Ir para conteúdo

Fabricio

Senior Members
  • Total de itens

    100
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Localização
    Petropolis RJ
  • Equipamento
    Mondial C-08, Hario Mini, Krups GVX208, Moka

Fabricio's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

17

Reputação

  1. Vendo Cafeteira Espresso Portátil - nova, sem uso, na embalagem original. R$ 249, frete grátis, em até 12x no cartão, via Mercado Livre - compre aqui Especificações - Capacidade de água quente: 80ml - Dosagem ideal de café em pó: 7g a 8g - Pressão de funcionamento ao bombear: 8-9 bar - Material: Aço inoxidável, silicone alimentício e plástico ABS de engenharia. Acompanha medidor de café para a quantidade correta de pó a ser utilizado. Funciona com café moído para espresso ou até mesmo café moído tradicional vendido em mercados.
  2. E agora eu vi aqui em cima a questão que levantaram sobre votos fake, de amigos que só se cadastram para votar, etc... vai minha sugestão baseada na minha experiência em fóruns: contabilizar votos apenas de usuários que tenham X postagens, ou X tempo de cadastro etc... já organizei e participei de promoções parecidas, e SEMPRE tem esse problema de usuários recém cadastrados. Tem gente que acha justo as pessoas se cadastrarem apenas para votar, outras acham que não (amigos > qualidade/tema) etc etc etc. Enfim, é apenas uma sugestão, cabe aos moderadores decidirem o que é melhor pro fórum. O que queremos aqui (acredito eu) é confraternizar, e não arrumar inimizades... é tempo de Natal, gente! Paz! =)
  3. Gente, sem querer ser chato, mas fiquei na dúvida agora... é só fotografia própria ou pode fazer montagem? Pelo regulamento "faça uma fotografia com o tema café e Natal ou café e Réveillon e publique neste tópico." É que tive uma ideia de última hora, hehehe =)
  4. Eis a Árvore de Natal do CdC - nossa, que trabalheira que dá posicionar os grãos de café... ajeita um, um outro sai do lugar! Apoio: camisa verde da sogra hahahaha Foto #20
  5. Pois é, já se passou mais uma semana que fica no sol (quando ele aparece) e os grãos continuam nessa cor meio esverdeada. Será que só vou conseguir secar isso em 2014? Hahahaha
  6. O CD estava secando ao sol por alguns dias já, a mucilagem ficando bem mais seca e o grão adquirindo uma cor caramelada, mas aí o tempo virou aqui, não tem mais sol etc. Ontem a noite resolvi ligar o forno a gás e coloquei o tabuleiro com os grãos na parte de baixo do forno, o mais longe possível da chama (função gratinar, é baixa a chama). Após uns 10 minutos, vi que estava bem uniforme a cor e resolvi tirar do forno. Um cheiro delicioso de caramelo, provavelmente do açúcar da mucilagem: Como sou marinheiro de primeira viagem, achei que essa película ficaria 100% agregada ao grão, sendo o próximo passo torrar. Assim o fiz, e qual foi minha surpresa ao terminar de torrar (após o segundo CRACK e uma cor marrom bem escuro), ver que forçando com o dedo, quebra-se essa película (grossa como uma unha) e dentro ainda havia outra camada bem esfarelenta, igual uma casca de amendoin torrado. Só aí vi o grão do café, que não estava torrado, apenas verde/marromclaro. Agora bateu a dúvida: no Guia do Barista, cita-se o CD descascado e também o CD desmucilado, que acho que é o caso com essa quebra dessa película, certo? Então aqui no Brasil estamos acostumados com grãos de café desmucilados? Eu juro que ia tentar fazer CD descascado com mucilagem por admirar a doçura no café, mas do jeito que foi feito, não teria como moer o grão verde desse jeito. EDIT: achei mais informações sobre café com mucilagem nesse link, ainda não li tudo.
  7. Pior que não acabou com o pé não, o maldito tem mais de 4 metros de altura (e agora sei que há mais 3 pés de café aqui). Ainda tem muito fruto vermelho pra tirar, só que está bem alto. Semana que vem vou tentar catar uma escada e ir tirando só os vermelhinhos. Sei que isso tudo pode não dar certo, mas vai ser uma terapia. Ai ai, eu amo meu ambiente de trabalho hahahahaha Só uma coisa que eu fiquei em dúvida: pelo CD (cereja descascado) como é feita a secagem? É do mesmo modo que a secagem natural do fruto inteiro, ou seja, no sol, por vários dias?
  8. http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/mundo-do-cafe/o-que-e-cafe-despolpado/ "Minha grande dúvida de xereta nata que sou era: porque retirar o docinho do café e deixá-lo mais ácido se a maioria dos consumidores brasileiros gosta de café mais doce? A resposta não demorou: a acidez é bastante valorizada no mercado externo e também facilita fazer blends diferentes (processo de mistura de grãos)." O meu vai ficar com mucilagem, vamos ver onde isso vai parar.
  9. Hoje a "colheita" foi mais produtiva. (não acho que o jardineiro devia ter quebrado os galhos, só vi quando ele me entregou) Eu dei uma lida no Guia do Barista lá em casa: retirei a casca e deixei no sol lá em casa pra secar por alguns dias... não vou tirar a mucilagem pois segundo o livro, o café fica mais ácido, e eu não curto muita acidez. Agora pergunto: esses grãos verdes amadurecem fora do pé? Se não, é melhor descartá-los ou posso usa-los também? A proporção que tenho aqui no total deve ser de uns 60% vermelhos e 40% verdes.
  10. Amigos, trabalho no Museu Imperial, e hoje quando estacionei o carro umas coisas vermelhas no meio do mato, para a minha alegria era um grande pé de café! Catei alguns grãos com a ideia de torrar na panela pois já havia lido esse tópico do Lucas. Perguntas: 1) Alguém tem ideia de qual é a espécie? O pé tem uns 4 metros de altura... 2) Alguma recomendação para torrar, ou é só descascar e meter direto na panela para torrar? Se isso der razoavelmente certo vou fazer a limpa no pé, o jardineiro confirmou que ninguém nunca pega os grãos.
  11. Fabricio

    Moedor Krups GVX208

    Talvez eu possa te ajudar. Desde que comprei meu Hario, meu Krups tá parado na caixa lá em casa, não moeu nem 2kg de café... se tiver interesse em comprar, coloco um anúncio aqui no forum. =)
  12. Tirando o pó do meu login, fazia tempo que não logava aqui no fórum... Hoje eu tenho um Hario Mini pra fazer meu espressinho diário. Para quem já comparou ele com o Porlex, dá muita diferença na qualidade da moagem usar o Porlex? Meu uso é estritamente espresso, torra italiana (Lavazza basicão). Thanks! p.s.: 14h40 e eu preso no trabalho, louco por um café decente, mas só tem café de máquina fervendo desde as 9h da manhã. Bleargh.
  13. 15h30 da tarde, no trabalho, sem lanche, café dentro de garrafa térmica, e eu vejo a foto dessa baguete. PELAMORDEDEUS.
  14. Então, o sitio do moinho, do parente do Ruston, fica aqui em Petrópolis. Liguei pra lá mês passado e falaram que só vão ter farinha pra venda pra depois de abril (!), aí enfraquece... Até hoje só usei Dona Benta. Farinha da Fleischmann eu nunca vi, e olha que a fábrica de fermento deles era aqui em Petrópolis também. Vou dar uma pesquisada, mas de todas que vi, a Dona Benta parecia ser a menos pior, por incrível que pareça. Morar no interior tem seus percalços... Então tanto faz batedeira ou fazer na mão, certo? Com calma vejo os vídeos do Youtube, aqui no trabalho é bloqueado.
×
×
  • Criar Novo...