Ir para conteúdo

Diagnóstico do Café Coado


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Márcio, acho particularmente os de plástico mais bonitos. Com a base e a alça numa cor (preto ou vermelho por exemplo) e o corpo incolor, são mais atraentes que os de cerâmica numa cor sólida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao plástico e cerâmico, tenho dúvidas na vantagem térmica.

O de cerâmica, desde que aquecido antes não vai proporcionar perda de calor do café mesmo possuindo uma massa .

O de Acrílico com sua pouca massa não vai ajudar mas tampouco vai atrapalhar.

 

Se tivesse os 2 era só fazer uma leitura em condições iguais.

Estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aroma Max, com filtros por 10 reais, não tem como errar ...

Acha em qualquer canto e ainda vem em cores, vermelho (o meu) roxo, verde, marrom.

Pagar mais de 10 vezes por um Hario e acabar descobrindo que são a mesma coisa, aí é que são elas ...

Eu experimentei o V60 em duas cafeterias diferentes e não gostei do resultado, deve ter sido por acaso, e não saberia dizer o motivo, mas pelo sabor posso dizer que faço mais gostoso em casa.

Até que me provem o contrario acho que devam ser equivalentes, e que a qualidade do café pesa muito mais na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do Aroma Max, a Melitta tem uma linha ecológica com filtro pardo, que meu pai (todo ecológico) usa faz tempo e acho bem melhor; talvez pelo branqueamento mais leve esse Eco não tem aquele cheiro que acaba passando para o café (dá uma cafungada num filtro seco, vais ver) e que o brasileiro, infelizmente, associa ao café e não a esses branqueadores. Que aliás são à base de cloro e poluem bastante :(

 

Também já sofri com amargor, o que faço quando só tenho o Melitta e reunindo o que foi dito acima:

 

- razão de extração da cafeína não varia muito entre, digamos, 90 e 95 graus mas é proporcional ao tempo de contato entre líquido e pó, acho consenso que precisa ser mais rápido que 6 minutos;

 

- no caso desse portaflitro o fator limitante ao fluxo é aquele furinho minúsculo que deixa o café bastante tempo em contato com a água, fazer uns furos a mais ajuda um pouco mas acho mais eficiente, ao invés de adicionar água aos poucos, encher até perto do limite para usar mais superfície do filtro e escoar mais rápido;

 

- escaldar o filtro antes- esquenta o sistema e tira parte do cheiro;

 

- sim, o Hario é muito melhor, não só o sistema de escoamento mais rápido como o filtro mais neutro. De novo, dá uma cheirada nos dois pra ver :)

 

Acho que já devem ter lido, em todo caso aí vai o que o Ensei tem a dizer:

 

http://coffeetravele...cara-de-cafe-3/

 

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

entramos no meu território.

Conforme já falei aqui, ultimamente tenho bebido mais coado que expresso e todos os outros métodos.

Posso dizer que tenho dominado o Coado.

Tenho bebido no Hario V60-01 e no Melitta 100.

Estou tomando coados tão bons que estou pensando em abandonar definitivamente o espresso (isso é assunto pra um outro momento)

Comigo tem acontecido o contrário, meus coados estão sensacionais e os espressos "estranhos".

Pois bem, no coado acho que a primeira variável a se observar é a temperatura da água.Fervo até no máximo 95ºC aqui em Goiania.

A moagem, deve ser adequada à vazão, ou seja, pro Hario é uma e pro Melitta é outra.

Recomendo fortemente os de ceramica / porcelana / vidro.

Recomendo escaldar o papel pelo menos de 2 a 3 vezes.

Realizar uma pré-infusão de 20-30 segundos no café.

Escaldar a xícara onde vai beber.

 

Agora algumas dicas importantes.

 

1-Use o filtro adequado ao seu consumo. Se vc é uma única pessoa e vai coar 200-300ml use o pequeno.Se vc vai fazer para família / amigos / trabalho use o maior...

Ou seja não adianta querer coar 1 litro no trabalho com um melitta 102 ou 100, tem que ser o grandão mesmo. Se pegar o pequeno, o processo vai durar muitos minutos...o que com certeza vai atrapalhar o sabor, o gosto com certeza vai fica amargo...

E o contrário tb acontece, se vc tentar coar 150-200ml num melitta 102 ou 103, será difícil controlar o fluxo da água, fazendo com que o café "suba" e a água passe rapidamente resultanto em um café "ralo"

 

Rodrigoks se vc está coando 1 litro, use o maior hario e melitta que conseguir. Se vc coar 1 litro num melitta mesmo que seja o 102 acredito que demorará bastante, fazendo o café ficar amargo.

 

2-Caso o filtro seja de plástico, descarte-o com no máximo 6 meses ou ao notar sabores estranhos no café. É aqui que eu ressalto a importância dos filtros de materiais inertes (porcelana /ceramica / vidro). Não reagem, não oxidam, não passam sabor e ao lavar estão como novos.

 

Rodrigoks seu filtro é novo?Quanto tempo tem de uso? Se for melitta, está ficando "borrado" no fundo?

 

3-Faça infusão controlada e não "levante" o café . Aqui temos dois problemas um que é quando a pessoa verte o líquido muito rápido e a água passa "subindo" o café, fazendo um fluxo irregular. Café ralo.

 

O outro lado da moeda é quando a pessoa (ou máquina) fica pingando água lentamente, fazendo o fluxo ficar extremamente lento e o processo demorado. Café amargo.

 

Rodrigoks como está o fluxo da água nesses seus 6 minutos de extração.

 

4-Controle a temperatura. Se no começo a água estiver muito quente, vai queimar o café, resultando em amargor. Se a extração demorar muito e a temperatura cair, no final o cafe vai estar morno e horrível, resultando num café estranho e amargo...

 

Rodrigoks coloque o mais quente que conseguir sem queimar o café, principalmente se for coar 1 litro!

 

5-Não use filtros "paralelos". Só utilize os originais Hario (natural e branco) e o Melitta (branco e eco).

Já bebi filtros ao invés de cafés. Tem papéis com sabor fortíssimo, que "matam" o café. Nem que seja pra pagar mais caro, não compre os similares em hipótese alguma...

 

6-Use uma moagem adequada. O pó não pode estar fino ao ponto de impedir a passagem da água e nem grosso ao ponto de deixar a água passar instantaneamente.

 

Por fim, recomendo tb o Clever Dripper ou outros similares, pois o coado deles é excelente. Moagem mais grossa, infusão de 3 a 4 minutos e um café sensacional.

 

Espero ter ajudado.

 

Valeu

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, normalmente sim, são bem melhores em casa, mas comparando com os bons lugares a diferença e menor.

Em alguns casos são equivalentes, podendo chegar a ser superiores (muito eventualmente, talvez uma dezena de episódios realmente memoráveis, mas eu não saio muito).

Agora, o Aeropress da Ernesto e do Coffee Lab são tão bons quanto os de casa, mas nunca pedi coado lá ... da próxima vez vou lembrar.

Fabio, concordo com o filtro pardo da Melitta, realmente escaldado fica muito bom.

Eu uso o Melitta original (Vermelho e sem arrombar) com a gansinha Buonavita e funciona bem, uso pó mais grosso e só dou 3 a 4 minutos, as vezes agito outras não, as vezes sai maravilhoso, outras vai para o ralo, faz parte. É que no coado, me sinto mais liberado para improvisar e me guiar mais pelos sentidos do que pelos números.

Quando estou com preguiça moo no Macap (bem facil de mudar a granulometria) mas, se achar algum amargor, passo a usar o Lido que o faz desaparecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa sabe bem do que fala.

Em casa, os latte do cafe da manhã e do café da tarde são de praxe.

Agora, só para mim, enquanto estou lendo ou trabalhando, um bulezinho com umas duas xícaras de coado ou AP são as grandes companheiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Use o filtro adequado ao seu consumo. Se vc é uma única pessoa e vai coar 200-300ml use o pequeno.Se vc vai fazer para família / amigos / trabalho use o maior...

Ou seja não adianta querer coar 1 litro no trabalho com um melitta 102 ou 100, tem que ser o grandão mesmo. Se pegar o pequeno, o processo vai durar muitos minutos...o que com certeza vai atrapalhar o sabor, o gosto com certeza vai fica amargo...

E o contrário tb acontece, se vc tentar coar 150-200ml num melitta 102 ou 103, será difícil controlar o fluxo da água, fazendo com que o café "suba" e a água passe rapidamente resultanto em um café "ralo"

 

Rodrigoks se vc está coando 1 litro, use o maior hario e melitta que conseguir. Se vc coar 1 litro num melitta mesmo que seja o 102 acredito que demorará bastante, fazendo o café ficar amargo.

 

Rafa, dei por conta disso hoje mesmo. Testei uma quantidade de pó menor no 102 e deu bem mais certo a extração. Depois lendo algo no Sweet Marias a respeito de coado, tinha uma tabela que fazia a correlação entre a quantidade de café e o tamanho do filtro. Aprendi rápido esta.

 

 

5-Não use filtros "paralelos". Só utilize os originais Hario (natural e branco) e o Melitta (branco e eco).

Já bebi filtros ao invés de cafés. Tem papéis com sabor fortíssimo, que "matam" o café. Nem que seja pra pagar mais caro, não compre os similares em hipótese alguma...

 

Hoje mesmo comprei filtros e portafiltro Melitta originais. Tinha uns genéricos aqui em casa pra emergências, pois nunca tomava coado que preste. Agora a situação é diferente, rsrs.

 

Obrigado, Rafa. Aposto que rapidamente farei coados decentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tomando coados tão bons que estou pensando em abandonar definitivamente o espresso (isso é assunto pra um outro momento)

Opa,

 

E a Sílvia? Vai fazer o que com ela? Vender, trocar, doar? Tamos aí, hein! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

acho q esse topico podia ser agregado ou alocado lá pro "bom e velho café coado".

acho q em agosto ou setembro fui lá perguntar todas essas coisas que tão falando aqui. Até quanto a questão do melita e o tempo de extração... Na época eu tinha comprado um coador qualquer, e até cheguei a procurar um melita pra ver a diferensa, e não vi, porque em ambos o furo é muito pequeno de mais da conta......

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tenho preparado bastante coados com o Melitta 102. Agora mesmo preparei dois: um com o café do mês (de dezembro) do Moka Clube e outro com o Frutado (ao quadrado). Ambos ficaram excelentes (total ausência de amargor). Utilizei 250ml para 18g de café moído no Rocky na regulagem 21. Ficou ótimo para o meu gosto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um tutorial interessante sobre vários métodos de coado, inclusive com fotos de referência de granulometria.

 

http://prima-coffee.com/blog/a-beginners-guide-to-pour-over-coffee-brewing

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

250 ml é o que você jogou de água, ou é que resultou de café na xícara ?

Silvelandio,

 

250 ml é o que você jogou de água, ou é que resultou de café na xícara ?

 

é a quantidade de água quente que eu usei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a Sílvia? Vai fazer o que com ela? Vender, trocar, doar? Tamos aí, hein! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Thiago, doar não posso, pois investi muito nela. Está com todos os mods possíveis e impossíveis... :)

Trocar acho que não.

Se eu decidir irei vender mesmo, mas será uma decisão bem tomada.

O problema é que ultimamente tenho me estranhado com os "espressos".

Acho que acostumei a beber 200ml, e aí quando vou beber um espresso os 60ml não são suficientes :D .

Qualquer coisa aviso aqui no clube

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um tutorial interessante sobre vários métodos de coado, inclusive com fotos de referência de granulometria.

http://prima-coffee....-coffee-brewing

 

Já conhecia esse tutorial. Muito bom por sinal.

Uma vez eu tentei comprar deles(primacoffe), mas eles não vendem pro Brasil.Uma pena, tem muita coisa boa lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrisquei fazer um Frutado ao quadrado pra umas visitas hoje, no Melitta. Ficou muito bom. Usei a dica do Rafa e usei o filtro 103, pra 42g de pó e 700ml de líquido, começando a extração aos 94C na Bonavita. Ficou bem legal. E achei até mais fácil de controlar o fluxo no portafiltro maior do que no 102.

 

Testei no coado também o Fazenda do Condado que torrei ontem. Ficou bom também, mas não tanto quando o Frutado. Apareceu já um pouco de amargor de torra, mas sutil, não chegou a prejudicar. Porém, penso que escondeu um pouco do "terroir" do café. Tentei finalizar próximo ao fim do primeiro estalo, mas na pipoqueira isso não quer dizer muita coisa, já que o final do primeiro estalo costuma ser muito próximo do início do segundo estalo. Difícil dar um ponto preciso. No termômetro finalizou aos 220C. Na próxima torra vou tentar um ponto um pouco mais claro e ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho gostado de usar ao redor de 6g de pó para cada 100ml de líquido. E essa quantidade de líquido é a total utilizada, não a de café resultante no bule.

 

Rodrigo, eu também uso essa proporção. Mas, qual moagem você utiliza?

Para você ter uma idéia, no Rocky para expresso utilizo a moagem (na maioria das vezes) 10 enquanto que para coado a 21.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou indo pelo tato, Silvelândio. O Bezzera não tem marcação (acho que uma questão estética), mas acho que vai quase uma volta inteira do reservatório de grãos do ponto de espresso para o de coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Estou tentando melhorar a técnica do meu coado.

Cronometrei pela primeira vez a extração: 2min20seg, para 200 mL na caneca, utilizando um coador de polipropileno e um porta filtro melitta.

Tentei uma moagem mais fina, mas não deu muita diferença.

Será que um filtro de papel seria mais interessante? Vou experimentar hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gustavo, uma alteração que o pessoal costuma fazer no Melitta é aumentar o furo. Com mais vazão, o pó não fica tanto tempo em contato com a água e o sabor muda. O Hario tem um furo maior do que o Melitta. Como o suporte da Melitta é barato, sempre dá para recomeçar se você não gostar do resultado.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando melhorar a técnica do meu coado.

Cronometrei pela primeira vez a extração: 2min20seg, para 200 mL na caneca, utilizando um coador de polipropileno e um porta filtro melitta.

Tentei uma moagem mais fina, mas não deu muita diferença.

Será que um filtro de papel seria mais interessante? Vou experimentar hoje.

 

Por que você está promovendo alterações na técnica? Defeito na bebida? Pretende chegar no quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...