Ir para conteúdo

Foto

Blend Clube do Café

café café em grãos café cdc CDC

• Por favor, faça o login para responder
39 respostas neste tópico

Paulo Simões

Paulo Simões

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 468 posts
  • LocationArapongas, PR
  • Equipamento:Gaggia Baby Twin, Hario Mini, Windax F. Press, Bolinha nº2, Capresso Infinity, Air Fryer Philco
Desculpe se for meio Off -tópico, mas vejo falando do tempo de extração de 25-30 segundos.
Isso vale pra singles ou pra duplos?

leonardopm

leonardopm

Membro Honorário

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 2248 posts
  • LocationFeira de Santana/BA
  • Equipamento:Gaggia Twin, Ascaso Dream, Baratza Vario, Breville BCG800/BCG450, Behmor 1600

Desculpe se for meio Off -tópico, mas vejo falando do tempo de extração de 25-30 segundos.
Isso vale pra singles ou pra duplos?

Para ambos.

De forma simplificada: Veja que no duplo coloca-se o dobro de café e extrai-se o dobro do volume, consequentemente não há necessidade de mexer no tempo de extração.

Paulo Simões

Paulo Simões

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 468 posts
  • LocationArapongas, PR
  • Equipamento:Gaggia Baby Twin, Hario Mini, Windax F. Press, Bolinha nº2, Capresso Infinity, Air Fryer Philco
Não entendi muito bem a equação.

Dobro do volume me vem na mente o dobro do tempo.
E mais café teoricamente não deveria demorar mais pra agua passar pelo café?

Rodrigoks

Rodrigoks

Moderador

• Moderators
  • 10035 posts
  • LocationPorto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Equipamento:Elektra SXCD, Versalab M3, Pharos, Bezzera BB005, V60, Aeropress, Prensas...
É que a área dos furos de um filtro single é bem menor que a de um filtro duplo. Teu raciocício, Paulo, só valeria para dois filtros iguais.
Abraço,
Rodrigo K.

Paulo Simões

Paulo Simões

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 468 posts
  • LocationArapongas, PR

É que a área dos furos de um filtro single é bem menor que a de um filtro duplo. Teu raciocício, Paulo, só valeria para dois filtros iguais.

Ahh! Sim. Agora faz sentido.
Tava faltando um coeficiente na equação, que não foi mencionado.

leonardopm

leonardopm

Membro Honorário

• Senior Members
  • PipPipPipPip
  • 2248 posts
  • LocationFeira de Santana/BA
  • Equipamento:Gaggia Twin, Ascaso Dream, Baratza Vario, Breville BCG800/BCG450, Behmor 1600
Paulo,

Desculpa a falta de palavras. Devia ter explicado melhor mesmo.

Abraços.

Mortari

Mortari

Moderador

• Moderators
  • 1433 posts
  • LocationCampinas - SP
  • Equipamento:VFA Torino, SGL Big Bar Duetto, Rancilio Rocky, Porlex ...
É Leo, nessas horas vejo que ainda tenho muito o que aprender e experimentar.

Fiz outras 2 extrações desse café, cada uma com a moagem em um dos 2 pontos intermediários às dos primeiro relato e, dentre as 4 (2 anteriores e essas 2), a extração que mais me agradou sem dúvida nenhuma foi a primeira, a que quase "chocou" a máquina.

Com outros grãos, sempre que acontecia isso eu achava o café mais amargo. Talvez a diferença se dê, também, pela própria característica do blend.

Ainda não consigo avaliar exatamente de que forma as variações de cada elemento das minhas extrações alteram o resultado na xícara, falta experiência.
A "vantagem" disso é que me surpreendo com mais facilidade (tanto de forma positiva quanto negativa hehehe) e é bem legal quando a surpresa é boa. :D

Rodrigoks

Rodrigoks

Moderador

• Moderators
  • 10035 posts
  • LocationPorto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Equipamento:Elektra SXCD, Versalab M3, Pharos, Bezzera BB005, V60, Aeropress, Prensas...
Mortari,

Às vezes é questão de acertar a dose pra cada café. Dose, filtro e moagem se interrelacionam, de modo que um duplo de 14 g pode ser desagradável com determinado café, mas ser bom com 17 ou 18g, e vice-versa. Alguns cafés exigem doses ainda maiores, outros menores. E ainda há a questão do gosto pessoal. Eu ainda estou aprendendo a lidar com tudo isto.
Abraço,
Rodrigo K.

rafaelroxalot

rafaelroxalot

Participante

• Senior Members
  • PipPipPip
  • 155 posts
  • LocationSão Carlos - Sp
  • Equipamento:Emc10, Hario Mini, Prensa Francesa

E agora? acabou o blend?

Anita