Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Salve Eduardo.

 

Tanto na Silvia como em outras máquinas é sempre melhor tirar o café antes de vaporizar o leite.

O café sai mais quente e suporta ainda com boa temperatura o tempo extra gasto para vaporizar. Já o leite que atinge temperatura mais baixa, tende a voltar ao estado líquido quando posto em espera.

O ideal é ter tudo preparado para as respectivas ações necessárias, extração e vaporização, antes de iniciar a faina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes e, de fato, o leite volta ao estado liquido bem rapido.

Vi alguns vídeos em que o pessoal, ao mesmo tempo que extrai o café,

liga a tomada do vapor para já ir esquentando.

Esse procedimento não acaba esquentando muito a agua do espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Eduardo.

 

Não sei quais videos vc assistiu, mas em máquinas com trocador de calor (HX), com 2 caldeiras ou ainda com caldeira e aquecimento por passagem (thermoblock) é possível acionar as 2 funções simultaneamente pois são sistemas independentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No vídeo, enquanto passavam a água do expresso, já ligavam o interruptor do vapor (sem abri-lo),

para que o boiler começasse a esquentar - para o vapor - ainda durante a extração. Então aguardavam apagar a luz

amarela e vaporizavam o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Quando os 4 Ms se encontram...

 

A Silvia é uma ótima máquina (e dispensa o PID). O Baratza Vario é um excelente moinho. O café parece ser fresco. E o cara mandou bem.

 

Silvia V3 Inox com 1 ano de garantia e entrega imediata - R$ 2.395,00 à vista.

Tamper Rattleware 58 mm Angular/Flat - R$ 125,00

Xícara do Clube do Café (mais bonita e exclusiva que a do video) - R$ 16,90

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho dúvida alguma que no caso da Silvia e de Gaggias de uma caldeira é melhor fazer o café primeiro do que vaporizar. Um motivo é que o leite ficará separado em duas fases com muito tempo de espera, mas o principal é que em uma máquina sem PID você depende de rotinas de surfar a temperatura pra começar a extração em um "momento térmico" favorável e ter bons resultados.

 

E isso fica bem mais difícil de fazer depois que a temperatura geral da máquina se eleva muito, como depois de uma vaporização. Mesmo depois de um flush de resfriamento, não dá pra dizer que a máquina chegou em um estado de equilíbrio em tão pouco tempo (aqui entendido equilíbrio em sentido amplo, significando o modo como a máquina costuma se comportar durante os ciclos da caldeira em modo de extração). Claro que, bem testada essa rotina, deve ser possível obter bons resultados, mas daí acho que o leite já deu uma boa duma separada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Eduardo.

 

Olha só o cara! Entrou no busu ontem e já tá sentado na janelinha! Ele está com a Silvia há apenas 1 mês!

Mas fala a verdade, tem OMO misturado para dar esta textura ao leite? É só para foto, não é?

Parabéns véio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Eduardo.

 

Olha só o cara! Entrou no busu ontem e já tá sentado na janelinha! Ele está com a Silvia há apenas 1 mês!

Mas fala a verdade, tem OMO misturado para dar esta textura ao leite? É só para foto, não é?

Parabéns véio.

 

KKKKKKKK, Omo é ótima!! Ou foi Veja multi uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi no "braço"!

Eu faço o seguinte:

Ligo a máquina e espero uns 30 minutos.

Depois aquele esquema de surfing:

deixa escorrer um pouco de água pelo porta-filtro até acender a luz de aquecimento,

espera 30 segundos, faz o "cold flush" para sair o vapor que se forma durante o aquecimento.

Daí tira uns 45ml de café (com a tomada do vapor já ligada).

Quando a luz apaga, pego o pitcher do freezer, coloco o leite e vaporizo.

Como a Sílvia tem muito pressão vou abrindo aos poucos e baixando o pitcher até

fazer aquele barulho de ar e o leite começar a girar.

Quando começa a aquecer e o volume aumenta uns 30% eu levanto o pitcher e espero

esquentar até não conseguir ficar com o dedo na parte de baixo.

Desligo o vapor e retiro o pitcher. Se ficar bolha eu dou uma batidinha e fico girando o leite.

Coloco no café, exatamente no meio e lentamente, para formar aquele auréola (leite no meio e

a borda de café).

No final pego um palitinho e faço o desenho (o café ˜pinta" o leite).

Simples, simples... :)

ah, não fica amargo, pelo contrário!

p.s.: usei leite integral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando os 4 Ms se encontram...

 

A Silvia é uma ótima máquina (e dispensa o PID). O Baratza Vario é um excelente moinho. O café parece ser fresco. E o cara mandou bem.

 

Silvia V3 Inox com 1 ano de garantia e entrega imediata - R$ 2.395,00 à vista.

Tamper Rattleware 58 mm Angular/Flat - R$ 125,00

Xícara do Clube do Café (mais bonita e exclusiva que a do video) - R$ 16,90

 

 

Meu set é esse aí mesmo (inclusive com a xícara) e por enquanto está me atendendo.

(só que coloquei PID e outras coisas mais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, pessoal, tudo bem?

 

Sou assinante novo deste tópico e um apreciador iniciante de café. Espero compartilhar experiências e dicas sobre café com todos vocês. Pelo pouco que vi, o nível de conhecimento dos participantes é muito bom.

 

Eu acabei de comprar uma máquina de café expresso RANCILIO SILVIA, por indicação de um amigo meu.

 

Entretanto, como sou iniciante, estou com receio de colocar a máquina para funcionar antes de tirar algumas dúvidas. Ela é 120V e tem potência de 1100W, logo preciso comprar um transformador.

 

Pergunta n.° 1: Alguém poderia me indicar um transformador bom (marca e VA) que seja indicado para ela?

 

Pergunta n.° 2: Além, alguém saberia informar se existe algum tutorial ou release sobre a RANCILIO SILVIA na internet ou youtube em português contendo informações sobre os procedimentos iniciais que devem ser feitos antes do uso efetivo da mesma?

 

Muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo, bem-vindo!

 

Sua Silvia é 110 V e a voltagem na sua casa 220 V?

 

Quanto aos procedimentos ANTERIORES ao uso, você se refere às lavagens iniciais?

 

um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu só em italiano? Serve em inglês? O meu tinha em vários idiomas... vou ver se encontro, um minuto.... mas o italiano é facinho. :D

 

Aqui tem em inglês e não é a última versão, mas creio que os procedimentos iniciais não variem de um modelo para o outro (salvo engano): http://migre.me/b5eMY

 

Quem deu os banhos iniciais na minha foi o padrinho dela, então não sei de cabeça o que precisa ser feito... se o inglês não te ajudar, me avisa que pego do meu manual original em outro idioma.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ana, obrigado.

 

Sim, a minha SILVIA é 110V e a minha casa é 220V.

 

Quanto aos procedimentos ANTERIORES ao uso, eu acho que se referem às lavagens iniciais que estão descritas no manual em ITALIANO...rs.

 

Abraço.

 

Eduardo,

 

Seja muito bem vindo ao nosso forum.

 

Também tenho uma Silvia 110V sendo que a rede da minha cidade é 220V.

 

Uso satisfatoriamente um transformador de 2000VA. Se seu moinho também for 110V e for ligar no mesmo transformador, pense em um transformador com um pouco mais de potência, 2500VA por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Eduardo (ih, outro Eduardo com Silvia, daqui a pouco estaremos confundindo os 2, um é do Rio), o Ruston perguntou a coisa crucial, pois sem isto a Silvia vai te deixar na mão: já tem moinho? Ela é bem chatinha, café TEM que ser fresco e se não tiver um moinho bacana para acompanhar ela nem vai querer conversa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que tem a Silvia poderia me reponder uma curiosidade que tenho : Quanto tempo ela demora para desligar a resistência (ou acender alguma luz indicadora dizendo que ela está pronta para espresso ) . E quanto tempo ela demora para estabilizar térmicamente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bom dia a Todos !

Meu nome é Sérgio, e sou novo aqui no fórum e após muitas pesquisas no google verifiquei que aqui é o lugar dos que manjam de café.. rsrsr

Sou um novo proprietário de uma SIlvia + Rocky com Dosador estou apanhando para tirar um espresso descente nela.

Por incrível que pareca, minha eletrolux chef crema usando o Melitão está ficando muito melhor que a da Silvia. (está dando muito mais crema e corpo)

 

Vamos aos problemas:

O que acontece é que o café está saindo praticamente a conta gotas do porta filtro (estou usando a moagem no 10 no rocky). (estou usando cafe do atelie do café que comprei essa semana)

Agora quando uso o cafe melita já moido (o que uso para coador) ele sai rápido demais e fica ralo. (na electrolux fica muito melhor, até com bastante crema).

 

O que pode estar acontecendo?

FIz umas medições aqui e somente com o porta filtros + o filtro sem café nenhum, está saindo 200ml de água em 30s. (fiz 3 vezes e deu a mesma coisa)

 

Estou indo no extra comprar um melita em grãos para fazer os testes, senão vai ficar caro como do Atelie do Café .. rsrsr

 

Abraços a todos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...