Ir para conteúdo

Termômetro de porta filtro.


Victor D.

Postagens recomendadas

Meu megaultramoderno termômetro de porta filtro. Morra de inveja Greg Scace!

É um filtro pressurizado para simular o volume de uma extração normal, um termopar tipo K de 20 "reaus" e Durepoxi.

Tem funcionado bem, só precisava de uma calibragem mais precisa do que ferver água na chaleira da minha mulher.

 

scace.jpg

 

 

Abraço a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A água de torneira também terá o ponto de fusão diferente... Então usar água com gelo (próximo de 0°C) ou água em ebulição (em São Paulo, próximo de 97,5°C) é praticamente o mesmo. Melhor ainda é fazer ambas medidas para propor uma equação linear para o termopar e leitor, assumindo que o sistema seja linear.

 

Não acho que com a água branda que temos a variação chegue a 1ºC. Mas para medir isso precisaríamos de um equipamento muito preciso.

 

O que acho mais difícil é fazer a mistura água e gelo chegar próximo a 0ºC. Já testei com um termômetro digital calibrado e não consegui menos de 3ºC, em compensação na água em ebulição a pequena variação ficou em torno de 97,8°C.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

É necessário deixar o termômetro imerso pelo menos uns dez minutos no gelo com agua. Ha alguns anos atras trabalhei com um pessoal do INMETRO e um dos procedimentos que fazíamos era calibrar um termômetro industrial, o que era feito no gelo.

 

Lembro-me que as medidas só se estabilizavam após vários minutos, chegando muito próximas do zero grau, normalmente décimos de grau acima.

 

PS: usávamos gelo comum, de água filtrada.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É conhecida a polêmica entre os irmãos Wright e Santos Dumont sobre quem inventou o avião. :)

 

Dourada a pílula, segue foto do meu invento, pronto há mais de mês, mas ainda não publicado porque preciso nivelar um pouquinho da durepoxi que ficou mais alta de um lado do filtro e está impedindo a devida vedação do conjunto grupo/portafiltro. O tempo está curto, mas depois que vi o brinquedo do Victor não podia perder a piada!

 

8117806375_9f7e1b4ebb_z_d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, procurando o cálculo para saber a temperatura de ebulição da água a 800m me deparei com a seguinte pergunta:

 

 

"Porque colocamos sal na água fervente do macarrão? Será que é para diminuir o

tempo de ebulição? Para aumentar a temperatura de ebulição?"

 

Será que ninguém pensou que é para salgar o macarrão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É conhecida a polêmica entre os irmãos Wright e Santos Dumont sobre quem inventou o avião. :)

 

Dourada a pílula, segue foto do meu invento, pronto há mais de mês, mas ainda não publicado porque preciso nivelar um pouquinho da durepoxi que ficou mais alta de um lado do filtro e está impedindo a devida vedação do conjunto grupo/portafiltro. O tempo está curto, mas depois que vi o brinquedo do Victor não podia perder a piada!

 

8117806375_9f7e1b4ebb_z_d.jpg

Eu não estava me gabando não, foi o que consegui fazer já que um tenho apenas 1 rim e um Scace original custa $324.19.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu coloco para salgar o macarrão.

 

Caros, as soluções são excelentes, e realmente o Scace é caro para um usuário doméstico. E para nossos propósitos, calibrar e ter a precisão de 1-2°C do termopar K tá ótimo!

 

Se quiserem melhorar, tentem conseguir termopar T de classe especial, mas não sei se é fácil. Ou ainda fazer uma montagem dessas com PT100 classe A ou ainda um 1/10 DIN. Problema também é ter um leitor de boa precisão, aí tudo fica caro.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu coloco para salgar o macarrão.

 

Caros, as soluções são excelentes, e realmente o Scace é caro para um usuário doméstico. E para nossos propósitos, calibrar e ter a precisão de 1-2°C do termopar K tá ótimo!

 

Se quiserem melhorar, tentem conseguir termopar T de classe especial, mas não sei se é fácil. Ou ainda fazer uma montagem dessas com PT100 classe A ou ainda um 1/10 DIN. Problema também é ter um leitor de boa precisão, aí tudo fica caro.

 

Márcio.

É que os termômetros que aceitam termopar tipo T são muito mais caros.

 

Eu Paguei 89 no termômetro usado e 12,50 no termopar tipo K (o que veio no termômetro estava meio baleado). Já o mais barato , usado, que aceitava o tipo T tava 350.

 

Sei que depois de comprar uma máquina como a R58 economizar no termômetro pode parecer idiotice mas não é algo que usarei muitas vezes. Achando o offset no verão e no inverno já é o suficiente para mim. De resto, testei ele no Behmor mas, saber a temperatura ambiente do forno não me ajuda em muita coisa e a temperatura dos grãos é quase impossível de se conseguir.

 

Vi alguns mods mas eram bizarros e sem qualquer credibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que esse é um equipamento bastante útil mas que é usado com pouca frequência, mais para ajustes iniciais, eu proponho a algum de vocês que alugue a traquitana para usuários do Clube.

 

Faríamos um esquema de aluguel semanal a um valor simbólico e junto iria um manual (para o usuário não destruir o brinquedo, né?). O frete ficaria via PAC, baratin, baratin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que esse é um equipamento bastante útil mas que é usado com pouca frequência, mais para ajustes iniciais, eu proponho a algum de vocês que alugue a traquitana para usuários do Clube.

 

Faríamos um esquema de aluguel semanal a um valor simbólico e junto iria um manual (para o usuário não destruir o brinquedo, né?). O frete ficaria via PAC, baratin, baratin...

Empresto sem problemas, mas é necessário um portafiltro naked para poder usá-lo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 2 weeks later...

Hoje meu multímetro deu pane. Tudo bem que ele tem uns dez anos, então tô no lucro.

 

Resolvi comprar um novo no MercadoLivre e achei um modelo baratinho com medição de temperatura de 2-1000 graus e já vem com um termopar tipo K. Como era só R$ 30,00 (contra 25,00 do convencional) peguei logo um, sem nada em mente ainda.

 

Pergunto: alguém tem alguma idéia mirabolante para ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os scace acima são ótimas idéias. Se puder adaptar uma válvula agulha, melhor ainda. Daí poderá simular diversos padrões de extração e estudar o comportamento térmico da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, eu tenho um arranjo que o Márcio me vendeu que usa válvula agulha. Eu o utilizo para medir a pressão com um manômetro que também está instalado nele.

 

Deixa chegar e vou ver se sai alguma brincadeira com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje meu multímetro deu pane. Tudo bem que ele tem uns dez anos, então tô no lucro.

 

Resolvi comprar um novo no MercadoLivre e achei um modelo baratinho com medição de temperatura de 2-1000 graus e já vem com um termopar tipo K. Como era só R$ 30,00 (contra 25,00 do convencional) peguei logo um, sem nada em mente ainda.

 

Pergunto: alguém tem alguma idéia mirabolante para ele?

 

Léo, pode me mandar o link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, acho que comprei o ultimo pois entrei agora e o anuncio consta como finalizado. De qualquer forma segue o link, pelo menos serve para ver o modelo. Tem mais alguns vendedores no ML vendendo o mesmo modelo.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467169310-multimetro-digital-c-sensor-de-temperatura-mas-838-lt680288-_JM

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser rápido assim lá em casa. Comprei o troço ontem de manhã e já chegou!

 

Aproveitei que faria uma torra de Chapadão no Behmor e resolvi testar, porém não fui muito feliz na escolha do local para o termopar. Coloquei ele centrado e encostado na chapa inferior (fundo) do forno, o que fez com que no início do primeiro estalo a temperatura estivesse marcando cerca de 160 graus.

 

Pelo menos deu para ver que a reversão da torra é bem rápida no Behmor. Após apertar o botão de resfriar a queda de temperatura é quase imediata e se a porta do forno for aberta então já derruba uns 20 graus, pelo menos no ponto em que testei. Claro que no grão esse processo é mais demorado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre lembrando o que o Lucas bem observou certa vez: a troca de calor entre os corpos se dá na mesma proporção da diferença de temperatura. Talvez (e aqui é uma hipótese) pra interromper a torra repentinamente (supondo ser esse o objetivo) seja necessário um choque maior de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre lembrando o que o Lucas bem observou certa vez: a troca de calor entre os corpos se dá na mesma proporção da diferença de temperatura. Talvez (e aqui é uma hipótese) pra interromper a torra repentinamente (supondo ser esse o objetivo) seja necessário um choque maior de temperatura.

 

Sim, seria o ideal, como fazemos na pipoqueira ao derramar os grãos em uma travessa gelada, por exemplo. Porém não quero exagerar e causar danos ao Behmor. Acho que acionar o ciclo de resfriamento e abrir totalmente a porta já é providência suficiente e ao mesmo tempo não estressa o equipamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tambor sai com o forno quente?

 

Rô,

 

Tanto no Behmor quanto no CDC Roaster, uma luva dessas para altas temperaturas, é indispensável pois o tambor sai bem quente.

 

O segredo mesmo é já retirar o tambor com essa luva e despejar o café em um resfriador tabajara desses que inventamos por sucção com aspirador de pó.... grãos a temperatura ambiente em no máximo 1 minuto e meio e ainda sem sujeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...