Ir para conteúdo

Cafés Colombianos?


leonardopm

Postagens recomendadas

E aí galera...

 

Resolvi criar o tópico para pedir ajuda aos bebedores mais globalizados.

 

Semana passada voltei das ferias e trouxe do Chile dois cafés colombianos, ambos da Juan Valdez. Um deles é um SO da região de Huila e o outro um blend Espresso.

 

Nem postei no Clube sobre esses cafés pois não estava empolgado. Ambos estão com pelo menos 5 meses de torrados, mas como era uma oportunidade interessante de provar um café diferente eu arrisquei.

 

Ainda não abri o Huila mas o blend Espresso me pareceu ser feito com bons cafés, porem infelizmente a torra está demasiado escura para meu paladar, o que faz com que a xícara apresente um amargor indesejável e a acidez apareça apenas discretamente. Se fosse torrado mais claro e estivesse fresco acredito que seria um bom blend, mas nas atuais circunstancias esse blend me decepcionou.

 

Bom, objetivando: meu cunhado vai para a Colômbia daqui um mês e gostaria de dar uma segunda chance aos cafés tão conceituados desse país. Sendo assim peço aos colegas boas dicas do que comprar por lá em termos de grão, se possível com alguma dica de onde encontrar.

 

Abraços a todos e obrigado.

 

Léo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Leo, eu também comprei no Chile e foram tristes ...

Em Bogotá tomei espresso numa Juan Valdez no Shopping, que não desceu nem com muito açúcar ..

Para um amigo colombiano trouxe um "Sello Rojo" (café comum de prateleira tipo Pilão) desde que disse o cheiro lhe traz lembranças da infancia, mas não experimentei.

Á época confiei em achar fácil mas uma vez em Bogotá a unica indicação que consegui foi Juan Valdez (que não aprovou) ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Acho que a Juan Valdez deve ser a Melitta da Colômbia, com a diferença que é Arábica. Ainda tenho esperanca que o Huila seja algo melhor, mas como disse antes, nao estou empolgado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer desanimar, aonde o consumidor vai o café vai atrás: provavelmente é mais fácil achar café colombiano bom nos EUA, Alemanha/ França/ Inglaterra, Austrália, Japão etc que no país de origem... o Intelligentsia de Chicago por exemplo serve um colombiano legal, no coado.

 

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk, falando em Colômbia, POR FAVOR NAO ME XINGUEM! Eu já disse aqui que sou muito preguiçoso então tem alguns dias extremos nos quais me falta paciência até para coar uma xícara de café e acabo tomando Nescafé. Sim, eu tomo Nescafé, é isso mesmo.

 

Comprei um café instantâneo também da Juan Valdez porque o Nescafé é ruim de doer. Confesso que fiquei satisfeito. É bem bacana para um café instantâneo. Mas obviamente é substancialmente diferente de um café coado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, não se sinta sozinho: eu tomo Nescafé, mas com leite no café da manhã por falta de tempo mesmo. Mas sempre com leite.

 

Falando no Chile, estive lá há muito tempo e lembro que eles só tomavam café solúvel. Não havia coado de forma alguma e expresso era mais raro na época. Não sei como é hoje lá, imagino que expresso seja comum, mas não sei se incorporaram o coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk, falando em Colômbia, POR FAVOR NAO ME XINGUEM! Eu já disse aqui que sou muito preguiçoso então tem alguns dias extremos nos quais me falta paciência até para coar uma xícara de café e acabo tomando Nescafé. Sim, eu tomo Nescafé, é isso mesmo.

 

Comprei um café instantâneo também da Juan Valdez porque o Nescafé é ruim de doer. Confesso que fiquei satisfeito. É bem bacana para um café instantâneo. Mas obviamente é substancialmente diferente de um café coado.

 

Abraços.

 

Tudo bem, pode se abrir, a gente está aqui pra te apoiar :)

 

Minha vez: Já requentei cafezinho coado! No micro! E não vi diferença !!!

 

Mau Sapão, mau, mau (esse desenho é pros maiores de 40... ou outros vão pro YouTube :D )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já confessei aqui em outra oportunidade que tomo café Iguaçu solúvel com leite, e até gosto. Já misturado com água não dá, nem esse e nem nenhum outro que já experimentei. Não consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, não se sinta sozinho: eu tomo Nescafé, mas com leite no café da manhã por falta de tempo mesmo. Mas sempre com leite.

 

Falando no Chile, estive lá há muito tempo e lembro que eles só tomavam café solúvel. Não havia coado de forma alguma e expresso era mais raro na época. Não sei como é hoje lá, imagino que expresso seja comum, mas não sei se incorporaram o coado.

 

Passei uma semana no México, e lá o costume é de café solúvel também. Confesso que não tive coragem nem de experimentar, nem no hotel nem no escritório onde estava em treinamento.

Foi uma longa semana de jejum de café....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato. Com agua é absolutamente intragável.

 

Anita, o café solúvel continua bem popular no Chile. Para falar a verdade lá definitivamente nao é um pais para amantes do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leonardo

Voltando para o café da Colômbia, o caminho a percorrer começa pela FNC (http://www.federaciondecafeteros.org/) que é a dona da marca Juan Valdez.

Lá, teu cunhado deverá procurar informações de como adquirir café verde. Os classificados como Ecxelsior ou Supremo são os melhores e sempre de peneira alta.

Colombianos consomem principalmente cafés coados e cafés instantâneos. Espresso são encontrados apenas em cafeterias que são poucas. A maior é a Juan Valdez. Mas a bebida não é lá grande coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tomei o Sello Rojo, não é igual Pilão, pelo menos o que eu tomei tinha o selo de 'Café da Colombia', seria o selo de qualidade deles e pra isso precisa mesmo ter qualidade, começa por ser 100% arábica...

Tudo bem que ja comprei 100% arabica aqui no supermercado, só qnd cheguei em casa que vi que era bebida dura.. e foi horrível igual pilão...

 

O Juan Valdez acho que deve ser como Starbucks... Como é um produto turistico, se nao souber onde comprar nao vai achar torra recente, e as torras tb são diferenets das nossas, mais escuras....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Alexandre, mas estou em busca de café torrado. Nao quero correr o risco de perder o material e levar uma multa da vigilância sanitária.

 

Alias, para falar a verdade estou quase desistindo. Tem tanto café bom no Brasil que pode nem valer a pena o custo e o trabalho. Hoje abri o Huila da Juan Valdez e o fiz no Espresso. É um bom café, nao resta duvida, mas estava meio apagado, provavelmente pela sua idade avançadissima (torrado em Maio/12). A torra estava OK, equilíbrio OK e tal, mas definitivamente nao traz nada que nao se encontre em um bom café nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo

 

Então vá atrás dos Juan Valdez suaves da linha Gourmet como o de Caldas ou Santander. Ótimos na prensa. Os para espresso como o Volcan e o Cumbre são muito torrados e decepcionantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Retomando o tópico...

 

Meu cunhado chegou ontem da Colômbia e trouxe dois Juan Valdez, um Cauca e um Santander.

 

Provei hoje o Santander no coado e surpreendeu. A idade mais uma vez avançada (5 meses de torra) apagou bastante os aromas, mas a bebida é bem equilibrada nesse método e embora exiba uma aparência de torra Full City para Vienna não há qualquer traço de amargor na xícara. A torra aparentemente é bem feita a julgar pelo equilíbrio e pela finalização bem limpa.

 

Em resumo, um bom café para se tomar coado.

 

Quando provar o Cauca adiciono novidades.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Tirando poeira de tópicos esquecidos... :)

 

Talvez o café colombiano não seja bom na Colômbia, já que grãos colombianos fizeram o campeonato e o vice no WBC 2013. Então achando verde ou torrado em uma Square mile ou Has Bean da vida, acho que vale a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O colombiano que comprei na Has Bean estava excepcional. Vale, sim, a tentativa.

 

Tirando poeira de tópicos esquecidos... :)

 

Talvez o café colombiano não seja bom na Colômbia, já que grãos colombianos fizeram o campeonato e o vice no WBC 2013. Então achando verde ou torrado em uma Square mile ou Has Bean da vida, acho que vale a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Kkkkkkkkk, falando em Colômbia, POR FAVOR NAO ME XINGUEM! Eu já disse aqui que sou muito preguiçoso então tem alguns dias extremos nos quais me falta paciência até para coar uma xícara de café e acabo tomando Nescafé. Sim, eu tomo Nescafé, é isso mesmo.

 

Abraços.

 

Se o desespero é tão grande kkk, pelo menos compre o Iguaçu Gourmet. Dá de 10 a zero no lamentável nescafé. Com leite é bem aceitável.

 

Abs,

 

J.O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ganhei um Juan Valdez 'equilibrado' ou 'balanceado' não lembro.

 

Torra média, acidez pronunciada. Não aprecio café muito ácido.

 

Abs,

 

J.O.

 

Eu tb ganhei um Juan Valdez Balanceado, abri sexta, tentei, desisti, hj tentei novamente.

 

Foram umas 8 tentativas de expressos, mas não consegui beber, incrívelmente ácido.

 

Coado até que é saboroso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge e Rody,

 

Os Valdez que já provei (Cauca, Santander, Huila e blend espresso) todos se saíram melhor no coado e FP do que no espresso, notadamente por causa da idade mas também pelas características. Uma sugestão é mistura-los em pequenas quantidades (30%?) a cafés "neutros" para formar blends.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguir, tente extrair um pouco mais quente. Ajuda a diminuir a acidez (mas pode aumentar o amargor).

 

Vou tentar um coado com água mais quente e ver no que dá.

 

A doçura ajuda a balancear a acidez, né? Não diminui a dita cuja.

 

Carneiro, li num post seu, que afinando a moagem aumenta os açucares.. é neste sentido essa sua frase?

Ou senão.... "adicione açucar e seja feliz"?

 

Jorge e Rody,

 

Os Valdez que já provei (Cauca, Santander, Huila e blend espresso) todos se saíram melhor no coado e FP do que no espresso, notadamente por causa da idade mas também pelas características. Uma sugestão é mistura-los em pequenas quantidades (30%?) a cafés "neutros" para formar blends.

 

Vlw pela dica Valdez, vou ver como vou me sair com o dito cujo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Ao afinar você extrai mais sólidos (também aumenta um pouco a acidez, mas proporcionalmente menos) e balanceia o café.

 

Exemplo recente, estou testando o Quênia para espresso da Square Mile que havia gostado anteiormente, mas essa torra me parece mais clara. Uma extração saiu num fluxo médio e ficou bem ácida. Aí afinei a moagem sem mudar a dose, ficou mais lenta, um pouco menos de volume (já ristretto mesmo) e ficou bem balanceado.

 

Colocar açúcar é uma opção sim, não é o mesmo que extrair diferentemente, mas ao menos salva a xícara, prova a extração e ainda aprende a percepção de ácido com mais doce. Muitos se confundem com cafés que são ácidos e doces/encorpados, pois a noção geral de acidez é quando somente ela se pronuncia (mais pro caminho de azedo).

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...