Ir para conteúdo

Gabriel Moraes

Senior Members
  • Total de itens

    69
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Gabriel Moraes

  • Data de Nascimento 04-01-1984

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Brasília
  • Equipamento
    Aeropress, French Press, Hario V60, Moedor Express Tramontina by Breville

Últimos Visitantes

677 visualizações

Gabriel Moraes's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

22

Reputação

  1. Consegui tirar quase todas as minhas dúvidas sobre a cafeteira aqui, só faltou uma coisa: qual a BR que vocês usam? Sempre ouço que o café da globinho é encorpado e tal... Mas nunca vi ninguém falando sobre a BR utilizada. Inclusive, em vídeos e dicas o pessoal só coloca a água lá e foi... Como é isso na globinho? Posso usar as BRs padrões que faço para os meus outros cafés ou por conta do método isso muda?
  2. Mas fico pensando na "validade" do cafe. Pq 350 gramas demora um pouco pra ir... mesmo tomando todos la dias. Então digamos que vc receba eles com 12 a 15 dias de torra. Vc teria mais 1 mes, 1 mes e meio pra consumir 1kg de cafe... e ai o café ja ta na baixa... Nao? A propósito, comprei o sitio helker tb la no coffee lab e diferentemente do que o preço sugere, não achei nada demais nele. Tem outros muito melhores e mais baratos de lá, como o Caturra e o Catuai 81 por exemplo. O que vc achou desse café?
  3. Então é só comprar lá, botar o CEP e foi? Eles mandam entregar em casa? Se tiver que pagar taxa? Como que faz? Você tem q procurar os correrios pra saber onde retirar o café e aí paga a taxa e ta liberado?
  4. Eu queria muito saber como que esse pessoal consegue fazer essas compras de cafés de fora... [emoji53]
  5. Realmente ... Esqueci de mencionar a agitação, mas eu alterei ela tambem... Agitei muito 2x e nao aumentou em nada. Acho que vc está redondamente correto quando fala da solubilidade dos cafés nacionais. Inclusive, os TDS são todos muito proximos também. Acho que esse café já deu. Agora entrando no tópico, ja nem sei mais com quem eu concordo, mas alguém falou sobre esses instrumentos serem apoio. E é isso aí. A questão é a referencia (como ja foram trocadas algumas farpas aqui sobre isso). Eu mesmo ou o Gilberto ou até mesmo o mestre Lisboa, (com 600 medições) não teríamos como chegar a conclusões e novos planejamentos sobre pra onde ir, o que aumentar, o que passou do ponto se não tivéssemos como medir as coisas. Como já disse algum papa por aí: não se pode gerenciar o que não se pode medir. Anoto TODAS as variáveis dos meus cafés TODOS os dias e pra quem quer que eu faça. Monto gráficos pra ver se eu consigo perceber alguma baseline de Extração e tudo mais. Então é isso aí. Gosto estudar e medir o que for possível para analisar o que foi feito e sempre melhorar. Sem julgamentos... [emoji111]
  6. Eu to nessa aí... Acho que a culpa é do café! Hahahaha Ja alterei moagem, tempo de infusão, BR... E só extraio os mesmos 20% (com margem de erro de 0,2% para mais ou para menos segundo a pm e os organizadores [emoji23][emoji23]) Vou comprar outro café... [emoji25]
  7. Tava falando dessas BRs de 10% essa semana com o Lisboa... [emoji19]
  8. Ok... Resumindo então, Então café por pré infusão, AP, se limitaria a colocar a agua toda com forte agitação, fazer uma infusão e foi, ta pronto? E café por percolação, na V60, então é só fazer o mesmo despejo único de forma a tentar, pq sempre vai ser só uma tentativa mesmo, molhar todos os grãos se forma mais uniforme possível e esperar a agua descer e pronto também... Tá pronto. Confere universitários? Porque se for, temos aí uma nova era do café. Alguém falou que no papel é uma coisa e na xícara é outra e eu concordo. Mas primeiramente eu queria saber se a grosso modo o entendimento é esse...
  9. A minha de 1L é igualzinho essa daí Leonardo!!
  10. Opa!!! Varias dicas boas... Vou passar o fds em Salvador e vou ficar em Rio Vermelho (acho que é um bairro) e queria tomar alguns coados bons por lá. Vi pelas msgs que tem um café bacana lá (Latitude 13) e queria conhecer a cafeteria do Fernando também. Onde fica Fernando? Vocês tem algumas outras sugestões pra tomar uns coados por Salvador? Abs!!
  11. Daniel, Muito curioso você me falar isso da BR mais alta na Prensa. Ontem fui em um café conceituado aqui em Brasíli e pedi uma Prensa pra mim. Eles fizeram com uma BR de 11%!!!! 22g de café pra 200ml de agua com 4 minutos de infusao total. Ficou delicioso o café. Um after taste de dar inveja, equilibrado e tudo mais. Isso mudou completamente o pouco que eu achava que sabia a respeito de café. O Lisboa super bem pontuou as questões de extração pra esse método mas aí vem a questão que quebra toda a nossa matemática do café: Números são apenas números e o que vale é o gosto na xícara ou não? Porque se formos parar pra pensar, se eu uso uma BR dessas, ou até mesmo uma BR de 8% como você está usando, minha extração vai lá pra baixo e teóricamente meu café vai ficar forte porém subextraído. Massssss para o seu gosto, e pelo visto para o meu também, o café vai ficar mais gostoso. E aí? O que vale são os números ou o gosto na xícara? Lisboa, Eu fiquei conversando com a barista de lá, e ela me falou que eles usam 8% na AP e uns 7% na Hario e você tomou esses cafés aqui comigo quando veio e super elogiou. Aí eu te pergunto de novo, BR de 8 e 7% para uma moagem mais fina, que é o caso da AP e da Hario, certamente vão proporcionar uma extração menor. Mas o gosto na xícara fica ótimo. E ai? Depois dessa conversa com a barista eu cheguei em casa e fui fazer uma prensa com 11% de BR (claro que eu ia fazer isso)! Apesar do meu café não ter ficado tão gostoso quanto o deles, certamente ficou melhor do que quando eu tava fazendo com BR de 5,5% ou 6,5%. Porém a minha extração, que eu acho que eu não devo ter medido certo por conta do residual na prensa que eu não medi, ficou em 11%. Difícil essa dualidade viu?! Acho que vale uma discussão sobre o tema...
  12. Alguém aí sabe me dizer se a extração e tds em prensa francesa são naturalmente mais baixos do que na AP ou na Hario? Ou o resultado poderia/deveria ser semelhante?
  13. Dei uma procurada aqui no fórum e não vi o pessoal dando muita moral pra Prensa Francesa. De qualquer forma, gostaria de dar uma explorada no método no que diz respeito a extração e a intensidade (TDS). A grande parte das receitas que vi, e testei, falam a mesma coisa: - Moagem Grossa - Temperatura de uns 96oC - Blooming de 40seg a 1 minuto - Agitação pós-blooming e tempo total de extração de 4 minutos. Acredito as duas maiores variáveis sejam o tempo de infusão (segundo o que pesquisei) e a BR. Tem gente que fala de 4 minutos total, gente que fala 6 ou até 8 minutos. E as BRs mais altas 6,5% mais ou menos. Enfim, o fato é que independente, todos os testes que eu fiz, alterando o tempo total de infusão, a granulometria e o tempo de blooming, o resultado foi sempre o mesmo: segundo a tabela de brew da SCAA, e utilizando uma BR de 5,5%, meus cafés na Prensa Francesa são todos subextraídos (extrações entre 16 e 17%) e fracos (TDS ente 1.02 a 1.09). Quando eu subo a BR para 6 ou 6,5 minha extrações ficam ok pra menos (1.18, 1.15 respectivamente) mas aí, segundo manda o protocolo, minha extração despenca (17,15% e 15,30% respectivamente) e eu realmente não consigo nada além disso. Alguém aí sabe me dizer que o café na prensa francesa é mais fraco mesmo? Tá certo isso ou eu to vacilando aqui e não to sabendo? Abs a todos!
  14. Outra coisa que me ocorreu foi em relação a medição da agua da FP. Pq eu não vou virar tudo na xicara pq senão vai vir pó junto. Logo, por mais óbvio que possa ser o questionamento, pergunto: mesmo que eu não vire todo o café na xicara, a minha conta será apenas com o que foi pra xícara ne? O que ficou de café la dentro, ficou e azar o meu q to fazendo FP e perdendo esse café "residual". Certo? Hj faço assim, viro o tanto que der e que não venha o pó junto. Porém fica um tanto de café dentro da FP ainda. Aí, pros meus cálculos, fica realmente só o que foi pra xicara.
  15. Então, sempre tive essa dúvida... Porque tem gente que fala que se empurrar o embolo até o final vai "amargar" o café. Em várias cafeterias que frequento, o pessoa nunca aperta até o final. E aí? Tem influência no gosto da xicara empurrar o embolo até o final?
×
×
  • Criar Novo...