Ir para conteúdo

Melhorando o meu Expresso


Gilberto

Postagens recomendadas

Não o café tinha sido torrado na hora que comprei, tive que esperar 5 dias para usa-lo, pode ser sub-extraido, vou deixar mais fino, dosagem naquele filtro que vem com a twin ( o despressurizado) que parece o triplo coloquei 21 gr.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, 21 gr de café torrado há 5 dias e você nao conseguiu crema? Tem algo muito errado com a moagem ou então está sub ou super extraído...

 

Tá obtendo cerca de 60ml em 25-30 segundos com essa dosagem e moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não o café tinha sido torrado na hora que comprei, tive que esperar 5 dias para usa-lo, pode ser sub-extraido, vou deixar mais fino, dosagem naquele filtro que vem com a twin ( o despressurizado) que parece o triplo coloquei 21 gr.

 

Abraços

21g é muito para o Pf da Gaggia, acredito que o original da Gaggia deve ser para, no máximo, uns 18g, sendo 14/16 a quantidade ideal, com certeza o bolo está pressionando a grade de dispersão. Tenho o original da twin e um triplo da Rocket e o tamanho é bem diferente.

 

Já o café do CoffeeLab é fraco de crema, não que seja uma crítica, pode ser característica do café mas, até quando eu o provei lá, tirada na LM, a camada de creme não era muito espessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, não ficou a marca não, para colocar as 21g eu tomei como base os depoimentos do ACDC ROCK nos primeiros posts do grupo das Gagias, onde chegou-se a conclusão que o porta filtro comercial da Gaggia era um triplo, comprei um para 12 gs, mas ainda não chegou. Para dizer que não ficou marca em um dos shots ficou a marca do parafuso.

 

Agora o Que o Vitor falou é verdade, quando fui ao coffee lab a crema estava perfeita na cor, mas de fato não estava espessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sabor ( dentro de todo meu conhecimento) esta bom, já tirei alguns de ter que jogar fora, não sei bem identificar se esta queimado ou amargo, mas sei quando esta ruim.

De uns 5 dias para cá estou tomando cuidado com o flush, como li em um post do Rodrigo estou dando flush até a luz da resistência começar a piscar, neste interim eu coloco o pó, quando a luz apaga dou um flush de 3 seg e aí coloco o PF e tiro o café. Tenho tomado mais cuidado com a moagem, para que saia nos 25 - 30 s, percebendo que cada café tem sua moagem.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aeropress me ajudou muito a avaliar a qualidade do meu expresso. Como ela é muito mais "bem comportada", e a temperatura também é mais fácil de controlar, dificilmente o sabor varia muito fora do "padrão".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o café do CoffeeLab é fraco de crema, não que seja uma crítica, pode ser característica do café mas, até quando eu o provei lá, tirada na LM, a camada de creme não era muito espessa.

 

Amigos,

de todos os cafés do Coffelab que eu tomei, as torras são claras,valorizando o café e não a torra, o que propicia um café infinitamente mais saboroso e definitivamente não indicado para expresso. Torras claras não dão muito certo no espresso, fica esse crema fino, mais ralo...

Pega um café torra escura pra vc ver, ele sai "visualmente" lindo e o gosto uma m......

O que eu faço é me acostumar com espressos de torras claras e não me preocupar tanto com o crema e sim com o sabor na xícara...

Observe se a torra é clara, se for, não se preocupe, o problema não é máquina, nem o moinho e sim a torra...acostume-se com a torra ou compre cafés de torras mais escuras, se for beber exclusivamente no espresso.

Muitos aqui do fórum, principalmente os mais novos, são aficcionados, tarados por espresso, e desconhecem os outros métodos, cafés torras claras são para serem tomados coados, prensados e na Aeropress (método preferido da Isabela Raposeiras).

Um café torra mas claras só não funciona legal em espresso no resto ele funciona que é uma maravilha, propiciando sabores que só torras claras nos mostram.

Ao beber café, é preciso desenvolver um certo conhecimento e saber mais ou menos o que se esperar na xícara.

O café deve obedecer as regras básicas do espresso 25-30 segundos, 25-30ml para um simples e 50-60ml para um duplo.

Desencanem se o espresso não é aquele de tirar foto, porque a torra está clara, pois eu te garanto, que o sabor dele é infinitamente melhor que "aquele da foto bonita".

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como a experiência, o meu filtro despressurizado chegou a uma semana, e como disse em outra ocasião informações simples demoram um pouco a entrar na cabeça dos novatos, onde me incluo, mas graças a estas trocas de informações vou melhorando, e de fato o importante sempre deve ser o sabor do café.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como a experiência, o meu filtro despressurizado chegou a uma semana, e como disse em outra ocasião informações simples demoram um pouco a entrar na cabeça dos novatos, onde me incluo, mas graças a estas trocas de informações vou melhorando, e de fato o importante sempre deve ser o sabor do café.

 

Gilberto eu tinha exatamente a mesma combinação que vc, Baby Twin + Rancilio Rocky.

Lembre-se que o que manda é o sabor na xícara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desencanem se o espresso não é aquele de tirar foto, porque a torra está clara, pois eu te garanto, que o sabor dele é infinitamente melhor que "aquele da foto bonita".

 

Isso é verdade. Eu tenho um café torra escura aqui que faz crema que é um espetáculo, mas o sabor é de amargar. Mas às vezes as torras claras são ruins de adaptar no espresso, especialmente se o café for muito ácido. Daí pra espresso ou vc compra de quem torra ao seu gosto ou vc mesmo torra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Gilberto eu tinha exatamente a mesma combinação que vc, Baby Twin + Rancilio Rocky.

Lembre-se que o que manda é o sabor na xícara...

O rafa disse tudo : " ... o que manda é o sabor na xícara... " , um exemplo disto foi ontem mesmo quando eu estava regulando meu moinho para um "Illy". O melhor resultado que consegui foi com uma extração de 32/33 s ( o que na teoria seria um espresso um pouco super-extraído, mas com este tempo o sabor estava mais agradavél do que com uma extração de 24/25 s .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas torras mais claras é onde as maquinas que permitem a manipulação dos perfis de preinfusão e pressão conseguem as extrações mais interessantes.

Em muitos casos resultados ainda mais que nas infusões, desde que também conseguem atingir outra faixa de frações, indisponíveis em condições normais de infussão.

Porém acertar a extração nestas condições não é fácil ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A titulo de registro, esta manhã fiz um café Terroir de Bragança, com 12 dias de torra, e a crema ficou com 4mm, como o Rafa falou, não que isto tenha importância, é que no início do aprendizado ficou ( para mim ) a idéia de que se não tivesse crema alguma coisa havia dado errado, vejo que não, pois o procedimento e cuidados deste e do outro foram os mesmos.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Estou a 20 dias usando o café ORFEU, portanto ele já não era novo, e hoje já podemos considera-lo velho, pois bem, Sempre na hora da extração faço um flush longo para ligar a resistência, ligou, espero apagar, dou um novo flush de 2 s e tiro o shot com a pré-infusão, sai aquele filete fininho, mas dentro dos 30s.

Bem hoje não estava lá tão inspirado, a máquina já estava ligada a 30 minutos, coloquei o PF e tirei o shot, sem flush, sem nada, saiu aquele filete grosso, crema pura, bonito, tirei outro a mesma coisa. Com certeza é questão da temperatura, pois o resto fiz como sempre, neste caso ele estva mais alta ou mais baixa considerando o modo como saiu a extração ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Gil.... não que precise de meia hora... basta vc ligar, assim que a resistência desligar, dá um flush, espera ela ligar de novo, e depois espera uns 10 a 15 minutos que na Twin acho que é suficiente para chegar numa temperatura bem mais alta pois já deverá estar na estabilidade térmica (Grupo, caldeira e talvez parte do chassi já absorveu a energia que tinha que absorver).... claro que vai depender do café tb.... se a torra for escura vai amargar até a alma.

 

Comece a monitorar a temperatura da água mais de perto e leve em consideração a torra a ser usada.... é uma equação mesmo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não exagere no flush. A GAGGIA tem boiler pequeno e esta sujeita a variações maiores de temperatura.

 

Transcrevo trecho de um estudo de temperatura feito pelos caras da auberin

 

The brew water temperature is not constant during the shot. Their waveform is shown in Fig. 2. The peak value can be 10 C (18F) higher than the temperature at the end of shot. That is due to the small size of the boiler and the material used for the boiler (Aluminum). Because the waveform changes at different SV, we think using the average temperature instead of peak will be more consistent and closer to the real espresso making situation.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

O flush é interessante para você ter um ponto de partida conhecido pra fazer o gerenciamento de temperatura (i.e., saber quando a caldeira finalizou um ciclo). O ideal nessas nossas máquinas de caldeira pequena é fazer o flush mais curto possível, só o suficiente para despertar a caldeira. Na minha, eu já consigo até antecipar o momento, desligando a bomba 1 ou 2s antes de a caldeira religar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

delicado esse processo né? ......

Como delicado é também esse ponto de equilíbrio de uma extração ideal......

 

na minha studii st2630wk só a temperatura do apagar da luz indicadora ainda deixa a água quente/morna... eu costumo ligar na temperatura para o vapor, depois da temperatura de neutralidade. depois de moer o café, durante a compactação, eu desligo a temperatura para vapor, para não ficar tão quente.

Mas depois deste tópico estou experimentando o flush antes da extração, na verdade antes da compactação......

tudo por causa da danada da "crema" kkk

 

o mais interessante foi o que vcs falaram sobre o ponto de torra. Realmente andava persebendo q mesmo quando tudo saia certinho, a crema era amarelinha, no máximo uma cor de café com leite..... e não é uma crema gigante, super duradoura..... talvez, por preferir cafés de torras mais claras, q enfatizem os caramelos, eu perca nesta questão da crema. Que, para mim, só é interessante mesmo para os capuccinos, para misturar com a crema do leite.....

 

o principal é o sabor, com certeza

 

fuerte abraso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...