Ir para conteúdo

Tárcio Zemel

Senior Members
  • Total de itens

    25
  • Registro em

  • Última visita

Contact Methods

  • Website URL
    http://about.me/tarciozemel

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Juiz de Fora - MG

Tárcio Zemel's Achievements

Explorer

Explorer (4/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

8

Reputação

  1. Acabei de receber minha primeira (e última) remessa do CubeCafé. Vou cancelar a assinatura não porque a apresentação deles é pior que Moka ou porque vem menos informações sobre o café do mês. Vou cancelar porque o café é horrível!!!
  2. Assino Moka Clube faz quase 1 ano e, até agora, estou gostando. Sou novato, também, então vejo como uma vantagem o fato de alguém escolher pra mim um "café especial". Por ser 250g acaba rapidinho, mas o preço (o meu ainda é o antigo, mais baratinho) de cafés acima dos de supermercado já é mais caro, mesmo, fora o trabalho dos caras de ficarem rodando atrás de fazenda, embalar e despachar todo mês o negócio. Acho que vou assinar também o ClubeCafé, aí tenho mais opções no mês. Se pá, depois passo aí pra dar minha opinião, também. :-) Recomendo!
  3. Maioria dos vídeos brasileiros que vejo sobre como fazer um bom coado enfatizam para não mexer o pó durante o preparo. O engraçado é que em alguns vídeos "de fora" é o contrário: até indicam! Para mostrar só 2: E aê? Qual é o "pecado" em mexer o pó no coado?
  4. Estou acompanhando (como consigo) os assuntos rolando, mas acho que para iniciantes como eu o negócio tá avançadíssimo! Na verdade eu queria umas dicas básicas, direcionamentos possíveis sem que seja preciso adquirir produtos na deep web... Eu sei que o nível do pessoal aqui é ultra-master-epic-modafoca, mas será que tem no baú de alguém algumas diquinhas pra quem não conhece alguém que conhece alguém...?
  5. No dia 17 do mês que passou resolvi pegar um Suplicy Café no e-commerce (muito instigado por alguns posts aqui do Clube). Entrei no site, fiz meu cadastro e finalizei o pedido. Para minha surpresa, o boleto gerado estava errado; só no dia 21, depois de enviar e-mail e reclamação na página do Facebook, é que me responderam com o boleto correto... Como não queria perder tempo para fazer o "teste", tratei de acertar tudo no ato. Depois disso, aguardei mais 4 dias e, quando já ia enviar outro e-mail perguntando sobre a situação (já que não me enviaram o código de rastreamento), eis que chega o pacotinho contendo aquilo que eu tanto queria! Confesso que fiquei feliz ao ver que a fabricação era de menos de 5 dias do então dia da entrega (imagino que a informação era referente à data de torra). Como no moedor ainda havia um cadinho do café do mês do Moka Clube, tratei de chamar colegas para uma conversa para ajudar a acabar com os grãos remanescentes. Ainda sou novo no mundo cafezeiro e não tenho paladar apurado (embora já esteja começando a identificar/diferenciar certas coisas). O café de fevereiro do Moka Clube, proveniente de uma tal Fazenda Santa Maria, aqui de Minas, foi o mais doce e saboroso que já experimentei na vida! Por isto, mesmo, minha expectativa estava alta; se um microlote foi tão magnífico para mim, o tal Suplicy, tão falado num Clube de café, certamente seria muito mais! Logo no dia seguinte coloquei os novos grãos para moer para o meu tradicional preparo no coador e, na esperança de gostar tanto quanto havia gostado daquele que ali recentemente estivera, decepcionei-me: o conteúdo da xícara me provou o contrário. Em comparação com a maravilha de Santa Maria, o Suplicy me pareceu chocho, de sabor nada acentuado, com nenhuma característica que minha inexperiente percepção às peculiaridades do café pudesse alertar sobre a descoberta de outra iguaria cafezal memorável... Então, ao se somar um site de qualidade duvidosa, atendimento nada ligeiro e um café não-impressionante, provavelmente a próxima vez que falarei de "Suplicy" para alguém será em bate-papo envolvendo pauta política... Essa é opinião de um jovem aprendiz cafezeiro e, como não poderia deixar de ser, é extremamente pessoal. Se houver alguém lendo estas palavras prestes a adquirir um pacote, vá em frente e o faça para tirar as próprias conclusões; mas, pelo menos para mim, a frase "a expectativa é a mãe da decepção" caiu como uma luva. Fazer o quê...?
  6. Pessoal, sou novo no "mundo do café", fazendo da bebida um hobby não faz muito tempo; então, para um novato como eu, acredito que não seria errado dizer que eu ainda "não sei" beber café. Pelos assuntos que vejo aqui no fórum, o pessoal falando que tal ou qual café é melhor; para evitar essa ou aquela característica; que o café da marca X é melhor que o da marca Y... Fico (falando sério) admirado com as pessoas que têm um paladar que conseguem esse nível de diferenciação e fico querendo que chegue logo o dia em que vou conseguir diferenciar o "toque de mel", "doces frutas vermelhas", "finalização de caramelo" e tantos mais adjetivos presentes nas descrições de cafés que vejo. Então, para que esse dia chegue logo, pensei em pedir aos colegas dicas de como aprimorar o paladar (se é que existem dicas/técnicas para isso).
  7. Por que isso se chama "Síndrome Ruiva"...? ¬¬
  8. Opa, maravilha! Vai dar certo, sim, você vai ver!
  9. De Paula, É o seguinte: quando for fazer buscas por lá, já filtre por vendedores com boa reputação (os melhores são os que têm muitas coroas ou diamantes e "Purchase Protection") com frete grátis para o Brasil e que vendem 1 só produto (porque tem coisa lá que só vende em lote). Fazendo isso, já mitiga 80% de problemas. Você deu azar que deu treta na entrega. Sempre que comprar lá, fique atento ao prazo de Purchase Protection, que aparece nos detalhes de cada item. Antes de zerar o respectivo contador, você pode abrir uma disputa e falar que não foi entregue, aí tem como ficar mais tranquilo (dependendo do valor do produto, acredito que eles até devem enviar outro sem pestanejar). PS: Não me espantaria se alguém dos Correios abriu seu pacote e gostou do que tinha dentro...
  10. Muitos por aqui conhece a Ali Express, loja oriental que vende os mais diversos produtos. Vira e mexe dou uma passada por lá pra pegar um gadget, uma novidade ou só pra ver o que de legal tem por lá. Para quem não conhece, até hoje já fiz dezenas de pedidos e todos chegam, podem pegar coisas de lá que é garantido! Pois eis que, tempos atrás, estava por lá vendo alguns produtos para me ajudar no início dessa jornada do café e, dentre alguns que já pedi, hoje chegou a Caneca Digital. Como já aconteceu outras vezes, me surpreendi positivamente com os produtos da Ali: ela é caneca, recipiente, medidor, balança, timer e termômetro! Aí uma foto da criança: A função balança pega de 0g ~ 1000g e ela tem exatidão de 1g (dá pra alterar para ml, ct, oz e lb). Dá pra mudar o padrão dela e medir leite, óleo, açúcar e farinha, mas isso é só como curiosidade; no nosso caso, seria mais pra água, mesmo (o que altera entre as opções é a densidade por ml). A função termômetro (teoricamente) pega de -40ºC a 120ºC, com precisão de 2ºC e; fora isso, na parte "tradicional" da caneca tem medidas de ml, oz e xícara. Por fim, com a função timer dela dá pra marcar até 30min, mas ela não tem barulhinho nem nada; só fica piscando a tela quando acaba. Eu não estou ganhando nada pra divulgar esse produto, só achei muito interessante e, fazendo alguns testes, parece que tudo o que está escrito no manual é verdade, mesmo. No meu caso, peguei uma enquanto não tenho instrumentos mais sofisticados, mas, como disse, me surpreendi com o custo-benefício (peguei por US$13, o que, por esses tempos, dá uns R$30). Quem quiser, aqui está o link para a página de compra da Caneca Digital. Quando chegar mais coisas legais que dá pra usar no mundo do café, coloco mais posts como esse por aqui (se os colegas acharem que vale a pena). Abraços!
  11. Tem em algum lugar pra baixar em resolução BEM legal? Pensei em imprimir...
  12. Bem... Alguma dica de limpeza para moedores elétricos em geral, então...?
  13. Olá, pessoal! Como vão? Recentemente adquiri um moedor Cuisinart Supreme Grind meio que de supetão; coisa muito recente, ainda estou aprendendo a usar e fazendo testes. Como ainda está bem no começo, ainda estou com a primeira leva de grãos esperando para descer moída, mas, já prevendo um futuro próximo, gostaria de pedir ajuda/conselho aos colegas. Quando esta quantidade inicial terminar, acredito eu que seria preciso uma limpeza para retirar resíduos e restos de moagem para a recepção de novos grãos (muito provavelmente diferentes dos anteriores), para não comprometer/misturar os sabores; então, há alguma dica e/ou procedimento que se deva tomar para fazer isso? (levando em consideração, também, trocar grãos ainda não moídos para experimentação) Ademais, há alguma indicação geral para limpeza? É preciso limpar de tanto em tanto tempo? É usada alguma substância específica para não prejudicar a máquina? Desde já, agradeço!
  14. Muito boas as informações, até gráficos o pessoal coloca, haha! Muito profissa! Mas ainda sobre o caso, agora está acontecendo o efeito "contrário"! Vejo vários vídeos pela web à fora mostrando como usar o Hario V60 (que, no caso, é o meu). Apesar de sempre haver uma ou outra variação, no geral o povo faz uma pré-infusão de uns 30s com um pouco de água para, só depois, despejar o restante lentamente, "em fio". Mas agora a água está passando tão rápido que eu tento fazer essa parte inicial - acho que eles chamam de "bloom" lá fora, não é isso? - e não consigo! Eu coloco um pouquinho de água, só para cobrir levemente o pó, e já começa a descer água no centro e começar a fazer; não dá margem para o processo de liberação dos gases, etc. Geralmente, faço café só para mim (12g para 200mL, como vi em algum lugar); não sei se é algo que possa interferir, já que nesses vídeos o pessoal faz mais quantidade, mas gostaria da ajuda dos colegas para tentar sanar essa parte, agora: como fazer para, no processo de pré-infusão, eu conseguir que a água não passe tão rapidamente e durar, mais ou menos, aqueles 30s indicados?
×
×
  • Criar Novo...