Ir para conteúdo

Café gelado


Thiago Vale

Postagens recomendadas

legal se puder fazer uma "fichinha" com a quantidade de pó, água, método utilizado...

 

abs

Ton,

 

Não lembro exatamente a quantidade, mas sei que coloquei uns 50% a mais da quantidade do pó que coloco na french press (li em algum lugar que tem quer ter mais pó), uma moagem um pouco mais fina, diria que um meio termo entre espresso e french (pelo menos no meu baratza).

 

O método foi o seguinte: Coloquei o pó na french, em seguida a água (temperatura natural), mexi, deixei sem a tampa, cobri com papel filme e coloquei na geladeira. E tá lá... extraindo a frio. Ficará umas 12h. amanhã eu pressiono o êmbolo e vejo o resultado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Nos últimos dias fez um calor de lascar em POA e resolvi me ariscar em fazer um café gelado. Não o extraído a frio, mas um coado caindo direto no gelo. Não curti muito. Fiz em uma concentração que costumo tomar coado, e gelado o perfil de sabor é completamente diferente. Vai muito pro lado de um chá mate, com bastante gosto de ervas, bem diferente do café quente. Talvez tenha errado em algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morei alguns anos no Japão e café gelado é bem comum por lá.

Não sei o método de extração pois tomava em cafeterias ou enlatados, de máquinas automáticas.

Com o tempo me acostumei e passei a apreciar.

 

Geralmente é bastante diluído (chamavam de "americano") com muito gelo ou com leite.

Seria interessante conhecer a melhor forma de extrair um bom café gelado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

O café extraído a frio é bem diferente do que você fez. Infelizmente, há umas 2 horas a minha hario cold brew caiu no chão e espatifou-se toda. To puto aqui.

 

Mas uma opção é fazer na prensa francesa, sabe como?

 

Moagem grossa (pra prensa mesmo), acrescenta água (natural ou gelada), cobre com papel filme (aquele transparente, de plástico), deixa 12 horas na geladeira, aí abaixa o êmbolo e serve o café.

 

Eu gosto muito. Pra dias quentes é ideal. Da pra colocar numa travel mug e ir tomando no carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, no método de extração a quente + gelo, tentei fazer com 24g de café pra 300ml de água, pra compensar um pouco a diluição posterior com o gelo. Mas ficou forte demais. O café gelado tem um sabor muito diferente de quando quente, e acho que pede uma diluição um pouco maior. Foi a impressão com que fiquei nesta primeira tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...
  • 5 months later...

Hoje vi uma apresentação em um site francês de um café típico do Vietnã. Como ele é frio, resolvi aproveitar esse tópico já aberto. Segundo o que foi dito, é bem popular esse tipo de café. Não gosto muito de café frio pq me traz à lembrança o café gelado que a gente tomava quando ia pescar, que a gente levava dentro do vidro de biotonico fontoura (argh! - para o café mesmo) O café fica mto amargo. Os vietnamitas, pra resolver esse problema, adoçam com uma porção bem generosa de leite condensado. Passam o café quente e depois, botam gelo, mas bastaaaante gelo! Pra quem quiser se habilitar, segue o vídeo da feitura de uma xícara. Acho que o egoista substitui bem o apetrecho que eles usam pra coar o café.

 

http://vimeo.com/11376204

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

O consumo de café gelado no Vietnam é quase igual ao de café quente. Sempre, necessariamente adoçado, pois utilizam o tipo robusta, cujo sabor é "qualquer nota" e o país é o maior produtor mundial.

 

Eu gosto de espresso gelado. Prefiro-o como bebem os espanhóis, fanáticos por esta bebida por conta de seus escaldantes verões.

Cubos de gelo em um copo longo e uma dose dupla de espresso derramada sobre o gelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre , vc lembra de uma bebida que apareceu no Brasil nos anos 90 , chamava-se Mr.Brown Iced Coffee , essa era uma das propagandas :

 

 

Quando surgiu no supermercado eu comprei para provar (afinal eu gosto de café) , botei na geladeira e quando abri a lata era.........................café com leite gelado :huh: , pior impossível , não deu certo , mas , ainda é sucesso na China (Taiwan).

Eu achava que depois dessa não haveria jeito de piorar mais um café , engano meu , anos depois a Nestlé conseguiu piorar o pior produto dela , ela pegou o pavoroso Nescafé e ofereceu gelado :

 

post-2113-0-15172100-1382997627_thumb.jpg

 

Esse eu não tive coragem de provar , nem sei se ainda esta a venda , mas , com certeza , pior que nescafé gelado vai ser difícil superar. :P

 

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café gelado de latinha, não pensando em café, mais como refrigerante e estimulante para os dias muito quentes, até que cai bem.

Antigamente se servia bastante o café vienense, sorvete e chantili com um pouco de café, que de fato só serve de tempero, é super calórico.

Quando o calor aperta eu prefiro um afogato, um espresso sobre uma bola de sorvete de creme (light).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

No Japão e na Coréia do Sul é tão popular que há "vending machines" de bebidas à base de café em latas, lado a lado com as dos refrigerantes carbonatados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café gelado de latinha, não pensando em café, mais como refrigerante e estimulante para os dias muito quentes, até que cai bem.

Antigamente se servia bastante o café vienense, sorvete e chantili com um pouco de café, que de fato só serve de tempero, é super calórico.

Quando o calor aperta eu prefiro um afogato, um espresso sobre uma bola de sorvete de creme (light).

 

 

Bernardo , vc falou a palavra magica "Affogatto" , não considero uma bebida , na minha opinião é uma sobremesa fantástica , a junção de duas genialidades do italiano , o espresso e o sorvete inigualável.

Como toda ideia genial é simples , fácil de fazer e equilibrado , mas , como tudo que é perfeito , ficam tentando melhorar , colocam chantili , amaretto , leite condensado , chocolate , soda limonada e outras coisas. :wacko:

 

Essa foto sintetiza um perfeito affogatto :

 

post-2113-0-26053400-1383020017_thumb.jpg

 

 

 

Vendo essa foto , não dá para resistir , amanhã vou dar uma passada no supermercado e comprar sorvete de creme , vou fazer um affogatto com um orgânico severino ou com o seleção do Mario (recebi sábado). :)

Em um mundo onde a gente pode saborear um affogatto , quem prefere beber café com leite gelado em lata ou Nescafé gelado , só pode ser masoquista. :P

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de leite e café gelado e uso até leite desnatado, gosto até do leite com nescafé, na verdade o nescafé é ruim quando for bebido como café quente mas com leite e adoçado com um pouco de leite condensado fica bem gostoso.

Já o affogatto é gostoso também só que não dá pra ficar tomando todo dia por ser bem calórico, é como o Bernardo comentou, as bebidas com cafés em cafeterias são umas bombas calóricas e realmente não dá pra abusar não infelizmente rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seus filhos da mãe! hahahahaha

 

Já tava super interessado neste tópico. Pq o calor acaba comigo e um café gelado deve descer super bem! Aí vem a foto desse affogatto e me deixa morrendo de vontade aqui! ahahaha :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, três "receitas" de café gelado:

 

1) Mais simples e rápida, usando Aeropress: Consiga uma travel mug boa, com a boca larga. Coloque 8 a 10 pedras de gelo e extraia o café nela. Sempre lembrando de fazer um pouco mais concentrado, já que o gelo vai derreter. Nesses tempos de calor, e com o verão chegando, pra mim é a melhor opção do café após o almoço, pra quem tá apressado pro plantão, hehehehehe.

 

2) Café vietnamita: Já foi descrito aqui, feita com leite condensado (quantidade generosa) e gelo, extraindo o café sobre eles. Claro que tem que ter a cafeteira vietnamita. Esse método é bastante calórico, mas pra impressionar visitas (já que é um método raro por aqui) e agradar principalmente as mulheres (viciadas em açúcar) é excelente.

 

3) A mais saborosa de todas, na minha opinião, é a extração a frio: Nem precisa de aparato especial (eu tinha um hario cold brew e quebrei, :angry: ): Basta pegar uma french press, moer o café bem grosso e colocar água gelada (ou natural). Mexa um pouco e sele com papel-filme (aqueles plásticos transparentes, não sei como chama aí embaixo). Coloque na geladeira e deixe de 8 a 12h. No outro dia é só pegar a parte de cima da frech press, abaixar o êmbolo e tá pronto seu café extraído a frio. Saborosíssimo, quase zero de amargor, e estima-se que contenha até 60% a menos de caféina, já que ela é extraída (principalmente) quando o café entra em contato com água quente.

Ah, recomendo uma concentração de 12 a 15% (mas isso você vai ajustando de acordo com seu paladar)

 

Taí as minhas dicas, de um entusiasta do café gelado. Afinal, quem mora na cidade (ou noiva) do sol, tomar café quente toda hora não é fácil.

 

Valeu!

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

O café extraído a frio aguenta um tempo na geladeira sim. Já cheguei a tomar com 24h depois de pronto.

 

A partir daí não saberia te dizer.

 

Faz aí e conta pra gente. rsrsrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seus filhos da mãe! hahahahaha

 

Já tava super interessado neste tópico. Pq o calor acaba comigo e um café gelado deve descer super bem! Aí vem a foto desse affogatto e me deixa morrendo de vontade aqui! ahahaha :D

 

Ok , para vc não ficar preocupado , aqui vai a receita do meu Affogatto Diet , acredite é delicioso :)

 

Sorvete de baunilha La Basque Diet - 1 bola 60 g = 86 calorias

60 ml de espresso com crema bem espessa - menos de 3 calorias , total 89/90 calorias

 

Agora se vc pensar que 250ml de leite desnatado tem 90 calorias se for integral pula para 152 , um ovo cozido tem 90 calorias , 200ml de suco de laranja 90 calorias ou um pão francês (50g) tem 135 calorias.

Dá para perceber que um affogato desse , não vai pesar na consciência , o problema é saborear só um :D .

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém injusta a comparação com o ovo, que é um alimento altamente nutritivo.

 

E que sacia, diferente de alimentos light onde geralmente se tira a gordura.

 

A mentalidade de tirar gordura da alimentação deu a cagada da obesidade nos eua...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok , para vc não ficar preocupado , aqui vai a receita do meu Affogatto Diet , acredite é delicioso :)

 

Sorvete de baunilha La Basque Diet - 1 bola 60 g = 86 calorias

60 ml de espresso com crema bem espessa - menos de 3 calorias , total 89/90 calorias

 

Agora se vc pensar que 250ml de leite desnatado tem 90 calorias se for integral pula para 152 , um ovo cozido tem 90 calorias , 200ml de suco de laranja 90 calorias ou um pão francês (50g) tem 135 calorias.

Dá para perceber que um affogato desse , não vai pesar na consciência , o problema é saborear só um :D .

 

Abs

 

C. Eduardo

Carlos só um toquezinho final: joga levemente algumas amêndoas laminadas por cima. Fica show. Tudo bem que acrescenta umas caloriazinhas, mas o colesterol da amêndoa é ótimo. Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente.

 

Porém injusta a comparação com o ovo, que é um alimento altamente nutritivo.

 

Ok , troca o ovo por uma barra de cereal , a da Nutry de banana tem 90 calorias , depois de um exercício e precisar de energia ou invés de comer uma barra dessa , vai de affogatto light , com laminas de amêndoa como a Marcia falou :D , vai fazer bem para o colesterol.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...