Ir para conteúdo

Gaggia Baby Twin


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Guest Leonardopm

Galera,

 

A pedido de um dos nossos moderadores segue o post da Gaggia, agora em um tópico separado:

 

Gostaria de falar um pouco sobre a Gaggia Baby Twin, máquina que já possuo há aproximadamente um ano.

 

Trata-se do modelo top de linha das manuais Gaggia. Em comparação com os outros modelos mais baratos, a Twin vem equipada com os recursos disponíveis em todos os outros modelos, com exceção da OPV, que é fixa em 11 bar e de plástico, ao contrário da OPV da Gaggia Classic, regulável e em latão.

 

Entre os principais recursos destacam-se:

 

1. Grupo comercial de latão cromado de 58mm (com divisor também cromado)

2. Controle de dosagem com opção de pré-infusão (esta última apenas para o botão de singles)

3. Válvula solenóide 3 vias

4. Termobloco para vaporização rápida

5. Acabamento em inox

 

A minha Twin foi comprada nova e deu defeito duas vezes, mas apesar disso estou satisfeitíssimo com ela. Nas duas ocasiões houve vazamento de água, uma vez pela OPV de plástico e outra pela mangueira do termobloco. Segundo li na web esses vazamentos pela mangueira do termobloco são comuns, mas no meu caso eu mesmo resolvi colocando uma braçadeira de metal adicional (já tem uma na original) no local do vazamento. O problema com a OPV foi também resolvido pois troquei pela OPV de latão da Gaggia Classic, que é regulável. Esse upgrade da OPV é um dos mais comuns entre os usuários avançados na Gaggia porque permite ajustar a pressão de extração para qualquer valor. No meu caso ajustei para 9 bar, pois a pressão da OPV original, fixa em 11 bar não é a mais adequada para se trabalhar com pó e sim com sachês ESE.

 

No mais é uma máquina fantástica. Certamente não tem o charme e durabilidade de uma Rancilio Silva, mas no Brasil custa aproximadamente metade de uma Rancilio, que vejo como sua principal concorrente por aqui.

 

O grupo comercial de latão cromado e o portafiltro de 500g garantem não só excelentes extrações como também a sensação de estar usando uma máquina mais cara. Se considerarmos que a extração propriamente dita ocorre no grupo/filtro/portafiltro, a importância desses componentes é crucial para promover uma boa estabilidade térmica, dispersão da água, etc. Eu diria que esse talvez seja o maior diferencial das Gaggias em geral, pois máquinas com portafiltro profissional e grupo de latão são usualmente bem mais caras.

 

A Twin é uma máquina que aquece muito rápido e gera altas temperaturas, requerendo alguma prática para os "flushs", caso contrário queima-se o café com facilidade.

 

O controle de dosagem é bastante útil quando está tudo já ajustado (moagem, compactação, etc) e deseja-se apenas tirar um café sem muita preocupação com tempos de extração, etc.

 

A vaporização é muito boa, com vapor seco e intenso, embora requeira a purga do bico antes de vaporizar. Possivelmente isso ocorre porque quando o termobloco esfria o vapor que está ali dentro condensa. Nada que uma purga de uns 10-15s não resolva. Com a colocação do bico de vapor da Rancilio a performance ficou ainda melhor em termos de controle, produzindo microespuma de excelente qualidade.

 

A possibilidade de modificações dessa máquina também é um ponto interessante. Embora não seja tão modificável nem popular quanto a Classic, a Twin também dispõe de ampla informação na web e o fato de utilizar muitos componentes dos outros modelos a deixa com grandes possibilidades de melhoria. No caso da minha, já foi instalada a OPV da Classic, braço de vapor da Rancilio Silva, divisor longo e está a caminho um PID. Esse último recurso é especialmente interessante porque a Gaggia tem uma caldeira pequena e isso ocasiona variações de temperatura maiores, principalmente no que se refere à temperatura "intrashot", que é a variação de temperatura do início até o final de uma extração.

 

A bandeja é um pouco chata. Enche rapidamente e já perdi as contas de quantas vezes molhei todo o chão da cozinha porque a água simplesmente transbordou.

 

A válvula solenóide é um recurso prático para quem tira mais de um café por vez, pois quase instantaneamente alivia a pressão dentro do filtro após o término da extração, acabando com os clássicos "banhos" de borra quente quando o portafiltro é retirado muito rápido após o desligamento da bomba.

 

No geral ccho uma excelente opção para quem quer uma máquina manual avançada mas não pode pagar os R$ 2.500,00 de uma Rancilio Silva. Em comparação a máquinas menores "caseiras" como a Electrolux, deixa todas no chinelo. Fica como uma boa opção no mid-market.

 

Pontos positivos:

1. Grupo comercial de latão cromado 58mm

2. "Escalabilidade" - ampla possibilidade de mods e upgrades

3. Design e acabamento

4. Controle de dosagem

5. Popularidade - facilidade para encontrar peças e farta informação na web disponível

 

Pontos negativos:

1. Caldeira pequena - maior variação na temperatura, sobretudo na "intrashot"

2. Mangueiras do termobloco costumam vazar

3. Bandeja de resíduos pequena e rasa

4. Requer a purga do bico de vapor com frequência, pois acumula água

5. OPV original é fixa em 11 bar e de plástico

 

Nota: 7,5

Média de preço: R$ 1.200,00

 

Bom, é isso galera. Gostaria de escrever mais, mas faltou tempo. Espero ter contribuído.

 

PS: Quando tiver um tempo vou postar revisão do Breville Smart Grinder, produto que me surpreendeu bastante.

 

Abraços,

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

obrigado pelas informações!

Eu tenho uma Gaggia Espresso Dose e estou pensando em comprar uma Baby Twin de um amigo meu... você acha que o investimento vale a pena pela diferença nos espressos e lattes?

A Baby Twin tem boiler de aluminio e li reclamações de que o vapor n?o é forte...vi uma pessoa reclamando que seria pior do que a espresso dose e tem alguns videos no youtube em que a vaporização funciona com defeito, parando a cada dez segundos e etc... imagino que esses problemas de vaporizacao sejam isolados, mas tive certo temor por conta disso.

bem...minha duvida é se pego essa gaggia baby twin agora e fico com ela um bom tempo ou se fico com minha atual espresso dose e tento juntar alguma coisa para comprar uma máquina superior no futuro, como uma oscar...

O que você pensa? a diferença será considerável?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ítalo,

não acredito valer a pena o upgrade citado,

não acho que você encontrará diferença significativa que justifique trocar sua Dose por uma Baby Twin,

melhor juntar dinheiro e pensar em uma máquina como a Oscar que você citou ou a Musica,

alguma das ditas prosumer.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Bruno, ve se vc pode me ajudar.

Comprei uma baby twin há um mes.

Vamos aos problemas.

Filtro duplo e simples (mesmo para sache) pressurizados.

Consegui atraves da importadora os filtros NÃO pressurizados.

O filtro simples é ridiculo. Ele foi projetado para ser filtro simples para pó e sache.

O Café nao fica bom em nenhuma situação.

Minha pergunta:

Existe algum filtro similar que sirva na gaggia?

Hoje tenho usado o filtro duplo mesmo para um shot.

Vc conegue um bom café usando este filtro simples e de sache?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tvillela,

o filtro simples da Gaggia é mesmo difícil de usar,

a maioria usa o filtro duplo, inclusive eu.

Neste tópico há uma discussão sobre os filtros simples da Gaggia http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-maquinas-gaggia/page__st__80.

Com o filtro duplo você consegue bons resultados?

Tem como importar uns filtros para a Gaggia,

o Rafa importou e falou um pouco sobre isso aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/60-clube-das-maquinas-gaggia/.

Espero ter ajudado,

se precisar de mais alguma ajuda pode ficar a vontade.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao.

Estou conseguindo resultados medianos com o filtro duplo. Sobre tudo a crema que ainda não esta do jeito que eu quero.

Importar seria uma boa, mas não sei se vai valer a pena.

Vou praticar mais no duplo...Afinal o simples se mostra impossivel para quase todo mundo \o/

Valeu Bruno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza se investir num bom moinho vc ficara muito feliz com o resultado. Ah e msm o grao sendo bom como estes precisa ver a torra pois geralmente é tudo torra com data maior que 30 dias. Sinceramente compraria graos do alexandre, atelie do cafe, suplicy ou nuance. Vc iria ver a diferenca de cara. O cafe sai igual um mel ou caramelizado. Fora o crema.

Abs e fique a disposicao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa tarde pessoal, sou novato no assunto e gostaria da ajuda de vocês. Estou comprando uma máquina dessas, porém só encontrei o modelo 220V e pelo que li nas especificações técnicas comparando-a com a 110V é que a potência da 220V é 125W a menos que a 110V, o restante é igual. Pergunto: Isso faz alguma diferença? É viável, inviável ou não altera o produto além da rede de alimentação? Obrigado se alguém puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tenho uma Gaggia Baby Twin há 3 anos. Recentemente após fazer alguns espressos, começa a surgir água abaixo da base da cafeteira, como se fosse um vazamento. Abri a máquina e não ví por onde a água poderia vazar, mas verifiquei que uma parte que metal que sustenta o thermoblock estava bem enferrujado. Em todo o caso coloquei presilhas reforçando todos os encaixes das mangueiras por onde a água circula e chequei bem para verificar se a mangueira do ladrão da bomba estava bem fixa. De nada adiantou, a água continua aparecendo e tenho sempre que levantar a máquina para secar o aguaceiro que se forma abaixo da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser pelo retorno da valvula 3 vias, pode ter soltado, ela é encaixada em um duto que faz parte da carcaça inferior,vem um tubo da válvula 3 vias que tem uma tipo bucha de borracha na ponta que se encaixa neste duto que sitei antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Espressione Cube Plus aconteceu a mesma coisa. Abri a máquina, coloquei abraçadeiras em todas as mangueiras e reencaixei a mangueira que é ligada a bandeija coletora de água. Acabou o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo aconteceu algumas vezes. Daí reparei que estava enchendo o reservatório de água para além do ladrão... :)

É pode ser isso.

A minha vazou algumas vezes no início depois parou, não sabia o que era.

Só estes dias percebi o pequeno "ladrãozinho" ali no canto , bem discreto, roubando a água.

Me lembrei que quando vazou tinha enchido o reservatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Legal a Gaggia ter o ladrão. A Silvia tem uma marca do limite da água, se passar disto ela vaza por uma abertura em cima, no lado, por onde entram as mangueiras.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Minha Twin tem o mesmo problema. É recorrente nesse modelo, pois ele utiliza mangueiras de silicone revestidas com malha de nylon e a fixação é por braçadeiras. Esse sistema é mais propenso a falhas do que o sistema tradicional de mangueiras de teflon com conexões rosqueadas.

 

No meu caso foi bem dificil achar o vazamento pois ele ocorria na junção da mangueira da caldeira com o termobloco de vapor e só ocorria o vazamento quando se acionava o vapor ou a bomba com a maquina fria. Nas demais situações não vazava. Faça o teste e me diga.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vazamento não é pelo ladrão do reservatório e nem pela válvula de 3 vias. O ladrão do reservatório eu selei para aproveitar o máximo do reservatório e o duto da válvula está bem encaixado. O mais irritante é que ao abrir a máquina não dá para perceber de onde vem o vazamento, ou seja, ele ocorre apenas quando a bomba efetua a pressão no momento em que o café é feito e não há como fazer o café com a máquina aberta, pois não tem onde apoiá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, comprei um Baratza Preciso e pretendo pegar uma Gaggia Baby Twin. Pergunto: qual regulagem no moedor você usa pra conseguir o melhor café? filtro pressurizado ou despressurizado?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vazamento não é pelo ladrão do reservatório e nem pela válvula de 3 vias. O ladrão do reservatório eu selei para aproveitar o máximo do reservatório e o duto da válvula está bem encaixado. O mais irritante é que ao abrir a máquina não dá para perceber de onde vem o vazamento, ou seja, ele ocorre apenas quando a bomba efetua a pressão no momento em que o café é feito e não há como fazer o café com a máquina aberta, pois não tem onde apoiá-la.

 

Discordo. Alias foi exatamente assim que descobri a origem do vazamento... ;)

 

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Amigos,

 

Estou na dúvida entre comprar uma Gaggia Baby Class ou uma Gaggia Baby Twin, a diferença de preço parece girar em torno de R$ 300.

Como nesse tópico vocês relataram problemas de vazamento na conexão com o termobloco (utilizado para vaporização), será que vale mais a pena comprar a Class, que teoricamente não tem esse problema, mas é mais lenta na mudança de modo extração/vaporização?

 

Sei que é normal, em um fórum especializado como esse, ver mais discussões sobre problemas técnicos do que elogios. Afinal, quem não tem problema com a máquina pode estar tomando um belo expresso agora ao invés de discutir válvulas e tubulação. Mas quero fazer a decisão certa, qual das duas vocês me recomendam?

 

Abraços,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, acho que antes de qualquer coisa você merece os parabéns. É raro um novo usuário fazer uma busca da dúvida antes de abrir um tópico sobre assuntos já resolvidos. Acaba ficando aquele monte de tópico do mesmo assunto, descentralizando buscas futuras.

 

Quanto à sua dúvida, eu tenho a Twin. Estou muito satisfeito com ela. Excelente máquina. E por enquanto não sei de vazamento nenhum. Fora o causado por mim mesmo kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!

 

Assim que o Walmart cooperar comigo e colocar a versão 110V à venda, comprarei a Twin.

Enquanto isso vou ver se compro um moedor com o Alexandre, provavelmente o Encore.

 

Abraços,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...