suspensão, o perfil e largura dos pneus, a caixa de transmissão, etc. O projeto original da VW para o Gol não prevê velocidades altas, mas privilegia outros aspectos como a robustez, a economia de combustível, o baixo custo de aquisição, etc.

 

A Saeco Via Veneto foi usada, principalmente, em cursos básicos de barista amador, justamente por assemelhar-se aos equipamentos que, em geral, os alunos possuem. A questão da despressurização dos filtros ou porta filtros frequentemente surgia e meu aconselhamento sempre foi o de usar o equipamento dentro das características originais do projeto.

 

É ilusória a crença que se poderá ter um espresso extraído numa dessas máquinas tão bem feito como o de um equipamento semi automático mais sofisticado.

Porém é possível beber doses agradáveis e satisfatórias, com a vantagem de ser mais fácil produzi-las quando usado o artifício do projeto, do que seria para produzir numa semi sofisticada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eventualmente, se alguém quisesse usar uma dessas máquinas despressurizadas (e somente despressurizadas), o ideal então seria customizá-la e instalar uma OPV?

 

(eu não tenho nehum interesse pessoal nisso, mas acho que outras pessoas que tem esse equipamento podem aproveitar a resposta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Como disse antes, acho paliativo, mas incapaz de transformá-la ou mesmo aproximá-la de um projeto originalmente concebido de semi. Há diferenças em vias hídricas, qualidade e resistência dos materiais empregados na construção, etc.

Sempre sugiro às pessoas que usem da melhor maneira possível respeitando as características do equipamento enquanto juntam a grana necessária para comprar um melhor.

Afinal são máquinas "de entrada" e não faz sentido pensar que se as pode ter com condições de compará-las às máquinas mais avançadas.

E vou além, dizendo que para muitos o resultado poderá satisfazer perenemente, não sendo necessário trocá-la.

Café expresso depende primordialmente de bons e frescos grãos e bom moinho. A máquina é um acessório importante, apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a minha máquina com filtro pressurizado está praticamente parada, eu nao me importo em fazer algumas experiências.

Mas a última não foi bem sucedida, tentei serrar o fundo do filtro e acabei com ele por nãolcular direito onde fazer o corte.

Decidi comprar um pronto e estou aguardando chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...