Ir para conteúdo

O Mito da Crema: quanto mais, melhor???


Rodrigoks

Postagens recomendadas

  • 2 weeks later...
  • 2 years later...

A crema que descreveram aqui marcante no café mais torrado tem algo a ver com uma maior acumulação de gás carbônico? Ouvi falar que a perda da crema no café envelhecido se dá porque ele perde o gás carbônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Lonadi está ligado a isso sim, os gases em geral na verdade.

 

Quanto mais velha a torra, maior a volatilização dos gases, menor a crema, em tese.

 

Mas não se apegue muito a isso, já fiz testes com café de supermercado, a vacuo, já moídos, com 5 meses de torra, e consegui cremas bem espessas..

Só pra deixar claro, não fiz esses tipos de testes para beber, mas sim para checar alguns ajustes na máquina haha

 

A pressão da máquina também é um fator bem importante na crema, experimente baixar para 4 bar, e tire um espresso, com grão de torra fresca, provavelmente sairá uma crema rala.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

A Raposeiras sempre diz que deve-se mexer o espresso. Na verdade ela até diz que crema não é uma coisa boa. Mas não entendo tanto de espresso, porem essa agitação é que me causa mau estar devido a um certo TOC rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço a Aram da reunião do CD Rio que o Bruno levou , não melhoraria muito se o @João Vitor Ribeiro tivesse apoiado o conjunto copo/aram em uma mesa ?

@Allexlimaa2 , cuidado com o blá-blá-blá da raposeira , crema não é bom ? mas sem crema não é  expresso é  moka  ou aeropress ou outra coisa .

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fico sem a crema no espresso como diz o velho ditado: nem que a vaca tussa, pra mim é essencial ter a crema no método espresso, realmente foi muita agitação, não sei se vi foto ou video do Aram e dava a impressão que não agitava tanto assim, agora de vazar pelo copo ai lascou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem essa questão da estética tbm, o gosto realmente não é bom, mas tbm não me desagrada, mas é linda a crema, a viscosidade que dá no café, a extração, tudo fica legal com a crema, mas café é sempre gosto pessoal, se não gosta pega e tira mesmo... eu mesmo até hoje ainda coloco o tal do demerara no meu café e não tem jeito, não me vai o espresso sem, somente coados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou extender esse papo de crema porque  vai desvirtuar o tópico , mas porque vcs estão tão excitados e felizes com a Aram ? A maioria comprou sem provar o café,  decidiu apenas pelo vídeo ou fotos certo ? E o que motivou essa decisão,  a imagem da crema , vou repetir se não tivesse crema na propaganda ninguém comprava.

Isso vale para todas essas máquinas,  se não tivesse a imagem da crema eu não teria comprado ROK , se a Handpresso não tivesse a imagem de crema o Rogério não comprava.

Expresso tem crema , expresso sem crema é  expresso mal feito.

Agora se a pessoa mistura a crema , retira , gosta ou não  gosta é  algo pessoal , cada um faz como quiser.

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 9/22/2017 at 16:14, carlos eduardo disse:

Não vou extender esse papo de crema porque  vai desvirtuar o tópico , mas porque vcs estão tão excitados e felizes com a Aram ? A maioria comprou sem provar o café,  decidiu apenas pelo vídeo ou fotos certo ? E o que motivou essa decisão,  a imagem da crema , vou repetir se não tivesse crema na propaganda ninguém comprava.

Isso vale para todas essas máquinas,  se não tivesse a imagem da crema eu não teria comprado ROK , se a Handpresso não tivesse a imagem de crema o Rogério não comprava.

Expresso tem crema , expresso sem crema é  expresso mal feito.

Agora se a pessoa mistura a crema , retira , gosta ou não  gosta é  algo pessoal , cada um faz como quiser.

 

Concordo com cada palavra! 
E eu posso dar a MINHA experiência pessoal em duas coisas:

- Extração com crema é essencial e ponto final. Por vários motivos que eu nem vou divagar aqui. "Espresso sem crema é expresso mal feito" e ponto final! 
 Seja ela escura, clara, menos ou mais espessa. Simples, pensa num Tigrado, quase 100% das vezes tá perfeito.
- Mexer a crema é opcional e ponto final. Eu mexo e acho essencial.EU.
- Eu fui um dos que comprei a ARAM porque provei o café na Feira. Eu só comprei por causa disso e ponto final. AAAHH, mas tinha crema?? TINHA e estava tigrada e por isso eu comprei! 
Estava lá aquela coisa, aquele moedor de café esquisito (ARAM) e eu perguntei no stand: "Tem alguém demonstrando isso aqui?" E lá de longe veio o Juca Esmanhoto: "Opa.. isso é uma máquina de espresso manual, quer provar?"  e eu pensando... uhum, sei...<_<. Dai ele dá uma escaldadinha só e com máquina ainda fria tira um espresso. Um espresso só, de cara o primeiro que ele tirou, já veio tigrado e foi o melhor espresso que eu tomei na feira naquela dia. Pronto, precisou de mais alguma coisa? 

@João Vitor Ribeiro Sua extração estava ficando ótima, e provavelmente deveria estar gostosa mesmo um pouco bagunçada, rs. Mas se tivesse apoiado a cafeteira em alguma mesma em que o copo não deslizasse TALVEZ não teria tido problema. Ou melhor ainda, se tivesse prendido ela entre as pernas como alguns fazem com o Bravo Mini. 

Sobre a agitação, é uma pena não poder ver como o espresso saiu antes de rodá-lo no copo ou mexer com a colher, mas eu iria rodá-lo de qualquer forma então pra mim a agitação não interfere em nada. 
Quando a minha chegar eu tento fazer alguma sem a base. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Muito obrigado amigos !! E um super obrigado João.
...
Porem passei um email lá na ARAM pra ver se eles me vendem o suporte, veremos.
... espresso shake rsrs


Alex, se ainda não comprou compra com a base, senão ficará mais caro... A minha foi com base e tudo, hehe

Espresso sem crema ... Zero tesão. De vez em quando vejo um desses por aí na rua, da conta de pedir para colocar leite no café dos outros, crema é vida, não existe espresso sem cremado, existe café coado, bom começo e bom fim. Bigodinho, e ainda rapo a xícara com a colherzinha [emoji16] [emoji16] [emoji16]



Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou postar de novo, mas só pra fechar minha opinião.

Creio que ninguém disse e nem acha que espresso não deve ter crema, o que eu disse  é que retiro a crema após preparo (como bem disse o Carlos Eduardo, espresso tem que ter crema, o que se faz com ela depois é gosto pessoal). E também não é sempre que tiro, normalmente faço com essas torras mais escuras do BR.

O pessoal da Coffee Collective sugere tirar pra ver a diferença (eles servem com crema em suas cafeterias, é só uma sugestão pra quem quer brincar um pouco), Square Mile, Tim Wendelboe e outros também, não precisa ser algo corriqueiro, mas é interessante experimentar pelo menos uma vez.

Sobre a crema tigrada, realmente tem um apelo estético legal, mas se tu for pensar no que forma esse "tigrado", nada mais que partículas de café bem finas, o que deixa a crema ainda mais amarga. Hehe

Sobre a ARAM, recem recebi email falando sobre o envio. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que se fala bastante é que o sabor da crema pura não é dos melhores.
Em relação a mexer o café, acho que tem a ver com homogeneizar misturando todos os elementos do café para saborear.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Coffee Lab, até um ano e meio atrás, no cardápio havia as duas experiências de degustação (esqueci agora o nome que dão a elas): tirar totalmente a crema e  misturar a crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Márcio Martignoni disse:

O que se fala bastante é que o sabor da crema pura não é dos melhores.
Em relação a mexer o café, acho que tem a ver com homogeneizar misturando todos os elementos do café para saborear.
 

Como assim, cara pálida?! :rolleyes: Você, que toma espresso, só ouviu falar?! nunca provou só a crema?!?! :P

Até pelo que o CaÊ falou outro dia, das fases de extração do espresso, com sabores diferentes, é de todo recomendado misturar o café, em qualquer método. No meu caso de coados, que sempre aero, acabo fazendo esta misturação automaticamente. :D

Pelo que já observei em campeonatos de baristas (internacionais), salvo engano, os juízes afastam a crema para sentir o aroma, depois misturam tudo antes de degustar. Acho que com latte art fazem o mesmo. Já com drinks a técnica pode variar, entre misturar, ou não, os ingredientes; quando aprendi a fazer e a tomar drinks nos cursos da Nespresso, eles ensinavam a não misturar, mas sim a subir com canudo para sorver, ou não, as diversas camadas dos drinks (dependia do drink).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum topico sobre crema? Apesar de estar interessante, isso é um pouco off topic demais (para este topico).

Do ponto de vista pratico, mexendo ou não, é pouco provavel que você ao dar um gole em um
espresso tome só uma das 3 partes (fundo,meio,crema) ou seja no final das contas vai estar misturado
ou misturando na boca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim, cara pálida?! :rolleyes: Você, que toma espresso, só ouviu falar?! nunca provou só a crema?!?! [emoji14]
Até pelo que o CaÊ falou outro dia, das fases de extração do espresso, com sabores diferentes, é de todo recomendado misturar o café, em qualquer método. No meu caso de coados, que sempre aero, acabo fazendo esta misturação automaticamente. [emoji3]
Pelo que já observei em campeonatos de baristas (internacionais), salvo engano, os juízes afastam a crema para sentir o aroma, depois misturam tudo antes de degustar. Acho que com latte art fazem o mesmo. Já com drinks a técnica pode variar, entre misturar, ou não, os ingredientes; quando aprendi a fazer e a tomar drinks nos cursos da Nespresso, eles ensinavam a não misturar, mas sim a subir com canudo para sorver, ou não, as diversas camadas dos drinks (dependia do drink).
Kkk
Lisboa, último dos moicanos, [emoji2] , não disse que SÓ ouvi falar, mas tenho visto ser falado.[emoji14]
Eu, particularmente, gosto da crema e bastante! Pra mim, sem desrespeitar ou querer impor opinião aos demais colegas, espresso sem crema não é espresso. O espresso é um todo.
Aliás, gosto de todos o métodos de extração que já provei.
Eu gosto mesmo é de café! [emoji41]

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, rbcassani disse:

Sobre a crema tigrada, realmente tem um apelo estético legal, mas se tu for pensar no que forma esse "tigrado", nada mais que partículas de café bem finas, o que deixa a crema ainda mais amarga. Hehe

O café tigrado, assim como a própria crema, tem um apelo visual realmente lindo, que vale por si só.

Mas... na Semana do Café de Lorena, no ano passado, numa roda informal de bate papo com a participação de 5 baristas campeões brasileiros de diversas modalidades (Raposeiras, Regina Machado, Lucas Salomão, Léo Moço e Estela Cotes) eles deixaram bem claro que já havia uns 3 ou 4 anos (no ano passado) ninguém mais ensinava em cursos os baristandos a tirarem café tigrado.

Segundo eles (não sou eu quem está dizendo), se o café ainda é desconhecido (do barista e da cafeteria) e tigrou pode ser problema, geralmente, de heterogeneidade de torra. Se o café é bem conhecido do barista, e ao iniciar os trabalhos de preparação da máquina para a jornada diária o café tigrou, é problema de preparação (moagem, distribuição, nivelamento, compactação etc.) que precisa se ajustado (inclusive ao longo do dia).

Questão de gosto, inclusive estético, nada mais, nada menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa vc foi criança nos anos 60 como eu , só para dar um exemplo , quantas vezes vc viu a cafeína,  margarina/manteiga e o ovo , irem do céu ao inferno e vice-versa , ou eram veneno ou panacéia.

Modismo mais que ciência,   com o expresso e a crema o modismo é  igual , quando gaggia inventou o método o café foi mal recebido , as pessoas estranharam o creme por cima do café,  não gostaram , achavam que tinha algum produto quimico , impureza ou café solúvel,  ntão em uma ação de marketing gaggia batizou o novo processo de café crema , e acrescentou o "natural" (seja lá  o que isso significava :lol: ) , o que era apenas uma característica do novo método,  virou o que definia ele , de ruim e estranho,virou bom e essencial.

1_gaggia_gilda_3_march_1953.jpg

Nesses 70 anos a reputação da crema vai e vem , na minha humilde opinião o que acontece é  que o expresso é talvez o método mais complexo que existe , a quantidade de variáveis é  enorme , pequenas variações alteram de forma marcante o sabor do café,  o que esses competentes baristas falaram sobre tigrar o expresso é vago e envolve subjetividades como gosto pessoal.

A beleza desse hobby e o que me faz ser um apaixonado por expresso é essa complexidade infinita,  um bom exemplo é  esse vídeo que foi postado nesse tópico em 2014 , o assunto crema , eles colocam a crema no seu devido lugar , nem vilã ou heroína , e como tudo que se refere ao expresso é  tudo muito complexo com muitas variáveis e poucas conclusões. 

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...