Ir para conteúdo

O Clássico problema da Crema(Crema Silver ñ pressurizado)


Postagens recomendadas

Bom dia!

 

Ontem eu estava totalmente sem o que fazer em casa, e como a assistência está demorando pra me mandar o filtro duplo, que eu ia mandar despressurizar... resolvi pegar o filtro simples que veio com a minha Chef Crema Silver, e destruir...

O resultado? Ficou bom, mas se tivesse as ferramentas certas(uma miniretífica) ficaria mais facil e mais bem feito...

Usei um canivete vagabundo, alicate de bico e de corte, e um esmeril...

http://dc613.4shared.com/img/3inI3QWn/s7/0.020840824398885793/03102012302.jpg

 

Não ficou aquela coisa maravilhosa como se eu tivesse levado pra outra pessoa fazer, mas eu gosto de fazer as coisas em casa, pra aprender que dá errado husaduhdsauh

 

 

Vamos ao problema:

-Chef Crema Silver

-Café Sul de Minas do Café do Mercado(Municipal de Curitiba) torrado a uns 25 dias, moído na hora no meu moinho (http://dc586.4shared.com/img/xKgvw4kQ/s3/moinho.jpg)

-Tamper plastico standart da Chef Silver

 

Eu deixei a maquina ligada mais de 30 minutos antes de tentar extrair o espresso.

Usei 2 colheres da normal que vem com a cafeteira

Extraiu 50ml em 25segundos, porém SEM CREMA

o que ficou foi aquela nata quase branca e finíssima em cima do café. Sub-extraído.

 

O que pode ter acontecido, eu acho, foi o café estar velho (?), o moinho não ajudou, e o tamper tambem não.

 

Alguém pode me ajudar? É minha primeira tentativa com um Filtro não pressurizado, então não tenho Experiência nenhuma ):

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston, a quantidade de café, ta bom? ou menos? ou mais?

Daqui a pouco eu pego o carro e vou no Rause Café, pegar umas gramas moídas na hora, e volto pra casa, só pra ter noção e descartar a questão café e tamper.

Apesar da moagem não ser NA HORA, não é mais que 15minutos huasdhudsauh

 

Outra coisa, eu chuto os 25 dias do café, pq era domingo, e eu peguei o café que dizem que é moído diariamente, isso acreditando no que dizem lá né...

 

E sim, pode ser o moínho :\ só pq ele é tão bonitinho husadUHSAU (e barato)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

Tá com cara de mais de um problema. Na ordem eu chutaria:

 

1) moagem inadequada

2) Dose insuficiente - 50 ml é muito volume para um simples, conforme disse o Bruno

3) café velho

 

Se você está enchendo o filtro simples até a borda antes de compactar então provavelmente é problema da moagem. Ajuste o moinho para obter 30 ml no mesmo tempo.

 

Eu nao tentaria usar café já moído. Você terá que fazer ajustes na moagem e com café já moído isso nao será possível.

 

Depois nos conte o que aconteceu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tentar mais uma, dessa vez com o mais fino possível, e voilá:

30ml em 1minuto uhasduhsdauhdsuahusa

 

Percebi que tenho só mais uma chance com esses grãos aqui, e estou tentando algo em torno de 1/6 de volta mais grosso... depois dessa terei de comprar mais grãos...

 

O que percebi foi que o shot de 30ml em 1minuto ficou com um gosto de café forte, super-extraído, mas melhor do que o que eu tirei antes de criar esse topico...

ainda sem crema... mas o sabor estava melhor, digo que o dobro melhor.

engrossar mais um pouco o pó pode melhorar né?

Estou aqui na frente do pc escrevendo com uma mão e moendo com a outra! huasdhusaduhs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

Seu primeiro shot deu 50ml em 25 segundos e o segundo shot deu 30ml em 1 minuto? Então engrosse a moagem pela metade do que você afinou antes e acho que pode dar certo. Vai no ponto intermediário das duas regulagens...

 

Boa sorte e não se preocupe com a crema que na hora em que você estiver com tudo certo ela vai aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultima tentativa(por falta de grãos):

30ml em 20segundos, espresso fraco, amargo...

esse nível de moagem parece o mais 'correto', baseando-se pelo tempo...

Resta agora comprar grãos "frescos" e testar novamente, dai eu vou poder dizer que não é o café.

Logo que eu fizer o novo teste eu aviso por aqui... Vou ver se compro o blend do Rause, uma delícia!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse, no início do tópico, que esperou 30min para fazer o café. Pode ser, também, que a temperatura esteja muito elevada no momento da extração. Faça o seguinte teste: sem inserir o portafiltro na cafeteira, deixe correr um pouco de água (acione o botão ou o interruptor que usa para fazer o café espresso). Se sair muito vapor e pouca água, a cafeteira está muito quente e a crema não aparecerá, além de o café ficar queimado. Mas, outro fator muito preponderante é a data da torra do café. Se o café estiver velho, não fará crema.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, as primeiras largadas de agua que eu faço saem com mto vapor, e as vezes pinga pelo chuveiro qdo eu to vaporizando, e daí sim é bastante vapor, mas nao importa(desde que nao esteja o PF encaixado)

Eu já tinha percebido isso, e sempre antes de encaixar o pf, eu jogo mta agua, um meio copo as vezes, dai qdo limpa a tela, eu dou uma leve soltada pra ver vapor, e aí sim, não tem mto, a temperatura não é absurda.

 

O café realmente está velho :\ por isso vou fazer todos os testes denovo com café "novo". E vou insistir na ideia de pegar 50gr moida na hora na cafeteria, pra eu meio que descartar erros grosseiros de moagem(digo isso pq o moinho nao é bom)

 

SE persistir o erro com o café moído da cafeteria, ou até mesmo o meu moido, pode ser a falta de um tamper decente? ou aplicação da força, será?

 

O que eu percebi(não sei se toda maquina é assim, mas me parece um sistema ineficiente)

é que na crema silver, a agua vem por um buraco de certa de 8 ou 9 mm e nesse buraco está o parafuso que tem 4 furos(ou 2 não lembro) e daí ele que "espalha" a agua na telinha...

Isso me parece maldistribuidor, tem alguma outra maquina, foto ou explicação de como é o fluxo da agua? Alguma maquina melhor ou até uma profissional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

Eu desmontei o chuveiro de minha Gaggia Twin estes dias e a água chega por um furo, se espalha por outros 4 que cai no chuveirinho.

E pessoal, robusta da bastante crema sim, quando começei com um arno, usei robusta e saia uma crema boa, mas o filtro era pressurizado, só que a crema do Robusta é diferente, não é aveludada como o Arabica, é mais porosa, mais grosseira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato Gilberto, ví um "Tech" do Wholalattelove e é o mesmo esquema, ou quase:

o da gaggia color, pure e dose(as do vídeo deles) é uma mola com uma ponta plastica, depois um caninho que é rosqueado e é furado dos lados, e depois o parafuso que prende a tela.

Ainda assim me parece não eficiente, porém não consigo pensar em algo que mantenha a pressão equivalente e distribua bem a água :\

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada máquina é de um jeito. Grande maioria tem o disco com 4, 6 ou até 10 furos e sob o disco a tela, que pode ser uma chapa de inox com furos, como na Gaggia, ou uma malha de inox como em outras (E61, etc). Ou ainda um misto de chapa de inox com furos grandes e a malha.

 

A La Marzocco tem uma particularidade, que é um parafuso com furos laterais, ou seja, a água é jogada lateralmente para o disco e cai na tela (malha).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe - esses grupos sem válvula solenóide de 3 vias têm, normalmente, esse parafuso com a mola que funciona como válvula de retenção, para a água não voltar.

 

Os grupos com válvula de 3-vias não precisam disso e normalmente tem um dispersor mais projetado. Acredito que isso faça muita diferença no comportamento da máquina.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o parafuso que prende a tela da Crema Silver possui os furos que jogam a água pela lateral, mas parece que são só 2(to tentando achar a foto que eu tirei há um tempo atrás)

 

 

Carneiro, poderia dar um exemplo de maquinas que tem ou não essa válvula? (totalmente fora do meu conhecimento =\)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmontei a tela pra limpar agora, e constatei que são 4 furos no parafuso da Crema Silver...

 

Amanhã vou até um amigo do meu pai que vai fazer o acabamento no meu filtro que eu destrui... e vou ver o que ele acha(na questão de se vai aguentar) de modificar o PF pra um naked... só ele dizer se dá ou não, e eu peço um PF spare pra destruir também :D

 

Meu pai deu a ideia de ele fazer o tamper também, mas não acho que vá ser interessante de fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, este vídeo ilustra bem o efeito café velho, que pra mim deve ser o teu principal problema. Às vezes o café nem é tão velho, mas ficou muito em contato com o ar. Daí a vida útil do café encurta muito, isso já aconteceu comigo por descuido na armazenagem.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.4shared.com/video/7UsIkdjs/04102012021.html?

 

Aí está, extração de 30ml em 25~26segundos, com grãos torrados em 01/04, comprei hoje, e moí na hora...

O gosto ficou levemente diferente do espresso que eu tomei(da mesma leva) hoje, junto com a compra dos grãos...

 

Aí está o bolo:

http://www.4shared.com/photo/GhBWLU8i/04102012303.html?

 

e aí está o modo em que eu vou armazenar, a embalagem dos grãos dentro desse vidro com trava e tampa com borracha :)

http://www.4shared.com/photo/GcxglasI/04102012304.html?

 

 

a unica coisa diferente mesmo foi a crema do espresso que eu tomei na cafeteria....a crema deles era mais escura, quase marrom, ja a minha ficou quase branca hudashudasuhsau,

mas acho que tudo bem, era uma LM :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

Já que você resolveu o problema da existência de crema, as demais variáveis de extração estando iguais e dentro dos padrões, a temperatura de extração influi na coloração da mesma. Geralmente extrações mais quentes tem crema mais acastanhada/avermelhada, muitas vezes com uns pontinhos escuros; extrações mais frias costumam ter cor de palha. Obviamente que o tipo de café e a torra tem muita influência, mas em relação ao mesmo café essas diferenças são observáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo

 

Deixei a maquina ligada por um bom tempo(antes de moer manualmente o café já estava ligada) e não acho que seja a questão de temperatura, pelo menos não será se a maquina estiver com o funcionamento normal... Preciso de um termometro de espeto pra isso, vou procurar e ver a temperatura do flush e da extração.

 

Acho que as coisas que mais estão influenciando no momento, são o moínho e o tamper... Já o tamper é mais facil de resolver e não vai influir muito, acredito...

O problema mesmo é o moinho... falta verba pra comprar algo decente...

E como novato, caí na mesma ideia, ah, vou comprar a maquina e um moinho qualquer...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

O fato de você deixá-la ligada por meia hora faz com que provavelmente a máquina trabalhe dentro da faixa de temperatura para a qual foi construída. O problema é que é normal nessas máquinas a faixa de operação variar algo como ao redor de 15-20C em relação a temperatura central do termostato, mesmo estando devidamente aquecidas.

 

Assim, você pode tentar duas coisas pra "escurecer" sua crema (pode até queimar o café, mas o que vale é aprender, mesmo errando):

 

1) Extrair assim que a máquina terminar um ciclo de aquecimento (geralmente a máquina indica isso por algum sinal visual, se você ainda não sabe qual é, é legal e útil aprender);

 

2) Ligar o botão de vapor por uns 10-15s antes de extrair (se for possível na sua máquina) pra elevar um pouco a temperatura inicial.

 

Provavelmente algo de diferente acontecerá com a crema (e, mais importante, com o sabor do café) observando esses procedimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa variação é bem provável...

Outras vezes em que eu tentei extrair alguma coisa, logo após vaporizar... percebi que se eu mudar do 'vaporizar' pro 'extrair' ela ja fica pronta...

ou seja, muito quente pro café eu acho.

Vou tentar isso com tudo do jeito que tá... e aí ver a 'cor e sabor'...

talvez desse jeito 'acerte' a temperatura... e saia tudo bom...

Essencial mesmo seria um termometro pra ter ideia da variação...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...