Ir para conteúdo

Café gelado


Thiago Vale

Postagens recomendadas

  • 3 months later...

Isso parece bom!

 

Faço um latte gelado as vezes em casa que fica ótimo e isso me lembra um pouco ele! É o espresso, leite, gelo, 4 colheres de açúcar e bater tudo no liquidificador (as vezes eu taco tudo na coqueteleira e misturo na mão. Não é tão bom mas é mais fácil/rápido).

 

O espresso gelado ou café gelado na prensa (feito frio) não me descem bem. Talvez adicionando um pouco de leite como descrito aí fique bom. Na verdade preciso até voltar a testar cafés gelados. Os quentes de manhã tem me dado azia, mas não me lembro dos gelados terem me deixado assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Acabei de experimentar café extraído a frio, tipo o Toddy. Fiz com moagem de prensa, na prensa, razão 20%, 24 horas na geladeira.

 

Para provar coloquei mais 2x a quantia de água quente. Não é a minha praia pois ficou fraco como coado, mas de sabor estava ok. A esposa até gostou!

 

Valeu a experiencia, que dificilmente será repetida devido ao trabalho extra que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"de prensa, na prensa" passou despercebido. Até porque se for pra levar tudo que se escreve por aqui ao pé da letra...

Enfim, pra mim toddy era só o neto do Vô Maltine e da Véia Quaker. Ah, essa pode entrar como piada de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Eu "avisei" que ia postar lá. Não fugi do tópico. Sem falar que deve ter gente que segue as piadas, mas não o café gelado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

É impressão minha ou está rolando desvio do tópico quando se fala do desvio do tópico.  :lol:

O off topic está virando uma pandemia, outra peste.

É a off topic peste.

Mais uma a ser controlada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 1 month later...

Olá! Esta é minha primeira postagem aqui no fórum.

 

Meu caro, eu tenho feito experiências com café gelado e até escrevi um artigo a respeito para o meu blog:

 

http://trasel.com.br/garfada/extracao-de-cafe-a-frio/

 

A técnica é um pouco tosca, mas funciona.

 

Uma sugestão é obter nibs de cacau e deixar marinar junto com o café, fica uma bebida especial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Com esse calor que anda fazendo, resolvi testar a extração com infusão prolongada à frio, para ver como se sairia o café gelado extraído dessa forma.

 

Moi 20g do Cítrico do Mário Zardo, coloquei 200g de água gelada e deixei na geladeira por umas 12h. Depois, "coei" na Aeropress e pressionei o pó para extrair o que restava. O resultado foi muito parecido com o True Coffee Brasil, feito pelo Ton do Sofá Café, que eu havia tomado há uns meses atrás. Sinceramente, gostei mais do que eu fiz. Há um sabor bem diferente quando bebo esse café gelado, e esse sabor diferente não me agrada muito. Não sei definir o que é, mas parece uma "azidez". Hehehe :P

 

O interessante é que peguei esse café gelado, coloquei uns 50ml dele e mais uns 50ml de água fervendo, e provei. E ficou muito bom!!! Apesar de eu preferir o café extraído a quente na Aeropress, esse café é bastante aceitável e é mais suave. Eu vi por aí que ele dura de 2 a 3 semanas na geladeira, então é realmente uma boa alternativa ao café instantâneo e uma boa saída para beber café bom no escritório, praticamente sem trabalho nenhum (precisa apenas de uma geladeira/frigobar e água quente). Talvez com isso, eu acabe deixando a ideia da Impress de lado.

 

Outra coisa interessante que eu notei, é que a concentração da bebida quente que preparei ficou parecida com a concentração da bebida que eu faço normalmente na Aeropress, porém, utilizando a metade de pó naquela preparada a frio. Tentando ser mais claro, na extração a frio, usei 1:10 e depois dilui em 1:2, ou seja, proporção final foi de 1:20, enquanto que na extração "normal" (quente) na Aeropress uso a concentração de 1:10. Conclui-se então que na extração a frio o café rende mais!!! :D

 

Enfim, aquilo que começou como uma curiosidade e tentativa de obter uma bebida gelada agradável ao meu paladar acabou resultando em uma experiência bem diferente, com um resultado que eu estava procurando mas que foi muito legal! :)

 

---

 

Oopa! Opa!!! Acabei de pegar o resto que havia sobrado do café gelado, dilui 1:2 em água gelada, enchi de gelo eee...  Ficou bem mais bebível! Continua ainda sendo uma bebida diferente, mas dessa vez ficou muito mais equilibrada e com gosto de café! Hehe.. É engraçado o quanto a temperatura da bebida faz alterar o seu sabor. Continuo preferindo a bebida quente.  :ph34r:

 

---

 

EDIT: 05/11/2014 - Havia escrito que o café gelado rende mais, mas me enganei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também preferi quente.

Fiz novos testes com um café melhorzinho.

25 gramas de café pra 100 gramas de água.

O resultado ainda preferi diluído na proporção de 1 pra 4.

No trabalho vai dar super certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...