Ir para conteúdo

O Clássico problema da Crema(Crema Silver ñ pressurizado)


Postagens recomendadas

O termômetro ajuda pra ter uma idéia do que acontece, com certeza.

 

Andei olhando o PDF do manual da Chef Crema Silver. Como costumam ser esses manuais, é pífio.

De qualquer maneira, quando a caldeira liga, a luz de "pronto" da sua máquina apaga, e reacende quado a caldeira termina o ciclo de aquecimento. Assim, 2 opçoes de novo:

 

1) Depois de deixar a máquina aquecendo pelo tempo de costume, extraia assim que a luz tornar a acender (o pressuposto é que enquanto está apagada, a máquina está em um ciclo de aquecimento, elevando a temperatura na caldeira);

 

2) Se ainda assim você achar que precisa de água mais quente, de novo assim que a luz tornar a acender (é importante que seja no momento que ela acender pra garantir um ponto de partida fixo de temperatura), mude a chave para a posição de vapor por uns 15s e em seguida mude a chave para a posição de extração.

 

Daí é só comparar os resultados e confiar no seu paladar. Cheque as diferenças. Eu sei que nem todos gostam, mas pra mim essa é uma das partes mais divertidas do processo, que é descobrir o caminho certo a trilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

O fato de você deixá-la ligada por meia hora faz com que provavelmente a máquina trabalhe dentro da faixa de temperatura para a qual foi construída. O problema é que é normal nessas máquinas a faixa de operação variar algo como ao redor de 15-20C em relação a temperatura central do termostato,

 

Salve Rodrigo.

 

Apenas uma correção, 15 a 20° C é a variação total entre o acionamento e o desligamento do termostato. A temperatura ideal está mais próxima do ponto de desligamento.

Digamos que desligue em 97° ou 98° C para a temperatura alvo de 93° a 94° C e religa por volta dos 80° C.

Como colocastes, induz a pensar que o acionamento seria entre 74° e 79° C e o desligamento entre 109° e 114° C, "com relação à temperatura central do termostato".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, Alexandre, ficou dúbio. De qualquer forma, o que quis dizer foi exatamente o que você falou.

 

As temperaturas vão variar de acordo com a sensibilidade do termostato e do seu posicionamento na caldeira. Trazendo para o meu território, a Gaggia Dose tende a escaldar o café se a extração se der logo ápós o ciclo de caldeira.

 

Para cafés de torra escura, tenho tido resultados satisfatórios explorando a faixa inferior de trabalho do termostato, fazendo mini-flushes até a caldeira acionar (geralmente consigo antever quando ocorrerá), e em ato contínuo encaixando o portafiltro e extraindo.

 

Pro caso do Ramon acho que seria interessante explorar a faixa superior de temperatura da máquina, até pra ele aprender a influência que isso faz no café. Os manuais das cafeteiras tendem a induzir que uma vez que máquina encontra-se pronta (leia-se "a luz indica que está pronta"), basta apertar o botão que a água sai na temperatura correta, o que é falso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou cheio de café por hoje e com pouco tempo pra moer e limpar tudo depois, então amanhã faço os testes e digo por aqui como está.

 

Voltei do torneiro agora, e ele me disse que é ruim de mexer no filtro pq não tem como 'fixar' a peça pra trabalhar, e disse que seria acima de 50 reais pra fazer a despressurização.

não faço a menor ideia de como ele faria, mas achei caro, como já fiz no meu single, e quando chegar o duplo vou fazer também, comprei aquelas pontas com pedra-lixa, pra fazer um acabamento melhor.

 

Obrigado galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes que o Rodrigo disse, e os resultados:

 

Maquina ligada a mais de 15 minutos, café torra recente(01/10 eu tinha errado no post anterior) resultou no espresso igual ao do post acima, normal, gosto bom, levemente diferente do espresso da cafeteria, e diferença na crema, absurda, comparando ao que tomei lá, a minha, novamente, pálida, cor quase branca e finíssima. Extraído 30ml em 25segundos.

 

E depois dessa, limpei tudo, preparei o PF com café, tamper e deixei a maquina no vaporizar, dei uma jorrada da agua pelo bico, e voltei pro extrair, saiu mto vapor, dai voltei a maquina pro vaporizar, coloquei o PF, e liguei o extrair...

não sei em que ponto a maquina começou a largar água, mas demorou 35segundos para extrair 30ml, e ficou forte, queimado, e com a crema mto fraca(comparável em quantidade à crema pálida) mas com a cor veludo, marrom. Não deu pra tomar esse shot, pq ficou mto queimado.

 

Diante disso, realmente a temperatura não está ajustada, pq eu preciso de um pouco mais calor, mas não tanto...

Vou tentar esperar um pouco esfriar logo depois de voltar do vaporizar pro extrair, pra abaixar de leve a temperatura, só preciso saber o tempo que leva pra deixar de estar pronto pra vaporizar e estar pronto pra extrair...

 

E o moinho, está longe de eu comprar um novo e bom, mas vai ser minha próxima aquisição...

 

Em toda essa história, eu precisaria de um moinho que faça o trabalho direito pra poder dizer realmente se é a temperatura...

 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Ramon.

 

Tem que experimentar, experimentar, experimentar... vai chegar o momento que você vai achar uma rotina que funcione pra você. E quanto mais você entender como sua máquina funciona, melhor.

 

E quanto ao moinho, é fundamental. No que puder, adquira um bom e seu espresso terá um salto de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão: Podíamos criar um tópico com fotos / vídeos exemplificando: o que é uma boa crema, o que é café velho, o que é superextraído, o que é subextraído, canalização, etc. e pinar em destaque no forum e fechar o tópico. Afinal uma imagem vale mais que mil palavras

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso fazer um vídeo explicando o que é canalização, rsrs. Chegou hoje pra mim o portafiltro pelado que o Fogo providenciou. Fiz 5 extrações, 4 canalizaram. Tá certo que só uma canalizou mais forte.

 

Por coincidência, a quarta extração (como aconteceu com o Fogo) foi a que deu totalmente certo. Nessa eu fiz um tamping muito leve, pouca coisa mais que o peso do tamper.

 

Aliás, interessante que quando você tenta resolver um problema com atenção começa a enxergar as coisas com olhos de lince. Muitas extrações naked do Youtube que antes eu achava lindas e perfeitas, ao observar agora pra tentar resolver o meu problema noto que apresentam um defeito ou outro, um esguichinho sutil aqui, um turbilhonamento acolá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, eu acharia super legal este video, eu ainda não tenho percpção para perceber canalizações,...

 

E Lucas, tambem acho que poderia ter um área de resumo com vídeos explicativos, bem como textos, só que para ficar de fácil consulta teríamos que dividir em 2 partes, uma para apresentação do vídeo e outra para comentários do vídeo, ainda acho que a área do vídeo deveria ter vídeos selecionados pelos moderadores sem acesso a inserções de novos vídeos por nós mortais,... E por sujestões dos moderadores poderiam ser solicitados vídeos como os que vemos lá fora da Gari e outros, tipo :

Queremos um vídeo explicativo sobre o funcionamento da twin

Queremos um vídeo explicatico de canalizações

Queremos um vídeo explicativo de como instalar um Pid na Silvia

Queremos um vídeo de sub extração

 

 

E assim montaríamos nossa biblioteca de vídeos explicativos, em portugues, feitos por nós mesmos, selecionados pelos moderadores e movidos para uma área resumo o qual não teríamos acesso para inclusão, exclusão, comentários. Estes comentários seriam feitos, como dito antes em local especifíco para tal, para que a área de vídeos explicativos fique de fácil e rápida consulta.

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, eu acharia super legal este video, eu ainda não tenho percpção para perceber canalizações,...

 

E Lucas, tambem acho que poderia ter um área de resumo com vídeos explicativos, bem como textos, só que para ficar de fácil consulta teríamos que dividir em 2 partes, uma para apresentação do vídeo e outra para comentários do vídeo, ainda acho que a área do vídeo deveria ter vídeos selecionados pelos moderadores sem acesso a inserções de novos vídeos por nós mortais,... E por sujestões dos moderadores poderiam ser solicitados vídeos como os que vemos lá fora da Gari e outros, tipo :

Queremos um vídeo explicativo sobre o funcionamento da twin

Queremos um vídeo explicatico de canalizações

Queremos um vídeo explicativo de como instalar um Pid na Silvia

Queremos um vídeo de sub extração

 

 

E assim montaríamos nossa biblioteca de vídeos explicativos, em portugues, feitos por nós mesmos, selecionados pelos moderadores e movidos para uma área resumo o qual não teríamos acesso para inclusão, exclusão, comentários. Estes comentários seriam feitos, como dito antes em local especifíco para tal, para que a área de vídeos explicativos fique de fácil e rápida consulta.

 

Abraços

Acho super legal esta iniciativa, iria enriquecer bastante o CDC . E seria ótimo tanto para os iniciantes aqui do fórum quanto para os usuários mais avançados, servindo como um ótimo material para consulta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Realmente eu tenho muitas dúvidas fico vendo muitos vídeos no Youtube porém como não são em português da pra se ter uma noção do que ele esta fazendo e tal e nada muito certo...ótima iniciativa espero que seja colocado em prática sim iria ajudar e muito todos no fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...