Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

Gabriel, é uma dificuldade que eu ainda tenho também.

 

Quando faço café só para mim (V60 n.2, 16,75g pó, 250g H2O, extração em 2"45-3") eu já tenho a manha certinha, acerto numa boa a moagem. Porém, quando tenho que fazer para a patroa junto (às vezes até para mais uma ou duas pessoas) aí sai um deusnosacuda. O segredo é ir ajustando a granulometria: moendo mais grosso a extração ocorre mais rápida, moendo mais fino a extração ocorre mais devagar; mais pó a extração acontece mais devagar, menos pó a extração acontece mais rápida.

 

Se vale como referência, eu tenho um moedor Breville (Tramontina) e para meu consumo individual deixo ao redor do tamanho 51 (interno está no 3).

 

EDIT: agora que vi que temos o mesmo moedor :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que no 01 não da pra passar de 350ml, nunca consegui tirar um bom café acima dessa quantidade com o 01. Na vdd eu não gosto de passar dos 300ml.

Acho a moagem grossa e acaba perdendo um pouco das características pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço pouco no V60, ou no Caféor (que é pra dose individual mesmo), mas a granulometria é praticamente a mesma; o que eu vario é o método de despejo (pra mim são 4 macro e 4 micro variáveis) e, como Rodrigo bem lembrou, o tamanho do PF tem que ser adequado ao volume desejado, aliás deve ser essa a principal razão da variedade de tamanhos. Quando quero uma quantidade maior (3 ou 4 visitas, por ex.) vou de Melitão nº 3 mesmo! :P

 

É logico que existe uma interrelação entre moagem e tempo de infusão, mas um grande barista internacional (sempre esqueço o nome dele) que antes aconselhava uma infusão entre 2:30min a 3:00min, agora aconselha no mínimo 3:00min. Ajuste (descubra) uma granulometria básica (é o que tenho feito há muito tempo), faça pequenos ajustes quando necessário, e depois vá manipulando outras variáveis de infusão (e também as de despejo), pois mexer em várias ao mesmo tempo, só por conta do volume final desejado, não vai te ajudar muito.... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, varia sim, mas não é olho de santo! Se deixar um tempo muito curto, o café tende a ser mais ácido, se deixar mais tempo, tende a sobressair o amargor.... Mas isso tudo depende muito do seu paladar e dos cafés q usa. Não necessariamente o café tem de passar em X minutos cravados, sacou?

 

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

comecei a me aprofundar mais no café coado,atualmente possuo aqueles filtros comuns msm,de supermercado,etc.. em breve vou adquirir um kit para mim e estou em duvida,pois existe mais de um... tem a Hario v60,chamex,melita,acho que são esses. Alguem poderia me dar uma explicação breve sobre cada um deles e me indicar algum? ontem mesmo pesquisando vi um kit da Hario v60 02 ,com o filtro,a jarra e mais 100 filtros de papel por uns 130 reais,alguem me aconselha esse? ambos sao de vidro. 

grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, pesquise mais o fórum antes de postar. As dicas que vc deve seguir são:

 

- ler o leituras obrigatórias e completar seu perfil

- esperar seu moedor chegar

- comprar café decente (tem tópico com as lojas online que vendem bons cafés)

- comprar uma balança 0.1 g de resolução

- comprar filtro e porta filtro melitta no supermercado

- ler os tutorias de café coado do fórum

- parar de querer tudo de mão beijada =)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lauro Gomes

 

Eu comprei esse kit, Lauro, da jarra 02 (700ml) mais o porta filtro de acrílico e mais o pacote de 100 filtros brancos. Estou satisfeito por demais, recomendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Boa tarde pessoal, desculpe se não for o local apropriado para tal pergunta. Tenho o kit Hario V60 02, o coador é o de acrílico, gostaria de saber, se há alguma diferença, em relação aos tipos de coadores do V60, se altera em algo na extração do café, dentre o acrílico, cerâmica e o de vidro. Muito Obrigado, e novamente desculpe se não for o tópico do fórum adequado. E em relação a foto, não estou conseguindo anexar nenhuma, sempre da a mensagem de a foto ser muito grande, porém já tentei editar-las mas não obtive exito. hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Thobias, seja bem vindo. Dê uma olhada a partir do post #725 desse mesmo tópico, na pg. 25.

 

Sobre postagem das fotos, visite a seção Tutorial, e dê uma olhada no tópico "Como postar fotos/imagens através do "imgur.com"".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Acho que não, é um dos melhores preços pelo que andei olhando dias atrás na internet. Numa loja física aqui estava 169 reais.

 

Vale a pena comprar, pois só o V60 vale uns 50 reais e os filtros também uns 50, então você acaba pagando 30 reais pela jarra. Se não quiser a jarra, bom, ai dá pra deixar de lado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu tenho o Caféor nº 1, dose individual, muito legal, atualmente emprestado pro Beto-o, comprei no Atleiê do Grão mas no momento não tem em estoque. Mas tem tb a Jarra Caféor e o filtro metálico Kone da Able.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Após algum tempo sem fazer café no V60, decidi testar o café exótico do mário (salada de fruta) nele. Aqui, estou usando os parâmetros do Manual de Preparo de Coados lançado pelo Sebrae daqui do ES no fim do ano passado, que é muito legal (principalmente pra quem não faz com frequência e precisa lembrar das quantidades certas de pó, água e tempo, rsrs).

 

Enfim, foram 28g no filtro, preinfusão de 30s, para 415g ao fim de 3 minutos. O café ficou gostoso, bem suave e bem doce, incrível como dispensa totalmente o uso de açúcar até pra quem tem este hábito (que eu já consegui reduzir integralmente nos cafés feitos aqui em casa, mas na rua nem sempre dá rs). A foto abaixo foi logo após o fim do processo.

 

tHFiIQ8.jpg

 

Como eu tava usando o cronômetro no celular, só consegui tirar a foto ao fim do processo, hehehehehe! Preciso urgentemente comprar uma balança nova com cronômetro embutido (to de olho na brewista), até porque essa balança é da minha mãe!  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico provei um Orfeu no V60 em SP no mês passado que estava uma maravilha, se não tivesse visto o processo diria que colocaram algum tipo de adoçante. É uma característica bem legal do Hario que estou tentando replicar no melittinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja deve ter sido discutido por aqui mas achei interessante esse artigo

http://www.brewingisforeveryone.com/blog/can-different-blooms-change-the-taste-of-your-cup

 

não é nada cientifico mas segundo o autor bloom na proporção de 1:3

deu melhores resultados em termos de sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bruno!

 

Vou testar esta proporção na próxima vez, já que nessa usei uma proporção pouca coisa acima de 1:2 (60 ml de água para 28 de pó no filtro para o blooming).

 

Valeu pela dica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno queridão é uma discussão que nos leva a subtração. Ou seja subtração é assunto quando se fala em café expresso mas quando se fala em Café Coado é irrelevante?

 

Enviado de meu GT-S6293T usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O autor do artigo bloomingueiro extrai no V60 em 2:30 min quando seca o bolo. Ainda por baixo (sic), usa granulometria média-grossa e água a (só) 92°C. Isso dá um café bem subextraído, e discutir proporção água-pó de P.I. nestas (sub)circunstâncias me traz à lembrança aquelas anciãs discussões de qual pneu de tala larga ficava melhor no fuscão preto 1.600, em vez de pensar em ter um Dodge Dart com pneus de fåbrica!

 

Vai conseguir um xícara infinitamente melhor "sem" P.I. nenhuma, mas com 3 ou 4 min de "infusão" mais 1 ou 2 até chegar no bolo, e sem mexer em moagem e temperatura, pq senão fica ainda melhor.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aquela história. Mexe-se mais de uma variável e cafés são comparados levando em consideração só uma.

 

No caso, além da quantidade de água na pi o tds mudou.

 

Só com tds fixo (e todo o resto) poderia haver conclusões.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o Lisboa trazendo uns conceitos interessantes que até então eu não tinha feito! Como eu tomo basicamente espresso, raramente faço coado no V60. Mas as poucas vezes que extraí café nele, foram observados as indicações do informativo do Sebrae: 28g de café, 95º C de temperatura, 60g de PI em aproximadamente 30s, e aí faço a infusão em mais 2 min pra obter aproximadamente 415g na jarra. Vou abrir um pacote novinho do seleção do mário hoje, e vou arriscar fazer sem a preinfusão e chegando ao fim em 4 minutos, com um pouring mais lento.

 

Em tempo, vejo que algumas pessoas orientam mexer o bolo com a colher após você cobrir todo o bolo com a água. Vocês recomendam ?

 

Abs.,

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns poucos detalhes... Mantenho a água a mais ou menos 2 cm acima do nível do pó, o que deixa o pouring mais lento, uns 4-5 min, mais uns 3-4 pra chegar no bolo (na verdade qdo começa um gotejar de 2 gotas/seg). Moagem mais fina que espresso, água fervendo, agitação leve sempre que adiciono água ou, depois, até o gotejamento (em média a cada 30 seg).

Outro dia fiz 4 cafés: esse tipo de Hario-padrão (3 min total, moagem média, água 92"C); depois um em que só aumentei a temp, pus agitação e fiz despejo mais lento; na terceira com moagem mais fina que espresso, deu despejo de 5 min mais 4 min até o gotejamento; finalmente minha receita de AP. A 1a ficou até que normalmente "boa-padrão", como em cafeterias de Sampa há 1,5 ano atrás: levemente amarga, docinha e equilibrada (leia-se acidez tão baixa quanto o amargor e a doçura). Em resumo, ficou com a %Ext mais baixa de todos, e 5% (cinco) a menos que a da AP. É como comparar um leite desnatado de caixinha (0% de gordura) com um Leitíssimo Integral (4% de gordura).

 

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vcs conseguem, mesmo com moagem fina (é a que uso -- não tal qual espresso, mas fina sim) para uma dose de café digamos 120 a 140 ml uma infusão de 4-5 mins? Despejo totalmente lento??

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais fina a granulometria mais lento o fluxo, maior (e melhor) a extraçäo. Dificilmente faço com menos de 300ml de água (11g a 13g de pó, BR de 5,5% a 6,5%), daí tb o tempo total maior de 8min ou mais. Mesmo no Hario Caféor monodose de 150 ml, filtro metálico (em tese com maior fluxo) dificilmente fico com tempo total inferior a 4 min, certamente devido à minha granulometria finissima e nível de despejo baixo, 1 cm acima do pó. Tente um despejo mais baixo, digamos mantendo 1cm acima do nível do pó, que isso aumentará o tempo total de preparação. [emoji6]

 

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo, vejo que algumas pessoas orientam mexer o bolo com a colher após você cobrir todo o bolo com a água. Vocês recomendam ?

Agitação é uma das 4 variáveis básicas de extração, muito negligenciada, que tem por finalidade principal promover uniformidade de extração. Agito em todos os métodos. Nos por percolação, como o Hario, o próprio despejo de uma boa altura já promove uma boa agitação, mas eu sempre reforço com 2 ou 3 mexidinhas com uma colher a cada despejo, ou, depois do último despejo, a cada 30 seg até a água começar a chegar perto bolo.

 

 

 

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...