Ir para conteúdo

Careca_RS

Senior Members
  • Total de itens

    121
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Careca_RS

  • Data de Nascimento 02-05-1984

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    RS
  • Interests
    Café, cachimbadas e motocicletas!
  • Equipamento
    Rancilio Silvia, FP, Skerton, moedor Breville, JC Tamper, V60, Chemex & Moka

Últimos Visitantes

782 visualizações

Careca_RS's Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

50

Reputação

  1. Eu concordo com ambos posts anteriores, se for fazer café tem que ser (muito) sobreextraído, o que vai ficar horrível de tomar. Se é para despertar e a intenção é se valer da cafeína toma um chá Claro que tem outros produtos, tipo RedBull, coca-cola, benegrip, etc, mas todos têm algum efeito indesejado diverso.
  2. Eu adoro a Sílvia, mas como as bebidas aqui em casa normalmente são com leite eu tenho a intenção de trocar ela por outra máquina dualboiler (ou HX ao menos) ano que vem ou no próximo. Para espressos puros é excelente, absolutamente zero reclamações, consistência ótima na extração. A minha, mesmo sem PID, mantém uma sequência de espressos indistinguíveis entre o primeiro e o último (tentei até 6). Porém, quando preciso vaporizar leite aí o negócio empaca =/
  3. Guilherme, parabéns pela obra cara! A construção parece estar um espetáculo e as torras que tu apresentas aqui no fórum são de dar água na boca hehehe. Esse ano eu também não me aventuro nas torras controladas (fico só com a pipoqueira de fogão por enquanto), mas ano que vem conversaremos mais de perto
  4. Hoje 200g do Eufrásio (172g no final, 14% de perda). 1C em 8:22 e finalizado em 10:20.
  5. Eu fiquei curioso do site deles também, a variedade de grãos verdes que eles disponibilizam é muito grande - eu não havia visto nada parecido na internet tupi-guarani pelo menos. O preço dos cafés é bem agradável, não cheguei a comprar mas me coçou a mão hehehe. Concordo com o Rodolfo, se algum dos entendidos em torra comprar e der um parecer acredito que dê mais segurança para a galera mirim (eu incluso) comprar os verdes deles.
  6. Guilherme, 1C em 11min, é isso? De quanto foi a perda? Eu me aventurei com o Eufrasio hoje também, mas na panela hehehe. 14,5% de perda de massa, 1C em 7min, tempo total próximo dos 9min. Minha segunda torra dele, vendo a tua já fiquei em dúvidas quanto à minha (a minha primeira torra dele eu passei do ponto valendo, nem cheguei a experimentar). O odor do grão torrado está bem interessante, adocicado lembrando frutas silvestres, mas não tenho ideia do sweetspot do grão. Ae ele aí...
  7. Eu estou bem contente com o meu querido Breville, mas vou contar para vcs... esse Sette 270w tá piscando para mim.
  8. Segunda torra da compra coletiva desse ano, a primeira foi com o Brejetuba (mas sem registros fotográficos) e essa segunda foi com o Mantissa. 200g iniciais, torrados na velha pipoqueira de guerra em cima do fogão. A temperatura quando botei os grãos na pipoqueira marcava 210C. 1C em ~7’30”, final 9’48”, mas poderia (deveria?) ter acabado uns 15s antes, tenho impressão que o sweetspot passou, veremos na xícara. A torra ficou de coloração relativamente escura mas longe ainda de ter marcas de óleo ou sinais de scorching, quase sem películas grudadas nos grãos depois do resfriamento. 170g finais, então 15% exatos de perda. As três fotos são da mesma torra, mas só a última faz jus à cor real do grão.
  9. Careca_RS

    Pão e Café

    Experimentou deixar a massa um tempo na geladeira antes de tentar moldar ela? Tipo 30min-1h (tempo que eu já usei) antes de manusear ela deixa em geladeira refrescando, a baixa temperatura faz com que a massa fique mais amigável. Tem gente que só assa a massa depois de um tempo que ela esteja fora da geladeira (20-30min), eu não espero.
  10. Careca_RS

    Hario V60

    @Lauro Gomes Eu comprei esse kit, Lauro, da jarra 02 (700ml) mais o porta filtro de acrílico e mais o pacote de 100 filtros brancos. Estou satisfeito por demais, recomendo.
  11. @Hélio Nascimento Velho, me perdoa a demora na resposta. Estava de viagem e cheguei ontem somente. A iluminação das fotos também não ajuda muito, mas já dá para ter uma ideia de como é o artefato Eu acabei não cortando o pedaço de sobra do parafuso... era para ter cortado mas sabe como é né: "Amanhã eu corto", e ficou assim desde então.
  12. Hoje estou com um Unique Orgânico torrado por este que vos escreve no domingo passado (17), um shot pela manhã com leite (algo entre flat white e latte) e agora à tarde coado no V60. O shot saiu meio 'blendado' com um resto de grãos especiais do Mário que eu tinha (uns 8-9g ainda) em uma dose de 16g de grãos para 36g de bebida (BR ~45%) em 20s. Shot ruim, eu sei, o gosto também O coado saiu muito legal, esses 3 dias de descanso fizeram bem ao café, BR 6,7% em 3'20". Daqui a pouco faço outro.
  13. Eu dei uma olhada nesse knockbox da Breville logo que comprei a Silvia, mas já tinha visto as dimensões dele no site e também não me agradou nem um pouco. Entonces, gambiarras entram em ação: peguei um escorredor de talheres e um parafuso (bem) grande, enrolei câmara de pneu no parafuso e está pronto meu knockbox por tipo R$25 (o preço do escorredor de talheres) e com volume pelo menos o dobro do da Breville . E funciona que é um espetáculo, não troco por nenhum outro. Me inspirei em algum tópico aqui no fórum para fazer isso, mas não lembro quem escreveu nem a época que entrou no ar.
  14. E eu assando em cerca de 7'-7'30" achando que tava arrasando... Sérgio, tentei duas vezes apenas com o fermento natural, mas não gostei do resultado em nenhuma das tentativas. Como os meus bixinhos morreram de frio nesse inverno eu estou só com o fermento biológico, estou gostando do combo fermento biológico + farinha 00.
  15. Se já tem tópico eu ainda não tinha visto, achei bem interessante o video. Mas me digam uma coisa... só eu que fiquei nervoso com a respiração ofegante do cara? Poutz, podiam ter editado o som e cancelado um pouco do som do cara arfando.
×
×
  • Criar Novo...