Ir para conteúdo

Termômetro de porta filtro.


Victor D.

Postagens recomendadas

  • 2 years later...

Aurélio vc diz que a maquina esta quente , mas 89 como máxima esta baixo , vc está medindo antes dos expurgos ?

 

Nao seria mais interessante agora que vc já sabe a pressão de extração , retirar o manômetro e produzir um fluxo de água , vc está nessa situação fazendo um backflush.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sai um pouquinho, mas um pouquinho mesmo de água pelo próprio furo do PF, mas não creio que seja o fluxo de um café. 
Mesmo que não tire o primeiro expurgo o máximo que chega é 92, naquela água quente que sai quase vapor do PF. Já quando eu dou um pequeno flush de 3s mais um de 1s e coloco o PF ela marca 88/89 mas rapidamente cai pra 82 ou até menos. 

Mas de fato a maneira como eu estou fazendo é como se fosse um backflush mesmo. Se eu tirar o manometro ela vai passar direto ai não vai adiantar do mesmo jeito.
A válvula agulha eu colocaria no lugar do manômetro?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra ver bem nas fotos, mas parece que você usou um cotovelo pra acoplar o manômetro, certo?

 

Você pode colocar a válvula no lugar do manômetro ou pode trocar esse cotovelo por um T e colocar a válvula abaixo do manômetro, assim consegue controlar o fluxo pela válvula acompanhando a pressão no manômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a partir do momento que a agua começa a se acumular no filtro eu acho que a temperatura da mesma já não tem mais sentido, o ideal era que a ponta do cabo do sensor estivesse próximo ao grupo, apoiado em uma superfi ie não metalica, superficie esta que permitisse que a agua fosse passando para a parte inferior desta superficie, pois o que interessa e a temperatura que a agua chega ao filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso Uma alternativa seria colocar um disco de borracha, EVA ou qq outro material isolante, fazendo com que o filtro não precisasse encher tanto e diminuindo a interferência da base do portafiltro. Acho interessante acompanhar a evolução da temperatura durante toda a extração. Idealmente o PF deve estar bem preaquecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses termopares tem um tempo de renovação de leitura (refresh rate) de 2 , 3 alguns até 5 seg , não são projetados para acompanhar alterações em curtos espaços de tempo .

Como algo indicado para fazer uma curva de temperatura iria custar tão caro que não vale a pena considerar .

 

Com uma extração de 10 ou 15 seg ele vai ter 4 ou 5 leituras no máximo , o display vai ficar aos saltos , ele tem que tentar ler a máxima e a mínima , ele tem que fazer várias leituras , pois com esse tempo de renovação o display pode simplesmente não mostrar a max ou min , com repetições ele diminui essa possibilidade.

 

O PF pre aquecido é básico , como o Rodrigo falou pois com esse tempo de leitura ele precisar estar o mais quente possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já iria preferir um termômetro naquele parafuso do grupo, pras máquinas HX acho que ele é bem mais útil que um termofiltro.

 

Sei que já existe, mas o único que encontrei (o do Eric) custa $110 + frete + impostos =  :(

 

Esses termômetros culinários xing-ling são tão baratos, se houvesse uma opção desse tipo plug'n play pro E61 eu compraria com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já iria preferir um termômetro naquele parafuso do grupo, pras máquinas HX acho que ele é bem mais útil que um termofiltro.

 

Sei que já existe, mas o único que encontrei (o do Eric) custa $110 + frete + impostos =  :(

 

Esses termômetros culinários xing-ling são tão baratos, se houvesse uma opção desse tipo plug'n play pro E61 eu compraria com certeza.

 

 

Concordo, também compraria na hora... o do Eric já havia pesquisado e achei muito caro na época que nem imaginava o quanto o dólar subiria... agora então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem do termofiltro é que poderia ser usado em qualquer máquina com grupo de 58mm, independentemente do sistema (SBDU, HX ou DB) e de utilizar ou não o grupo E61. Seria uma solução universal. Já o termômetro de grupo é prático porque está sempre ali.

 

Sobre os termômetros de espeto, desde que comprei um bom largaria de mão os vagabundos. São lentos e imprecisos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...