Ir para conteúdo

Cafés Colombianos?


leonardopm

Postagens recomendadas

Jorge e Rody,

 

Os Valdez que já provei (Cauca, Santander, Huila e blend espresso) todos se saíram melhor no coado e FP do que no espresso, notadamente por causa da idade mas também pelas características. Uma sugestão é mistura-los em pequenas quantidades (30%?) a cafés "neutros" para formar blends.

 

 

Eu fiz as duas coisas - puro foi na FP, depois misturei com cerrado torra média-escura e deu um equilíbrio razoável (até porque a torra dele é média clara e compensou um pouco a média-escura do cerrado).

 

Abs,

 

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

marquei minha viagem à Colômbia. Se alguém conhecer alguma loja (online ou física) em Bogotá que venda cafés especiais, por favor me avise.

Não achei nada no google. Pelo que tinham postado aqui, lá parece que no máximo um juan valdez da vida é o que se acha.

Até existe a possibilidade de eu fazer um passei desses por uma fazenda de café, mas não sei se vamos. Isso tem aqui no Brasil também.

Enfim, o jeito vai ser comer arepa com nescafé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marquei minha viagem à Colômbia. Se alguém conhecer alguma loja (online ou física) em Bogotá que venda cafés especiais, por favor me avise.

Não achei nada no google. Pelo que tinham postado aqui, lá parece que no máximo um juan valdez da vida é o que se acha.

Até existe a possibilidade de eu fazer um passei desses por uma fazenda de café, mas não sei se vamos. Isso tem aqui no Brasil também.

Enfim, o jeito vai ser comer arepa com nescafé.

 

Fui no Amor Perfecto em Bogotá e o café era muito bom, aliás, o barista participou do campeonato mundial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal , existem varias colombias , se vc for para Bogota , capital a mais de 2500 m , eu visitei a trabalho faz alguns anos , tive pouco tempo mas me pareceu uma cidade com aqueles atrativos tipicos de uma cidade latina , visita a catedral (que tambem é candelaria ) visita ao museu do ouro , museu de botero , feira de artesanato e etc.

 

O circuito do café eu não visitei , mas , me dissseram que é perto de Bogotá 200/300 km , vc pega um tour ou aluga um carro e fica em uma das cidades são 3 ou 4 bem proximas , ns epoca me pareceu com São Lourenço aqui do lado.

Não fui e como tudo que a gente deixa de fazer , hoje eu me arrependo , o passeio não seria caro.

 

Finalmente , se vc for para Cartagena , aproveite ou fique lá se for pouco tempo , é um lugar fantastico , caribe , praias maravilhosas , com hoteis na orla com vista para um mar maravilho (na epoca não eram caros), tem uma cidade antiga do tempo dos piratas , forte espanhol , tudo com a tradicional feira de artesanato.

Bons restaurantes e a noite vc vai para os cassinos .

É uma cidade voltada para o turismo , com otima infraestrutura e muitas atrações.

 

Eu só voltei a Colômbia mais uma vaz , e fiquei em Cartagena e trouxe minha esposa comigo, cidade fantástica.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado a todos pelas dicas. Burny, dei uma olhada lá no site e até que tem várias dicas. Tem um dos lugares que o cara diz que é uma torrefação que talvez até concorde em me vender um punhado de café verde. Quem sabe?

Eu não sei se vamos ao passeio do café. Tenho que ver também se ainda tenho carteira de motorista válida pra alugar um carro lá. Vão ser duas semanas ao todo, então até daria tempo, já que me parece que Bogotá não é assim pra tantos dias. Cartagena vai ser um dos destinos, mas ainda não compramos as passagens dentro do país, só as para ir e voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje tomei um Chemex no Museu do Ouro aqui em Bogotá. Tinha ouvido dizer que o café de lá era bom (San Alberto).

Nunca tinha provado Chemex e a ocasião era boa, já que éramos quatro tomando:

 

chemex.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu confesso que esperava mais. O café era bom, mas o da Hasbean que eu comprei verde era bem melhor. Também já tomei cafés daqui nos EUA bem melhores.

Ontem tentei ir a duas outras cafeterias, mas estava tudo fechado. Esse é um problema nos países vizinhos, tudo fecha em qualquer feriado. Como dia de reis caiu no mei oda semana, por lei ontem foi o feriado.. Pra completar, o Museu Botero que fechou ontem pelo feriado, hoje fecha "normalmente". Ou seja, acho que não vou conseguir ver.

Hoje vou tentar ir a uma outra cafeteria. Tem duas próximas umas das outras e pelo menos uma deve estar aberta. Depois eu posto o resultado.

Ah, comprei uma prensa francesa individual do Juan Valdez na loja deles. Foi em torno de 60 reais, mas parece bem melhor do que a que eu tenho em casa.

Agora, nem na Juan Valdez nem na Oma eles servem café coado. O que eles chamam de tinto é simplesmente um americano. Essas cafeterias que eu estou tentando ir é que tem Hario, Chemex etc.

Enfim, quem viver verá.

O país tem várias coisas parecidas com o Brasil. Especialmente a cara das pessoas. Eles têm é uma paranoia grande com segurança. Tem cão farejador em todo lugar. Pra entrar em shopping vi várias revistas de carro com o cachorro. As frutas são parecidas com as daqui, incluindo as do norte (taperebá, cupuaçú, ingá). Tem só uma ou outra que não se acha no Brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu hein, será que há ainda uma sombra de Pablo Escobar na Colômbia pela questão da segurança?  Cartel de Cali e Medelim foram extintos pelo governo o que eu não sei é se o narcotráfico ainda toma conta do país rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger o problema é as FARC , a Colômbia tem esse grupo terrorista desde 1964 , é uma quase guerra civil que já faz 51 anos , eles ainda dominam 20% do território , nas fronteiras do equador , peru e Brasil , tudo muuuito longe de onde o Cal vai visitar.

Com o fim do comunismo em 1990 a FARC perdeu o dinheiro que vinha de Cuba e da União Sovietica , viraram traficantes , e se apoiaram na Venezuela de Chaves , com a falência da Venezuela e a atual prosperidade da Colômbia , as FARC estão na pindaíba , devem acabar em medio prazo , mas enquanto isso não acontece o risco persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, da uma olhada nas verduras do mercado, tem muita coisa diferente a começar pelas batatas, eu achei bem interessante ...

Boa sorte com café, eu não consegui achar nenhum que agradasse, a torra sempre muito escura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As frutas é que são interessantes. Eles tem uns quatro tipos diferentes de maracujá. O nosso normal, o nosso doce, um de casca roxa e também um de casca vermelha. Eles chamam vários deles de tomate de alguma coisa. Eles têm uma goiaba com gosto super ácido que chamam de feijoa, que achei uma das frutas mais complexas que já comi. Meu filho tem gostado de arepa e também do suco de lulo, que apesar de ser uma outra fruta, tem o mesmo gosto de cajá (taperebá). Graviola é onipresente, só que se chama Guanábano. 

Hoje o dia foi bom. Comemos num restaurante bom e barato (Sant Just) e fomos a dois cafés diferentes. As torras não eram escuras, mas médias, no ponto que eu gosto (até as do Juan Valdez e Oma são médias, bem mais claras que Starbucks).

 

Um era o Café Kiri:

 

2015-01-14%2B15.42.06.jpg

 

2015-01-14%2B15.53.24.jpg

 

2015-01-14%2B15.18.34.jpg

 

Como se vê, eles torram o café lá mesmo. Quando cheguei tavam torrando. Vi duas torras Eu tomei duas prensas: uma de um Pacamara e outra com um Bourbon, que lembrava o Unique Orgânico. No final, o barista me ofereceu um de Huilla que ele tinha feito pra outra mesa. O mesmo café no sifão e no Hario. Gostei mais do que os outros e ele me vendeu 250g verde, selado num saco da loja e tudo.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A outra cafeteria não torrava os grãos, mas tinha uns cafés melhores. Tomei um Hario com um de Antioquia e um Silverton (em homenagem ao Alexandre) com um café de Quindio. Os dois eram bons e bem diferentes. Comprei 1kg de cada pra dar de presente.

A loja é um conteiner, cuja lateral foi cortada e virou uma porta que abre criando o assoalho. Muito interessante.

Olha umas fotos aí:

 

2015-01-14%2B16.02.53.jpg

 

2015-01-14%2B16.13.34.jpg

 

2015-01-14%2B16.05.05.jpg

 

silverton.jpg

 

2015-01-14%2B16.22.36.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk, falando em Colômbia, POR FAVOR NAO ME XINGUEM! Eu já disse aqui que sou muito preguiçoso então tem alguns dias extremos nos quais me falta paciência até para coar uma xícara de café e acabo tomando Nescafé. Sim, eu tomo Nescafé, é isso mesmo.

 

Comprei um café instantâneo também da Juan Valdez porque o Nescafé é ruim de doer. Confesso que fiquei satisfeito. É bem bacana para um café instantâneo. Mas obviamente é substancialmente diferente de um café coado.

 

Abraços.

 

 

Leo, não se sinta sozinho: eu tomo Nescafé, mas com leite no café da manhã por falta de tempo mesmo. Mas sempre com leite.

 

Falando no Chile, estive lá há muito tempo e lembro que eles só tomavam café solúvel. Não havia coado de forma alguma e expresso era mais raro na época. Não sei como é hoje lá, imagino que expresso seja comum, mas não sei se incorporaram o coado.

 

 

Eu já confessei aqui em outra oportunidade que tomo café Iguaçu solúvel com leite, e até gosto. Já misturado com água não dá, nem esse e nem nenhum outro que já experimentei. Não consigo.

 

Boa tarde, colegas!!

Meu primeiro post...

Estou aprendendo com essas pessoas lindas e de bom gosto. Obrigado por fazerem deste clube um passo para a transcendência.

Entretanto não posso perder a piada... diante destas confissões foi como saber que o super-homem toma biotônico fontoura.

 

Sigamos em frente, espero em breve colaborar mais ativamente (também estou enferrujado em participar de forum).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Enfim, de volta ao lar.

Vamos lá...

Olha aí os dois tipós de café que comprei lá no Azahar:

 

2015-01-14%2B17.15.37.jpg

 

o de Quindio era mais ácido e o de Antióquia um pouco mais amendoado. Ambos bons.

 

O melhor expresso da viagem, pasmem, foi num quiosque de um Café Quindío:

 

2015-01-15%2B14.28.27.jpg

 

Essa foto é em um shipping (Portal del Quindío) em Armenia. Fui conferir a loja só de curiosidade. Quando vi uma La Marzocco, resolvi arriscar o expresso. Excelente, o melhor da viagem de longe.

 

Em Cartagena, por acaso vimos uma filial recém-aberta (uma semana!) do Café San Alberto, que é um café premiado com loja no Museu do Ouro em Bogotá (aquela da foto do Chemex). Fui lá acho que três vezes.

Da primeira, tomei um sifão (de longo o melhor dos cafés que tomei na loja) e um café a frio (o da gota a cada sei lá quantos segundos):

 

2015-01-21%2B11.51.13.jpg

 

Nunca tinha tomado esse café a frio. Bem legal, com uma acidez bem pronunciada.

Depois voltamos lá e tomei uma prensa francesa, boa também (numa prensa Bodum do meu sonho de consumo):

 

2015-01-23%2B18.31.50.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a Colômbia supreendentemente parecida com o Brasil, incluindo a cara das pessoas na rua.

As frutas eram muito boas. Várias as mesmas daqui, mas sempre maduras no ponto certo, especialmente os melões (cantalupe). A graviola é onipresente.

Mas no geral a viagem decepcionou um pouco em quase tudo. Com o câmbio atual, as coisas eram quase todas mais caras, algo em torno de uns 25%.

A grande decepção foi Cartagena, que eu esperava que fosse uma cidadela bonitinha, arrumada com lojas bacanas, tudo pra turista de país rico. Vi uma cidade com esgoto vazando em quase todas as ruas (sério), comércio mundano e restaurantes medíocres pra ruins. As calçadas estreitas, cheias de camelô e as ruas com suv's, charretes, bicicletas, patinetes motorizados e gente. Nada agradável. Depois de ouvir histórias de horror sobre as praias em ilhas públicas, pagamos uns R$ 150 por cabeça pra ir a Isla del Encanto, uma ilha privada supostamente melhor. Fica a uma hora de lancha rápida da costa. Uma praia mínima, suja, com garrafa de coca cola vazia, cocô de cachorro e até um sapato. Sem falar que fedia a ovo podre. Ou seja, um horror também, só que pelo dobro do preço da ilha pública.

O eje cafetero também foi uma coisa decepcionante. Ficamos na menor das três cidades (Armenia). Não tinha nenhuma infra-estrutura. Hotel péssimo, pequeno e mais caro que em Bogotá. Ninguém sabia dizer como sequer alugar um carro (por acaso tinha visto na internet um hotel que tinha aluguel e fomos lá).  O que todo mundo dizia que era ótimo, o tal Parque do Café, era um parque de diversões. Ficamos umas duas horas em função do show do café, que esperava que fosse educativo, só pra ver um musical bem rasteiro. O jardim com as variedades de café não tinha quase nada marcado e era minimo. As águas termais que ficam perto são legais, mas o Vale de Cocora, com palmeiras de 60 m de altura decepciona, já que só se pode andar em uma trilha cheia de pedregulho (távamos com o carrinho de bebê e não conseguimos avançar).

Enfim, valeu mais para conhecer mais um lugar. Eles são bem simpáticos, como nós também somos. Dentre os vizinhos que conheço (Argentina e Chile) eles são de longe os mais parecidos com a gente.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não. Em Medellín eles têm uma filial, perto do Ibis onde ficamos. Fomos lá tentar tomar um café da manhã... só pra chegar lá e descobrir que é só um lugar que vende para negócios (grãos, máquinas etc).

Tomei o café deles no Museu Botero em Bogotá. Não achei que valesse a viagem. Compramos dois pacotes de 250g moídos pra dar de presente aqui. Pelo menos é melhor que Juan Valdez ou Oma, se bem que pior do que esses que comprei da foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De repente eles tiraram a ideia de lá. A diferença básica é que nessa parece que eles tiraram a lateral do contênier e instalaram essa porta dobrável. Na Azahar eles recortaram a lateral e puseram dobradiça na parte de baixo. Quando fecha, fica igual a um contêner normal e o chão vai embora (tem uns trilhos embaixo, não sei porque). Eu pus mais foto no meio das outras. A segunda mostra no detalhe a lateral agindo como chão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Estive em Medellín, uma cidade muito legal de se visitar, com várias atrações turísticas e um povo muito simpático.

 

Fui pra lá com uma recomendação da cafeteria Pergamino, situada no Parque Lleras (LL na Colômbia se pronuncia como DJ, no caso, seria Parque DJÊRAS). É um bairro estilo Vila Madalena, com vááários barzinhos, baladas e gringos. A primeira cafeteria que fui em Medellín foi mesmo o Pergamino. Eu havia mandado um e-mail para eles sobre minha ida, questionando algumas coisas mas não me responderam. Cafeteria descolada, com um blend de espresso e 3 outros cafés nos métodos "filtrados". O espresso extraído numa Strada estava ligeiramente amargo para o meu gosto, mas muito bem extraído. Tomei uma Aeropress do Caicedo no primeiro dia e outra do Urrao em outra visita. Ambos excelentes! De lá, só trouxe uma camiseta e uns cartões, estilo postais, dos cafés vendidos por eles. Muito bem feitos.

 

wqnhmrKt.jpg FTeiFvRt.jpg yeuntWyt.jpg

 

A8UhqNAl.jpg

 

Atravessando a rua, acabei descobrindo outra cafeteria, a Velvet. No espresso e filtrados, o grão varia com os dias. Achei o espresso da Velvet melhor que o do Pergamino, apesar de que na Velvet estava ácido demais. Ainda assim, prefiro mais pra ácido que pra amargo. Lá não tomei filtrado, apenas espresso em dois dias diferentes.

 

mUvylWOl.jpg

 

No penúltimo dia eu acabei descobrindo a melhor cafeteria de Medellín, chamada Urbania No. 8, situada um pouco "para baixo" do Parque Lleras. Café do jeito que a gente gosta! :D

Eles tem sempre dois grãos diferentes no espresso, que vão variando com os dias. No primeiro dia eu tomei dois espressos do mesmo grãos, mas de processos diferentes (lavado e natural) e mais uma Aeropress! O resultado vocês podem conferir mais abaixo... :P

Espressos extremamente bem extraídos, balanceados, deliciosos!!!  B)

 

5zvKPRFt.jpg Ar7PeUtt.jpg XEpCkcst.jpg

 

ULMo3hol.jpg

 

 

:wub:  :wub:  :wub:

WWgfuzim.jpg

 

 

Acabei não comprando café em grãos do Pergamino. Um dos motivos é que me disseram que havia uma loja deles no Aeroporto de Medellín. O problema é que a loja fica na áera de embarque internacional, e fui para a área nacional, já que a primeira etapa da minha volta foi para Bogotá!  <_<

 

 

Ainda tenho que comentar dos cafés que tomei no aeroporto de Bogotá, mas isso fica para outro post, outro dia.

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...