Ir para conteúdo

Alexsander Rosa

Senior Members
  • Total de itens

    62
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Porto Alegre, RS
  • Equipamento
    Gaggia Baby Class, Moka inox Guido Bergna, Moedor Krups GVX2

Últimos Visitantes

1.974 visualizações

Alexsander Rosa's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

0

Reputação

  1. Foi mais ou menos o que eu fiz, fiquei uns meses com uma Chef Crema antes de migrar para a Gaggia. O aprendizado praticamente volta ao zero: com o filtro pressurizado você coloca o café de qualquer jeito e sai um café bom; com o não-pressurizado qualquer variação na moagem, na pressão, na dose, etc faz a diferença entre um café excelente e um café péssimo.
  2. A minha é uma Baby Class, veio com os filtros pressurizados, eu pedi os filtros normais direto para a Imeltron, que me atendeu muito bem. Quanto à diferença entre as máquinas, pude notar na consistência do café e da crema, nas nuances e no retrogosto. Para o meu (baixo) nível técnico o Krups está dando conta do recado, sim. Ainda pretendo comprar um moinho manual (Hario talvez) para aprender mais antes de partir para um moinho melhor (e mais caro). Quanto ao investimento na máquina, mudar do filtro pressurizado para o não-pressurizado é como mudar da água pro vinho. O porta-filtro grande de latão e a válvula solenóide facilitam muito o uso e a limpeza. O aprendizado é mais complicado mas os resultados compensam -- se você tiver paciência para tentar várias combinações. Prepare-se para jogar muito café fora no começo... rsrsrs.
  3. Sim, filtro NÃO pressurizado, duplo, com uma dose generosa (duas colheres-medida e meia, o manual manda colocar duas). Continuo meus testes, agora tenho oscilado entre 5 e 7 para tentar descobrir qual a melhor alternativa. Com certeza abaixo de 5 não dá (pelo menos com o grão que estou usando), e acima de 7 também não ficou bom. Tenho variado também a pressão no tamper, já vi que acima de um certo ponto (de força) não faz diferença apertar mais, porém abaixo de um certo ponto fica ruim.
  4. Qual regulagem do Krups que você usou?
  5. Eu tenho este modelo de Krups e tinha uma Chef Crema que usei por menos de 3 meses antes de vender a um amigo. Quando comprei a Gaggia, muitos me disseram que o moinho me faria ter decepções, mas não dava pra comprar um bom moinho logo de cara (sei que inverti a ordem das coisas, mas paciência). No começo fazia extrações bem ruins, cheguei a comprar café moído na loja para experimentar. Mas logo vi que o café em pó perde o frescor muito rápido e resolvi tentar novamente com o Krups, desta vez indo clique por clique. Comprei um café novo (torra de 15 dias, blend "espresso" da Café do Mercado) e recomecei os testes. Depois de várias tentativas, hoje estou usando o Krups na regulagem 5 (do mais fino para o mais grosso) e tenho conseguido boas extrações -- bem melhores que as primeiras. Antes o café saía bem preto por poucos segundos depois aguado até o final; agora sai marrom e cremoso durante quase toda a extração. Ainda não está igual ao da La Marzocco da cafeteria, com o mesmo grão moído no Mahlkönig -- que defini como objetivo dos sonhos -- mas já tem uma crema mais consistente e um buquê perceptível. Outra coisa que percebi é o estado do "bolo" após a extração. Antes ele ficava bem molhado e eu tinha que tirar do filtro com o dedo ou algum objeto; agora basta virar de cabeça pra baixo e sacudir que ele sai inteiro, bem mais seco -- dá até pra limpar o pouco que resta no filtro com um pincel. Não sei se é a moagem ou a pressão com o tamper, mas sempre achei que havia algo errado em ficar tão molhado, pois em muitas cafeterias os baristas apenas batem o filtro e limpam com um pincel.
  6. Uma saca tem 60 kg, certo? Se ele pagou, digamos, R$ 1500 pela saca, saiu R$ 25/kg. Quanto se gasta em eletricidade/gás/lenha/etc para torrar em casa? Em quantas horas (mão-de-obra)?
  7. Sucesso! Tinha um resto de grãos de uns 20 dias atrás, num pote de vidro bem vedado, fiz a moagem no meu Krups mesmo, numa regulagem bem fina (mas não a mais fina de todas). Apertei o bolo BEM mais do que antes, com o tamper de plástico mesmo, fiquei um bom tempo ajeitando. Finalmente consegui tirar um café com uma crema de verdade. Comparando com as tentativas anteriores: antes saía bem preto no início (primeiros 10-12 segundos) e depois saía aguado, no total dava quase 100 ml; agora saiu desde o início um creme claro, mais grosso, durante os 25 segundos e no total deve ter dado uns 50 ou 60 ml. Para testar, depois coloquei uma xícara vazia, tirei mais 5 segundos e provei, mesmo este finalzinho estava mais cremoso e gostoso que minhas tentativas anteriores. O café ficou encorpado e com uma crema grossa que eu nunca tinha conseguido tirar. Valeu pelas dicas!
  8. Acho que está aqui o furo, quando eu tinha máquina com filtro pressurizado tinha que colocar um pouco mais de pó.
  9. Conforme comentei anteriormente, chegaram os filtros comerciais (não pressurizados). Estou testando com o resto do café já moído que comprei há cerca de uma semana, moído num Mahlkönig, lembro que pedi pra moer para filtro pressurizado -- era o que eu tinha na época. Comprei 250g apenas. A extração está saindo muito rápido, mesmo com bastante pressão no tamper, se deixar 25 segundos dá uns 100 ml. Pretendo comprar mais café hoje, devo pedir uma moagem mais fina desta vez? Vou na mesma loja, que tem os Mahlkönig, para eliminar o fator "moedor ruim" da equação, já que o meu por enquanto é um Krups. Alguma sugestão?
  10. Sim, chegou HOJE também a caixa da Imeltron com os 3 filtros. Vou comentar na lista gringa, elogiando o atendimento.
  11. Credo, onde isso? Se não puder dar o nome da autorizada, pelo menos o bairro/cidade pra gente não mandar nada pra lá.
  12. Achei na Internet uma modificação bem legal: um medidor de pressão: http://www.sallee.org/greg/gaggia/
  13. http://www.latimes.com/health/la-sci-coffee-death-20120517,0,7014507.story
  14. Isso muito me interessa, como você está fazendo? Falando por telefone, por email, com quem?
×
×
  • Criar Novo...