Ir para conteúdo

tcmedeiros

Senior Members
  • Total de itens

    53
  • Registro em

  • Última visita

1 Seguidor

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Natal/RN
  • Equipamento
    La Spaziale Vivaldi S1 Astro 12 Instantâneo, Hario Mini, Tramontina Breville...

Últimos Visitantes

822 visualizações

tcmedeiros's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Reacting Well
  • Dedicated
  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter

Recent Badges

33

Reputação

  1. Na minha opinião (totalmente sem fundamentação científica) isso aí é puro marketing e virou moda nos EUA há alguns anos. A diferença de pH entre um café mais ácido e outro menos ácido deve ser tão pequena que se você é sensível a isso talvez seja o caso de procurar um medico. Pesquisei rapidamente algumas marcas gringas e parece que esses cafés não são nenhum milagre. Eles só escolhem variedades de acidez naturalmente baixa e fazem uma torra muito escura (porque os ácidos são mais voláteis e etc...). Ps: minha experiência pessoal com gastrite e café -> é tudo uma questão de quantidade e qualidade. Depois que migrei 100% para o café especial e passei a tomar menos xícaras por dia meu problema de refluxo sumiu.
  2. Como o @mvccferreirafalou, esses moedores de lâmina são praticamente iguais em termos de qualidade da moagem, então escolha o mais barato e/ou o que tem assistência na sua cidade. Sim, é esse mesmo. Ps: honestamente eu não acho que o preço dos produtos importados vai cair num futuro próximo.
  3. Tenho a impressão de que a torrefação da Dude Coffee Co. fica aí em Caxias. Não sei se vai atender a sua expectativa de preço, mas eles tem uns cafés bem interessantes (e clube de assinatura também).
  4. Mais um que não entende nada de café solúvel aqui... Liofilização é um dos processos que a indústria usa para fazer o café solúvel. Existem outros, cada um com suas vantagens e desvantagens (saiu uma matéria na revista Expresso sobre isso, se não me engano). Seja qual for o processo qualquer um vai te atender. É só jogar água e misturar. Na minha opinião a única desvantagem da chaleira elétrica é que elas tem um limite mínimo de água que você pode colocar para ferver. Geralmente 500ml. Se você pretende ferver bem menos do que isso talvez não valha a pena. Essa da Hamilton eu acho que é bem mais cara do que as da Cadence. Se você vai só ferver água e não precisa que a chaleira seja bonita... Procure uma mais barata. A água da torneira pode ser "bebível" ou não. Depende da cidade. Você teria que pesquisar aí para ver a situação da sua localidade. Para café geralmente se recomenda água filtrada. Agora, honestamente... Se você vai usar café solúvel e colocar manteiga nele então tanto faz. A mudança de sabor que a água pode ocasionar será imperceptível. Quando se fala de qualidade de água para café a gente está falando de café especial, com nuances de sabores, notas suaves e etc. E mesmo assim muita gente acha que não vale a pena encucar com a água e simplesmente usa a água que bebe. Se você vai enveredar por esse caminho vai ter que mandar fazer um estudo da sua água aí, comprar os sais para a correção e etc. O único problema de colocar água fria na chaleira é que vai demorar mais para ferver. Usa a água que você bebe no dia a dia. Não vale a pena perder tempo com isso, principalmente porque você vai prepara café solúvel com manteiga. PS: Mesmo que você não misture manteiga/etc café solúvel é uma bebida de baixa qualidade (em termos sensoriais). Tecnicamente existem cafés solúveis bons, mas não são fáceis de encontrar aqui no Brasil.
  5. Então pega um manual mesmo, nacional/mais barato. Já é um ótimo começo. Mas talvez seja bom esperara greve dos Correios passar...
  6. Nessa faixa de preço e com boas referências eu acho que só o Xeoleo mesmo...
  7. Minha opinião é que se você já vai esperar uma eternidade pelo moedor então pega logo um elétrico! Já fiz muito espresso com moedor manual (no meu caso o Hario Slim) e, apesar dos resultados bons, com o tempo a experiência fica um pouco frustrante por causa da demora/esforço para moer poucos gramas de café... Se você precisa fazer mais de um espresso em sequência então...
  8. Comigo acontece a mesma coisa. Percebi que posso repetir a mesma receita para fazer (coado) entre uns 200ml e 400ml. Quantidades diferentes disso exigem que eu mude alguns parâmetros e geralmente, se eu mudo só a moagem o café não fica tão bom quanto o resultado em quantidades menores...
  9. Nunca usei, mas pelo que ouvi falar tem a mesma qualidade de moagem do Hario Slim (com a vantagem da regulagem ser externa). Com certeza é melhor que qualquer moedor de lâminas.
  10. A tendência é essa mesmo. Como consumidor eu fico bem triste. Gosto de ir nas cafeterias por causa do café, da experiência e etc. Comida pra mim é só um extra. Quando eu viajo procuro sempre os locais com melhores cafés, com uma boa variedade... E como alguma coisa só pra forrar estômago entre um café e outro. Nesses bistrôs da moda o que acontece é que geralmente a comida é boa, mas o café fica em segundo plano... Nem sempre é tão bom ou tão bem tratado como deveria. Agora falando como dono de cafeteria eu entendo bem a situação. Café especial é um nicho muito pequeno. Você precisa de um giro alto todo dia, precisa treinar e qualificar você e seus funcionários para extrair o melhor da matéria prima, precisa de consumidores educados (ou educá-los) que entendam e valorizem o que está sendo feito. Isso demora muito para ser construído. Dá muito trabalho. Abrindo um bistrô/doceria você atrai um público muito mais amplo, menos exigente e o lucro vem mais rápido. Eu vejo muita gente que realmente ama cafés abrindo mão de ir nas cafeterias focadas em café porque vão acompanhados e as outras pessoas não querem só café... A pressão dos consumidores também é grande. Todo dia tem gente me perguntando se eu não sirvo sopa ou sanduíches, dizendo que eu ganharia muito se servisse. Todo dia tem gente procurando tortas confeitadas também. (Dá pra fazer tudo isso? Claro! Mas pra mim se for para abrir mão do café, se ele deixar de ser o foco, então eu prefiro fechar o negócio e fazer outra coisa da minha vida)
  11. Conversa com o Mário! Pra mim aqui no Nordeste ele sempre mandou de Braspress. 10~11 dias para chegar (as outras opções de frete geralmente tem prazos 2x maiores)
  12. Já tomei café de batch brew que ficou +-1h na garrafa e estava ótimo... Mas 4h ou 5h eu já acho muito. Provavelmente as últimas xícaras serão só uma água morna e amarga.
  13. Meu conselho: se você não for barista ou um aficionado por café que pretende gastar bastante em equipamentos então deixa assim mesmo. O importante é você gostar do resultado na xícara. No ambiente doméstico, com equipamento simples e pouco tempo para treinar e testar, fica difícil reproduzir o que foi pensado para uso profissional.
  14. Eu acho que o problema aí é o café mesmo. Lá na parte das perguntas o vendedor classifica o café como bebida dura... Para você realmente notar um salto na qualidade seria melhor comprar um Café Especial, preferencialmente com vendedores confiáveis. Sugiro conferir o trabalho do pessoal da Roast Cafés ou do Alex Lima. Provavelmente não sairá tão barato quanto comprar pelo Mercado Livre, mas a qualidade é garantida.
  15. Para espresso (e se tiver dentro do seu orçamento) eu compraria um elétrico. Os manuais são bons, mas o trabalho que dá... O preço desse Encore parece bom, mas eu procuraria um Tramontina Breville (tinha uma pessoa aqui do fórum que vendia, não?). Ele vai te atender melhor no quesito espresso e é competente para os outros métodos. Dentre os manuais que você listou eu acho que todos tem um desempenho parecido.
×
×
  • Criar Novo...