Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Ainda do Ateliê do grão, eles vendem o café Martins em grãos e o Mariano me garantiu que a torra é sempre recente.

 

Anita, as torras são sempre recentes, a última por exemplo foi dia 27/06 (última quarta feira).

 

Estive lá ontem tomando uma café da famosa máquina Trifecta.

 

Apesar da torra ser recente e ser o café Santa Margarida (Martins), eu não gosto desse café, e outros apreciadores aqui de Goiania acham a mesma coisa. Aqui em Goiania com o Atelie nos acostumamos com os melhores cafés.O Atelie vendia Umami , Malbec (Obatã CD), Serra Negra (Pedro Luiz Rossi), Chapadão e Vulkano(Delarisse). Foi uma época muito boa do Atelie, hoje ele está num nível bem inferior ao que ele era. Só tem um tipo de café e é esse Santa Margarida do Martins. Aqui em Goiania a gente não aguenta mais esse Santa Margarida...

 

Como meu torrador ainda não chegou e minha pipoqueira morreu, estou comprando café torrado.Ontem tentei, só tinha o Santa Margarida, infelizmente.

 

Segunda feira vou comprar os café da Unique, que tem cafés excelentes e sempre recém torrados. Os café na UNique são todos com menos de 10 dias... Pode ligar pra perguntar tb que eles informam. Esse sim está excelente, Unique Frutado, um dos melhores do Brasil.

 

We não me engano eles também tem uma Slayer.

 

Tem uma Slayer e agora uma Trifecta tb. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei o Santa Margarida do Ateliè do grão e o daqui, da Bellini, são praticamente iguais , coincido com Rafa: realmente nada de especial, dão para tomar, mas não dizem nada. Do frutado gostei, só que a torra que veio foi um pouco escura. Os que eu torrei permitiram perceber o potencial mas nao estou conseguindo torra uniforme (ainda). Do cítrico, só comprei verde, tem muito potencial mas é bem difícil acertar o ponto de torra, no meu caso por causa da desuniformidade ficou com muita acidez (muito claro) mas também amargo (muito escuro) simultaneamente. Não fica bom sozinho (amargo) nem com leite (limão com leite não faz meu gosto).

Mas este cítrico, se torrado no ponto deve ficar muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acerca do cítrico da Unique que eu tinha torrado: desta vez aumentei 2ºC a temperatura de extração, diminui 0,3 - 0,5 gramas na dosagem, para compensar diminui um ponto o grau de moagem e melhorou muitíssimo: acidez no ponto certo e o amargor diminui também. Ficou bom tanto só quanto com leite. Com a torra correta deve ficar muito melhor ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

 

Segue minha recomendação atual: Vento Norte, da Terroá Cafes, de Piatã/BA. Cafe cultivado na região da chapada Diamantina / Piatã, região de destaque nos últimos Cup of Excellence. Torra muito bem feita mesmo e um café de acidez diferente do que tenho visto nos grãos da Mogiana e Carmo de Minas. Fica a dica para quem quiser provar algo diferente.

 

www.cafeterroa.com.br

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Leo, gostei da indicação do Terroá. Pretendo prová-lo mais para frente. Sigo experimentando vários até eleger o preferido.

 

Grata, um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que percebo é que a maior dificuldade para todos aqui é a maneira burocratica de se comprar cafe, muito desses sites precisam ter loja virtual e nao mandar email e pedir orcamento. uma pena, mas espero que com o crescimento do publico para cafes especiais, diria cafes decentes hehe, as empresas facam uma venda menos burocratica e com comercio virtual e logistica eficaz.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que percebo é que a maior dificuldade para todos aqui é a maneira burocratica de se comprar cafe, muito desses sites precisam ter loja virtual e nao mandar email e pedir orcamento. uma pena, mas espero que com o crescimento do publico para cafes especiais, diria cafes decentes hehe, as empresas facam uma venda menos burocratica e com comercio virtual e logistica eficaz.

abs

 

Ruston,

neste aspecto a Unique está de parabéns.

Loja virtual, café de qualidade e logística dos correios.Pagamento no cartão, débito e boleto.

Hoje mesmo comprei lá, café cru e café torrado.

Parabéns a Unique, um exemplo a ser seguido.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Ruston,

 

O que o Rafael disse é a pura verdade, a Unique até agora é a excelência nesse quesito.

 

Comprei 5 kg do frutado e 5 kg do cítrico na quarta feira por PAC, chegou hoje!!!

 

Recomendo a Unique em tudo, qualidade, preço e comprometimento.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Atelie do cafe (nao confundir com o atelie do grao), pra mim, eh imbativel nesse quesito.

 

Com torras todas as tercas e quintas, escolhendo o dia certo para realizar a comprar, eu recebo o cafe no dia seguinte com simplesmente 24hrs da torra!!!

 

A loja virtual eh excelente e a variedade de cafes, grande!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao experimentei, mas o Martins cafe esta com cafe em graos agora. vou ainda comprar para testar. alias parabens pela loja dele, muito criativa, alegre e informativa, com uma linguagem simples e ao mesmo tempo divertida.

www.martinscafe.com.br

abs

vou comecar a pedir doacao de cafes, senao vou a falencia kkkkkk :) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O lançamento deles foi hoje, adorei as latas.

 

A torra certamente ficará diferente do Ateliê do Grão, de repente vale experimentar para ver se este agrada mais...

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra certamente ficará diferente do Ateliê do Grão, de repente vale experimentar para ver se este agrada mais...

 

Ana,

gostei das latas.

Não gostei do preço, R$27,90 por 250g.

Acho que não tem milagre não, é um café normal, nada de especial. Pode ser que com a torra diferente o café melhore, mas infelizmente esse café é bem normalzão, pra não dizer "ruizinho".

Não recomendo, existem melhores opções com melhores preços no mercado, além do mais, 50% ou mais do valor, vc está pagando pela lata, porque no atelie que revende o café deles, o café custa R$15 por 250g.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Rafa, você não foi o único a achar caro. Depois poderiam talvez vender o refil em embalagens comuns, com a válvula, para refil a tendência é sempre sair mais barato (e gerar menos embalagens).

 

Eu de qualquer forma quero provar o blend para expresso, mais um na minha lista de experimentos e provas.

 

Beijinho

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês provam e depois me falem, porque nesse preço, jamais!!! Só se for por influência, muita influência.

É muito bonitinho mas desafia nosso bom senso.

 

Concordo com o Rafa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao café Vento Norte da Terroá que sugeri alguns posts atrás, agora fiz 3 dias tomando ele e de fato estou bastante surpreso com a qualidade do café. Sem querer ser bairrista (sou Baiano), mas vale a pena experimentar, é um café da Chapada Diamantina/BA, região de Piatã.

 

A torra está muito bem feita, o café tem um corpo sensacional e bastante doce e equilibrado. No espresso ficou muito bom mesmo. Bati também um papo com o Léo, que além de gente finíssima é o responsável pela Terroá e agora é o primeiro Q Grader da Bahia.

 

Eles tem mais dois blends que não experimentei ainda. O preço é 45,00/kg para qualquer um deles. Infelizmente não vendem cru, somente torrado.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Eles vão te mandar apenas após a próxima torra ou vão mandar de imediato? Se não me engano as torras lá são às Quartas...

 

Depois me conta o que achou, principalmente do Terra Vermelha, que não provei ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O Coffee Lab informou hoje no twitter o lançamento do Obatã, de anunciados 93-94 pontos atestados por rígidos provadores. Segundo eles, sabor e aroma de café africano.

 

Quanto será que vai custar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Liguei lá: R$ 85,00 250 g

 

Nota sensorial 93, alta doçura e acidez elegante.

 

Um lote foi torrado em 26/06, portanto está no ponto para o expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

R$ 85 por 250 gr parece loucura, mas é o quanto alguns cafés realmente valem. Não conheço o grão em questão nem estou advogando em favor do CoffeeLab ou em causa própria, e sim colocando minha sincera opinião. Falando de forma genérica, sei que certos cafés só podem ser vendidos por valores altos assim e muitas vezes proporcionam margens percentuais menores que os cafés especiais mais baratos. Eu mesmo vendi café a R$ 120 por quilo de torrado, sem que gerasse 5% de lucro sobre a venda, o que é margem muito baixa para remuneração.

Por certo não é um grão para qualquer um provar, até porque faltará à maioria, conhecimento gustativo para perceber o real motivo de custo tão alto. Creio que o usuário iniciante ou médio deveria focar em variedades de cafés especiais dentro da faixa de preço e qualidade usual, Algo entre R$ 35 a R$ 60 por quilo. Tentar conhecer o máximo de exemplares para formar uma memória sensorial de bons cafés, e adquirindo este histórico, aí sim tentar, quando em vez, excepcionais grãos, se a grana não estiver curta.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Eles vão te mandar apenas após a próxima torra ou vão mandar de imediato? Se não me engano as torras lá são às Quartas...

 

Depois me conta o que achou, principalmente do Terra Vermelha, que não provei ainda.

Só depois da torra.

A Serena ficou de gerar um boleto para pagar no banco.

Ela falou que eles iam participar do Salão do Chocolate Bahia 2012, então atender pedidos só depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

 

Mas mesmo assim.... não acha que 340,00 o quilo está por conta do marketing feito em cima do produto?

 

" Acidez elegante " ??????

 

Me explica isso pelo amor de Deus...rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma geral o Alexandre tem razão e nesse caso em particular, comparando esse do Coffeelab com os cafés do nosso colega Marcelo (ES), estamos falando de um acréscimo de 305,00 no kg do café para um ganho de 5 pontos na nota sensorial. Café de 88 pontos (banana) a 35,00/kg x Café de 93 pontos a 340,00/kg, quase dez vezes o preço.

 

Honestamente, acredito que 99% dos aqui presentes (entre os quais me incluo) não tem condições de perceber a diferença de qualidade entre estes dois cafés e mesmo se tivesse, provavelmente não dispõe de equipamento de ponta que permita extrair 100% desses cafés. Indo mais além, com a diferença de preço entre os dois que mencionei paga-se a parcela de um bom moinho ou máquina. Sendo assim, concordo com o Alexandre. Vamos provar nossos cafezinhos de 40,00/kg que já são excepcionais e quem sabe um dia se der a louca daí compra-se um pouco de café top de linha como esse.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...