Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Pessoal, muito obrigada pelas dicas. Já vi zilhões de vídeo no youtube e me impressiono com a consistência mostrada. Estou treinando mais sem o panarello, pois se usar ele na forma que ensinam nos vídeos faz tanta espuma que chega a transbordar. Por isso, eu colocava no fundo da jarra para diminuir a quantidade de bolhas. Mas acho mesmo que o leite está influenciando. O que tenho aqui em casa é UHT (e não tem nada na embalagem sobre ser A ou B). Vou tentar com um pasteurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre usei o integral de caixinha. Essa semana resolvi experimentar o tipo A e achei mais fácil a vaporização. Só lamento a validade dele ser bem mais curta, vou ter que tomar capuccino até enjoar nos próximos dias!

 

Carol,

 

O leite tipo A é pasteurizado por um processo diferente do UHT (caixinha). Por isso ele é refrigerado já no local onde é vendido. Procure-o em saquinhos ou garrafinhas (que eu acho mais práticas e higiênicas) na área de laticínios do supermercado ou padaria. Vem escrita claramente na embalagem a informação do tipo, não tem como errar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, provavelmente não deve vender desse leite por aqui. Eu sempre olho detalhadamente essa seção do supermercado, pois é um custo achar creme de leite fresco aqui (imagino que devem ficar no mesmo local né?). Nunca vi venderem leite em garrafinha aqui. Só saquinho (pasteurizado) e UHT. Quanto ao de caixinha, já procurei e procurei a única informação diferente que vi nos outros leite é sobre reduzido teor de gordura (que não serve pra gente, né?). E nenhuma dessas marcas que vcs citaram vende aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol,

 

Sim, provavelmente o leite ficaria no mesmo local do creme de leite fresco.

Mas da mesma forma que existe leite de saquinho tipos B e C, há também tipo A - dá uma olhada nos que tem aí, talvez você não ache em garrafinha, mas quebre o galho com um de saquinho.

 

Quanto aos de caixinha, você já deve ter visto que há basicamente três tipos: desnatado (até 0,5% de gordura), semi-desnatado (de 0,6 a 2,9%) e integral (mínimo de 3%). Os fabricantes (pelo menos os que vejo por aqui) costumam usar três cores de embalagem para eles: verde, azul e vermelho, para facilitar a vida do consumidor. O melhor para vaporizar é mesmo o integral, por causa da gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol, tenta em padaria... talvez seja mais fácil encontrar.

Nos de caixinha não vai ter essa informação mesmo... só os de saquinho ou garrafinha que vc encontrará tipo A, B....

 

Simone, tbm acho que a validade dos pasteurizados poderiam ser um pouco maior ou venderem de garrafinhas de 500 ml também seria uma boa opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muitas pesquisas conclui que não vou achar leite A aqui mesmo. Esse tipo de leite tem que se pasteurizado e embalado na própria fazenda.

Ultimamente tenho feito sem o panarelo e colocando o bico bem na superfície no começo e afundando um pouco quando está aquecendo. Tenho conseguido as microbolhas mas não está com uma consistência homogênea (fica espuma em cima, leite em baixo).

Achei esse texto bem interessante (a parte que eu consegui ler....rs). Deixo aqui para quem tiver tempo e o inglês afiado: http://www.wholelattelove.com/articles/milk_frothing_techniques.cfm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tive muita dificuldade em encontrar leite tipo A, assim como tive dificuldade em achar a informação nas embalagens.

 

Por coincidência acabei comprando o Leitíssimo mencionado acima, sem saber de qual tipo ele é. A coloração é um pouco mais amarelada, e o aroma é um pouco mais encorpado.

 

Achei a vaporização milhões de vezes mais eficiente, gerou microespuma de forma muito mais consistente que o leite de caixa.

 

E finalmente, acho que melhorei o pour do leite sobre o café. Os dois últimos resultados:

 

 

Leite normal:

jbne88n8LOGI7z.jpg

 

 

 

 

O tal do Leitíssimo (ainda estou tentando pegar o jeito dele, poderia ter vaporizado mais):

jbg9NIa1fkWNED.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Leitíssimo é UHT.

 

Vejam que não é problema ser UHT, se o leite é de qualidade. E normalmente os leites integrais UHT devem dar certo, só vai mudar a qualidade e sabor dependendo do leite.

 

Ao mesmo tempo, dos disponíveis pasteurizados tipo A, ao menos aqui em São Paulo, que são Letti, Xandô e Bela Vista, somente o Letti e Xandô funcionam, o Bela Vista ao final da vaporização ganha um monte de bolhas, por mais que se faça certo. Vai saber por que...

 

A diferença de UHT e pasteurizado é o processo de esterilização, que do UHT é mais eficiente e permite a durabilidade maior sem resfriamento. Mas um leite UHT até poderia ter todo rigor de produção do tipo A, só mudando no final a qualidade sensorial do leite pela diferença de processo de esterilização. Se é que conseguimos perceber facilmente essa diferença!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Carol, e quem tiver interesse.

 

Comprem uma cremeira .... eu ja tava maluco q nao conseguia uma crema decente no vaporizador da mondial c08 ... so a famosa espuminha em cima q sumia após 2 ou 3 minutos ... isso q eu tenho um mixer a pilha, e dava uma finalizada nele o leite por uns 20 segundos.

 

Como nao achei leite tipo A ... tentei com o tirol uht e nao deu certo .. comprei um parmalat uht e tb nao deu certo .. e eu ja tava achando q era problema no leite.

 

Comprei uma cremeira bialetti tutto crema .... e todos os problemas foram resolvidos.

batendo por cerca de 15 segundos ja tenho creme de leite bem grosso com espuma ... na primeira vez bati por 30 segundos e o leite virou tipo uma clara em neve eu virava a leiteira de cabeça pra baixo e ele nao caia .. tinha q tirar com uma colher.

 

Entao fica a dica ... uma cremeira com certeza resolvera os problemas ... conseguirar tirar creme de leite com espuma com qualquer leite uht.

 

Edit: com a cremeira vc ainda tem a vantagem de bater o leite quente ou gelado q fica muito bom pra frapes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Nem acreditei quando vi! Comprei no Pão de Açúcar a cremeira Bialetti por R$ 29,00! Pro pessoal que usa a cremeira: vocês usam leite frio ou quente? Hoje à tarde vou testar.

post-173-0-48186400-1337185977_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem acreditei quando vi! Comprei no Pão de Açúcar a cremeira Bialetti por R$ 29,00! Pro pessoal que usa a cremeira: vocês usam leite frio ou quente? Hoje à tarde vou testar.

 

Salve Carol.

Considere-se presenteada, pois o custo com IPI, mas sem frete, PIS, Cofins e diferença de ICMS é equivalente a quase 3 vezes o valor que pagastes. O mais próvavel é que tenha havido erro de digitação, pois o preço normal é por volta de R$ 130.

Parabéns.

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol,

Coloca com aproximadamente um terço de leite frio no fogo bem baixo.

Não deixes esquentar demais e muito menos ferver.

Com termômetro: leva até 70 - 75 oC , caso nao tenhas, vai sentindo com a mão (no exterior da cremeira) até que nao dé para deixar por mais de 3 segundos sem "queimar", isso dá a temperatura aproximada.

Daí tiras do fogo e colocas o batedor.

Deves bater rápido e curto de 15 a 30 segundos, até o ponto ideal: nem liquido nem espesso demais.

Tem vídeos na internet, da uma procurada. Boa crema !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Aqui vai uma dica. Evite aquecer o leite na propria cremeira. Prefira aquecê-lo em uma leiteira normal e passá-lo já quente para a cremeira cuidadosamente para evitar a criação de bolhas.

Ao levar a cremeira ao fogo, além de queimar o acabamento externo, por vezes as paredes ficam demasiadamente quentes e provocam deformação no disco da tela.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma vez com leite frio e acho que bati demais pq ficou muito pesado. Depois fiz com leite quente, e realmente ficou com algumas bolhas. Agora não vou mais aquecer na cremeira não! Valeu pela dica Alexandre! Vou tentar fazer com o leite quente aquecido em outro recipiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como são as coisas, tenhou uma dessas tottocrema e não tinha a menor ideia destes procedimentos, além do que achava que quanto mais espessa a espuma melhor. Valeu pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Aqui vai uma dica. Evite aquecer o leite na propria cremeira. Prefira aquecê-lo em uma leiteira normal e passá-lo já quente para a cremeira cuidadosamente para evitar a criação de bolhas.

Ao levar a cremeira ao fogo, além de queimar o acabamento externo, por vezes as paredes ficam demasiadamente quentes e provocam deformação no disco da tela.

 

Valeu,

Alexandre

 

Bem dessa ... eu aqueço o leite ou no microondas ou na propria cafeteira espresso e só depois passo para a cremeira.

 

O Bom da cremeira é q se pode fazer o creme de leite tanto quente .. quanto frio q para frapês fica ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei a Tuttocrema, mas estou fazendo alguma coisa errada. O leite fica líquido embaixo e só na superfície fica mais cremoso.

 

Na hora que viro na xícara vai só a parte mais líquida e a parte cremosa fica na leiteira. Tenho seguido as dicas do pessoal e do video da Isabela Raposeiras. Já fiz tentativas com mais e com menos leite que um terço que recomendam, já bati por mais e menos tempo e fica sempre assim.

 

Será que é o leite? UHT e semidesnatado ainda por cima.

 

Com o mixer eu conseguia um resultado melhor com o mesmo leite e se fosse o integral ficava melhor ainda.

 

Alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz com o leite integral (Leitissimo) hoje e ficou a mesma coisa. A parte cremosa ficou melhor que com o leite semidesnatado, mas ainda assim ficou o leite embaixo bem líquido. :(

Marcelo, o meu também fica um pouco de leite. Se deixar em repouso por tempo, essa parte líquida vai aumentando. Mas a maior parte do leite fica cremoso mesmo. Na realidade, tá ficando tão cremoso que não tô conseguindo fazer latte art. Eu faço com leite aquecido, batidas curtas e rápidas e por pouco tempo. Quando começo a sentir a resistência eu paro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olha o meu Latte arte com a Silvia:

 

2012-07-03_22-19-14_133.jpg

 

É a única coisa que sai quando faço vaporização do leite com a Silvia. Já assisti alguns vídeos, mas continuo errando.

 

O leite realmente foi vaporizado do pitcher.

 

Alguém com Silvia pra me dar alguma dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-) Eu tenho o braço da Silvia na Gaggia Achille, e consegui excelentes resultados. Deixo o bico em aproximadamente 45° e bem na superfície para inserir ar. Logo depois de inserir a quantidade desejada afundo um pouco para só manter o leite girando etc. O formato da pitcher pode ajudar, normalmente elas tem o fundo mais largo. Abre a mão aí Klause... Mas mesmo com essa deve conseguir. Inclino bem para o vapor girar o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não está colocando muito leite na pitcher?

Enche até onde?

Bruno Goulart?

 

Dois dedos de leite apenas.

 

Essa do pitcher com fundo mais largo é uma boa dica.

 

De qualquer forma, percebo que o vapor está saindo muito forte. Não sei até quantos graus devo deixar a resistência ligada, alguma sugestão ?

 

Vou treinar com detergente mesmo, se fizer essa baderna, pelo menos limpa a bancada e não suja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas agora fiquei curioso, é tão forte assim já no primeiro toque na válvula?

 

abrindo só um pouquinho faz essa bagunça toda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...