Ir para conteúdo

Cafés Colombianos?


leonardopm

Postagens recomendadas

Medellín foi a cidade de que eu mais gostei na Colômbia. Espero que você tenha ido ao Parque Arví. Fantástico.

Em Medellín a gente terminou não tomando café praticamente. Tentei ir ao Amor Perfecto, que supostamente tem lá também. O negócio é que é só um stand que vende máquinas e café para cafeterias. A loja mesmo é só em Bogotá. De qualquer modo, Medellín em si era como uma cidade do interior de Minas superpopulada, mas o Parque Arví é realmente imperdível. Valeu a ida. Não só pra cidade, mas até pro país. O Jardim Zoológico é famoso e até é legal, mas não é assim tão impressionante. O legal é ver os iguanas bem grandes do nosso lado.

 

Quando eu fui à Colômbia, confesso que fiquei desapontado. Em grande parte porque achei muito parecido com o Brasil. Não esperava isso.

Agora que já se passou quase um ano, a memória que ficou foi positiva. 

 

O expresso de fato não costuma ser grandes coisas. O nosso café tem mais corpo e é difícil achar um lá que seja bom. O melhor que eu tomei foi o da foto aí em cima, do Café de Quindío.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apenas fui ao Parque Arví, literalmente. Nem desci do metrocable/bondinho porque não tinha tempo. Mas só o passei de bondinho por sobre o parque já é muito legal. Parecia que tinha ligado o ar condicionado, tamanha diferença de temperatura com Medellín.

 

 

 

Onde eu estava trabalhando tinha uma cafeteria De Lolita, que é uma rede presente em vários locais. Tomei vários espressos deles e eram razoalmente bons, bem torrados (parece que são cafés da Pergamino). O problema é que a extração variava bastante, como já estamos acostumados em cafeterias comuns. O bom é que sendo os grãos bons, o resultado nunca era péssimo e dificilmente era ruim. Acho que esse foi um dos melhores que eu tomei deles:

 

2q7ShCDl.jpg

 

Também arrisquei um Juan Valdez, que é praticamente uma "réplica" do Starbucks, porém com café de melhor qualidade. O espresso eu tomei no aeroporto de Bogotá e estava bem meia boca, amargo, mas o coado que tomei em Medellín estava razoável:

 

ehl7Nvil.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu comprei uma prensa francesa numa loja do Juan Valdéz. O que eles chamam de tinto é feito jogando água quente no expresso nas lojas.

Achei que era parecido com o que a gente tem aqui: os melhores grãos vão pra fora e o resto fica, com a diferença que aqui o café típico é forte e lá é fraco.

Talvez um dia eu volte. Quem sabe. Eu agora queria ir pra Bolívia ou Peru, caso viaje de novo pelo continente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto dos cafés colombianos. Pra espresso são muito bons! Até um Juan Valdez que bebi era bom...Num encontro nosso bebemos um blend 75% colombia e 25% foi um dos melhores blends/espressos que bebi na vida!

 

Os colombianos que bebi tinham uma assinatura especifica que eu gosto muito...até esse Juan Valdez tinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Libano e o Ciudad Bolivar da Urbania são excelentes. Ontem preparei para alguns amigos em Cachoeira do Sul e um deles ficou tão impressionado que já fez lista de compras pra viagem aos EUA: Baratza Preciso, balança, chaleira bico de gaso, portafiltros, jarras...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou eu relatar os cafés que tomei em Bogotá, todos no aeroporto. Quando cheguei, encarei um espresso do Juan Valdez já era noite, mas a curiosidade era grande. Já esperava que não fosse grande coisa, então não me decepcionei tanto. Café bem amargo, quase não consegui beber todo.

 

hO9r2Lnm.jpg

 

Na volta para o Brasil, dei de cara com a cafeteria Xue Café, estilo boutique, super chique... Logo vi que lá tinha o famoso Geisha em grãos! Na hora que vi a "decoração" da cafeteria tive certeza que iria poder tomar um café bem extraído. Perguntei se eles serviam o Geisha ou se era só em pacote. Responderam que sim e logo perguntei se tinha no espresso, no que responderam que obviamente não, pois o "Geisha não é um café para espresso". Não quis me estender na discussão. Me mostraram o Geisha que eles serviam no método "Kyoto", de extração a frio. Serviam também no coado, então preferi o V60. Detalhe, saiu 35 reais! Depois de toda cena arrogante, o cara me tira um MOEDOR DE LÂMINAS BODUM de dentro do ármario do balcão!!!!!!!!!  :o

 

Nossa! Eu queria ter filmado a cena! Sem titubear eu disse pro barista que não queria mais o café. O cara ainda tentou explicar que o moedor era bom.  :wacko: Gente do céu!!! Depois um outro funcionário, que parecia ser o gerente, disse pro barista pegar o Baratza. Menos mal. Mas foi fo#$ demais!!!! Conseguiram estragar bastante a experiência... Depois disso o cara baixou um pouco a bola.

 

MJtRBRjl.jpg

 

wG5diqbl.jpg

 

Uua58XEl.jpg

 

Interessante que o café foi servido numa taça grande de cristal. Ainda deixaram a bebida tampada com um guardanapo para potencializar os aromas. Claro que acabou esfriando rápido o café, mas como não demorei pra beber, funcionou. Que café aromático! Parecia que o cara tinha borrifado um perfurme! Impressionante mesmo!!! :wub:

Até queria trazer na mala, mas a trapalhada deles somada ao alto valor do pacote acabaram me desencorajando. 

 

I4SlVg4l.jpg

 

 

 

No mesmo dia no aeroporto, encontrei uma máquina antiga, mas não tive coragem de encarar o café:

 

7vY97lrl.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pessoal, tem uma colega minha que está em Cartagena esta semana e seria interessante eu saber um lugar bacana pra ela me trazer um café.

 

Lendo aqui só encontrei referência da café San Alberto, que o Cal visitou. Existem outras cafeterias legais lá? Minha intenção é comprar torrado mesmo, mas no padrão "clube do café": torra clara ou média e jovem :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando eu fui, há um ano, esse era o único café que encontrei por lá.

A boa notícia é que o café é bom. Não vai ser com torra especialmente fresca, mas pelo menos a qualidade é boa.

Diga a ela que eles têm (tinham) café coado a frio. Vale a pena experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se sua amiga ainda está em Cartagena, uma boa dica é a loja que vende picolé mexicano. Acho que é paleteria o nome (paleta é picolé no México).

Não gostei muito de lá. Achei muito sujo. Os restaurantes também me decepcionaram. Os frutos do mar eram sem gosto e em geral com molho à base de catchup.

As bananas eram boas. Me lembro que até comprei uma banana maçã lá. Engraçado é que eles chamam banana de banano, com 'o'. As frutas de um modo geral em todo o país eram muito boas. Estavam sempre maduras no ponto certo.

Lembra um pouco a Bahia o lugar, até com baiana com os tabuleiros pelas ruas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar dessa sujeira toda, fiquei interessado em conhecer o lugar kkkk. Sério mesmo. Me parece um lugar peculiar. Um dia pretendo fazer um roteiro do café na Colômbia. Até lá espero ter um torrefador pra comprar grãos verdes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um ano e meio que eu fui à Colômbia, de férias.

A parte do café foi a mais decepcionante de todas. 

Foi bom ter conhecido o país, que achei incrivelmente parecido com o Brasil em tantos aspectos.

O melhor da viagem foi Medellín.

Infelizmente, a melhor "viagem de café" ainda é para algum país importador de café. Imagino que até em Taiwan se possa tomar bons cafés do mundo todo (pelo menos os melhores torradores caseiros são feitos lá).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Um amigo chegou ontem da Colômbia , passou a pouco aqui em casa , disse que lembrou de mim e trouxe esse café,  "Matiz ebano espresso"

 

Torra de 1 abril , quando abri o pacote saiu aquele aroma horrível de torra carvão Starbucks,  na foto da para comparar o grão com o Blend Espresso 22 .

 

33926517590_b22372b8c5_c.jpg

 

Vou tomar coragem e provar esse carvão amanhã.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho desses da Costa Rica. Quem dá é super bem intencionado. Os expressos colombianos bons já não são assim tão bons, que dizer desses a la Starbucks?

Enfim, a vida como ela é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preparei um espresso com ele , fiquei na expectativa do sabor de cinza e do forte amargor. 

 

Para minha surpresa não tinha gosto de cinza e o  amargor bem menor do que eu esperava , se esse café  tivesse uma torra menos selvagem seria bem saboroso.

 

Muito superior aos Starbucks,  deu um espresso cremoso , forte , crema castanho escuro.

 

Nao e o tipo de espresso que eu goste , mas vai dar uns lattes saborosos.   :D

 

33541151053_4456a33cd0_c.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Carlos Eduardo

 

Tem desse café no Prezunic aqui no Rio, mas acho que somente o torrado/moído. Tem uma versão com torra mais clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinha café colombiano a venda em supermercado no Rio , mesmo de torra mais clara não vale a pena comprar café moído, sem falar que ele terá uma torra bem velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Oi, pessoal.

Irei à Colômbia no próximo mês e gostaria de saber onde posso comprar cafés especiais por lá. Pelo que li nos relatos dos posts deste tópico, pode não ser tão fácil de encontrar. Alguém tem uma informação mais recente a esse respeito?

A princípio, irei a Bogotá e Manizales, no Eje Cafetero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcos!

Já faz mais de um ano que não vou a Colômbia, mas recomendo fortemente visitar a Libertario Coffee em Bogotá. É a melhor cafeteria que visitei na Colômbia (todas as outras foram em Medellín). Se for a Medellín, recomendo o Urbania Café. Tem também a Pergamino e a Velvet no Parque Lleras que também são muito boas.

Aproveite a bem viagem!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Santiago!

Obrigado pelas dicas. Infelizmente acabei de ver no Google Maps que a Libertario Coffee está permanentemente fechada (https://goo.gl/maps/TeYyZ5WCFsT2). Não sei se terei como ir a Medellín dessa vez :(. Se for, certamente seguirei suas sugestões.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, bom lembrar que pra quem quiser um café colombiano mas não sair de São Paulo: Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, perto do metrô Tiradentes, um colombiano tem uma cafeteria chamada "café colombiano" (sugestivo, não?). Aí você pode pedir por café colombiano ou brasileiro (um catuaí amarelo, falho engano). Gosto bastante do trabalho deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa! fui para bogotá no inico do ano tem muita cafeteria boa, recomendo:

Café 18 https://www.instagram.com/somoscafe18/  (se tiver, recomendo muito o gesha e o "dos tiempos" são os que eu mais gostei

Colo coffe, eles tem uma na zona T (tem bastante restaurante bom, baladas, cassinos etc, fica minha recomendação o restaurante Wok, se curtir comida oriental lá é um dos melhores, ou Hooters que é um bar tematico que tem boa opções de cervejas e comidas para acompanhar, é legal chegar no fim de tarde, tomar um café na Colo e depois ir comer e aproveitar a região) e a outra unidade é o laboratório onde torram os microlotes. https://www.instagram.com/colocoffee/

Varietale: esse também tem duas unidades, recomendo a de Las águas, fica perto de outra cafeteria legal, e do monte monsserate: https://www.instagram.com/varietale/

Contraste coffee lab: pequeno e escondido, mas bem legal, fica uns 5 min do Varietale: https://www.instagram.com/contrastecoffeelab/

Azahar: esse é um dos maiores fica perto de um bem bacana e no caminho do café 18 (15 min distancia apé): https://www.instagram.com/azaharcoffee/

Kiri café: o mais legal desse é que o barista torra os cafés num torrador de 1kg na propria cafeteria, ela é bem pequena e tem bastante variedade de café: https://www.instagram.com/kiri.cafe/

Café monstruo: o café em si é bom, nada muito surpreendente, mas a pizza é fantastica, e tem muito pão excelente, fica no caminho da zona T se vc for de transmilênio, então se quiser fechar um dia nessa área é bem legal: https://www.instagram.com/cafemonstruo/

esses são os que eu mais gostei e que acho que valem uma visita, sendo o café 18 e o colo os que mais gostei, o libertario que o Santiago disse foi muito bem falado, mas na epoca que eu fui estavam com as atividades encerradas, e pelo visto voltaram tem pouco tempo.

ah e fugindo um pouco do café, se curtir cerveja não deixe de provar as da BBC (bogotá beer company) são excelentes e tem várias "estações" espalhadas pela cidade.

se quiser mais dicas de locais para visitar etc, só falar!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, pessoal.

Acabei de voltar de uma viagem de 12 dias por Bogotá, capital da Colômbia, e venho compartilhar uma lista de cafeterias que visitei. Algumas delas foram sugeridas por @João Vitor Ribeiro e @Santiago Luz , e várias outras por Faber, um barista colombiano que conheci por lá.
Ao todo, foram oito cafeterias, distribuídas por diferentes bairros da cidade, como Centro, Zona G, Chicó e Zona T. Em algumas demorei bastante, em outros passei rapidamente. Nas que passava rápido, tomava um espresso, quando tinha mais tempo, V60.
Pude experimentar cafés variados em espaços de diferentes portes e preços. Lamento apenas não conseguir descrever a multiplicidade de sabores que senti.
Nessas cafeterias, o espresso saía entre 4 e 8 mil pesos (cerca de R$ 5 a 10, na conversão em 12/08/18), os filtrados pelo dobro do valor e os pacotes de 250g, entre 15 e 50 mil pesos (R$ 20 a 50).

É muito simples visitar essas cafeterias, mesmo para viagens curtas. Apesar de não contar com sistema de metrô (eles tem um sistema de Transmilenio), Bogotá, assim como outras capitais da América Latina, tem uma rede imensa e super barata de táxis. Então, é fácil se organizar para se deslocar pela cidade e aproveitar as cafeterias pelos diferentes bairros.

Parque de la 93

# Azahar
O local é bonito, agradável, o café também, mas o atendimento deixa a desejar. Fui duas vezes nessa cafeteria, mas na segunda acabei cancelando o pedido pois o espaço estava muito cheio (também servem almoço), barulhento e nosso pedido não chegava nunca. Na verdade, nem sei se a coffee-girl chegou a anotar nosso pedido.
Na primeira ida, tomei uma “cata de café”, de 10 mil pesos, e curti; vem com três xícaras com cafés de origem da temporada para se provar a variedade de sabores do café colombiano. Por conta do atendimento, não voltarei lá se retornar à Colômbia.

0ypp8yUl.jpg
Cata de café, no Azahar

GWZfvpll.jpg
Cata de café, Azahar

Zona T

# Colo Café
Cafeteria agradável de um espaço de co-working, bem no furdunço da Zona T, região repleta de lojas e restaurantes. Os baristas, Marcos e Daniela, são super simpáticos. No espaço tem um torrador então sempre tem café novinho, de 2 ou 3 dias, para comprar. Eles trabalham com três tipos de cafés, que podem ser preparados para espresso ou coado.
Esperar o café era uma das melhores experiências de estar lá. Sentado no balcão, além de poder acompanhar o processo, havia uma suave brisa fria que vinha da porta de entrada e espalhava o aroma do café que estava sendo moído por todo o ambiente.
Fui umas três vezes nessa cafeteria, era meu ponto de refúgio enquanto minha namorada se perdia nas lojinhas da região heheh.
Uma curiosidade adicional que chamou a minha atenção foi o V60 ser servido em um Becker de laboratório. Prático, funcional, e barato. Já incorporei a ideia ao meu instrumental do café.

KZBXmbVl.jpg
V60, no Colo Café

rR5cLRPl.jpg
Torrador, no Colo Café

kuuMn5Ml.jpg
Um dos cafés do Colo Café, disponível para sentir o aroma antes de provar

Chicó

# Kiri café
Uma cafeteria pequenininha perto de onde fiquei hospedado, em torno da calle 90, no bairro Chicó. Lá também sempre tem café bem novinho torrado em um "micro torrador" (vide foto). O café é bem leve e suave e o preço maravilha, cada pacote de 250g saiu em torno de 20 reais.

7zVVpY3l.jpg
Torrador, Kiri Café

# Café 18
Junto com a Azahar é a mais ampla das cafeterias que visitei. O ambiente é agradável e amplo, silencioso e dispõe de variados cafés à venda. Lá pude experimentar o Geisha e trazer um pacote pra casa (por um total de solamente R$ 54). O inconveniente dessa cafeteria é apenas que por qualquer motivo ela fecha - se está tarde, fecha, se é feriado, fecha, se é cedo, fecha, se é domingo, fecha, se está calor, fecha, se está frio, fecha :-) então tem que estar atento para não perder a visita. Como me hospedei pertinho dela, sempre passava em frente.

TDxx4uGl.jpg
Geisha, no Café 18

Centro

# Contraste CoffeLab
Essa cafeteria fica bem no centro da cidade, ideal para se visitar antes ou depois do Museo del Oro. Parece não ter muito tempo de inaugurada. É bem pequena, basicamente um balcão e duas mesas, mas vale a pena visitar. A barista é muito simpática e de vez em quando eles promovem labs de degustação. Havia várias opções de filtrado, mas acabei tomando apenas um espresso pois tinha acabado de passar na cafeteria do Museo del Oro.

4I6lPfSl.jpg
Jamile e eu, no Contraste CoffeLab

# Café San Alberto
Localizada na parte inferior do próprio Museo del Oro. Só vi um único tipo de café, um Caturra, possível em diversos métodos (V60, sifão, espresso, prensa, etc.). Para minha curiosidade, a temperatura era a mais baixa entre os que tomei em Bogotá. O sabor era bem bom e me lembrou um pouco o do Kiri. Na saída, ainda encontrei essa oferta (foto abaixo) bem na porta do museu, será que valia à pena provar? Máquina de espresso, moedor e tudo mais. Acabou não saindo na foto, mas, ao lado, havia ainda um vendedor de pacotinhos de "hormigas rabudas tostadas" (tanajuras torradas) - será que harmonizaria com o café? ehehe

SwxnU5yl.jpg
O que sobrou do espresso, no San Alberto

W1OA8R6l.jpg
Café na rua

Zona G

# Café Cultor
Apesar de estar na minha lista, acabei me batendo com essa cafeteria por acaso. Estávamos na região da Zona G e um pombo surgiu de um lugar que até hoje não descobrimos.. se saiu de cima, de baixo, se foi espírito, alucinação; sabemos apenas que ele soltou uma metralhada na calça da minha namorada que pegou do tênis até quase o joelho. Situação, né? Fomos procurar um lugar pra comprar uma meia. Na verdade, a vontade dela era mesmo comprar meia, tênis, calça, e por que não mais um casaco, né? Como nessa região não tinha nada disso, fomos então pelo menos tentar encontrar a tal meia. Nesse caminho, encontramos a Cultor. Por conta das circunstâncias, a passagem por lá acabou sendo bem rápida; tempo apenas para saber que a recepcionista, Camila, falava português e que o café deles é muito bom! Pedi que o barista me indicasse dois para trazer (vide nas fotos).

pqgfu9tl.jpg
Mais um café que não deu tempo tirar uma foto :-), Café Cultor

Bairro Teusaquillo
 

# Tesla Té y Café
A melhor experiência de café que tive em Bogotá. Os dois donos são muito simpáticos e passamos um bom tempo conversando.
Tomei um espresso com um sabor acentuado de panela, algo local como rapadura/melaço de cana com cravo e canela.
Faber, o barista e namorado de uma dos donos, tem grande entusiasmo em falar sobre café e ensinar. Ele nos apresentou diversos tipos de processos de grãos, como descascado, lavado, etc, falou de eventos (em inglês)  que realiza para mostrar às pessoas as diferenças de sabor entre vários cafés, etc. De tempos em tempos, o espaço promove também gigs com bandas locais- único lugar que visitamos com essa característica.
Ele ficou surpreso com a receita básica de Aeropress do Lisboa Santos que passei pra ele.

GFbLLnul.jpg
Faber (à esq.), Jamile e eu, no Tesla Té Y Café

s9Iojvcl.jpg
Equipe do Tesla Té Y Café e eu

aQ0qZapl.jpg
Amostras de grãos em diferentes processos, no Tesla Té Y Café

Aeroporto

# Gourmet Café
Na espera pelo vôo dei uma volta no terminal e acabei encontrando um café com uma máquina “anos 30” que não saberia dizer qual é (terminal de embarque internacional 28). O café era do Amor Perfecto. Durante a viagem, alguns baristas me falaram que esse café era apenas OK, em comparação ao que podia encontrar em Bogotá, mas acabou me surpreendendo, talvez pela baixa expectativa, ou talvez porque gostei mesmo.

g8IVUgbl.jpg
Máquina de espresso da Gourmet Café, no aeroporto

# Free Shop
Ainda no aeroporto, me chamou atenção uma La Pavoni no free shop. Não sei se estava ali para uso ou apenas para decorar. Só lembrei do @Fogo ruivo quando vi :-)

L0hifesl.jpg
La Pavoni e moedor Bunn no Free Shop

# Loja da Britt
Ao ver o moedor na loja da Britt, pensei “o Mimoso deles”. Hehehe

BGYUvSEl.jpg
Moedor manual na loja da Britt do aeroporto de Bogotá

Pela cidade inteira
# Starbucks e Juan Valdez
Normalmente não tomo café nesses lugares, mas no frio de Bogotá descobri que tomar chocolate quente pode ser uma opção.

# Donkin Donuts
Infelizmente só escrevo esse texto para falar mal. Como ocorreu no Starbucks e Juan Valdez, pedi um chocolate quente para lidar melhor com o frio e sentei em uma mesa bem perto do vaporizador da máquina de espresso. O quiosque estava vazio e mesmo assim a funcionária nunca limpava o bico do vaporizador, não importava se estivesse vaporizando leite puro, com chocolate, ou o que fosse. Que nojo, viu?

2uUlA3Il.jpg
Meu kit de viagem em ação


JcsZasol.jpg
Resultado das compras - 3kg em 12 pacotes

É isso aí, pessoal. Bogotá é uma cidade incrível, repleta de opções e com poucos turistas. O povo colombiano é acolhedor e sempre disposto a ajudar. Me movimentei pra cima e pra baixo e não me senti inseguro em nenhum momento. Foi minha primeira vez no país mas a quinta da minha namorada, que chegou a morar por alguns meses em Manizales, no Eje Cafetero. Segundo ela, sentiu uma grande diferença dessa viagem para as outras, realizadas há cerca de 15 anos.
Comentou que, em sua primeira vez em Bogotá, o clima de tensão era sempre presente.. exército fortemente armado nas ruas por todas as partes, revistas constantes de bolsas/mochilas e veículos por todos os lugares e uma certa estranheza (não necessariamente ruim.. era como se fossemos ETs) com a presença de estrangeiros. Nessa viagem, nos deparamos apenas com revistas na entrada do Andino, pequeno shopping da Zona T, e olhe que quando estávamos lá, o período coincidiu com o dia de posse do novo presidente do país. Tudo na paz.
A única chaticezinha básica é a enrolação de alguns taxistas. Acabamos deixando de pegar na rua e usamos o app "Taxis Libres". Apesar de ruim, é o melhor e mais seguro app do país. O Uber é proibido por lá.

A la orden, que disfruten!


Por fim, essa é a lista completa que Faber, barista da Tesla Té Y Café, me recomendou. Vale à pena conferir! 
 

EDIÇÃO: Essa lista aparece truncada no Tapatalk, mas está ok na página web do fórum

 

Item Nome Endereço Zona Subzona
1 Jon Dech Café K 27 # 5-38 Candelaria No aplica
2 Café Rec K 6 # 7-08 Candelaria No aplica
3 Bogotaza Café K 6 # 7-16 Candelaria No aplica
4 Café Ibañez "3A" C 10 # 3-61 Candelaria No aplica
5 Café Unión C 10 # 2-96 Candelaria No aplica
6 Cafecultor "BLAA" C 11 # 4-14 Candelaria No aplica
7 Tintoreria Café K 5 # 12-08 Candelaria No aplica
8 Café de la Reserva K 3 # 12-58 Candelaria No aplica
9 Café para Dos C 12c # 3-12 Candelaria No aplica
10 Arte y Pasión Café "Presidnecia" C 10 # 8-87 Candelaria No aplica
11 Valetto C 12Bis # 6-57 Candelaria No aplica
12 Candelaria Café K 7 # 12a-37 Candelaria No aplica
13 Café Ibañez "7A" C 12b # 7-12 Candelaria No aplica
14 Café San Alberto "Museo.Oro" C 16 # 5-41 Santafe No aplica
15 Café Chan Chan C 16 # 5-24 Santafe No aplica
16 Arte y Pasión Café C 16 # 7-76 Santafe No aplica
17 Contraste Coffee Lab K 3 #12c-90 Santafe No aplica
18 Tacoa Café K 3 #12d-60 Candelaria No aplica
19 Magola Buen Día K 3 # 17-60 Candelaria No aplica
20 San Francisco Café C 19 # 3a-37 Santafe Aguas
21 Varietale "Andes" DIA 20a # 00-06 Santafe Aguas
22 Café Origami K 4a # 26c-04 Santafe Macarena
23 Café Unión K 5a # 26c-62 Santafe Macarena
24 Wisdom Coffee K 13 # 28-17 Santafe Centro Internacional
25 Soca C 28 # 13a-24 Santafe Centro Internacional
26 Catuai C 31 # 13a-51 Santafe Centro Internacional
27 Café Tambora K 5 # 34-65 Santafe Parque Nacional
28 Soca "Colgas" C 37 # 8-43 Santafe Parque Nacional
29 Café Nicanor C 29a # 34a-33 Teusaquillo No aplica
30 Xue X Café C 26 # 103-09 Aeropuerto No aplica
31 Quipile Café de Origen K 24 # 42-71 Teusaquillo No aplica
32 Bogotá Coffee Roasters C 43 # 19-01 Teusaquillo No aplica
33 Tesla Té y Café K 20 # 50-09 Teusaquillo No aplica
34 Café Mundano DIA 40 # 7-40 Chapinero No aplica
35 Varietale "Javeriana" C 41 # 8-43 Chapinero No aplica
36 Macondo C 53 # 6-11 Chapinero No aplica
37 Roots Café C 57 # 7-51 Chapinero No aplica
38 Café Dos Campos K 9 # 57-77 Chapinero No aplica
39 Vigo Café C 61 # 3b-08 Chapinero No aplica
40 Café Lavé C 65 # 3b-57 Chapinero No aplica
41 Amor Perfecto K 4 # 66-46 Chapinero No aplica
42 Grazia C 69 # 5-04 Chapinero No aplica
43 Cafecultor "Contenedor" C 69 # 6-20 Chapinero No aplica
44 Kaffeina K 9 # 69-32 Chapinero No aplica
45 Juan Valdez Origenes C 70 # 6-09 Chapinero No aplica
46 Cafecultor "Casa" C 70a # 9-44 Chapinero No aplica
47 Cafecultor "Wilborada" C 71 # 10-47 Chapinero No aplica
48 Bourbon Coffee Roasters C 70a # 13-83 Chapinero No aplica
49 Devoción K 7 # 72-41 Chapinero No aplica
50 Café de la Fonda K 14 # 78-52 Chapinero Lago
51 Catuai K 12a # 79-25 Chapinero Lago
52 90° Centigrados Café K 14 # 79-62 Chapinero Lago
53 IL Pomeriggio "c.c. Andino" K 11 # 82-01 Chapinero Lago
54 Colo Coffee K 13 # 83-19 Chapinero Lago
55 Café León K 14 # 85-61 Chapinero Lago
56 Amor Perfecto K 11 # 93a-43 Chapinero Chico
57 Pasión Arabica C 93a # 13-46 Chapinero Chico
58 Level One Hub C 93b # 13-91 Chapinero Chico
59 Azahar Coffee C 93b # 13-92 Chapinero Chico
60 Kiri Café C 95 # 14-07 Chapinero Chico
61 Café 18 K 11b # 96-54 Chapinero Chico
62 Cowo Cwoffee C 98 # 8-37 Chapinero Chico
63 Coffee Lovers K 15 # 102-27 Usaquen No aplica
64 Café del Eje C 109 # 15-28 Usaquen No aplica
65 La Strega Tea & Coffee K 7 # 115-60 Usaquen No aplica
66 Café San Alberto C 117 # 6a-47 Usaquen No aplica
67 Amor Perfecto C 119B # 5-37 Usaquen No aplica
68 Catación Pública C 120a # 3a-47 Usaquen No aplica
69 Abadia Café by Doppio C 119 # 14a-26 Usaquen Unicentro
70 Dislatte K 19 # 135-29 Norte Autopista Norte
71 Maria Coffee K 46 # 152-46 Norte Mazuren
72 Let it be Café C 166 # 17-59 Norte Toberin
73 Café 1800 mt K 7 # 180-75 Norte Codabas
Editado por Marcos Sampaio
Informação sobre lista
  • Curtir 6
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu ir em bastante, infelizmente das que eu citei só consegui ir uma vez, mas os cafés são excelentes, esse gesha do café 18 eu custei para não acabar em um dia, que café bom.
(O azahar tive a mesma impressão, mas no dia o café em si estava bem bom, então fez valer a visita)

Faltou só o Varietale, fica uns 5 min do contraste, mas já tem um motivo para voltar a Colômbia kkk

Para quem não teve oportunidade de conhecer ainda, é um país barato de se visitar, já vi passagens por 900 ida e volta, e o custo diário dificilmente passa dos 100 reais, isso indo em lugares bons.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Marcos Sampaio disse:

Olá, pessoal.

Acabei de voltar de uma viagem de 12 dias por Bogotá, capital da Colômbia, e venho compartilhar uma lista de cafeterias que visitei. Algumas delas foram sugeridas por @João Vitor Ribeiro e @Santiago Luz , e várias outras por Faber, um barista colombiano que conheci por lá.
Ao todo, foram oito cafeterias, distribuídas por diferentes bairros da cidade, como Centro, Zona G, Chicó e Zona T. Em algumas demorei bastante, em outros passei rapidamente. Nas que passava rápido, tomava um espresso, quando tinha mais tempo, V60.
Pude experimentar cafés variados em espaços de diferentes portes e preços. Lamento apenas não conseguir descrever a multiplicidade de sabores que senti.
Nessas cafeterias, o espresso saía entre 4 e 8 mil pesos (cerca de R$ 5 a 10, na conversão em 12/08/18), os filtrados pelo dobro do valor e os pacotes de 250g, entre 15 e 50 mil pesos (R$ 20 a 50).

É muito simples visitar essas cafeterias, mesmo para viagens curtas. Apesar de não contar com sistema de metrô (eles tem um sistema de Transmilenio), Bogotá, assim como outras capitais da América Latina, tem uma rede imensa e super barata de táxis. Então, é fácil se organizar para se deslocar pela cidade e aproveitar as cafeterias pelos diferentes bairros.

Parque de la 93

# Azahar
O local é bonito, agradável, o café também, mas o atendimento deixa a desejar. Fui duas vezes nessa cafeteria, mas na segunda acabei cancelando o pedido pois o espaço estava muito cheio (também servem almoço), barulhento e nosso pedido não chegava nunca. Na verdade, nem sei se a coffee-girl chegou a anotar nosso pedido.
Na primeira ida, tomei uma “cata de café”, de 10 mil pesos, e curti; vem com três xícaras com cafés de origem da temporada para se provar a variedade de sabores do café colombiano. Por conta do atendimento, não voltarei lá se retornar à Colômbia.

0ypp8yUl.jpg
Cata de café, no Azahar

GWZfvpll.jpg
Cata de café, Azahar

Zona T

# Colo Café
Cafeteria agradável de um espaço de co-working, bem no furdunço da Zona T, região repleta de lojas e restaurantes. Os baristas, Marcos e Daniela, são super simpáticos. No espaço tem um torrador então sempre tem café novinho, de 2 ou 3 dias, para comprar. Eles trabalham com três tipos de cafés, que podem ser preparados para espresso ou coado.
Esperar o café era uma das melhores experiências de estar lá. Sentado no balcão, além de poder acompanhar o processo, havia uma suave brisa fria que vinha da porta de entrada e espalhava o aroma do café que estava sendo moído por todo o ambiente.
Fui umas três vezes nessa cafeteria, era meu ponto de refúgio enquanto minha namorada se perdia nas lojinhas da região heheh.
Uma curiosidade adicional que chamou a minha atenção foi o V60 ser servido em um Becker de laboratório. Prático, funcional, e barato. Já incorporei a ideia ao meu instrumental do café.

KZBXmbVl.jpg
V60, no Colo Café

rR5cLRPl.jpg
Torrador, no Colo Café

kuuMn5Ml.jpg
Um dos cafés do Colo Café, disponível para sentir o aroma antes de provar

Chicó

# Kiri café
Uma cafeteria pequenininha perto de onde fiquei hospedado, em torno da calle 90, no bairro Chicó. Lá também sempre tem café bem novinho torrado em um "micro torrador" (vide foto). O café é bem leve e suave e o preço maravilha, cada pacote de 250g saiu em torno de 20 reais.

7zVVpY3l.jpg
Torrador, Kiri Café

# Café 18
Junto com a Azahar é a mais ampla das cafeterias que visitei. O ambiente é agradável e amplo, silencioso e dispõe de variados cafés à venda. Lá pude experimentar o Geisha e trazer um pacote pra casa (por um total de solamente R$ 54). O inconveniente dessa cafeteria é apenas que por qualquer motivo ela fecha - se está tarde, fecha, se é feriado, fecha, se é cedo, fecha, se é domingo, fecha, se está calor, fecha, se está frio, fecha :-) então tem que estar atento para não perder a visita. Como me hospedei pertinho dela, sempre passava em frente.

TDxx4uGl.jpg
Geisha, no Café 18

Centro

# Contraste CoffeLab
Essa cafeteria fica bem no centro da cidade, ideal para se visitar antes ou depois do Museo del Oro. Parece não ter muito tempo de inaugurada. É bem pequena, basicamente um balcão e duas mesas, mas vale a pena visitar. A barista é muito simpática e de vez em quando eles promovem labs de degustação. Havia várias opções de filtrado, mas acabei tomando apenas um espresso pois tinha acabado de passar na cafeteria do Museo del Oro.

4I6lPfSl.jpg
Jamile e eu, no Contraste CoffeLab

# Café San Alberto
Localizada na parte inferior do próprio Museo del Oro. Só vi um único tipo de café, um Caturra, possível em diversos métodos (V60, sifão, espresso, prensa, etc.). Para minha curiosidade, a temperatura era a mais baixa entre os que tomei em Bogotá. O sabor era bem bom e me lembrou um pouco o do Kiri. Na saída, ainda encontrei essa oferta (foto abaixo) bem na porta do museu, será que valia à pena provar? Máquina de espresso, moedor e tudo mais. Acabou não saindo na foto, mas, ao lado, havia ainda um vendedor de pacotinhos de "hormigas rabudas tostadas" (tanajuras torradas) - será que harmonizaria com o café? ehehe

SwxnU5yl.jpg
O que sobrou do espresso, no San Alberto

W1OA8R6l.jpg
Café na rua

Zona G

# Café Cultor
Apesar de estar na minha lista, acabei me batendo com essa cafeteria por acaso. Estávamos na região da Zona G e um pombo surgiu de um lugar que até hoje não descobrimos.. se saiu de cima, de baixo, se foi espírito, alucinação; sabemos apenas que ele soltou uma metralhada na calça da minha namorada que pegou do tênis até quase o joelho. Situação, né? Fomos procurar um lugar pra comprar uma meia. Na verdade, a vontade dela era mesmo comprar meia, tênis, calça, e por que não mais um casaco, né? Como nessa região não tinha nada disso, fomos então pelo menos tentar encontrar a tal meia. Nesse caminho, encontramos a Cultor. Por conta das circunstâncias, a passagem por lá acabou sendo bem rápida; tempo apenas para saber que a recepcionista, Camila, falava português e que o café deles é muito bom! Pedi que o barista me indicasse dois para trazer (vide nas fotos).

pqgfu9tl.jpg
Mais um café que não deu tempo tirar uma foto :-), Café Cultor

Bairro Teusaquillo
 

# Tesla Té y Café
A melhor experiência de café que tive em Bogotá. Os dois donos são muito simpáticos e passamos um bom tempo conversando.
Tomei um espresso com um sabor acentuado de panela, algo local como rapadura/melaço de cana com cravo e canela.
Faber, o barista e namorado de uma dos donos, tem grande entusiasmo em falar sobre café e ensinar. Ele nos apresentou diversos tipos de processos de grãos, como descascado, lavado, etc, falou de eventos (em inglês)  que realiza para mostrar às pessoas as diferenças de sabor entre vários cafés, etc. De tempos em tempos, o espaço promove também gigs com bandas locais- único lugar que visitamos com essa característica.
Ele ficou surpreso com a receita básica de Aeropress do Lisboa Santos que passei pra ele.

GFbLLnul.jpg
Faber (à esq.), Jamile e eu, no Tesla Té Y Café

s9Iojvcl.jpg
Equipe do Tesla Té Y Café e eu

aQ0qZapl.jpg
Amostras de grãos em diferentes processos, no Tesla Té Y Café

Aeroporto

# Gourmet Café
Na espera pelo vôo dei uma volta no terminal e acabei encontrando um café com uma máquina “anos 30” que não saberia dizer qual é (terminal de embarque internacional 28). O café era do Amor Perfecto. Durante a viagem, alguns baristas me falaram que esse café era apenas OK, em comparação ao que podia encontrar em Bogotá, mas acabou me surpreendendo, talvez pela baixa expectativa, ou talvez porque gostei mesmo.

g8IVUgbl.jpg
Máquina de espresso da Gourmet Café, no aeroporto

# Free Shop
Ainda no aeroporto, me chamou atenção uma La Pavoni no free shop. Não sei se estava ali para uso ou apenas para decorar. Só lembrei do @Fogo ruivo quando vi :-)

L0hifesl.jpg
La Pavoni e moedor Bunn no Free Shop

# Loja da Britt
Ao ver o moedor na loja da Britt, pensei “o Mimoso deles”. Hehehe

BGYUvSEl.jpg
Moedor manual na loja da Britt do aeroporto de Bogotá

Pela cidade inteira
# Starbucks e Juan Valdez
Normalmente não tomo café nesses lugares, mas no frio de Bogotá descobri que tomar chocolate quente pode ser uma opção.

# Donkin Donuts
Infelizmente só escrevo esse texto para falar mal. Como ocorreu no Starbucks e Juan Valdez, pedi um chocolate quente para lidar melhor com o frio e sentei em uma mesa bem perto do vaporizador da máquina de espresso. O quiosque estava vazio e mesmo assim a funcionária nunca limpava o bico do vaporizador, não importava se estivesse vaporizando leite puro, com chocolate, ou o que fosse. Que nojo, viu?

2uUlA3Il.jpg
Meu kit de viagem em ação


JcsZasol.jpg
Resultado das compras - 3kg em 12 pacotes

É isso aí, pessoal. Bogotá é uma cidade incrível, repleta de opções e com poucos turistas. O povo colombiano é acolhedor e sempre disposto a ajudar. Me movimentei pra cima e pra baixo e não me senti inseguro em nenhum momento. Foi minha primeira vez no país mas a quinta da minha namorada, que chegou a morar por alguns meses em Manizales, no Eje Cafetero. Segundo ela, sentiu uma grande diferença dessa viagem para as outras, realizadas há cerca de 15 anos.
Comentou que, em sua primeira vez em Bogotá, o clima de tensão era sempre presente.. exército fortemente armado nas ruas por todas as partes, revistas constantes de bolsas/mochilas e veículos por todos os lugares e uma certa estranheza (não necessariamente ruim.. era como se fossemos ETs) com a presença de estrangeiros. Nessa viagem, nos deparamos apenas com revistas na entrada do Andino, pequeno shopping da Zona T, e olhe que quando estávamos lá, o período coincidiu com o dia de posse do novo presidente do país. Tudo na paz.
A única chaticezinha básica é a enrolação de alguns taxistas. Acabamos deixando de pegar na rua e usamos o app "Taxis Libres". Apesar de ruim, é o melhor e mais seguro app do país. O Uber é proibido por lá.

A la orden, que disfruten!


Por fim, essa é a lista completa que Faber, barista da Tesla Té Y Café, me recomendou. Vale à pena conferir! 
 

 

Item Nome Endereço Zona Subzona
1 Jon Dech Café K 27 # 5-38 Candelaria No aplica
2 Café Rec K 6 # 7-08 Candelaria No aplica
3 Bogotaza Café K 6 # 7-16 Candelaria No aplica
4 Café Ibañez "3A" C 10 # 3-61 Candelaria No aplica
5 Café Unión C 10 # 2-96 Candelaria No aplica
6 Cafecultor "BLAA" C 11 # 4-14 Candelaria No aplica
7 Tintoreria Café K 5 # 12-08 Candelaria No aplica
8 Café de la Reserva K 3 # 12-58 Candelaria No aplica
9 Café para Dos C 12c # 3-12 Candelaria No aplica
10 Arte y Pasión Café "Presidnecia" C 10 # 8-87 Candelaria No aplica
11 Valetto C 12Bis # 6-57 Candelaria No aplica
12 Candelaria Café K 7 # 12a-37 Candelaria No aplica
13 Café Ibañez "7A" C 12b # 7-12 Candelaria No aplica
14 Café San Alberto "Museo.Oro" C 16 # 5-41 Santafe No aplica
15 Café Chan Chan C 16 # 5-24 Santafe No aplica
16 Arte y Pasión Café C 16 # 7-76 Santafe No aplica
17 Contraste Coffee Lab K 3 #12c-90 Santafe No aplica
18 Tacoa Café K 3 #12d-60 Candelaria No aplica
19 Magola Buen Día K 3 # 17-60 Candelaria No aplica
20 San Francisco Café C 19 # 3a-37 Santafe Aguas
21 Varietale "Andes" DIA 20a # 00-06 Santafe Aguas
22 Café Origami K 4a # 26c-04 Santafe Macarena
23 Café Unión K 5a # 26c-62 Santafe Macarena
24 Wisdom Coffee K 13 # 28-17 Santafe Centro Internacional
25 Soca C 28 # 13a-24 Santafe Centro Internacional
26 Catuai C 31 # 13a-51 Santafe Centro Internacional
27 Café Tambora K 5 # 34-65 Santafe Parque Nacional
28 Soca "Colgas" C 37 # 8-43 Santafe Parque Nacional
29 Café Nicanor C 29a # 34a-33 Teusaquillo No aplica
30 Xue X Café C 26 # 103-09 Aeropuerto No aplica
31 Quipile Café de Origen K 24 # 42-71 Teusaquillo No aplica
32 Bogotá Coffee Roasters C 43 # 19-01 Teusaquillo No aplica
33 Tesla Té y Café K 20 # 50-09 Teusaquillo No aplica
34 Café Mundano DIA 40 # 7-40 Chapinero No aplica
35 Varietale "Javeriana" C 41 # 8-43 Chapinero No aplica
36 Macondo C 53 # 6-11 Chapinero No aplica
37 Roots Café C 57 # 7-51 Chapinero No aplica
38 Café Dos Campos K 9 # 57-77 Chapinero No aplica
39 Vigo Café C 61 # 3b-08 Chapinero No aplica
40 Café Lavé C 65 # 3b-57 Chapinero No aplica
41 Amor Perfecto K 4 # 66-46 Chapinero No aplica
42 Grazia C 69 # 5-04 Chapinero No aplica
43 Cafecultor "Contenedor" C 69 # 6-20 Chapinero No aplica
44 Kaffeina K 9 # 69-32 Chapinero No aplica
45 Juan Valdez Origenes C 70 # 6-09 Chapinero No aplica
46 Cafecultor "Casa" C 70a # 9-44 Chapinero No aplica
47 Cafecultor "Wilborada" C 71 # 10-47 Chapinero No aplica
48 Bourbon Coffee Roasters C 70a # 13-83 Chapinero No aplica
49 Devoción K 7 # 72-41 Chapinero No aplica
50 Café de la Fonda K 14 # 78-52 Chapinero Lago
51 Catuai K 12a # 79-25 Chapinero Lago
52 90° Centigrados Café K 14 # 79-62 Chapinero Lago
53 IL Pomeriggio "c.c. Andino" K 11 # 82-01 Chapinero Lago
54 Colo Coffee K 13 # 83-19 Chapinero Lago
55 Café León K 14 # 85-61 Chapinero Lago
56 Amor Perfecto K 11 # 93a-43 Chapinero Chico
57 Pasión Arabica C 93a # 13-46 Chapinero Chico
58 Level One Hub C 93b # 13-91 Chapinero Chico
59 Azahar Coffee C 93b # 13-92 Chapinero Chico
60 Kiri Café C 95 # 14-07 Chapinero Chico
61 Café 18 K 11b # 96-54 Chapinero Chico
62 Cowo Cwoffee C 98 # 8-37 Chapinero Chico
63 Coffee Lovers K 15 # 102-27 Usaquen No aplica
64 Café del Eje C 109 # 15-28 Usaquen No aplica
65 La Strega Tea & Coffee K 7 # 115-60 Usaquen No aplica
66 Café San Alberto C 117 # 6a-47 Usaquen No aplica
67 Amor Perfecto C 119B # 5-37 Usaquen No aplica
68 Catación Pública C 120a # 3a-47 Usaquen No aplica
69 Abadia Café by Doppio C 119 # 14a-26 Usaquen Unicentro
70 Dislatte K 19 # 135-29 Norte Autopista Norte
71 Maria Coffee K 46 # 152-46 Norte Mazuren
72 Let it be Café C 166 # 17-59 Norte Toberin
73 Café 1800 mt K 7 # 180-75 Norte Codabas

Inclusive o @Marcos Sampaio me trouxe de presente um pacote da KiriCafe, da variante Typica. Muito delicioso, cai muito bem na Aeropress. Notas de laranja muito presente! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...