Ir para conteúdo

Degustação comparada na French Press


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Hoje fui na Baden aqui em POA à tardinha com a minha mulher pra aproveitar o final de tarde bonito que estava fazendo e a minha última semana de alforria do trabalho.

 

A intenção não era degustar cafés nem nada, só curtir alguns bons momentos. Por azar, o café da semana era o Arte, que eu nem gosto muito. Os comes do café, entretanto, são excelentes. Bolos e tortas ótimos!

 

O barista, como sempre muito gente boa, veio conversar comigo. Perguntou o que eu achava do Arte, e eu disse que não gostava muito. Dos cafés que ele tinha ali, preferia o Orfeu. E ele disse que tinha a mesma opinião que eu. Propôs, porém, uma degustação às cegas, na French Press, do Orfeu e do Arte, por cortesia, pra ver se eu identificava às diferenças. Claro que eu aceitei!

 

Alguns minutos depois chegam à mesa duas French pequenas, uma vermelha e uma preta, um cronômetro com contagem regressiva de 4 minutos, já em andamento, e quatro xícaras: duas pra mim, duas pra minha esposa.

 

Quando o cronômetro zerou, baixei o êmbolo da prensa conforme a orientação do barista e servi as xícaras. Na minha opinião, o Arte era o café da French preta, o mesmo café que tinha tomada no espresso minutos antes, um café com a torra um pouco mais escura, pouquíssima acidez, meio sem graça. O da prensa vermelha achei que fosse o Orfeu. Acidez presente, aromas mais complexos, mais doçura. E acertei: ele me confirmou que era isso mesmo!!

 

Muito legal a experiência. E legal a iniciativa da casa, de propor essa dinâmica para os clientes. E gostei do café na prensa, até estou pensando em comprar uma!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando em comprar uma? Pôôô, Fanboy...assim você me decepciona.

 

Viciado que é viciado não pode deixar de ter uma french em casa. Achei que você já tivesse garantido a sua...

 

Se eu nunca mais pudesse tomar Espresso na vida e tivesse que me contentar com apenas um método de extração seria a cafeteira francesa sem duvida alguma. E não se engane: ela é tão versátil quanto a Aeropress, basta pegar o jeito. Já usei a minha até com moagem de coado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, galera. Agora que já estou confortável (não satisfeito!) com a minha máquina e já tenho um moedor decente é que estou pensando a me aventurar em outros métodos. Eu tenho uma mente masculina: muita coisa pra dominar ao mesmo tempo e me atrapalho todo! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando em comprar uma? Pôôô, Fanboy...assim você me decepciona.

Viciado que é viciado não pode deixar de ter uma french em casa. Achei que você já tivesse garantido a sua...

Me ajuda né Fã boy.... ainda não tem uma??????

Muito legal a experiência. E legal a iniciativa da casa, de propor essa dinâmica para os clientes. E gostei do café na prensa, até estou pensando em comprar uma!

 

kkkkkkkkkkkkkk,

 

Compra logo uma cara.French Press Rocks!!!

 

Se eu falar pra vcs que eu tenho uma Aeropress mas só uso ela como FrenchPress vcs nem acreditam.

 

Tem sabores que só percebo na French Press...

 

Na minha opinião, juntamente com o espresso e o coado, os métodos indispensáveis para o fanático...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo

 

Só um detalhe. Fuja das baratinhas que te causarão mais decepções que prazeres.

Acabei de postar isto em outro tópico, mas creio que cabe repetir.

 

A prensa proporciona cafés sensacionais e permite compreender a extração em detalhes que poucos outros métodos permitem. Qualquer alteração no procedimento de preparo, produz variações no resultado, tornando os testes em experiências didáticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Guilherme.

Penso que não seja o caso de equivalência, pois com a filtração por papel original da AeroPress, a maior parte dos óleos ficarão retidos no filtro. Há também a questão de envolver pressão maior que a da gravidade ao processo. Uma variável que não existe na prensa.

Ainda assim, na parte didática, nenhum outro método se compara a cafeteira de êmbolo, tipo prensa francesa.

Note que não me refiro ao sabor da bebida, que é gosto pessoal. E eu adoro o café feito na AeroPress e gosto muito também do produzido na Windax, que me livra quase totalmente dos particulados minúsculos, típicos das prensas francesas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O princípio de funcionamento da french press é talvez o mais parecido com o procedimento que se usa em protocolo de degustação profissional, talvez por isso tenha tanta importância didática...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Como não acredito em tudo que leio ou ouço :) me aventurei com a aquisição e com a primeira degustação de um Unique Frutado torrado a 10 dias na French Press Bialetti e sem duvida nenhuma depois do espresso é o melhor café extraído que já fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba.. Eu não consigo ler uns posts desses sem ficar com a mão coçando rsrsrs.. Fiquei doido querendo uma French Press.. kkkkkkkk Não aprendi nem a fazer espressos decentes e já estou pensando em outros métodos. Nem comento da AP que já comprei e acho o café extraído dela excelente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai sem medo Miyamoto, eu resisti, mas confesso que perdi tempo. Minha espresso esta empacotada a uns 2 meses por conta da reforma da minha casa, estava tomando cafés coados e feitos na italiana Bialetti, hoje comprei a FP e sem duvida nenhuma a melhor ( depois do espresso).

 

Outro ponto bacana é a facilidade para se fazer o café. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... a primeira degustação de um Unique Frutado torrado a 10 dias na French Press Bialetti e sem duvida nenhuma depois do espresso é o melhor café extraído que já fiz.

 

Eu arriscaria dizer que já bebi cafés sensacionais que quando extraidos na frenchpress foram "a experiência mais sensacional de café que já tive" e que depois ao beber em espresso não deu nem metade da experiência na french press.

 

Fiquei doido querendo uma French Press.. kkkkkkkk Não aprendi nem a fazer espressos decentes e já estou pensando em outros métodos. Nem comento da AP que já comprei e acho o café extraído dela excelente..

 

Existem opções baratas de french press e que são muito boas. Estive na raposeiras em SP semana passada e bebi um dos melhores café da minha vida, extraído na french press, 12g, para 150ml.A french press usada era uma baratinha que eu já comprei uma vez no pao de açucar, outras vez na liberdade em SP. Custa 25 reais. É a One coffee 350ml.Meu problema com French press é que eu sempre acabo quebrando o vidro na hora de lavar...

 

hoje comprei a FP e sem duvida nenhuma a melhor ( depois do espresso).

Outro ponto bacana é a facilidade para se fazer o café. ;)

 

French Press produz bebidas excelentes e em muitos casos reproduz características que vc não conseguiria reproduzir no espresso, principalmente em cafés de torras claras.

 

Aproveitando o assunto, espresso x french press ou espresso vs outros métodos, eu já falei em outros tópicos, espresso é como se fosse a porta de entrada de muitos no mundo do café. Alguns entram no mundo do café por causa do espresso. Depois vem o moinho e depois os outros métodos... Hoje sei e conclui ao longo dessa minha jornada que o espresso não é o meu método preferido e nem de longe o melhor método. O espresso proporciona cafés excelentes em alguns casos e na sua maioria bem específicos. O espresso movimenta um setor milionário de tecnologia de máquinas. Uma máquina de espresso é uma "piece of conversation", ou seja um objeto para se mostrar e que faz as pessoas conversarem ao redor dela, questionar as tecnologias,o design e o café extraído...Serve tambem para impressionar as visitas :D

 

Me identifiquei muito na loja da Raposeiras, porque lá, você só bebe os microlotes caríssimos em um dos 4 métodos: French, Aero, Hario V60 ou Clever. Engraçado que esses são os 4 métodos que mais uso em casa.

Se vc quiser em espresso não tem, a não ser que seja a bebida do dia. Dos vários cafés que eles servem, somente um tipo é disponível em espresso por dia. É o café do dia.O resto, ou seja os outros tipos, só nos outros métodos.

 

No dia que eu cheguei lá bebi o espresso do dia, e depois parti para os micorolotes, pedi um Obatã feito na French Press, o café foi preparado na minha frente, quando eu bebi, pootz, tirei o chapéu pra raposeiras. Sou meio cético e só acredito vendo ou bebendo (hehehe). Nunca vou esquecer daquele momento aquele Obatã naquela French press. Depois bebi um outro café, um Caturra feito numa Aeropress. Foi o momento em que eu me impressionei definitivamente com os cafés daquele local. Bebi 3 cafés:1 no espresso, um na French e um na Aeropress.Palmas pra Raposeiras. A coisa foi tão séria que depois visitei outros 3 locais famosos de SP: Suplicy, Santo Grao e Sofa Café, achei tudo sem graça. O único que eu gostei dos tres foi o sofá café, os outros não chegam nem perto da Raposeiras. Bebi outros espressos, frenchs e aeros... No santo grao mesmo rola uma degustacao de 4 tipos de café a sua escolha, eu acredito que se fosse na french press seria bem melhor, mas eles fazem no espresso, e a experiencia não é boa como na french press ou aero.

 

Para quem quer comprar uma french eu sei de 4 opções:

 

One coffee: Vendida na raposeiras, no pao de açucar, e na internet com facilidade

 

Windax: Acho que essa quem vende é o Alexandre.

 

CasaAmbiente: Vendida na mobly.Não conheço essa cafeteira mas ela é bem em conta e uma boa opçao para compras online. Fica abaixo de R$30 com o frete.

 

Bodum: Eu e alguns amigos compramos no ebay de alguns vendedores de confiança.

 

Frech Press Rocks!

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Windax eu comprei de um vendedor do ebay. Paguei barato à época, até desconfiei que pudesse ser um golpe, pois o preço estava baixo mesmo. Algo como uns 16 dólares, frete incluso, e na época do frete dólar a R$ 1,80. Depois nunca mais encontrei preço nem parecido.

 

Os cafés da Raposeiras que já tomei são bem bons mesmo. Pena que eles pesem tanto a mão no preço. É um pouco exagerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Como sempre digo, há sabores do café que só serão perceptíveis pelo método da prensa francesa.

Deve-se, porém, notar 2 importantes pontos.

1. A característica do café e da torrefação aplicada a ele devem ser apropriadas ao método. Não será um café qualquer que oferecerá bom resultado;

2. Assim como para o espresso, a granulometria adequada é de extrema importância para este método. A produção apropriada do pó é decisiva e daí a necessidade de um bom moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a minha que estava namorando a meses e apesar de ter pago um preço salgado (afobação dá nisso). Adorei a aquisição e agora posso levar ela nas minhas viagens para não passar mais pelo desespero de ter que tomar café ruim por ai ou ficar sem tomar, não sei o que é pior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também comprei a minha estes dias. No ebay, quase peguei com o Alex. Mas no final gostei deste modelo do ebay. Agora é esperar um mês.

 

$T2eC16VHJHIFFhZy-PPyBSRFW!BrD!~~60_1.JPG?set_id=8800005007

 

Peguei a preta.

 

Aguardemos. E que não sejamos taxados.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa.. Quem diria que a French Press precisaria em bons moinhos. Um método relativamente simples aos meus olhos e tão complexo ao mesmo tempo.

 

Miyamoto,

Tenho um mini hario e pro meu paladar consigo extrair excelentes xícaras de café com o conjunto FP e Mini Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Alexandre. Me surpreende um método que aparenta ser simples e requerer detalhes minuciosos no preparo. Eu não achava que precisaria de uma moagem tão regular.

 

Vivendo e aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que os tempos de extração na FP são longos. Tendo finos demais, é certo o amargor. Salvo, claro, utilizar tempos menores de extração e moagens mais finas. Na utilização clássica, entretando, com moagem bem grossa, complicado com moedor meia-bala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a peneira causa muito desperdício com moedores instáveis. O Hario se dá melhor em moagens finas.

 

Depois, uma peneira é até um método bom pra descartar o excesso de finos, mas não pra selecionar faixas de granulometria de modo acurado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de selecionar faixas de granulometria de modo preciso, com peneiras precisas é possível sim.

Na minha humilde opinião eu acho isso meio que exagero, mas sempre tem o pessoal que é viciado em precisão e metodologia na execução dos métodos né..

Com uma base vibratória e peneiras com abertura conhecida, pode-se selecionar precisamente o diâmetro médio das partículas de café a serem utilizadas. Para fazer um café apenas para apreciar isso é exagero, mas confesso que fiquei curioso para que alguém fizesse algum teste com granulometrias bem precisas nos mais diversos tipos de extração para saber a diferença.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem FP. Tb faço parte do grupo dos desastrados e acabei quebrando a minha, aliás, como é de costume. Namoro uma Bodum, mas é cara pra quebrar logo. Já estou quase apelando pra uma de metal, tipo a Espro, pois o máximo que vai acontecer é ela amassar. :lol:

Anita, troquei a Silvia um pouco pelo Egoísta que comprei na lojinha do CDC. Ela anda muito temperamental. Enquanto meu PID não chegar vou dar um gelo nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem FP. Tb faço parte do grupo dos desastrados e acabei quebrando a minha, aliás, como é de costume. Namoro uma Bodum, mas é cara pra quebrar logo. Já estou quase apelando pra uma de metal, tipo a Espro, pois o máximo que vai acontecer é ela amassaramental. Enquanto meu PID não chegar vou dar um gelo nela.

 

Salve Márcia.

Sugiro considerar a Windax (clique no link). Capaz de resistir aos mais desastrados e produzir excelentes cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...