Ir para conteúdo

Peneiras para particulados


Bernardo B

Postagens recomendadas

Faz um tempo trocamos idéias sobre penerar o pó moído, como forma de eliminar fines - diminuindo o gosto amargo - mas ficou a duvida de quantos mesh deveria ser a peneira.

 

Achei este jogo (profissional) de peneiras para medir particulados de café com as medidas certas.

 

Penso que com #30 ou #40 já seria mais que suficiente.

 

 

http://www.cscscientific.us/CSC-Coffee-Grind-Sizer

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os particulados em moagens de espresso normalmente estão na faixa de 50 µm. Mesmo considerando 50 a moda, não passa de 100 µm. Acho que a moda maior normalmente tá na faixa de 300 a 500 µm. Talvez coado seria lá pelos 700-800? Acho que o ideal, para coado ou prensa, é se livrar só de 100, no máximo 200 µm para baixo.

 

A mesh 60 parece ser 250 µm. Talvez fosse legal ter 60, 80, 100 e 120 para testar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

podiam me especificar um padrão para eu procurar, para peneirar para french? o krups deixa muito particulado de mais da conta. E para expresso, será q eu acho fácil? qual seria o padrão?

 

gracias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peneirar pra espresso tem problemas. Pra se livrar do particulado teria que usar uma peneira bem fina, e só com agitação manual o pó não passa numa peneira desse tipo. É o que eu li no coffeegeek ou no home barista há um tempo atrás. Pra French deve ser mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Retomando o assunto das peneiras...

 

Ontem pesquisando no Home Barista, fiquei sabendo da existência de um acessório interessante, o Brunopasso MPS-50, um sistema de peneira que ao chacoalhar expulsa os finos para o recipiente externo. Infelizmente está esgotado.

http://www.avenue18.ca/Accessories/Syphone%20Accessories/4050_MPS_50.htm

 

Peneiras de laboratório são um tanto caras, mas descobri que uma pequena seção quadrada de malha de aço inoxidável de um certo mesh é relativamente barato. A idéia é fazer um sistema parecido com o Brunopasso, colocando a referida tela na base de um recipiente qualquer e chacoalhar até expulsar o excesso de finos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato! :(

 

Mas o conceito é bom. Nunca gostei muito da idéia de uma peneira aberta por causa do potencial de imundície próprio do ato de peneirar. Fazer isso compartimentado, apesar de não ser nada genial ou novo, é conveniente. Se eu conseguir implementar com sucesso, posto aqui. O primeiro passo é comprar as malhas de aço, que já sei de onde encomendar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo o raciocínio, não sei exatamente o que esperar do café peneirado. É fato que uma peneira não é o melhor método de classificar as partículas de café, dado que estas não tem um formato uniforme, e que não há uma correspondência direta do café peneirado com uma determinada taxa de extração, justamente por essa característica da partícula de café.

 

O Jim Schulman diz que os finos correspondem a uma fração muito pequena da distribuição de partículas, e são imperceptíveis ao se comparar duas amostras do mesmo café, no mesmo moedor, na mesma regulagem, uma peneirada e a outra não.

 

O que se pode esperar, porém, visando coados e prensa, é descartar as partículas muito pequenas e que são mais propensas a sobrextração, e ficar com a parte superior da distribuição. Isso implica, por outro lado, descobrir a melhor razão de extração para o café peneirado. Considerando que esse problema sempre existe pra um dado café, com certo grau de torra, para uma dada regulagem de um moedor específico, e assumindo que existe uma faixa ótima de extração para a distribuição de partículas deste café que o moedor é capaz de obter, vale a pena peneirar?

 

Dito de outra forma, se é preciso por tentativa e erro descobrir a taxa ótima de extração para o café peneirado, trabalho idêntico ao que se faz com o café não peneirado, vale a pena peneirar?

 

Em tempo: Isso não tem nada a ver com as extrações que tenho feito com o V60 e o BB005, que agora que estamos íntimos, tem sido ótimas. Minha curiosidade é pelo bem da ciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Resgatando o tópico, movido pela curiosidade sobre a influência dos particulados nas extrações e também pela apresentação do Kapo Chiu (HK) no WBC, alguém afinal comprou as peneiras e fez testes? Vale a pena para o barista doméstico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena para o barista doméstico?

Se vale a pena seria para o doméstico. Cafeteria não tem tempo pra perder em "fine tuning" (trocadilho em ingles hein ;) ) além de ninguém dar valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maneira mais econômica de implementar é comprar as malhas no ebay e fazer a peneira em casa. Não acompanhei as apresentações desse ano, mas foi fácil peneirar na faixa do espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O barista de Hong Kong peneirou. Peneira única para todos os processos. Moeu tudo no EK 43, peneirou de uma vez e depois separou em dosagens usando 3 Acaiás. Ficou um segundo lugar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que passar o pó por peneira fina de diâmetro pequeno deve ser tarefa das mais enfadonhas.

 

A propósito, recebi o funil de conservas que encomendei por sugestão do Bernardo. Serve mesmo direitinho no portafiltro! Grande dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é uma WMF, Rodrigo acho que comprou no ebay, na foto me pareceu igualzinha.

Eu trouxe da Alemanha faz um tempo, mas a rigor, quem me deu a dica como utilizar direto no PF foi o Márcio, que também me mostrou a forma mais prática de descarregar o pó do Pharos.

Eu desenvolvi o jeito de como usar os apoios laterais, utilizar a luva de forno e travar a porca e contraporca.

E Santiago ainda providenciou os cilindros de metal.

Entre todos acredito que acabamos fazendo do Pharos um moedor mais consistente e muito mais fácil de utilizar ...

A união faz a força. E o CDC em ação !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...