Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Klause: Tenta com um recipiente alto e estreito (ceramica, vidro, plastico, inox, etc.) , enche 1/3 com leite e vaporiza até chegar à metade.

Segura na parte de cima do vasilhame, para não queimar os dedos.

Com a outra mão verifica a temperatura do leite: quando não dá para segurar, na parte inferior do recipiente sendo vaporizado, por mais de 3 segundos está na temperatura certa.

O Leite A do La Palma (acho melhor no teu caso) ou o Leitíssimo (faz mais espuma) funcionam bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause.

Apesar de parecer muito, e geralmente é mesmo muito, sempre encha a leiteira até a metade. Faça assim até que vc tenha melhor controle da operação.

O bico da tua Silvia é o original de apenas 1 furo?

 

Se for, coloque-o na posição de 135° em relação ao prumo da leiteira e expurgue a água por meio de um rápido acionamento da vávula com o bico livre (fora do leite). Então para iniciar o procasso de vaporização, antes de abrir a válvula afunde-o até a metade da altura do leite. Abra a 1/4 a 1/3 da válvula no primeiro ou nos 2 primeiros segundos e, em seguida, abra a válvula totalmente e abaixe a leiteira para deixar o bico apenas por volta de 1/2 a 1 centímetro imerso. Sempre na periferia da superfície do leite, afastado entre 1 e 2 cm da parede interna da leiteira.

Não faça movimentos com a leiteira, a não ser o de abaixá-la conforme a espuma sobe, acompanhando esta evolução para manter o bico sempre na profundidade citada de 1/2 cm a no máximo 1 cm.

Quando o leite atingir algo entre uns 75 a 85 % de "crescimento", concomitantemente, afunde o bico subindo a leiteira e feche a válvula o mais rapidamente possível. Aguarde uns 2 segundos antes de tira o bico da leiteira, que é o tempo suficiente para extinguir a saída de vapor do circuito.

 

Se o bico for de 2 ou 3 furos, há outra técnica de posicionamento do bico, no início do processo.

 

Espero que o ajude.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por todas as dicas. Em termos de vaporização sou uma negação mesmo e, por conta disso, estou tomando cappuccino de supermercado que minha esposa compra. ôôôô incompetência :wacko:

 

Sobre o tanto que devo abrir o registro, vi em um vídeo que era mais fácil abrir tudo de uma vez, mas vou preferir seguir a dica do Alexandre.

 

Ontem treinei com detergente e não derramou. Não aqueci tanto a caldeira dessa vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um vídeo do cara ensinando a treinar com o detergente, gostei das dicas dele.

 

 

 

Editando: depois de ver o vídeo treinei um pouco e agora já consigo fazer o leite vaporizado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Vaporização do leite - Tenho uma cafeteira Arno Latte express, posso dizer com quase toda certeza que ela tem o pior vaporizador de todas as maquinas de espresso. Mas hoje fiz um leite tão cremoso como o que consigo fazer com a cremeira Bialetti. Procedimento: espugar a agua da canalização ( na Arno isto leva uns 40 s), colocar o bico no pitcher e ligar o vapor, deixar o bico ultra na superficie, mas claro sem fazer as bolhas grandes. Mas o grande detalhe o leite extra gelado, a pitcher extra gelado, ou seja coloquei o leite a ser usada na pitcher e coloquei no freezer por 10 minutos, o leite saiu de lá a 4 C, ficou perfeito.

Pois o que pude perceber é que faltava tempo para o creme ficar bom ( já que o vapor era fraco), e tinha que tirar o bico do pitcher antes do tempo pois já havia chegado na temperatura, e então conclui que para ter mais tempo precisaria diminuir a temperatura do conjunto, leite e pitcher.

 

Experimentem e digam o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma técnica bem conhecida pra vaporização, Gilberto.

 

Mas uma coisa não entendi: se vc tem que colocar o leite e o pitcher no freezer pra dar tempo de introduzir vapor antes de o leite ficar quente demais, é porque a Arno não vaporiza tão fraco assim, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, e eu não sabia... Com a Arno eu preciso de 40 s ( não medi o tempo, é só um exemplo) para fazer a vaporização, só que com 25s a temperatura do leite já estava alta e tinha que tirar o vaporizador para não ferver o leite. Então a maneira de ter os 40s foi diminuir a temperatura inicial do leite e do pitcher.

O jato de vapor da Arno é irregular ( não sei se as outras são iguais ) então ele esquenta o leite rapido, mas não agita para o leite virar creme na mesma velocidade, pois não sai aquele "vapor", e sim vapor e uns jatos de agua no meio do caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa troca tem a ver com duas coisas, Gilberto: 1) o comprimento do braço; 2) a dinâmica do vapor nos furos do bico (parece que tem Silvia com bico de um furo e de três furos, depende), que faz o ar sair com mais ou menos pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu pitcher é minusculo, e não saia.....haha, mas agora sai. O que quis dizer é que o que faz o creme é a agitação promovida pelo vapor e não o calor promovido pelo vapor, um vapor eficiente promove uma rapida agitação proporcionando o creme, ou antes ou junto da temperatura ideal em que o leite deve chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o tamanho do furo ou dos furos determina o fluxo de vapor também... Mas claro que com fluxo maior a temperatura pode cair com a pressão. Na valorização inicialmente é necessário injetar ar mas depois é só girar o leite e aquecer. Ou seja, é uma composição de direcionamento do vapor, pressão e temperatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tentando. Bem, dá pra conseguir um leite super cremoso com a cremeira, mas não dá pra fazer latte art, pq o leite fica muito denso! Alguém já conseguiu? Os melhores resultados que consegui foi aquecendo o leite numa leiteirinha de inox que tenho aqui, mas ela é muito grande e não tem o formato ideal (pelo menos eu acho). Resultado: meu próximo item de consumo é uma pitcher. Há diferença significativa entre as marcas? É que já vi de todo preço e umas que custam o preço da minha máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um pitcher no ebay que é muito bom, pequeno, de 12oz, ideal pra máquinas domésticas de entrada. Vaporizo em uns 20-30 segundos. O vendedor gringo foi muito atencioso, recebi em menos de um mês e tenho produzido ótimos resultados com ela. Custou ao total, com o frete, 40 reais.

 

Se interessar, coloco o link do vendedor aqui mais tarde.

 

(PS: Se o leite ficou muito firme, provavelmente aconteceram uma dessas duas coisas, ou ambas: o leite aqueceu demais - idealmente deve ficar entre 60-70 C, ou introduziu ar demais no leite. Pra latte art, expansão demais não funciona, embora possa servir pra um cappo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vendedor é o honbliss. Só que ele não está mais enviando para o Brasil, não sei o porquê. É uma pena, pois o pitcher de 12oz custava 20 doletas e o de 20oz, 24 doletas, e o frete era grátis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, hoje usei a minha Gaggia Twin pela 1 vez, e cheguei a seguinte conclusão, cada maquina é cada maquina, eu fiz o maior editorial outro dia de como fazer o creme em minha Arno,.... Que faltava tempo para terminar o vapor,,,, que o leite esquentava antes,....bem com a Gaggia o leite agitou tanto que aquilo virou um algodão doce e ainda não havia esquentado, ou seja eu tirava um creme perfeito na minha fraca Arno, e não saiu nada na Gaggia, é claro que vai sair, mas com certeza o procedimento vai ter que ser outro.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Treino, treino e mais treino... é o único jeito de acertar.

 

Esse cara deve ter treinado bastante então, umas 30h por dia.

 

 

(procurei esse vídeo no search e não achei, espero não ser repetido)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje a tarde fiz um treino de Latte Art em casa, e pela primeira vez resolvi tentar leite fresco ao invés de longa vida.No começo estranhei muito, parace que o com este leite e mais dificil conseguir micro-espuma , alguem mais tem essa impressão ?

Mas ao mesmo tempo que fica mais dificil vaporizar corretamente, parece que quando você acerta fica mais fácil conseguir algo. A noite tenho mais 2l de leite tipo "A" Xando para treinar mais um pouco ( este leite foi recomendado por um barista em um curso que fiz, como sendo um dos melhores leites para latte art encontrados no Brazil e na maioria dos super-mercados, porém me decepcionei um pouco com este leite, aparentemente com o ninho de caixinha estava melhor ) .

O principal problema é que a minha VFA não é muito "amiga" de iniciantes ,pois ela vaporiza rapido demais não te dando tempo para trabalhar o leite ( vaporiza em uns 9s e 15s, dependendo de quanta espuma você quer )

 

 

Seguem as fotos do treino :

 

8083905756_1ff0e73d9d_c_d.jpg

 

8083903938_fbefec773c_c_d.jpg

 

8083907618_50e0473ce3_c_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...