Ir para conteúdo

Vendo Elektra Microcasa a Leva


Carneiro

Postagens recomendadas

Olá!

 

Estou vendendo a Elektra Microcasa a Leva que tenho. Essa máquina que iniciou meu gosto pelas manuais e como está funcionando muito bem acho que ela merece ser usada todo dia. Fabricada em 2003 mas praticamente zero quando comprei. Usei bastante no início, mas depois com a doidera de restaurações e novas máquinas ela ficou mais parada.

 

Ela tem uma mola adicionada, o que fez a pressão inicial subir de 6 para uns 8 bar. Realmente a máquina mudou, mais crema e corpo, o que é bom para nosso tipo de café e espresso. Claro que não tem a mesma pressão das comerciais de pistão e mola (normalmente começam de 10 a 12). E também é uma extração diferente das de bomba, um pouco mais suave e com clareza - mostra-se muito do café, ou seja, café ruim não tem vez.

 

Também adicionei um espaçador de 2mm de silicone entre o grupo e caldeira. Assim, evita-se um pouco o super-aquecimento do grupo, e para a primeira extração basta extrair água da caldeira (flush) para aquecer o grupo. Normalmente depois da primeira extração desligo a máquina e só religo para a próxima, mesmo que seja um tempo curto, de 3-4 minutos, ajuda a manter um bom ritmo de temperatura. Além disso, é possível iniciar a extração com a caldeira em 0,5 bar, ou 0,7 bar, e também reduzir um pouco a temperatura da água quando entra no grupo.

 

A máquina vai com porta-filtro zerado, o original aberto (descascou o cromado, e pretendo deixar só no latão ou recromar), tamper de inox, filtro simples e duplo. A grelha da bandeja pingadora está descascando - é de latão mas com um acabamento latonado, com posterior adição de algum verniz. Esse verniz vai embora... Não sei se valhe a pena refazer isso, essa grelha dá até um certo charme com a cara de usada/gasta.

 

Ela é 110V. Nas nossas tomadas de 127V normalmente a resistência chega a uns 950W. Ou seja, não deve passar 8A. Coloquei um cabo de aproximadamente 1 metro com a ponta macho tripolar, assim pode-se usar o cabo desejado que tenha fêmea tripolar, como dos computadores.

 

As vedações do pistão e do grupo são novas. Do grupo ainda não é mas chegará em breve.

 

A vaporização de leite na Elektra é moleza. O braço é fixo mas muito bem posicionado. O bico de 3 furos é excelente. Fazer 100-120ml é um pouco difícil, como em qualquer máquina com mais volume de vapor, mas com treino dá. Fazer 140-180ml é muito fácil. Volumes maiores vão demorar um pouco mais, mas dão mais controle ao operador.

 

A rotina da máquina é ligar, esperar os 10-12 minutos que demora para chegar na pressão de ~1 bar, aquecer o grupo com um flush razoável (que pode ser usado para aquecer umas 2-3 xícaras), e preparar o primeiro café. Já nesse momento eu desligo a resistência, para só quando for iniciar o segundo ligar novamente. Se possível, deixar o uso do vapor para o final. Dá para fazer de 4 a 6 cafés, se não deixar o grupo aquecer demais. O ritmo tem que ser lento mesmo, nada de correria - o grupo não dá conta de ser um bom radiador tão rapidamente.

 

Fotos:

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

post-1535196166-13257373099118_thumb.jpg

 

E vídeo!

 

 

Preço em mensagem privada, por favor.

 

Abraços,

 

Márcio.

post--1918125805-13257373106095_thumb.jpg

post--1918125805-13257373107365_thumb.jpg

Editado por Carneiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Já que o fórum tá meio devagar, vou escrever aqui pois andei pensando em retomar a venda da Elektra com preço melhor.

 

O grupo tá desmontado pois pensei em testar a adição de 2 molas que fiz, além da original. Já testei 1 adicional e ficou bom, talvez 2 fique pesado, mas quero logo testar e decidir como deixo a máquina.

 

Se alguém se interessar, me escreva.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Realmente a máquina fica melhor com apenas 1 mola adicional...

 

Vou remover 1 mola e dar uma revisada na máquina... Grande chance de, se não aparecer interessados logo, eu desistir de vender! Quem sabe deixar a Semiautomatica no trabalho e a MCAL ficar aqui em casa. :)

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...