Ir para conteúdo

Limpeza do moedor


Gilberto

Postagens recomendadas

Tenho o Rocky com dosador, limpo externamente e o recipiente de dosagem todos os dias, mas as mós não limpei nenhum vez neste 1 mês de uso. Gostaria ee saber com qual frequência devo limpar as mós, e de que maneira, desmontando como fiz quando regulei ?

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a freqüência da limpeza das mós tem a ver com o grão e quantidade que você utiliza , torras mais escuras exigem mais limpeza e sujam o moinho mais rápido. Mas acho que uma vez a cada 3/4 meses está bom, pelo menos no meu caso que quase só utilizo torra média de vez enquando uma média-escura.

 

Obs : tem gente que fala para limpar todo mês, mas acho besteira ( me corrijam se estiver errado ) pois quando você abre é só dar uma leve pincelada no moinho e ela já está limpo e ainda depois tem que calibrá-lo o que da um maior trabalho e tenho medo de ficar fazendo está operação pois as mós se encostam em funcionamento , mesmo que por pouco tempo acho que a longo prazo repetindo isto varias vezes acho que pode proporcionar um desgaste mais rápido das mós e diminuir sua vida útil .

 

Ainda não realizei a limpeza do meu mazzer e já vai dar um mês de uso, penso em fazer daqui uns dois meses , aí fico com uma duvida é necessário calibra-lo toda vez que desmontar ? não gosto da idéia de fazer isto sozinho apenas tendo como guia um vídeo do wholelattelove, ainda se fosse da Gail rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Oi, Tenho visto nas lojas de café na net, materiais para limpeza do moinho como pastilhas que são moídas e tal. Esse método é bom mesmo? Abs,

 

Exemplo: http://www.cafefacil.com.br/loja/produto-limpador-de-moinho-de-cafe-grindz-urnex-737

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez que o moinho esta calibrado, para limpar o que faço, é: com o moinho desligado da tomada, marcar o ponto calibrado, fechar ele, contando os cliques, totalmente até as mos encostarem (ese é meu "zero absoluto"), aí sei quantos cliques ou quantos graus esta do meu ponto de calibragem ou Sweet Spot.

Dai já posso desmontar a mó (normalmente a superior) passar um aspirador, palito de dentes para soltar o pó grudado, nas reentrâncias e especialmente nas mós, uma escova de dentes nas roscas, mós e "depósitos", novamente o aspirador e montar.

Levo ao "zero absoluto" e dai (contando os cliques ou estimando o ángulo) volto exatamente até o meu Sweet Spot, pronto, não tem erro.

Um detalhe: eu coloco um pedaço de uns 20cm de mangueira, tipo chuveiro, no bocal chato do aspirador, e com esa mangueira consigo acessar todas as reentrâncias do moinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Tenho lá minhas dúvidas até que ponto produtos como Grindz são eficientes, acho que acaba saindo caro e não sei se irá retirar tudo que é resíduo, principalmente esses velhos que ficam grudado no moedor.

Ficar desmontando moinho também acho bem complicado e realmente pode acabar fazendo algo errado e danificar, pois acho que esses moinhos domésticos as empresas pensam no consumidor para o uso e esse tipo de processo para a maioria deve ser bem complicado.

No meu que é um Vario simplesmente pego um pincel e tento retirar o máximo de pó das mós e na parte onde sai o grão moído que o pincel não alcança eu pego uma varetinha de madeira dessas de churrasco e tento retirar onde fica um pouco de pó grudado, me parece que é o único lugar que acumula um pouquinho de pó mas é bem pouco no caso do Vario e para finalizar pego um desses aspiradores de pó portátil e deixo na opção de sopro do ar em vez de aspirar, o ar é soprado com bastante potência e jogo o ar nas mós primeiramente em seguida também na saída do moinho. Garanto que não fica pó nenhum entre as mós e na saída, pois o ar é muito forte e não tem a necessidade de desmontar o moinho, verifico com um bom farolete e sai todo o resíduo de pó inclusive o velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei o Vario veio uma amostra de Grindz junto. Gostei, mas não comprei mais :D .

 

Ultimamente tenho limpado com pincel, escova e aspirador adaptado (à la Bernardo). Depois moo um pouco de arroz arborio parboilizado, umas duas daquelas colheres de medida redondinhas (que em café dão ~7g). Moo por uns 2 ou 3 segundos na regulagem de expresso e vou engrossando com o moinho em funcionamento, no Vario é bem simples.

 

Por fim, nova limpeza rápida com pincel e escova pra tirar os resíduos de arroz. E na primeira moagem de café tem que descartar as primeiras 4 ou 5 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho lá minhas dúvidas até que ponto produtos como Grindz são eficientes, acho que acaba saindo caro e não sei se irá retirar tudo que é resíduo, principalmente esses velhos que ficam grudado no moedor.

Ficar desmontando moinho também acho bem complicado e realmente pode acabar fazendo algo errado e danificar, pois acho que esses moinhos domésticos as empresas pensam no consumidor para o uso e esse tipo de processo para a maioria deve ser bem complicado.

No meu que é um Vario simplesmente pego um pincel e tento retirar o máximo de pó das mós e na parte onde sai o grão moído que o pincel não alcança eu pego uma varetinha de madeira dessas de churrasco e tento retirar onde fica um pouco de pó grudado, me parece que é o único lugar que acumula um pouquinho de pó mas é bem pouco no caso do Vario e para finalizar pego um desses aspiradores de pó portátil e deixo na opção de sopro do ar em vez de aspirar, o ar é soprado com bastante potência e jogo o ar nas mós primeiramente em seguida também na saída do moinho. Garanto que não fica pó nenhum entre as mós e na saída, pois o ar é muito forte e não tem a necessidade de desmontar o moinho, verifico com um bom farolete e sai todo o resíduo de pó inclusive o velho.

 

Alguns tipos de sujeira obrigam a desmontagem. Frequentemente a gordura do grão, somada ao pó e a umidade fazem um grude em algumas partes do moedor que exigem desmontagem pra limpeza efetiva. Mas é coisa pra fazer em períodos mais distantes, algo como de seis em seis meses. Se usar grãos mais oleosos, talvez tenha que ser em intervalos menores. Essa massinha com o tempo fede a ranço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o cafe passa do ponto bom para espresso eu congelo e vou guardando até minha mulher me pedir cafe para coado.

Moendo 200 - 300gr de grão, para coado, deixa o moinho limpinho e a lata de café abastecida.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que alguns moedores que são de difícil acesso onde tem aquela camara para a saída do pó acumulam mais, no Vario a saída é tão próxima das mós que praticamente não retem nada e esse processo de retirar o mais grosso acumulado com uma vareta de churrasco, depois o uso do pincel e em seguida o sopro do vento um aspirador portátil que no meu caso é bem forte, faz com que não fique nada acumulado, pelo menos até agora no Vario vem funcionando de forma efetiva, não sou muito favorável de ter que ficar desmontando e montando sempre as coisas, ainda mais moedor onde muitos desregulam, depois tem que calibrar, as empresas deveriam pensar que a maioria dos consumidores domésticos não são técnicos e havendo necessidade de abertura fazer algo mais fácil, digamos que de encaixe onde as mós não desalinhem, agora ficam enchendo de parafusos e 1 mm de diferença no encaixe das mós pode desregular. Idéia do Bernardo também é boa de usar bastante grãos de forma contínua mas acho que dependendo do moedor aquele pó oleoso que forma um bolo grudento não sei se consegue sair, em alguns modelos de moedores onde não há essa camara para saida do pó tentem isso que falei, em vez de aspirar coloque para soprar o ar, os moinhos são parrudos e não é algo delicado em que as peças irão sair voando em função do vento forte rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lido limpa com um sopro, pincel e paninho e as mós se autolimpam moendo. Não tem onde possam ficar restos de café.

O MACAP é uma beleza para limpar, se desmonta e monta com extrema facilidade e precisão, não perde a regulagem e fica brilhando após a limpeza.

Super sólido, para quebrar só alguém muito desleixado que lave embaixo da torneira, perca as peças, lave com sapolio ou algo assim.

O Braun e bem difícil de desmontar mas fica novo após moer 300gr de cafe e passar um pano úmido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que jóia Bernardo, se um dia for fazer upgrade de moedor, vou pensar muito nisso, retenção de pó e facilidade na limpeza e processo de desmonte caso necessário, sinceramente não quero mais complicação pro meu lado, pois me parece que li em algum tópico que o Márcio comentou onde foi chato para regular um moedor manual que ele tem, se pra ele foi chato o processo pra mim deve ser impossível rsss, já são tantos detalhes e tão pouco tempo, pelos transtornos de alguns moedores acabei escolhendo o Vario pela facilidade de limpeza, da regulagem de moagem e portabilidade, apesar de não achar ele esteticamente tão bonito por ter partes em plástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Ressuscitando o tópico

 

Cada dia fico mais fã dos mazzer são robustos e extramamente fácil desmontar e montar , tinha uma certa insegurança no começo .... A única coisa que tem que ficar atento neles é quando rosquear a mó superior no moinho ela deve estar alinhada , e para garantir isto basta simplesmente girar ao contrário até que você ouça o som delas "caindo" aí e só rosquear e pronto :)

 

Não acho o SJ grande , principalmente agora quando eu me mudar pois irei ajeitar na sala um barzinho de café :) . Concerteza o meu próximo upgrade de moedor ( em cima do SJ será um Robur com dosador ;) ) sei que retém bastante pó , por isso o com dosador ; com algumas modificações ( como retirar o timer que enche ele a cada 12 puxadas da alavanca ) dá para moer por dose .

 

Acabei fazer a limpeza de todos os meus moedores ( estou agora terminando o Hario ) sei lá acho que hoje acordei energético , overdose de cafeína hahaha

 

Boa limpeza à todos :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processo de encaixe da para fazer no Rocky também. Enrosca ao contrário até ela encaixar e depois enrosca do lado certo.

 

Mas tem gente achando aqui que meu Rocky tá com as mas desalinhadas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho o Super Jolly facílimo de limpar, até mais do que o nemox. Muito prático ao retirar as mós. Faço isso uma vez a cada 15 dias.

Quanto ao dosador, fiz um mod para que a retenção de pó seja menor.

Sabe aquelas fitas adesivas que vem com um veludo para vedar janelas (aquelas de correr, ficando entre ambas). Pois é, comprei um kit desses (saiu R$ 19,00) com mais de três metros. Cortei dois pedacinhos do tamanho das aletas do dosador (da de cima, que se localiza logo depois da placa que impede que os grãos moídos vão direto para fora, e da de baixo), colei-as na lateral delas (de forma que não há qualquer resistência quando aciono a alavanca do dosador). Com isso, a de cima varre todo o pó que fica sobre a placa de aço, expulsando-o para as aletas inferiores; a de baixo, varre o pó para fora do dosador, direto para o porta filtro.

Ficou show.

Depois posto fotos no tópico apropriado (super jolly). Se bem que o presente tópico, por tratar de limpeza de moinhos também é adequado he he.

 

De qualquer forma, pretendo fazer o mod para transformar o super jolly em doserless. Já até comprei a plaquinha no espressoparts

http://www.espressoparts.com/MAZ_206.

Acho que o bico vou fazer por aqui mesmo, em algum torneador.

Penso em aproveitar e pintar o moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit : esse video que coloquei não mostra o cara trocando as mós , achei que fosse este mas ao assistir percebi que não é .... Já posto outro

 

Ou pode ser assim mas tendo cuidado para não danificar o eixo com o alicate :)

http://m.youtube.com/watch?v=I3A6O9cMtmI

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...