Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Olá,

 

Minha irmã vai casar em agosto e haverá na festa uma mesinha de digestivos, com licores, chás e, o melhor de tudo, café. A ideia (que eu dei para ela) é alugar uma Saeco Vienna Plus pela praticidade (ter um barista é inviável). A dúvida que tenho, amigos, é a seguinte: qual café usar na máquina? A empresa que aluga a máquina vende o Café América Gourmet (R$ 45,00), mas não acho nem um pouco que valha a pena.. Não queria gastar muito, mas queria oferecer um bom café para as pessoas. Nunca bebi o Orfeu, mas no início pensei em escolher ele (apesar do valor ser um pouco alto, principalmente pelo frete) porque já vi falarem muito bem. Mas comprei recentemente cafés do Mário Zardo e me impressionei positivamente, principalmente com o exótico Melaço de Cana (cujo quilo é R$45,00!). Meio que desisti do Orfeu depois disso, pelo preço. Achei bom o preço do Expresso Brasil e já vi recomendações, mas nunca experimentei. Tenho algumas perguntas a quem puder/souber me responder:

 

 

Qual a relação em termos de qualidade ou pelo menos de adaptação à máquina entre os cafés que citei (Orfeu, exótico do Mário, o "básico" do Mário e Expresso Brasil)?

Se eu escolhesse o mais barato do Mário, qual dos perfis de torra dele será que ficaria melhor na Saeco Vienna Plus?

Qual dos Orfeu ficaria melhor para a supracitada máquina?

Alguma outra sugestão?

 

 

Preciso de 2kg apenas. Ah, eu tinha pensado em usar o grão para espresso da torrefação Café do Mercado de Porto Alegre por não precisar pagar frete, mas comprei um quilo para provar e argh, fiz na italiana e achei pior que o Café América superior (que é mais barato que o gourmet) que experimentei na Saeco na empresa que aluga a máquina! E olha que é um café especial...

 

(se alguém achar que eu deveria criar um tópico, por favor me diga.. Achei que aqui ficaria no contexto de recomendação, mas não tenho certeza)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...

@Mesquita, acho o preço do frete super caro, ta mais caro que o preço do café. Comprei Santo Grão online... paguei 40 de café e o frete foi 28,00. chamei um amigo para dividir. 

 

Para quem mora no Rio, o Danza vale mto a pena, pq além de não ser caro (R$ 50/quilo), a entrega é de graça em determinados dias. 

A empresa(Danza) fica no Cittá América na Barra. Dá pra pegar lá pessoalmente.

Meu pai já trabalhou lá. Pra galera do Rio vale muito a pena, eles exportam

bastante café, indo pessoalmente acho que até dá pra escolher torra, grãos, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde, Dias atrás fiz uma cotação na Cristina Cafés, de Brasília, iria pegar um microlote Sítio Baixadão safra 2015 250g que custava R$ 45,00 mais R$ 27,00 de frete, como eles só aceitavam transferência e o banco quis me cobrar R$ 10,00 de DOC/TED acabei desistindo, já que ainda tinha café no estoque. Vi no site da Santo Grão, R$ 20,00 250g do blend, mas o frete sai R$ 22,00 quase o mesmo preço do envio de Brasília, quando meu café estiver perto do fim, caso tenha acabado a edição limitada Moca da Unique, irei até a Oscar Freire comprar na loja e fugir desse frete caro.

 

Tem um site (cafédoseujeito.com.br) que vende uma variedade chamada Chapada Diamantina, alguém já tomou café dessa região?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site da Orfeu estava essa semana com frete grátis pra todo o site. Não é dos tops mas quebra o galho.

 

Nesse mês de maio eles estavam vendendo uma edição limitada Bourbon Amarelo, a embalagem até que era bonita, mas pela descrição não me pareceu nada demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Tenho comprado meus grãos no Curto Café, na sobreloja do Ed. Garagem Menezes Cortes, no Centro do Rio. A rapaziada que atende é 10 e o café de excelente qualidade a um preço muito bom. Recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

Quanto vc paga lá no curto? Sabe dizer qual seria o café?

Pessoal do Rio. Pra pegar pessoalmente, quais são os melhores locais para comprar café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em ‎27‎/‎06‎/‎2017 at 16:50, diegovizentim disse:

Olá pessoal, 

Para começar na extração de um bom expresso, dentre as três opções abaixo de cafés, qual vocês me recomendam a comprar?

UNIQUE BLEND 
CAFÉ ORFEU - CLÁSSIC
CAFÉ EXPRESSO BRASIL (Alexandre)

 

Bem vindo ao fórum Diego,

 

Eu já tinha experimentado alguns cafés gourmet antes, mas comprados moídos no mercado, meu primeiro café em grãos foi o Baggio microlote torra clara, que gostei muito, agora estou na minha segunda variedade, um Unique Mocha, que tem um aroma peculiar, mas ainda assim gostei mais do Baggio. Veja qual deles se encaixa melhor no seu perfil de paladar.

Tem um, também, bem divulgado que é o Seleção do Mario.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Galera, alguém conhece e pode me dizer se vale a pena este café? 

http://www.cafefacil.com.br/cafe-em-gr-os-santa-monica-1kg

Estou perguntando, pois aqui no Sams club se não me engano estava saindo por R$ 36,00 esse pacote de 1KG e a torra tinha 12 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/07/2017 at 14:32, guilefer disse:

Eu já tinha experimentado alguns cafés gourmet antes, mas comprados moídos no mercado, meu primeiro café em grãos foi o Baggio microlote torra clara, que gostei muito, agora estou na minha segunda variedade, um Unique Mocha, que tem um aroma peculiar, mas ainda assim gostei mais do Baggio. Veja qual deles se encaixa melhor no seu perfil de paladar.

Tem um, também, bem divulgado que é o Seleção do Mario.

Olá guilefer,

Obrigado pelo retorno, então cara no fim não comprei nenhum dos 3, de tanto pesquisar, acabei comprando o da Seleção do Mario, por ouvir bem, pelo preço e pelo atendimento. E que café bom viu! Tudo o que eu tinha de parâmetro sobre sabor de café caiu por terra, nada a ver com o do supermercado(queimado) é outra experiencia, eu falo isso pois é minha iniciação no mundo do café de verdade e foi muito boa, agora só me resta comparar com os outros pra saber qual é melhor com base no meu paladar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Galera, alguém conhece e pode me dizer se vale a pena este café? 
http://www.cafefacil.com.br/cafe-em-gr-os-santa-monica-1kg
Estou perguntando, pois aqui no Sams club se não me engano estava saindo por R$ 36,00 esse pacote de 1KG e a torra tinha 12 dias.
Horroroso! Comprei uma vez nem usamos tudo. Terminei de moer e infusionar pra usar a borra nas minhas plantas. Thats It.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigos, fiz um teste. Comprei um pouco de café Conilon ( robusta) direto da Fazenda Venturim lá do ES. Uma das fazendas mais premiadas neste tipo de café. Comprei 250 gramas torrado ( chegou com um mês de torra) e 1 kg do verde para eu torrar.

Agora pouco fiz o torrado na PF mesma receita dos outros cafés, e realmente a diferença ( queda de) qualidade e complexidade é gritante! Vale o teste, porque temos que provar de tudo né. A torra nem estava avançada no ponto, mas deu gosto de alcatrão, palha e muito pouco gosto que lembra chocolate. Mas bem amargo mesmo.

Bom, me resta torrar o verde agora e ver se faço uns blends né.

Abraços!

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horroroso! Comprei uma vez nem usamos tudo. Terminei de moer e infusionar pra usar a borra nas minhas plantas. Thats It.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Obrigado, infelizmente acabei comprando na época... Depois não via a hora de acabar pq é ruim mesmo... Cheio de grãos estragados no meio.

Enviado de meu P1S usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade de usar Robusta e influenciado pelá compra do @Allexlimaa2 , comprei 500 de Robusta.

 

36523219544_efbdfdb3cc.jpg2017

 

Depois que o Alex pichou o café achei que tinha feito um mau negócio. :lol:

A etiqueta tem um monte de informação sobre o café,  torra de 10/8 (41 dias) , torra amendoada quase chocolate , o grão não tem aroma , depois de moído,  tem o aroma de Melitta , que deve ter muuuuito Robusta , sem muita expectativa preparei um expresso. 

Mesmo com torra velha de 41 dias fez uma enormidade de crema , na verdade só produziu crema , espessa e prolongada , a extração tigrou .

O expresso para minha surpresa não ficou amargo , não tinha acidez nenhuma (bom :D),  mas não tinha complexidade , o sabor é  bem neutro .

Agora entendo porque os italianos usam Robusta no blend expresso deles , um pouquinho mesmo de torra velha dá cremosidade e faz a extração  ficar bonita , o gosto não máscara as características do arábica.

Pessoal que acha que aquelas extrações maravilhosas do YouTube se devem ao moedor caro ou a máquina super cara , nada :lol: e Robusta mesmo , com esse café qualquer máquina xingling faz muita crema.

Não sei se foi a "baixa expectativa" mas achei o cafe bom , considerando que é Robusta ,  melhor que muito 100% arábica que já provei , por exemplo o N. S. Aparecida da Bica não é muito melhor.

Vou fazer Lette com ele , e vai dar para fazer uns blends bem legais .

 

36563242033_68f8209397_c.jpg

 

36523228794_6738d78e06_c.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal Cadu, pois é. O que me deixou um pouco pra baixo mesmo nesse café, foi essa gama de complexidade. Mas de fato, não sei o que acontece que para blend ele é ótimo mesmo. Estou tomando hoje um novo mundo do Campo Místico, e coloquei 20% na receita antes de moer, e olha ele arredondou ainda mais o café, deu um pouco mais de corpo para a torra clara.

Enfim, acho que é este o papel dele mesmo né. Vale a experiência. Estou com 850 gramas para torrar dele ainda, quero ver se vou num encontro dos amigos de SP e se alguém torra ele de alguma forma para ver se muda.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Caros colegas, boa tarde.

Gosto muito do café Ouro Verde, Piatã, com características de acidez cítrica. Infelizmente, fui informado de que já não se encontra a safra premiada de 2015 e não acho em nenhum lugar, nem mesmo na 'Feito a grão'. Vocês poderiam me informar outros cafés com essa mesma acidez cítrica do Ouro verde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estou vendo alguns cafés da América Central e da Bolivia e tem vários Yellow Honey e Red Honey, esse processo é parecido com o de Fermentação ? Quais características sensoriais dos grãos que passam por esses processos, sei que deve variar muito por tipo de grão mas tem alguma nota marcante desses processos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tipo um meio termo entre o Natural e Cereja descascado.

Tira a pele da cereja antes de deixar secar mas a mucilagem fica, ou boa parte dela.

Daí o yellow, red, black honey, etc., depende do quanto da mucilagem fica entre outras coisas. Eventualmente deve envolver fermentação também.

Com relação a experiência sensorial de fato depende muito de grão pra grão, mas acredito que exista uma tendência a favorecer a doçura e sabores frutados, além de corpo, em função do contato com a mucilagem por mais tempo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Freedom Force disse:

É tipo um meio termo entre o Natural e Cereja descascado.

Tira a pele da cereja antes de deixar secar mas a mucilagem fica, ou boa parte dela.

Daí o yellow, red, black honey, etc., depende do quanto da mucilagem fica entre outras coisas. Eventualmente deve envolver fermentação também.

Com relação a experiência sensorial de fato depende muito de grão pra grão, mas acredito que exista uma tendência a favorecer a doçura e sabores frutados, além de corpo, em função do contato com a mucilagem por mais tempo.

 

Vi que a Fazenda Vargem Grande está processando uns lotes dessa forma, vou experimentar, confesso que acho os fermentados meio enjoativos. Tanto que o famoso Salada de Frutas não me agradou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, @Freedom Force: "Washed, Natural, Honey: Coffee Processing 101", "Everything You Need to Know About Honey Processing", tem outros artigos sobre honey no site.

@Isaac Levi, tb não tenho gostado destes fermentados (meio ou totalmente) à força, são meio enjoativos e parecem artificiais (não é um sabor "natural"); eu tomo uma xicrinha, acho curioso e exótico, e é só! não dá vontade de repetir no mesmo dia ou em outros. Não são cafés que eu tome 2 ou 3 xícaras seguidas ou queira repetir todo dia. Enfim....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alguém sabe de uma bom café colombiano fácil de achar em Bogotá? Um amigo quer trazer pra mim, só que ele tá com o tempo bem corrido, então tem ser fácil de achar...

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...