Ir para conteúdo

Lisboa Santos

Lisboa Santos

Cadastrado: 08 Jul 2015
Online Última atividade: Hoje, 01:40 PM
-----

Pesquisa - Perfil dos Consumidores Brasileiros de Cafés Especiais

26 January 2017 - 03:41 PM

Vamos marcar presença, galera! Somos exatamente, o que é raro, o público alvo da pesquisa. :ph34r:  Muito bem bolada e detalhada.

 

Formulário aqui.


Filtros metálicos IMS para Aeropress e Globinho

09 August 2016 - 12:25 PM

Alguém sabe onde encontrar no Brasil estes filtros da IMS para Aeropress ou Globinho?

 

Eu já escrevi para Able para saber o diâmetro dos furos do Disk Fine (eu tenho), mas imagino que seja algo entre 150-200 micra. A IMS tem destes dois tamanhos mas tem um que parece muito mais interessante de apenas 35micra chamado ultra-fine, que deixa passar óleos mas retém muito mais os microparticulados que dão turbidez à xícara.

 

Tem também o metálico para Globinho, de 150 e 35 micra, duas boas opções também.

 

http://www.imsfiltri...en/ims-brewing/


Barista Hustle consolidado: Site, Superlatives, Facebook e Wiki

19 June 2016 - 02:31 PM

Pelo menos para mim, todos - sem exceção - valem as penas! :P Estou consolidando os links aqui... ;)

 

Barista Hustle - Newsletter, Blog, and Community for Baristas Everywhere – by Matt Perger

 

Barista Hustle Superlatives - Venda de cafés ridiculamente excelentes, segundo o Matt, voltados para os métodos coados. A participação efetiva depende de prévia subscrição por e-mail.

 

Barista Hustle no Facebook - Grupo Fechado, mas é só solicitar adição, para discussões rápidas sobre o universo do café.

 

Barista Hustle Community - This site is a forum, wiki, and Q&A platform all bundled together. The aim is to collect and organise coffee knowledge from the bustling BH community, and host it here so everyone can benefit.

 

Enjoy! :ph34r:

 

 

 

 


Receita no Hario V60 do Campeão Mundial de 2015 - Odd-Steinar Tøllefsen

17 May 2016 - 04:34 PM

Aqui vai uma matéria muito interessante com a receita do atual Campeão Mundial da World Brewers Cup de 2015, Odd-SteinarTøllefsen, da Noruega. Vale a leitura do artigo todo, pois dá uma visão mais sistêmica da preparação de uma boa xícara.

 

Consegui achar o vídeo da competição, é outro que vale à pena assistir integralmente porque dá pra se ver exatamente o que ele faz.

 

Aqui vai a receita básica:

- 20g de pó para 300g de água (BR de 6,7%, que está ficando mundialmente famosa em coados)

- temperatura entre 90ºC e 92ºC (para reduzir legeiramente o excesso de amargor)

- despejo suave e circular sobre todo o pó (para assegurar uma extração uniforme e completa do pó)

- o tempo total (entre início da preparação e degustação na xícara) não deve exceder 5 minutos, sendo o tempo de infusão não superior a 3 minutos.

 

Como sempre, neste tipo de método por gravidade (Hario V60), duas varáveis fundamentais são sempre difíceis de se saber ao certo quais são, em receitas "escritas":

 

1) A técnica de despejo: contínua, intervalada, a que altura do pó (distância bule-pó), em que nível se mantém a água em relação ao pó (justo acima do pó, 1,0cm, 1,5cm, 2,0cm etc.). O vídeo mata quase toda estas dúvidas, exceto a do nível da água devido à filmagem lateral, mas pelo conjunto da demonstração deve ficar em torno de 1,5cm acima do pó, o que eu chamo de nível médio.

 

2) A granulometria usada: sem saber isso, com razoável proximidade, não dá pra reproduzir receitas. Ele dá uma pista dizendo que é ligeiramente mais grossa que "Kosher Salt", que é um tipo de sal grosso, então seria uma granulometria mínima de 600-700 micra, algo puxando para a da French Press (mas não tanto).

Neste link, clicando na imagem abaixo dentro dele, dá para aumentar bastante e avaliar melhor a moagem: https://en.wikipedia...iki/Kosher_salt

180px-Kosher_Salt.JPG

 

3) O que é efetivamente considerado tempo de infusão: quando você termina de despejar os 300g de água? ou quando o bolo seca, ou está quase seco? ou quando pára de gotejar, já que o tempo total até provar na xícara é de 5 min? Pelo vídeo, foram aproximadamente 50seg de P.I., 3:00min até o ultimo despejo, 3:50min quando ele tira o PF (ainda está gotejando um pouco) e 5:30min quando ele termina a apresentação e os jurados iniciam a degustação.

 

Curiosamente ele fala que prefere o Hario V60 à "ubíqua" AeroPress porque nesta o café traz alguns sedimentos indesejáveis e com isso um corpo maior, perdendo em leveza e limpeza. Sobre isto, descobri em casa, no treinamento para o último Campeonato de AP, que usando um filtro Hario na AP (melhor ainda com dois) o resultado é impressionantemente limpo, tão livre de sedimentos quanto no V60, e também mais "leve" porque reduz mais a oleosidade (comparada ao filtro original de papel da AP), desde que a descida do êmbolo fique entre 50seg a 60seg, isto é, com pressão mínima do êmbolo. Isto porque é a velocidade que gera uma maior ou menor pressão que faz passar as micropartículas responsáveis pelo lodinho-turbidez da bebida. Mesmo assim, um dia vou descobrir porque, com a mesma %Ext e limpeza, um café no V60 sai sempre mais "tingido" (mais preto, mais escuro) do que na AP.


Semana do Café de Lorena (SP), de 14 a 24/05/2016

04 May 2016 - 09:16 PM

Como parece que o Jamboree Sampa 2016 está temporariamente suspenso (previsto inicialmente para 21 e 22 de maio), então vou participar do evento em Lorena, nos workshops dos dias 20 a 22 de maio, de sexta a domingo. E aí, pessoal?! Vamos nessa!? Eu vou... ;)

 

Mais informações no site do Facebook:

https://www.facebook...anadocafelorena

Lorena%20logo_zps5kcbyap6.gif