Ir para conteúdo

Qual Grão você recomenda?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Caros ami

Sendo assim, concordo com o Alexandre. Vamos provar nossos cafezinhos de 40,00/kg que já são excepcionais e quem sabe um dia se der a louca daí compra-se um pouco de café top de linha como esse.

 

Leo e amigos,

esse café Obata é coisa séria.Um dos melhores que eu já bebi.

 

Não esse da rapozeiras, mas o do Renato da Nuance.Esse da rapozeiras além da qualidade, existe o marketing,meus amigos. O Obatã do Renato nos é vendido a R$26,50 kilo cru, pra torrar em casa. O Atelie do grão aqui de Goiania vendia ele como sendo "Malbec", por R$100 o kilo. Logo é só ficar atento.Não estou falando que é o mesmo café (provavelmente é), mas existe um marketing tambem, além da margem de lucro.

 

Pra quem não se lembra, segue a descrição do café que eu bebi:

 

Origem: Tomazina-PR (Norte Pioneiro do Paraná)

Variedade: Obatã-CD

Características: Grande complexidade com notas desde baunilha, cítricos, amêndoa, caramelo e leve chocolate a frutas vermelhas, mel e canela. Notas gerais intensas lembrando uvas malbec. Encorpado, excelente acidez cítrica, finalização longa e vinhosa.

 

O Márcio fez um review da torra que ele fez com esse Obatã.

 

Aqui em Goiania o Ateliedograo vendeu tb outro Obatã que era o da fazenda California (ou Kalifornia) do norte do Paraná tb, sendo que era vendido como California.

 

Logo, com absoulta certeza, esse da Rapozeiras, não vale isso tudo.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser o mesmo café, pois ela não bate o santo com Ensei e esses cafés que comentou são de clientes dele... Ser Obatã garante nada, mas custo a crer que seja to café de 94 e que algum café valha isso...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este negócio de notas é complicado mesmo.

Já vi o cara do Sweet Maria´s comentar que dificilmente dá mais de 85-86 para um café brasileiro e ficou surpreso com as notas que se vê por aqui, como o café da Unique que já recebeu 95,85.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia da classificação da SCAA, se bem feita e com os juízes falando a mesma língua, é que cafés de 90 pontos pra cima são excepcionais. É raro acontecer. É meio que uma sorte de vários fatores darem certo na produção. Podemos ter sim, até mesmo a FAF pode ter, mas sei lá, fico com os dóis pés atrás...

 

E, se nos EUA, as pessoas podem provar esses cafés de 90 ou mais pontos por provavelmente algo entre 100 e 200 reais, porque aqui vai ser essa fortuna? Acho que até mesmo os colocados do Cup of Excellence acima de 90 aparecem por aí por preços mais realistas... E olha que os lances finais são irreais! Comentei outro dia que o valor final do 1º colocado do ano passado foi 100 reais o kg.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para se ter uma idéia o Grota de São Pedro que foi vencedor do Cup of Excellence Brasil 2010 pontuou 93.9 (praticamente 94) e é vendido no Lucca por 280,00/kg. Estamos falando de um sobrepreço de 20% do Obatã com relação ao Grota...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caiu uma ficha minha! Tá escrito Nano no pacote, né? Há algum tempo a Isabela disse que a FAF teria um "nano" lote, pois era um café que tava no meio do mato, não sei quantos pés. Então, temos potencial para fazer cafés como os africanos mas não comercialmente? :(

 

Sei lá, eu acho que temos que desenvolver os cafés brasileiros de maneira viável e com o pé no chão. É romântico e interessante esses casos raros, mas qual a viabilidade? O que a FAF e vizinhos conseguem produzir de maneira orgânica e harmoniosa, sem pés a pleno sol, bem como outros produtores, é fantástico. Tudo isso arrasta os produtores maiores ou mais tradicionais a investir na lavoura aberta, colheita etc para melhorar o produto final.

 

Só um detalhe, em relação a qualquer café mais caro e especial - nem sempre (ou raramente) podem dar um bom espresso. E, pelo que vejo, aqui no Brasil ninguém realmente desenvolve um "single origin" com consciência e habilidade. Vale a pena usar esses cafés para coado, cupping, prensa etc e aprender mais sobre o paladar.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

 

Mas mesmo assim.... não acha que 340,00 o quilo está por conta do marketing feito em cima do produto?

 

" Acidez elegante " ??????

 

Me explica isso pelo amor de Deus...rsrsrs

Ta aí uma dúvida cruel. É como as cervejas ditas especiais, no rótulo sempre tem um Harmoniza com: carnes de caça, faisão, ossobuco e tamboril. Carne de caça? Só se eu der um tiro num pombo que tiver passando aqui por perto. Os outros então eu nunca vi na vida.

 

No Ateliê do Café também tem umas classificações "esquisitas" pra dizer o mínimo. Acidez: elegante. Aroma: suave e sedutor (sedutor??). Aftertaste: arredondado.

 

Existe algum consenso entre os provadores de café, sobre os termos e os respectivos sabores, uma norma por assim dizer ? Ou cada um usa as palavras que bem entende?

 

Tudo bem que nunca fiz cupping ou coisa parecida, mas as características que o ateliê coloca lá pra mim são inúteis. Nas vezes que levei em consideração esperava uma coisa e ao tomar o café não era nada daquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, quanto a classificação, em geral a SCAA é objetiva (notas para categorias). Essas descrições sensoriais, são... Sensoriais. É meio complicado haver uma linguagem comum entre torrefadores. E é uma tentativa de descrever em palavras as sensações que o café passa...

 

Só acho que alguns confundem um pouco com poesia... :) Elegante já é meio forçado, mas de repente você imagina que o café é bem ácido mas sem agredir a boca, por isso "elegante". Agora, sedutor, concordo, é chutar o balde. Lindo é outro adjetivo fora do lugar! No café não há nada de arte. Não existe arte da torra, da extração, é tudo técnica! E café pode ser delicioso, mas não bonito... Talvez se depois de torrar os grãos ficaram visualmente bonitos. Aí sim. :rolleyes:

 

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahahahahahahaha,

 

Então aqueles 400 pés de café de 9 variedades que estou cultivando com carinho no sítio de meu avô em meio a um matinho lá terá caracteristicas surreais, acidez de garbo elegância, fragrância extasiante e retrogosto memorável!!!!!

 

hahahahahahah

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

 

Mas mesmo assim.... não acha que 340,00 o quilo está por conta do marketing feito em cima do produto?

 

" Acidez elegante " ??????

 

Me explica isso pelo amor de Deus...rsrsrs

 

Salve Foguinho e Léo.

 

Acho sim que tem muito marketing no preço. Mas há outro ponto quanto a pontuações que é nebuloso. Foi atribuído por quem? Foi apenas um/a pessoa, que eventualmente poderá ter interesse pecuniário na repercussão de tal pontuação? Ou instituto/associação contratada? Ou uma junta julgadora, composta por profissionais isentos e de comprovada capacidade técnica?

Restam dúvidas, certo?

Ainda que alguém seja habilitado por instituições, um único julgamento é em geral tido como incompleto. Um outro classificador pode beber o mesmo café no mesmo cupping e atribuir 3 pontos a menos. E aí? Qual está correto? É certo que na mesma mesa de cupping, digamos que composta por 5 classificadores, não haverá discrepâncias grandes, tipo um acha que é 87 e o outro acha uma xícara riada. Todos deverão pontuar dentro de uma faixa não muito ampla, porém cada um dará uma pontuação individual e que provavelmente será ligeiramente diferente das pontuações atribuídas pelos outros. Daí a grande valia de uma avaliação colegiada.

Guardem dúvida quando alguém, por mais habilitado que seja, afirme que tal café deu xx pontos. Uma única opinião, com a carga de subjetividades envolvidas, é frágil. Ainda que seja honesta.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima explicação Alexandre!

 

A Raposeiras bem que poderia nos dar maiores explicações aqui no fórum com relação a classificações e detalhes do café, o que acham?

 

Não vale apena contatá-la para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, tens razão...

 

Mas será que ela pelo menos conhece o clube?

 

Acho que sim não é? Provavelmente alguém já deva ter comentado com ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Só para ficar claro, a mensagem no twitter falava que a pontuação foi atribuída por avaliadores de alto nível. Não especificava quantos, mas entendi que mais de um.

 

Eu ri muito com a história de atirar no coitado do pombo....

 

E poxa, não há arte no café?? Marcio, você enterrou os sonhos de uma professora de arte... Vou botar a venda o set Silvia + Vario Home + tamper + Tubbi + splat.... Acabou com a poesia e a beleza da coisa toda.... :(

Vou voltar pra minha cafeteira elétrica marca barbante.

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não, você frustrou todos os meus sonhos. Vou vender a tralha toda e ficar no coado de papel. Você anda um carneiro nada fofo.!!

 

E deixa eu ir lá ver meu time conquistar mais um título....

 

Beijos

 

Ana desiludida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te compro o Set....hahahahahah

 

Vamos lá, amanhã o Brasil acordará de preto!!!!!!

 

Salve Alve negros

 

 

Até daqui a 90 minutos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, tô na fila para a Silvia, hein?

:)

 

Não sei se vocês leram a reportagem desse café na revista Espresso... Lá fala que foram apenas 180 kg produzidos e que ela só ficou com 35 kg. O resto foi exportado. E lá a cotação está a R$ 105,00 o pacote de 250g, achei surreal! Sou pobre demais para provar uma iguaria dessa... Se é que vale isso tudo mesmo, né?

 

A matéria está aqui

 

http://revistaespresso.uol.com.br/noticias/coffee-lab-lanca-cafe-super-exclusivo.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for assim posso te vender 100gr da prestigiosa região de Carmo de MInas, café torrado por mim ontem, utilizando técnica desenvolvida em nosso laboratório (também conhecido por cozinha) ultra secreta e virtualmente irreproduzível, leve sabor malteado tipo "baked", exclusividade universal e suprema, jamais producida previamente e que quase seguramente nunca mais se repetirá (já que nem eu sei como fiz), pela quantia de R$500, preço ridiculamente baixo considerando a exclusividade absoluta deste produto.

Devo alertar que, um produto de tamanha sofisticação, pode não agradar aos paladares menos refinados, que não conseguiriam captar as nuances sutis deste produto.

Posso afirmar este ponto com total convicção, sendo um dos pouco afortunados que não conseguem ver nada de especial neste exclusivíssimo "femto" lote.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

 

BERNARDO, VC É UM FIGURA CARA!!!!!!!!

 

VOCÊ E ESSE FORNO SEU É A DUPLA DO MOMENTO.

 

LEVA UMAS AMOSTRAS PARA NÓS EM OUTUBRO NO ESPAÇO CAFÉ

 

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Bernardo,

 

Eu compro. Onde eu assino? :blink:

 

Se for assim posso te vender 100gr da prestigiosa região de Carmo de MInas, café torrado por mim ontem, utilizando técnica desenvolvida em nosso laboratório (também conhecido por cozinha) ultra secreta e virtualmente irreproduzível, leve sabor malteado tipo "baked", exclusividade universal e suprema, jamais producida previamente e que quase seguramente nunca mais se repetirá (já que nem eu sei como fiz), pela quantia de R$500, preço ridiculamente baixo considerando a exclusividade absoluta deste produto.

Devo alertar que, um produto de tamanha sofisticação, pode não agradar aos paladares menos refinados, que não conseguiriam captar as nuances sutis deste produto.

Posso afirmar este ponto com total convicção, sendo um dos pouco afortunados que não conseguem ver nada de especial neste exclusivíssimo "femto" lote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...