Ir para conteúdo

Operação despressurização de filtros - Cafeteira C-08 Mondial


Postagens recomendadas

Olá pessoal,

 

Resolvi abrir esse tópico para discutirmos o processo de despressurização dos filtros da C-08 bem como as experiências, ou seja, as extrações após essa modificação.

Vou contar as minha experiência até agora e gostaria de saber como foi com os demais colegas que seguiram os mesmos passos.

 

Bom, primeiramente, levei os filtros em um torneiro que fez um trabalho excelente, embora tenha me cobrado caro (R$ 30,00 pelos dois filtros). Logo iniciei os testes com o filtro duplo. Percebi que os moedores que tinha: de lâminas Cadence e o Krups GVX208 não estavam atendendo a contento. Não consegui encontrar uma moagem adequada, que entregasse um espresso aceitável para o meu gosto.

Daí, não tive outra opção senão encomendar um Rancilio Rocky. Também percebi que só com um tamper decente daria para extrair um espresso em um filtro despressurizado. Assim, enquanto o novo moinho não chega, estou comprando café já moído no café do ponto. O café, embora a torra não seja muito recente, tem ficado excelente! Minha expectativa é que com o moinho regulado e ajustado o café atenda ainda mais ao meu gosto.

 

Espero ler outras experiências dos colegas, afinal, estou apenas começando...

 

Abraço

 

SILVELANDIO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, que serviço bem feito!

 

Se for pensar no equipamento usado (investimento), no know-how (investimento) e no tempo dispendido (despesa), acho que o ferramenteiro foi bem justo, Silvelandio.

 

A fábrica dos filtros deve ser capaz de estampar e cromar cada filtro desses mais depressa e com menos dispêndio de energia do que o torneiro gastou pra modificá-los. Particularmente, entre tentar fazer em casa, correndo o risco de estragar, e pagar 30 dilmas pra mandar fazer um serviço de qualidade, eu também preferiria pagar. Nem todo mundo tem o talento do Márcio, sabe como é... ;)

 

Boas escolhas, tanto na execução do serviço, quando na aquisição do Rocky!

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, que serviço bem feito!

 

Se for pensar no equipamento usado (investimento), no know-how (investimento) e no tempo dispendido (despesa), acho que o ferramenteiro foi bem justo, Silvelandio.

 

A fábrica dos filtros deve ser capaz de estampar e cromar cada filtro desses mais depressa e com menos dispêndio de energia do que o torneiro gastou pra modificá-los. Particularmente, entre tentar fazer em casa, correndo o risco de estragar, e pagar 30 dilmas pra mandar fazer um serviço de qualidade, eu também preferiria pagar. Nem todo mundo tem o talento do Márcio, sabe como é... ;)

 

Boas escolhas, tanto na execução do serviço, quando na aquisição do Rocky!

 

Carpe Coffea!

 

 

 

Valeu Cabral!

Obrigado pelo incentivo!

 

Continuemos na luta pela "Xícara Perfeita".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém obteve sucesso comprando filtros com a Mondial?

Quero futuramente despressurizar, mas não queria fazer nos que vieram com a máquina.

 

Basta encomendar diretamente com a rede autorizada Mondial. O custo de cada filtro é de, segundo eles, R$ 15,00. Lembro que eles somente fabricam os filtros pressurizados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

Se prepare para o salto de qualidade que você vai dar. O Rocky é um moinho MUITO superior ao Krups e Cadence e com filtros sem pressurização você passará algum tempo até se adaptar, mas uma vez conseguindo isso as "xícaras" ficarão muito boas...

 

OBS: Mesmo o trabalho do torneiro tendo sido muito bem feito não exagere na força de compactação. Esses filtros despressurizados artesanalmente não tem a mesma resistência de um filtro comercial de fábrica. Se achar que precisa colocar mais força na compactação sugiro colocar o filtro em cima da bancada, fora do portafiltro. Dessa forma ele terá apoio por baixo e não corre o risco de soltar o miolo, já que encaixado no portafiltro ele é segurado apenas pelas bordas...

 

Abraços e boa sorte.

 

Leo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

Se prepare para o salto de qualidade que você vai dar. O Rocky é um moinho MUITO superior ao Krups e Cadence e com filtros sem pressurização você passará algum tempo até se adaptar, mas uma vez conseguindo isso as "xícaras" ficarão muito boas...

 

OBS: Mesmo o trabalho do torneiro tendo sido muito bem feito não exagere na força de compactação. Esses filtros despressurizados artesanalmente não tem a mesma resistência de um filtro comercial de fábrica. Se achar que precisa colocar mais força na compactação sugiro colocar o filtro em cima da bancada, fora do portafiltro. Dessa forma ele terá apoio por baixo e não corre o risco de soltar o miolo, já que encaixado no portafiltro ele é segurado apenas pelas bordas...

 

Abraços e boa sorte.

 

Leo

 

Valeu pela dica, Leo. Vou ficar atento. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bem legal o serviço... eu encomendei os meus despressurizados pra C-08, tão vindo da Austrália, espero tirar um café melhor também quando chegar =)

 

No meu caso o café não melhorou em nada com os filtros despressurizados da austrália... a questão principal mesmo é o moedor!

 

 

eu tinha um caseiro de lâminas que nao presta, então encomendei um Hario... este chegou só que ainda não testei, pois estou sem grãos em casa.

 

 

Qual moedor você tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb despressurizei meus filtros da mondial. Fiz em casa mesmo, com uma serra de mão!! O serviço ficou meia boca, mas o suficiente pra despressurizar...

 

Tenho o moedor krups e consegui perceber uma pequena diferença após a despressurização... pra formar a crema não posso errar na compactação!! Com grãos de torra recente a crema se forma bonita e duradoura!!

 

Não tenho o que reclamar da C08.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Rapaz

Quando comprei os filtros meus cafés melhoraram muito, muito mesmo.

Mas nada compara com a mudança do café agora que tenho um moedor de verdade(não sei pq, mas fica muito melhor no encore do que quando faço no Hario mini).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

mas assim uma pergunta pra galera q despressurizou:

e a preção em bar da bomba?

que eu saiba as máquinas q trabalham com filtro despressurizado usam preção menor, não? 11, 10, 9 bar?

c08 com filtro despressurizado com 15 bar não dá problema? a paulada não é muito grande? n ffaz lambança?

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

 

Normalmente as máquinas que não tem uma válvula solenóide (para fechar a saída do grupo quando a bomba não está acionada) possuem uma outra válvula, muito mais simples, chamada válvula de retenção. Nada mais é do que uma tampinha de silicone ou outro material vedante, apoiada em uma mola. Essa válvula exerce uma contrapressão na linha da bomba para que na hora de utilizar o vapor este não fique saindo pelo grupo.

 

Assim, como essa válvula precisa ser suficientemente forte para "segurar" a pressão do vapor na hora de vaporizar, na prática ela também acaba roubando uma parte da pressão da bomba no momento da extração do espresso, fazendo com que a pressão final que chega no bolo seja inferior aos 15 bar. Há de se considerar ainda a perda de carga (pressão) ao longo da linha, desde a bomba até a saída do grupo.

 

Na minha Ascaso, por exemplo, quando não havia OPV a pressão final no bolo (medida indiretamente) estava em torno de 12bar, embora a bomba produzisse 15 bar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

saparada Leo! sou um ceguinho futucador, e ja abri aquele grupo pra ver cóé dele. é uma bolinha de borracha mesmo sustentada por uma mola. Eu tô achando q essa bolinha aí n ta mais tão boa pq fica vasando cafe um tempão aos pingos na minha depois da extração. Talvez por isso tb q o vaporizador ta berrando tanto um grito esganiçado q parece morte de porco. Vc acha q eu devo tencionar mais aquela mola lá? isso não prejudica a bomba a fazer preção?

 

então vc acha q é seguro despressurizar o filtro da c08, mesmo com preção de 15 bar então?

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, os pingos que vazam depois da extração não seriam oriundos da água que ficou dentro do bolo e do filtro? É normal em maquinas sem a solenóide que esses pingos ocorram, porque leva alguns segundos para a pressão da extração ser aliviada. Sem a solenóide essa pressão nao tem como sair de imediato e acaba saindo aos poucos pelo próprio bolo de café, o que provoca os pingos.

 

Quanto ao barulho do vaporizador, bem...posso estar errado mas eu chutaria que não tem relação com isso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

leo: por favor:

então vc acha q vale a pena fazer a despressurização? é seguro?

 

se não se importar em me dar uma outra opnião, o que vc acha q pode estar acontecendo com meu vaporizador?

uma vez um amigo tentou vaporizar leite com chocolate em pó sem dissolver totalmente o chocolate. Nessa ocasião a máquina simplesmente não funcionou. De lá pra cá, o vaporizador não faz mais crema, e fica com esse grito ridículo quando coloco a caneca com o leite. ja limpei, ja removí o bico exagonal da lança, e foi o máximo q pude fazer. não sei como abrir a c08 pra olhar lá dentro.....

 

desculpa amigo o aluguel.....

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, é evidente (após sua "confissão") que se trata de um entupimento ...

Se for somente na lança tem uma escova especial, da Pallo, que vendiam no Ateliê do Grão (acho) que poderia resolver mas, se tiver entupido além dali, fica mais complicado ...

A escova (mais o frete) fica relativamente cara já que é utilizada muito eventualmente. Será que consegue uma emprestada por aí ?

Ou talvez uma escova para limpar cano de espingarda de chumbinho ?

Levar para consertar acaba custando a metade do preço da máquina, acho que os "técnicos" usam esse parâmetro para fixar o preço ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

 

Se é seguro não sei te dizer, rsrsrsrsrsrsrsrs. O fato é que na minha antiga Chef Crema eu fiz, ficou bom e nunca tive problemas. Deve-se ter o cuidado de deixar alguma borda no fundo do filtro para que a parede interna não se solte, acredito que uma sobra de uns 3mm já resolva.

 

Quanto ao seu vaporizador não faço ideia do que pode ter ocorrido. Desculpa.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

brigado Bernardo pelo diagnóstico assim de longe rs. Tipo vapor sai. Mas é gritando quando em contato com o leite. será q se eu passar um arame por ela n dá n? kkk

a parada é ele virar na dobra da lança ne.......

desmontar ela eu n sei como faz, tentei desaparafusar a parte da frente achando q saía a capa de cima mas.....

ai ai..... :s :s

eu agradeço a ajuda amigo =d

 

é Leo.... esse detalhe de como fazer eu ja tô sabendo. mas eu tenho medo, pq as autorizadas de curitiba n tem esse filtro, e todas tão falando q a mondial ta enrolada pra mandar as coisas. dai eu tenho medo de dar lambansa....

 

mas brigado galera....... :

 

fuerte abraso :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo: tem um post na página anterior, do Wernerkai, acho que do 11/01/2013, com essa informação:

 

 

Quem puder usar Ebay/Paypal pode comprar esse BSWF100 da Breville, que encaixa certinho no PF da Mondial C-08:

 

http://www.breville....filter-set.html

 

http://www.ebay.com/...=item27cbc7c67c

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, se está querendo despressurizar os filtros? Não tenha medo. Estou a mais de 4 meses usando um filtro despressurizado pelo torneiro e está tudo bem.

 

Foi a melhor coisa que fiz por minha C-08!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

Leo E bernardo: obrigado pela moral! na verdade quero mais filtros mesmo pra experiências, e vizitas né....

 

vou ver se ligo pro ruivo pra ver se ele sabe como abrir essa máquina pra ver se vejo o q ta acontecendo nesse vaporizador....

 

brigado galera

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

 

Postei algumas informações no tópico da C-08, mas acho mais apropriado dar mais detalhes por aqui.

 

Meu filtro entupiu. então aproveitei para despressurizar e limpar ao mesmo tempo.

Uma vez que entupido não me tinha serventia.

 

Comprei uma Lima triangular, daquelas usadas para amolar serrotes e fui cortando.

 

Não marquei o tempo com exatidão pois fui fazendo aos poucos, enquanto fazia outras tarefas.

Mas a operação não deve demorar mais de meia hora se fazer direto.

Segue as fotos.

 

* não se assustem com o estado interno do filtro. :P

 

20130123114109.jpg20130123114543.jpg

 

20130123114049.jpg20130123120124.jpg

 

20130123130125.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Só aproveitando o tópico, eu to querendo despressurizar o filtro e deixar naked o p.f da minha oster BVSTEM7701. No entanto apos assistir

eu fiquei com receio, já que durante a extração faz a maior sujeira, vai café pra todo lado. Existe alguma forma de solucionar esse problema?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...