Ir para conteúdo

jvictormp

Senior Members
  • Total de itens

    22
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Serra/ES
  • Equipamento
    Breville BES840 + BCG820 + PopFun Mondial + Hario V60 + Prensa Francesa + Chemex

Últimos Visitantes

506 visualizações

jvictormp's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

3

Reputação

  1. Cara, diminuí a moagem e... ...Deu certo! kkkkk É que nunca tinha chegado a esse nível 6 de moagem antes, e coincidou de tanto o café anterior (Seleção do Mario Melaço de Cana) quanto esse Brioschi estarem dando ruim na moagem 9~11. Mas aí baixei pra 6 e deu certo, cremou de novo, pressão no meio no manômetro, etc. Feliz de novo!
  2. É torra média ou média clara, Seleção do Mario - Família Brioschi. O moinho eu limpei, aspirei também, esqueci de mencionar. Vou tentar diminuir ainda mais a moagem pra ver.
  3. Ok, fiz um novo teste aqui, com a tampa cega - que não é tão cega assim pq tem um furinho no meio né - mas após aguardar um tempo saindo água começou a pressurizar e deu uma pressão boa extração, pra lá do meio do manômetro. Durante esse tempo não saiu agua no expurgo. Após isso, tentei extrair outro espresso e não deu pressão de novo. Nisso não consegui observar se saiu agua no expurgo. É impressionante que a vazão de água no café é grande, enche a xícara rapidamente! E to fazendo a compactação do mesmo jeito de sempre, com moagem do mesmo jeito, etc.. O grão era fresco quando entrou no freezer (há uma semana atrás), e retirei do freezer há dois dias.
  4. Quando ponho o filtro cego, a pressão não sobe, sai agua embaixo, no lugar onde sai café normalmente. O expurgo seria por cima do portafiltro, onde tem a junta anel do chuveirinho? Por ali não sai nada.
  5. Fala galera. Minha máquina tá com problema: Faz o espresso, mas não pressuriza. Já reduzi bastante a moagem, e nada mudou. Fiz o ciclo de limpeza, nada também. Coloquei a tampinha de borracha no PF e liguei a máquina pra ver se pressurizava, e não pressurizou também. Há algum tempo ela vem apresentando uma chiadinha na solenoide quando eu inicio a extração. To achando que a solenoide tá permitindo muita passagem de agua pra bandeja, to pensando em tentar trocá-la em casa. Alguém já passou por algo parecido, ou conhece alguém aqui do fórum que relatou isso?
  6. Que bom que achou uma autorizada! Acho que agora vai, então.
  7. Rapaz, que notícia ruim ein. =/ Não sei como ela funciona exatamente, mas fica praticamente evidente que há uma válvula que direciona o fluxo, ora pro reservatório de rejeitos (lá embaixo), ora pro porta filtro. Essa válvula, que suspeitávamos que era a fonte do ruído, deve estar com problema de movimentação, e não tá conseguindo direcionar o fluxo para o portafiltro. Pode ser uma simples solenoide elétrica que faz a movimentação. Vc não se aventura em abrir a máquina não? Já olhou no youtube se tem esse tipo de procedimento?
  8. Em Botafogo, visitei o Café do Visconde, onde o café era bom, e a torra mais clara que tinha era a média (pra minha infelicidade, pois aprecio mais a média-clara). No entanto a cafeteria tem uma temática espetacular, um pouco "secreta" por ser nos fundos de uma casa antiga. Tem boas opções de alimentação, desde doces a comidas saudáveis. Já em Copacabana, visitei o Sofá Café, e ali sim bebi um espresso de torra média-clara que considerei excelente. Não só o espresso, mas todos os coados e prensas, etc, são de excelente qualidade. A alimentação e ambientação também é boa, apesar de não ser no nível do Viscode. Então, em termos de café, pra mim, entre os dois, prefiro o Sofá Café. Mas em alimentação e ambientação, Visconde. Em Botafogo, visitei o Café do Visconde, onde o café era bom, e a torra mais clara que tinha era a média (pra minha infelicidade, pois aprecio mais a média-clara). No entanto a cafeteria tem uma temática espetacular, um pouco "secreta" por ser nos fundos de uma casa antiga. Tem boas opções de alimentação, desde doces a comidas saudáveis. Já em Copacabana, visitei o Sofá Café, e ali sim bebi um espresso de torra média-clara que considerei excelente. Não só o espresso, mas todos os coados e prensas, etc, são de excelente qualidade. A alimentação e ambientação também é boa, apesar de não ser no nível do Viscode. Então, em termos de café, pra mim, entre os dois, prefiro o Sofá Café. Mas em alimentação e ambientação, Visconde. Em Botafogo, visitei o Café do Visconde, onde o café era bom, e a torra mais clara que tinha era a média (pra minha infelicidade, pois aprecio mais a média-clara). No entanto a cafeteria tem uma temática espetacular, um pouco "secreta" por ser nos fundos de uma casa antiga. Tem boas opções de alimentação, desde doces a comidas saudáveis. Já em Copacabana, visitei o Sofá Café, e ali sim bebi um espresso de torra média-clara que considerei excelente. Não só o espresso, mas todos os coados e prensas, etc, são de excelente qualidade. A alimentação e ambientação também é boa, apesar de não ser no nível do Viscode. Então, em termos de café, pra mim, entre os dois, prefiro o Sofá Café. Mas em alimentação e ambientação, Visconde.
  9. Ao que parece, não tá atrapalhando a fazer o espresso, né? Redução de ruído não é um ponto forte da nossa Breville, então talvez seja uma mão-de-obra muito grande pra vc melhorar pouca coisa. A propósito, o amigo Carneiro falou da válvula, parece ser ela tendo algum agarramento. ____________________________________________________________________________________________ Gostaria de perguntar a vocês: é ruim deixar o portafiltro na máquina após fazer o espresso e só limpar na hora que for fazer o próximo?
  10. O "tranco" falado pelo Carneiro me levou a lembrar da pré-infusão. Vi um estudo por esses dias (posso procurar e postar aqui, caso queiram) mostrando a porcentagem de extração, variando os tempos de pré-infusão. Foi feito com 0s (sem pré-infusão), com 5s, 10s, 15s e 30s. O que mais extraiu foi o de 0s. O que os amigos entendem sobre a pré-infusão? Acham que vale a pena fazer?
  11. Podemos colocar um calço embaixo da xícara pra elevá-la e ficar bem próxima do portafiltro. Gambiarras
  12. Eu uso o razor em toda dose. Não sei fazer "de olho", o Razor me diz se devo moer mais grãos ou se já ta bom. E sobre o bico, o que acontece se simplesmente desenroscar o bico duplo e fazer o expresso sem bico?
  13. Obrigado pelas dicas, Pierre Luna. Vou adquirir o detergente da Tramontina também. O flush após utilização já venho fazendo. Vou ficar no aguardo de mais opiniões sobre o descalcificante. Vc falou que só usa o moedor para coados? Não tem feito espressos mais? E o tamper, com qualquer peso, não seria a força que eu vou fazer que determinaria a eficácia da compactação? Outra dúvida. Após compactar, devo virar o porta-filtro de lado para passar a Razor (aquela chapinha toda chique limitadora de dose)? Espera-se que o pó permaneça dentro do porta-filtro sem perigo de cair?
  14. Entrei pro time do espresso! To felizão, comprei no ML, nome do vendedor Casa Ativa. Recomendo, fiz a compra por volta de meio-dia, e o cara enviou no mesmo dia, chegou rapidinho (Sedex). Fiz dois espressos com o Seleção do Mario (sítio dos Irmãos Briosque, embalagem vermelha), com filtro despressurizado, e saíram muito bons pro meu paladar, sorte de principiante eu acho rsrsrs. Minha primeira dúvida: LIMPEZA PERIÓDICA 1) Devo utilizar pastilha de limpeza no porta-filtro ou comprar um descalcificante líquido (Saeco, por exemplo) e pôr no reservatório com água? 2) Tanto as pastilhas, como o descalcificante, fazem a mesma coisa ou se destinam a objetivos diferentes? 3) Fazer limpeza periodicamente ou só quando a luz LIMPE-ME acender? Outra dúvida: ÁGUA MINERAL 1) Eu não tenho filtro que retire cloro da água da torneira, por isso prefiro usar água mineral. A água aqui do ES tem baixa concentração de sólidos. Os resíduos de evaporação são menores que 20mg/L, e o cálcio por volta de 1,0mg/L. Será que a água da torneira terá menor concentração de sólidos que a água mineral? Se não, tem algum outro motivo que me impeça de usar água mineral? Valeeeeeeu galera
  15. Guilherme, obrigado pelas dicas. Eu não consigo entender ainda muito sobre os sabores, e os efeitos das diferentes torras. Eu fiz essa subida linear, e acabou me agradando. Mas também dei uma melhorada no fluxo de ar, isso pode ter feito diferença. Mas é o que vc falou, varia de cada café. Isso dificulta um pouco rsrsrs.
×
×
  • Criar Novo...