Ir para conteúdo

Café estranho


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal a mais ou menos uma semana atrás comprei um saco de Orfeu ( o tradicional saco verde ) e hoje fui abri-lo. Já conhecia muito bem este café apenas tomando ele em restaurantes e cafeteiras, então sei como ele é. Ao abrir o saco senti um cheiro bom mais me decepcionei achei que seria mais intenso, apesar do aroma ser algo muito relativo pois até os mais vagabundos dos cafés cheiram bem, pois é café rsrsrsrs . Fiz 6 shots estava com visitas em casa então servi para todo mundo, e não provei o café. Então tive uma surpresa ninguém aprovou o café e todo mundo da minha família me elogia pelos meus cafés que modéstia parte sempre são muito bons , só utilizo café de primeiríssima qualidade e já peguei jeito com a minha maquina nova e os meus shots estão excelentes, ainda deixo a desejar em lattes e capouccinos mais em shots estou craque ;)

Agora mais tarde fui preparar uma café para mim e para o meu pai e achei o cheiro do orfeu enquanto o moía estranho..... Estava azedo lembrava um cheiro de carne crua kkkkk ???? Preparei um expresso e me deu vontade de regurgitar ( para não dizer outra coisa ) acabei jogando um saco de 1 kg fora !!!! Se foram mais de 40 e poucos reais de café gourmet para o lixo. O que pode ter causado isto, e não me venham falar que o café podia estar velho , pois mesmo se estivesse não federia daquele jeito :( !!!! O que pode ter causado isto ??? Umidade ? acho difícil ..... Algum fungo talvez kkkkk rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser só idade sim, ou algum problema no armazenamento do verde...

 

Agora... Explica aí o que é gorgitar... :lol:

 

Márcio.

Estava digitando no iPad , agora foi a quarta vez que edito este post em 5 mim , para digitar acho o iPad horrível , as letras são pequenas e o teclado touch me faz digitar errado kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, desconheço totalmente esta área sobre os problemas e tipos de deterioração do café, mas normalmente cheiro de azedo, em materiais orgânicos ocorre através da fermentação, talvez armazenamento em local úmido e quente. Resta saber se é possivel que isto ocorra durante alguma etapa do processo de produção do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora mais tarde fui preparar uma café para mim e para o meu pai e achei o cheiro do orfeu enquanto o moía estranho..... Estava azedo lembrava um cheiro de carne crua kkkkk ????

 

Só um comentário que acho importante, existem alguns cafés que remetem ao cheiro de carne mesmo. Eu lembro que algumas vezes senti aqui em casa e no momento achei meio estranho. Um dia me lembro que vi um video da Isabela Raposeiras, que ela mostrava um café para um convidado leigo em café, e expert em gastronomia, e ele disse pra ela: "cheira carne, carne de panela"...e ela "justificou": são os óleos do café!... acho que foi mais ou menos assim.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Só um comentário que acho importante, existem alguns cafés que remetem ao cheiro de carne mesmo. Eu lembro que algumas vezes senti aqui em casa e no momento achei meio estranho. Um dia me lembro que vi um video da Isabela Raposeiras, que ela mostrava um café para um convidado leigo em café, e expert em gastronomia, e ele disse pra ela: "cheira carne, carne de panela"...e ela "justificou": são os óleos do café!... acho que foi mais ou menos assim.

 

Valeu

Exatamente me lembrava um cheiro de carne de panela mas ainda sim não justifica o gosto horrível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs : a extração aparentemente foi boa e visualmente estava bonita , levou aproximadamente 24s e a crema estava com tons de marron mais não era muito espessa, talvez pela idade da torra tenho que checar se no saco diz algo sobre sua validade etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima,

 

Como você mesmo disse, o café é conhecido seu pois costuma tomá-lo em cafeteiras. Essas, por sua vez, nao costumam usar café muito fresco pois normalmente quem vai para o moinho é o café mais velho. Acredito que tenha havido algum problema com o pacote que você adquiriu. O Orfeu cheira a tudo menos a carne, rsrsrsrsrsrs.

 

Qual a data da torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o café não estava velho, não digo que era recente mas velho não é.

O café foi fabricado no dia 12/09/2012 e data de vencimento ( o que sabemos que não é verdade ) 12/03/2013

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12/09? Sem chance de ser a idade. O Orfeu é embalado em atmosfera modificada com nitrogênio. Um café dessa idade certamente terá cheiro de recém torrado quando o pacote for aberto. Já comprei Orfeu com quase dois meses de torra que ainda estavam bons quando abri.

 

Algo deu errado no seu pacote...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 sobre o teclado do iPad!

 

E não duvido que algum fungo ou uma bacteria possa estragar o café e levá-lo a esse ponto. Já senti cheiros muito estranhos em alimentos estragados...

 

E se você não tivesse jogado o pacote fora, eu sugeriria despejar os grãos e fazer uma inspeção visual dos mesmos em superfície plana e bem iluminada: poderia descobrir, por exemplo, fezes de animal ou mesmo um pedaço em decomposição de algum alimento espúrio, ou parte mutilada de pequeno animal/inseto. Eu faria também uma inspeção da embalagem vazia, sob luz forte, e depois a viraria do avesso com cuidado, em busca de contaminação. Você pode ter sido vítima de uma embalagem suja, simples assim.

 

Por que a sugestão da "perícia"? Na minha opinião, além dos 40 reais perdidos, é seu direito receber SEMPRE um produto seguro e condizente com a qualidade esperada/prometida e a validade impressa na embalagem. Nessas situações, o mais indicado é ligar para o SAC da empresa e reclamar. Creio que só assim melhoraremos a qualidade dos produtos no mercado como um todo. Nós, consumidores, precisamos zelar por nosso direito de usufruir dos produtos pelos quais pagamos.

 

Mas, que bom que ninguém ficou doente com os grãos "estranhos" do Orfeu.

 

Aliás, já mencionei em outras mensagens que tenho certo nível de paranóia... :ph34r:

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1 sobre o teclado do iPad!

 

E não duvido que algum fungo ou uma bacteria possa estragar o café e levá-lo a esse ponto. Já senti cheiros muito estranhos em alimentos estragados...

 

E se você não tivesse jogado o pacote fora, eu sugeriria despejar os grãos e fazer uma inspeção visual dos mesmos em superfície plana e bem iluminada: poderia descobrir, por exemplo, fezes de animal ou mesmo um pedaço em decomposição de algum alimento espúrio, ou parte mutilada de pequeno animal/inseto. Eu faria também uma inspeção da embalagem vazia, sob luz forte, e depois a viraria do avesso com cuidado, em busca de contaminação. Você pode ter sido vítima de uma embalagem suja, simples assim.

 

Por que a sugestão da "perícia"? Na minha opinião, além dos 40 reais perdidos, é seu direito receber SEMPRE um produto seguro e condizente com a qualidade esperada/prometida e a validade impressa na embalagem. Nessas situações, o mais indicado é ligar para o SAC da empresa e reclamar. Creio que só assim melhoraremos a qualidade dos produtos no mercado como um todo. Nós, consumidores, precisamos zelar por nosso direito de usufruir dos produtos pelos quais pagamos.

 

Mas, que bom que ninguém ficou doente com os grãos "estranhos" do Orfeu.

 

Aliás, já mencionei em outras mensagens que tenho certo nível de paranóia... :ph34r:

 

Abraço!

Não acho paranóia não , alias deveria ter feito isto mas na hora fiquei tão enojado com o cheiro ruim e ao mesmo tempo chateado de ter perdido o café que acabei jogando no lixo , pelo menos guardei o saco e dei uma olhada nele mas não percebi nada de estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idade do café verde, problemas no armazenamento, não tempo de torra...

 

Não acho que acharia qualquer corpo estranho no café. Já torrei mais de um café que o cheiro era muito estranho, e os grãos crus estavam esbranquiçados, já com 1 ano de idade. O gosto costuma ser apagado ou até ruim mesmo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o Orfeu cheira muito bem, mas definitivamente não tem cheiro de carne crua (e eu até que entendo de carne, rsrs) e nem de carne assada!

 

O que acho a causa mais provável desse aroma estranho é problema de armazenamento. Em supermercados se observa muito isso. Os depósitos são uma mistura de um sem número de produtos, cada qual com suas particularidade de armazenamento, e isso geralmente é muito difícil de se observar e respeitar pra todos os ítens. Eu chutaria fermentação pro cheiro estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que você passe a comprar cafés do Alexandre, da nuance (Renato), do Marcelo (cafés do vale do caxixe). Eles realizam torras poucos dias antes de enviar. São de um nível superior ao café Orfeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que você passe a comprar cafés do Alexandre, da nuance (Renato), do Marcelo (cafés do vale do caxixe). Eles realizam torras poucos dias antes de enviar. São de um nível superior ao café Orfeu.

 

Não sei se dá pra afirmar isso em termos absolutos, respeitando sempre a opinião do Guilherme. Sem desmerecer a qualidade dos cafés que citaste, que todos gozam de boa reputação e nenhum ainda provei, pro meu gosto pessoal o Orfeu é muito melhor do que, por exemplo, os cafés do Ateliê que já provei, ainda que estes de torra fresquíssima, bem mais que a do Orfeu.

 

Ainda acho que o café do Rodrigo estava estragado por alguma má condição de estocagem ou transporte do produto, eventualmente submetido à umidade. O cheiro do Orfeu quando se abre o pacote é excelente. Outro dia servi aqui em casa um shot pra minha cunhada. Enquanto ela esperava na sala, perguntou que cheiro delicioso que ela estava sentindo, era o Orfeu que até então eu tinha apenas moído.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rodrigo tem razão. Não da para fazer essa afirmação de que o orfeu é de pior qualidade. Todos os cafés citados são muito gostosos. Por isso, a retratação. Café, igual a vinho, depende do gosto de quem toma. Mas, uma coisa posso afirmar. Comprando os cafés citados, vc terá certeza de que são de torras bem recentes.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que é isso, Guilherme. Não acho que seja caso de retratação, rsrs.

 

De fato, gosto é gosto, e conseguir cafés com torras recentes nem sempre é fácil. O Orfeu mesmo tive sorte de conseguir torra bem recente pois tem uma cafeteria local que vende, mas eu sei que nem sempre isso é fácil. De qualquer maneira, é um excelente blend pra espresso se estiver em boas condições, e vale ser provado, assim como qualquer dos outrs cafés recomendados aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Guilherme agradeço o elogio.

Considero o Orfeu como sendo o melhor café empacotado vendido no Brasil. Outrossim não é o único excelente café disponível como citou o Guilherme.

 

O que o r.lima deveria ter feito, e creio ainda deva fazê-lo, é ligar para a empresa Fazenda Sertãozinho (35 37411720) e explicar o que aconteceu. Melhor seria ter guardado os grãos para eventual análise pela empresa. Estou certo que estarão interessados em saber o que ocorreu e por certo reporão o pacote perdido.

Claro que há possibilidades de erros, ainda que improváveis devido ao bom controle de qualidade do produto, mas, apenas como hipótese, cito que um micro furo causado por qualquer tipo de falha no material da embalagem poderia comprometer o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se dá pra afirmar isso em termos absolutos, respeitando sempre a opinião do Guilherme. Sem desmerecer a qualidade dos cafés que citaste, que todos gozam de boa reputação e nenhum ainda provei, pro meu gosto pessoal o Orfeu é muito melhor do que, por exemplo, os cafés do Ateliê que já provei, ainda que estes de torra fresquíssima, bem mais que a do Orfeu.

 

Ainda acho que o café do Rodrigo estava estragado por alguma má condição de estocagem ou transporte do produto, eventualmente submetido à umidade. O cheiro do Orfeu quando se abre o pacote é excelente. Outro dia servi aqui em casa um shot pra minha cunhada. Enquanto ela esperava na sala, perguntou que cheiro delicioso que ela estava sentindo, era o Orfeu que até então eu tinha apenas moído.

Concordo com você Rodrigo, apesar deste incidente continuo achando o Orfeu melhor do que os cafés do Ateliê por exemplo ( é claro que também não estou desmerecendo os cafés citados, pois todos são de qualidade comprovada por muitos aqui do CDC ). Também acho que não devemos se privar de sempre estar experimentando outros cafés , e sempre devemos estar a procura de algo novo. Na minha opnião não é bom para o nosso Hobbie acabar caindo em uma "rotina" de sempre estar comprando os mesmos cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Guilherme agradeço o elogio.

Considero o Orfeu como sendo o melhor café empacotado vendido no Brasil. Outrossim não é o único excelente café disponível como citou o Guilherme.

 

O que o r.lima deveria ter feito, e creio ainda deva fazê-lo, é ligar para a empresa Fazenda Sertãozinho (35 37411720) e explicar o que aconteceu. Melhor seria ter guardado os grãos para eventual análise pela empresa. Estou certo que estarão interessados em saber o que ocorreu e por certo reporão o pacote perdido.

Claro que há possibilidades de erros, ainda que improváveis devido ao bom controle de qualidade do produto, mas, apenas como hipótese, cito que um micro furo causado por qualquer tipo de falha no material da embalagem poderia comprometer o produto.

Ainda irei entrar em contato com eles e explicar o acontecido. Mas sem querer fiz a grande besteira de descartar os grãos :( na hora não havia pensado nesta possibilidade, mas acho que ainda tenho o direito de fazer a reclamação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As empresas sérias trocam seus produtos, às vezes nem querem o produto ruim de volta.

 

Recentemente tivemos um caso assim, um fermento que estava na validade e tudo, mas o bolo não cresceu. Meu pai comprou numa padaria e ali eles são craques em guardar exposto, nas prateleiras abertas, com luz do sol entrando, calor etc.

 

Ligamos e o fabricante anotou o lote, data da compra e local. Enviaram um novo pelo correio, sequer recolheram o produto estragado. Estas empresas sérias se preocupam muito com sua imagem e tratam as reclamações com rigor.

 

Acho que vale a pena ligar e explicar o fato.

 

Lima, aproveitando, o que é um hobbie?

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Lima, aproveitando, o que é um hobbie?

 

um abraço

 

Um hobbie seria um passatempo que praticamos com frequencia com o objetivo de nos destrair. Acho que em português não tem bem uma tradução, o melhor jeito de explicar o que é um hobbie seria por uma definição mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer mudar o rumo do tópico mas agora fiquei com uma dúvida ( vou perguntar no meu curso de inglês ainda esta semana ) o certo seria Hobby or Hobbie ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...