Ir para conteúdo

GustavoNP

Novatos
  • Total de itens

    3
  • Registro em

  • Última visita

GustavoNP's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In
  • Conversation Starter
  • First Post

Recent Badges

3

Reputação

  1. Baronesa certamente foi um dos melhores que tomei. Pra quem gosta de café adocicado vale a pena. O pessegueiro é bem equilibrado, vale a pena conhecer.
  2. Leonardo como você compararia o Orfeu em relação ao Sweet Collection e o Bourbon Yellow do Atelie? Eu gosto muito do Sweet, já o b.yellow não me agrada tanto. Mesmo assim tem uma diferença gritante em relação a todos "gourmets" que provei até então, acha que vale a pena arriscar o Orfeu? Alguém provou o Santo Grão ultimamente?
  3. Legal a iniciativa de criar um fórum dedicado para o assunto, antes apenas em um único tópico ficava complicado acompanhar tantos assuntos. No outro tópico via muitos perguntarem sobre o MDF, vou fazer um resumo sobre ele: Serve para espresso? Sim, a regulagem original permite preparar tranquilamente espressos usando a escala entre 3 e 7. E turco? Embora na 1 fique bem fina, ainda não é 100% ideal. Se for realmente necessário dá pra desmontar ele facilmente e rolar uns 2 steps mantendo a mesma numeração, ou seja, 2 steps além do limitador. Isto implicado em perder 2 steps de moagem grossa, para ganhar 2 steps + finos. E o restante? Todos também, inclusive o mecanismo não tranca por causa dos grãos se você estiver numa regulagem fina tipo a 4 e quiser ir para a 30 ou vice-versa. Basta girar. Tem estática? Tem, muito pouca. Qual o principal 'defeito' na minha opinião? Não existir a opção 'doserless'. Para quem prepara eventualmente o dosador se torna um inimigo, já que acumula resíduos. Além disso, quem usa pouco não consegue moer café em quantidade suficiente para que o dosador despeje exatas 7g de café por acionamento da alavanca, perdendo completamente o propósito de existir. Remover o dosador não é uma tarefa fácil, visto que precisaria mexer em todo o casco do moedor. Eu não deixo grãos no reservatório, os deixo em um pote hermético, portanto coloco exatamente a quantidade de grãos (14-16g) que vou moer e dou quantas maniveladas forem necessárias para que o pó caia totalmente no filtro. Quem gosta de deixar o grão no reservatório pode cronometrar uma vez apenas com a quantidade desejada, depois é só repetir o mesmo tempo sempre que precisar que a mesma quantidade seja moída. Tem alguma mod útil? Tem, dá para deixá-lo stepless removendo 2 pinos e 2 molas que são os responsáveis por saltar de 1 step para outro. O problema é conseguir estabilizar o step (impedir que ele gire enquanto moe o café), o mod tradicional com fita de teflon não é eficiente, pois você não conseguirá deixá-lo firme para toda a escala. Exemplo: se deixar firme o suficiente para a escala de 3 a 7, ao tentar moer em 27 ele rapidamente irá girar sozinho enquanto moe até atingir algo perto de 9. Portanto, não é tão simples quanto parece. A melhor solução para evitar o giro é adaptar um L na lateral do aparelho com um pino rosqueado exercendo pressão sobre o reservatório de grãos, permitindo que ele gire somente se você afrouxar. Vale a pena? Sim. Pra limpar como faz? É fácil? Não é muito fácil ter acesso ao dosador, tem uma aba que atrapalha muito pra limpar, mas você pode usar aqueles "grãos"/pedrinhas especiais para limpeza de moedores. Eu uso arroz a cada 3 meses, removo 2 parafusos do reservatório, retiro ele e passo aspirador em tudo.
×
×
  • Criar Novo...