Ir para conteúdo

Afinando a técnica na Cafeteira Italiana


Renato B. Santiago

Postagens recomendadas

Olá amigos, comprei uma Mokinha Nuova Express Bialetti de 3 xícaras. Ela é similar à original, de alumínio e tal.

 

Pois bem, estou com um problema! Depois que passo o café, o café sai perfeito. O problema é que qdo abro a caldeira, o líquido que fica nela (nem dá pra chamar aquilo de água) possui um cheiro horrível. Me lembra uma mistura de ácido, tanino e metal! Esse cheiro tem uma tendência de impregnar no alumínio, estragando o próximo café!

 

Pra retirar ele totalmente eu preciso deixar a caldeira só com água, sem cafeteira, fervendo no fogo baixo por uma meia hora.

 

Estou usando café Segafredo do pacote vermelho, mas qdo testei outro pó, o resultado foi o mesmo.

 

Isso acontece com vcs tb? Pq acontece? Como evitar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, esses são os primeiros cafés que você está fazendo nela? Se sim, no próprio manual da Moka Bialetti vem escrito pra antes de tomar o primeiro café, fazer alguns e não tomar, jogar fora mesmo.

 

Tente fazer uns 5 cafés com pó de supermercado (pra não desperdiçar café bom), e veja se depois disso ainda continuará tendo esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impregnar no alumínio eu diria que é impossível. Mais provável que seja na borracha de vedação, ou algum resíduo que fica dentro do funil.

 

Proponho um teste: Faça bastante café, uns 500 mL (pode ser coado mesmo, não precisa ser da moka) e deixe a borracha imersa nesse café, em fogo baixo, por uma meia hora. Coloque algum suporte p/ não deixar a borracha encostada no fundo, a idéia e expor a maior superfície possível e também evitar contato direto com metal quente.

 

Depois é só lavar com bem com detergente neutro. Se o tal cheiro ruim passar pra esse café será um bom indicativo que funcionou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, esses são os primeiros cafés que você está fazendo nela? Se sim, no próprio manual da Moka Bialetti vem escrito pra antes de tomar o primeiro café, fazer alguns e não tomar, jogar fora mesmo.

 

Tente fazer uns 5 cafés com pó de supermercado (pra não desperdiçar café bom), e veja se depois disso ainda continuará tendo esse problema.

 

Então Joe, infelizmente esse já é o 25º café aproximadamente. Estava esperando pra ver se diminuía, mas até agora nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impregnar no alumínio eu diria que é impossível. Mais provável que seja na borracha de vedação, ou algum resíduo que fica dentro do funil.

 

Proponho um teste: Faça bastante café, uns 500 mL (pode ser coado mesmo, não precisa ser da moka) e deixe a borracha imersa nesse café, em fogo baixo, por uma meia hora. Coloque algum suporte p/ não deixar a borracha encostada no fundo, a idéia e expor a maior superfície possível e também evitar contato direto com metal quente.

 

Depois é só lavar com bem com detergente neutro. Se o tal cheiro ruim passar pra esse café será um bom indicativo que funcionou.

 

Então Lucas, até pensei ser da borracha, mas a borracha tem outro cheiro e esse cheiro nauseabundo fica só no líquido que sobra na caldeira. Se eu lavar a caldeira só com as mãos como recomendado, ele continua lá. Tenho que praticamente deixar ela de molho pra reduzi-lo. Se eu ferver a caldeira, o cheiro some, mas volta após o primeiro café que eu faço. Se eu faço o processo de fazer café, mas sem café, o cheiro não aparece. Se eu troco o pó de café por um vagabundo, o café fica um lixo, mas o cheiro aparece depois. Sempre muito forte inclusive.

 

Sua Bialetti não faz isso Lucas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

o cheiro da borracha, no começo, foi uma das coisas q me desanimaram com a italiana mesmo...

uma coisa q fiz, foi separar um pouco de pó, e guardar a borracha dentro deste pó, para que o pó fosse sufocando esse cheiro "feio" dessas borrachas.

eu até ja vi umas cafeteiras com borracha de silicone, transparente, sem esse cheiro pra vender claro "n vi o nome" rsrs

outra coisa q pode estar acontecendo, Renato, é a queima do pó, no final da extração. Dependendo da altura do fogo que vc coloca, o tempo q a cafeteira fica nesse fogo, as vezes o pó queima, e acaba passando resíduo dele para a caldeira, que se mistura com algum resíduo de água, liberando um cheiro orroroso mesmo.

ja experimentou abaixar o fogo quando a água faz ruído de fervura dentro da caldeira?

Já experimentou não deixar esgotar a água da caldeira na extração, parando a extrassão quando o café atingir um certo nível na parte superior?

 

fuerte abraso =d

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se eu troco o pó de café por um vagabundo, o café fica um lixo, mas o cheiro aparece depois. Sempre muito forte inclusive.

 

 

Desculpa amigo , mas o segafredo já é um café ruim

Esperimente cafés de qualidade ( comprovado por muitos aqui do fórum ) como por exemplo :

 

Café do Moço

Expresso Brasil

Santo Grão

Suplicy

Vale do Caxixe

 

E por ai vai.......

 

Obs : Apesar de eu ter dito que o Segafredo é ruim , não me entenda mal ! duvido que é ele que esteja causando mal cheiro na cafeteira , só te recomendei uns cafés melhores para você desfrutar melhor da sua moka .

 

Abraços , e tomara que você consiga reslver este problema ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, comprei uma Mokinha Nuova Express Bialetti de 3 xícaras. Ela é similar à original, de alumínio e tal.

 

Pois bem, estou com um problema! Depois que passo o café, o café sai perfeito. O problema é que qdo abro a caldeira, o líquido que fica nela (nem dá pra chamar aquilo de água) possui um cheiro horrível. Me lembra uma mistura de ácido, tanino e metal! Esse cheiro tem uma tendência de impregnar no alumínio, estragando o próximo café!

 

Pra retirar ele totalmente eu preciso deixar a caldeira só com água, sem cafeteira, fervendo no fogo baixo por uma meia hora.

 

Estou usando café Segafredo do pacote vermelho, mas qdo testei outro pó, o resultado foi o mesmo.

 

Isso acontece com vcs tb? Pq acontece? Como evitar?

 

Olá ,Renato ! Bem vindo ao Clube !

 

Vou te dar umas dicas para o preparo do café na cafeteira italiana , talvez o mal cheiro possa ser pelo fato de você estar "queimando" o café , pelo uso inadequado da moka ( não sei sua técnica , só quero te dar umas dicas ;) )

 

1- Encha de água até a válvula de seguraça ( aquele parafuso dentro da cafeteira )

2- Coloque um pouquinho de água no recipiente onde o café sai .

3-Uso pó com moagem média

4- Encha de pó o porta-filtro sem sobredosar ! encha apenas até ficar cheio ( Nunca compacte o pó ! )

5- Coloque a cafeteira em fogo médio-baixo

6- Quando o café tiver quase todo saído para o recipiente coletor , tire a cafeteira do fogo !

7- Tire o café da Cafeteira , para evitar que ele fique com um gosto metalico

8- Lave a Cafeteira logo após terminar o preparo do café

 

E pronto , provavelmente o problema do mal cheiro irá desaparecer !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu tenho uma de alumínio que ganhei de presente faz alguns anos, antes de entrar nessa maluquice de café. Notava o mesmo problema de aroma/sabor desagradável, metálico, etc. Ainda tenho a mokinha, mas nem penso na possibilidade de usá-la. Talvez as de inox sejam melhores mesmo. Por outro lado, o alumínio em si não deveria ser um problema, pois panelas e utensílios de alumínio não costumam emprestar esses sabores e aromas indesejados para a comida, pelo menos não em grau tão elevado.

 

O que será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um bom tempo que não uso, mas quando usava não me lembro de gerar aromas desagradáveis não. Só uma vez que esqueci a moka no fogão, e o café ficou horroroso, intragável, pior que Pilão velho oxidado que ficou 6 horas na garrafa térmica do escritório :D .

 

Vou bater de novo na tecla do que alguns já falaram, mas aí vão algumas dicas:

 

1 - Fogo baixo, em boca pequena. Moka não é um método rápido de preparo, a de 3 xícaras vai levar uns 3 a 4 minutos, depois de colocar no fogo, p/ começar a sair café. Mais rápido que isso queima mesmo. E o aquecimento tem que ser feito todo pela base, jamais pelas laterais.

 

2 - Café com moagem média-grossa. Um bom referencial de ponto de moagem é o Cafeterie, do Café do Ponto. Nivelar reto no topo do filtro, sem compactar.

 

3 - Não deixar sair o último café, aquele que sai borbulhando.

Faça o seguinte: Faça um café normal, deixando borbulhar. Marque o nível que ficou de café na parte superior com uma ponta de faca ou uma ponta rígida. No próximo café você vai saber quando estiver chegando no fim, aí é só cortar o preparo colocando a Moka sobre uma superfície fria de pedra ou metal.

 

Além disso, pode usar detergente sim, isso aí é um exagero de alguns. Só tente usar o mínimo possível (uma gotinha deve ser suficiente), e enxaguar muito bem para tirar qualquer resíduo.

Eu costumo usar para o enxague três vezes o volume de água do recipiente que estou lavando. Enche de água, agita bem, descarta, e repete mais 2 vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo usar para o enxague três vezes o volume de água do recipiente que estou lavando. Enche de água, agita bem, descarta, e repete mais 2 vezes.

 

Aqui uma dica de um mestre de laboratório da época que eu cursava Química: a água lava melhor por arrasto do que por diluição. É uma melhor estratégia ir enxaguando aos poucos, aproveitando o fluxo de água, do que encher várias vezes qualquer recipiente até o final para então esvaziar. Faço isso com meus copos de cerveja e ficam impecáveis, sem nenhum resíduo de detergente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ola pessoal,

 

Vamos aos resultados até agora.

 

1 - A geração do sabor tanino/metálico/ácido na caldeira continua. O problema desse sabor, pra mim, é que complica a utilização da cafeteira. Meu foco na cafeteira italiana foi justamente conseguir um processo rápido e limpo de fazer café com qualidade razoável/boa. Aparentemente o cheiro horrível ficava impregnado na oleosidade remanescente. Como o interior da caldeira é muito mal acabado, cheiro de ranhuras, reentrâncias e porosidades, uso uma escova de dente com um pouco de detergente pra limpar o interior e o cheiro praticamente desaparece, me permitindo preparar a cafeteira pro próximo café rapidamente.

 

2 - Pra resolver a questão da chama do fogão ser muito grande, fiz uma gambiarra com uma tampa de fonte de computador que distancia a cafeteira da chama e faz com que ela fique somente embaixo da cafeteira. O café começa a sair após 7 minutos e a extração completa leva aproximadamente 1,5 minutos. Se eu aumento a chama pra fazer uma extração que começa em 4 minutos, o sabor do café piora!

 

3 - Marquei um ponto na parte de cima a partir do qual eu posso desligar o fogo, de forma que o finalzinho da extração, onde sai só espuma de má qualidade (não é crema) seja cortado. Qdo eu erro, coloco a cafeteira em cima da pia molhada (ela tá sempre molhada) e a extração é cortada.

 

4 - A borracha realmente tem cheiro e ele é intensificado se vc largar a cafeteira suja depois de usar, mas ele é bem fraco. Não consegui notar a passagem desse cheiro pro café. Eu tinha comprado uma cafeteira chinesa antes, nas lojas americanas, mas tive que devolver devido ao gosto que a borracha passava pro café.

 

5 - Eu tinha 2 pacotes de Segafredo Intermezzo (vermelho) e notei o seguinte. Após uns dois dias de aberto o pacote, a qualidade do café começa a diminuir assustadoramente. O primeiro café que vc faz é sensacional, mas depois vai piorando bem rápido. O primeiro pacote eu usei sem guardar na geladeira e guardando ele na própria embalagem, fechando a embalagem com prendedor de roupas. O segundo eu fiz o mesmo, mas guardei na geladeira. Resultado: os dois se degradam de formas diferentes, mas em igual intensidade. PERGUNTA: COMO GUARDAR SEU CAFÉ TORRADO E MÓÍDO???

 

RESULTADO FINAL: Meu primeiro objetivo foi alcançado: consigo fazer café de forma relativamente constante e confiável usando a cafeteira italiana. Já consigo prever mais ou menos o que vai acontecer com meu café dependendo das minhas atiitudes.

 

PRÓXIMO PASSO: Melhorar o pó de café que eu uso!

 

Fui no Pão de Açúcar e lá tenho as seguintes opções de café torrado e moído:

 

Melitta - Regiões Brasileiras

Illy - Espresso (em uma latinha caríssima)

Bravo Café - A embalagem é bonita, mas sem vácuo

Prima Qualitá

Qualitá Comum

Astro Café - Tem o Bourbon e o Mescla

Café Toledo

3 Corações Premium

Melitta - Tradicional e Especial

Melitta - Sabor da Fazenda

Café do Ponto - Tradicional

Café do Ponto - Esportação

Pilão Sabor e Leveza

Pilão Aroma Original

Pilão Aroma Nobre

Pilão Intenso

Native Orgânico Original e Extra Forte (Orgânico)

Segafredo

 

Tenho tb um fornecedor de café orgânico plantado na minha região (Mogiana). Ele diz ser 100% arábica e orgânico. Torra todos os dias e mói na hora. O preço é médio, em torno do dobro do Segafredo. Experimentei um espresso dele, feito em uma máquina barata e automática e me pareceu muito saboroso.

 

Bom, posto tudo isso, tenho mais algumas perguntas:

- O QUE ME DIZEM DA QUALIDADE DOS CAFÉS DO PÃO DE AÇÚCAR? QUAIS VALE A PENA EXPERIMENTAR?

- O QUE ME DIZEM DESSES FORNECEDORES "SEM NOME"?

- ONDE MAIS POSSO PROCURAR PÓ DE CAFÉ DE QUALIDADE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Renato, na italiana, além do fogo baixo é normal usar um apoio sobre a chama, até para evitar que a cafeteira se perca na abertura da grelha. O Alex explicou que esta peça chama tremper e vende na feira etc. Você improvisou um legal.

 

O café moído degringola rápido. Razão pela qual se recomenda moer na hora. Um colega que está começando aqui está cogitando uma prensa + um Hario manual, de cerca de 100 reais. Pode ser uma opção um destes, já que você parece ser muito criterioso quanto a um bom café.

 

Dentre as opções de café que citou, eu ficaria com o pequeno produtor. Certeza de torra recente e moagem idem, ainda que alguns outros sejam embalados a vácuo. Mas o vácuo é indiferente depois que abrir a embalagem, daí começa a oxidação de um café torrado há meses (a menos que armazene em casa novamente a vácuo, não sei te ajudar quanto a esta parte).

 

Café moído de qualidade é possível dentre a maioria que curtimos aqui. Blend do CdC, Café do Moço, Expresso Brasil, Curto café, entre outros, pode-se solicitar a moagem desejada no momento da compra.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, posto tudo isso, tenho mais algumas perguntas:

- O QUE ME DIZEM DA QUALIDADE DOS CAFÉS DO PÃO DE AÇÚCAR? QUAIS VALE A PENA EXPERIMENTAR?

- O QUE ME DIZEM DESSES FORNECEDORES "SEM NOME"?

- ONDE MAIS POSSO PROCURAR PÓ DE CAFÉ DE QUALIDADE?

 

Dá uma olhada em:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/990-sites-relacionados-a-cafe/

 

Esquece Pão de Açúcar. Nem pensar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Ontem recebemos amigos para o cafe da tarde.

Decidi pelo Frutado de verdade na Allessi grande e leite na cremeira Bialletti.

Além de ficar bom e tão mais agradável poder ficar na mesa, conversando e bebendo café, do que na cozinha tirando cappuccinos.

É claro que após o cafe e o papo tive de servir espressos para todo o mundo ...

Hoje usei a italiana pequena no cafe da manhã, nem lembrava como é bom poder beber duas xícaras sem precisar levantar da mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Se a borracha não estiver vedando bem a água não sobe mesmo, pois é a pressão do vapor gerado na câmara inferior que empurra a água para a câmara superior. Se a borracha estiver deixando vazar pressão, não haverá força suficiente pra água subir. Isso acontecia com uma Moka chinesa que comprei uma vez.

 

Verifique se a borracha não tem nenhum defeito, se está bem encaixada e vedando corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Quando a borracha da minha estragou, e achei que estraga rápido até, fui comprar uma nova e encontrei um anel de vedação feito de silicone. Arrisquei. Já tem mais de 2 anos, nunca tive problemas com pressão e o anel está lá, novinho em folha =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Guest Anita

Às vezes queremos o tal redutor de chama para uso da moka no fogão. Pode ser o tremper, o "banho-maria" etc.

 

Aqui tem um de finalidade similar, para fervura de leite para preparo de queijo ou iogurte, entendo que o acessório pode nos servir da mesma forma para a moka:

 

Tela refratária

Utilizada sobre a chama do fogão para proteção de potes ou panelas evitando a queima do leite quando em pasteurização ou aquecimento. 

 

http://www.queijosnobrasil.com.br/Ingredientes-avulsos-dos-kits/Tela-Refrataria/flypage.tpl.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...