Ir para conteúdo

isaaclevi

Senior Members
  • Total de itens

    12
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

isaaclevi last won the day on 13 Abril 2020

isaaclevi had the most liked content!

Últimos Visitantes

300 visualizações

isaaclevi's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • Dedicated
  • Collaborator
  • First Post
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

3

Reputação

  1. Eu conseguiu regular a minha pra 9/10 bar mas no limite da mola , boa ideia essa de cortar uma volta, nas gaggias faz-se o opv trocando a mola , agora entendi o motivo. Está gostando do resultado ? A minha na verdade quando faço a moagem muito fina atinge uns 12 bars , mas corrijo isso na moagem pra fazer 9 bar em 1:2 em 30 segundos . Queria baixar mais um pouco a pressão máxima da minha pra poder moer mais fino e continuar nos 9 bar . Será que faz sentido ?
  2. Boa noite, fiz o ajuste da OPV na minha breville , eu mesmo que realizei seguindo as orientações do vídeo que postei anteriormente. Apanhei um pouco pois ao girar o parafuso ( peça plástica que não sei o nome) pra ajustar a abertura da valvula ela abriu toda e a maquina perdeu toda pressão, apesar do susto consegui identificar meu erro e ajustar pra ficar perto dos 9 bar , usei o disco de limpeza pra medir a pressão e ia ajustando as voltas. Pra ficar em 9 bar o parafuso ficou bem no fim do curso, escapou algumas vezes mas consegui ajustar. Agora entendo quando alguns participantes do fórum criticam a construção dessas maquinas , é muito plástico por dentro e peças que parecem muito frágeis . A própria OPV é de plástico, a mola é bem fina e tem uma borracha de vedação que parece elástico de dinheiro. Mas enfim , as peças pra reposição no caso de problema devem ser baratas. Falando da extração a conversa muda, a maquina se transformou , hoje consigo tirar espressos muito bons , no filtro duplo e no naked com pouca canalização, as extrações ficaram mais fáceis de ajustar e a diferença na xicara pra mim foi muito perceptível, os espressos eram bons mas não conseguia chegar num resultado mais limpo o café ficava ou muito acido e até azedo ou muito amargo e adstringente. Tenho o moedor kplus , após o ajuste consigo moer um pouco mais grosso (uns 4 clicks a mais que antes) e extrair um duplo 1:2 em 27 segundos com o marcador de pressão no primeiro parafuso. Consigo fazer ajustes e tirar de ristresttos até longos sem que a pressão seja uma variável (pelo menos no marcador) . Enfim pra mim a maquina renasceu, estava pensando em troca-la mas agora não vejo motivo, vou tentar investir num moedor elétrico melhor e mudar de máquina somente num futuro não muito próximo. Comprei os cafés da roast e estão espetaculares nela , o blend com robusta que achei que ficaria amargo está muito bom, a crema é pra comer de colher rsrs .. o melaço de cana também ficou muito bom ! Vou tentar fazer alguns vídeos das extrações e postar aqui . Bons cafés !
  3. Boa tarde tudo bem ?? Alguém fez o ajuste no OPV da maquina ? Vi um vídeo mostrando o procedimento e gostaria de saber se alguém fez ou optou pelo dimmer pro controle do fluxo e diminuição da pressão. O vídeo do opv e do dimmer é esse aqui Eu até consegui diminuir a pressão usando a técnica da pré infusão prolongada , mas pra isso temos que "enganar" a maquina moendo mais fino (3 clicks no meu k-plus) pra elevar a pre infusão dos 4 bar pra perto dos 9 bar , mas creio que o intuito de diminuir a pressão seja pra poder inclusive moer um pouco mais grosso , portanto usando essa técnica, além de ser difícil de ajustar não vi tanta diferença pro espresso padrao 14 bar com moagem um pouco mais grossa. Por isso queria tentar o OPV. Abraço !
  4. @Mauricio farias bom dia blza ! Como esta por aí o OPV depois de 6 meses ? Nenhum problema ? Continua regulado pra 9 bar ? Estou pensando em abrir minha maquina e fazer o ajuste. Abraço !
  5. Obrigado Pedro. Estou aprendendo aqui na prática, tento mudar uma variável e "vareia" outras. Mas pelo menos os cafés já estão saindo bons, agora estou em busca de descobrir meu gosto pessoal diante das possibilidades. Mais um ocorrido inesperado numa extração. A máquina estava regulada com 1 grau a mais do que o padrão (estava extraindo torras claras). Peguei um café torra média e deixei esse 1 grau na primeira extração: 18 gramas entra 45 gramas sai em 32 segundos. Saiu bem bom mesmo mas decidi manter a receita e diminuir 1 grau deixando a maquina no padrão. Resultado, os mesmos 45 gramas saíram em 48 segundos , no início achei que ia chocar. Será que esse 1 grau a menos interfere tanto no tempo ou será que foi no tamper que não consegui manter a mesma consistência? Mas no fim esse segundo café apesar do tempo mais elevado saiu até melhor que o primeiro, achei que ia amargar mas ficou bom. Enfim , gastando e tomando café igual um louco pra aprender a domar a bendita. Abraço
  6. Boa tarde ainda estou aprendendo em relação ao ajuste das variáveis na extração, uma duvida de leigo quando aperto o botão de 2 xícaras na breville o quantidade (peso) de cafe na xicara também varia ? Fiz uma receita com 18 gramas de cafe , com a moagem que usei saíram 36 gramas na xicara em 21 segundos apertando o botão de 2 xicaras, achei o cafe meio azedo. Afinei a moagem e novamente apertando o botão de 2 xicaras a extração durou 29 segundos só que a quantidade de cafe na xicara diminuiu para 30 gramas. O cafe saiu melhor mas achei que o volume sairia igual. Ou devo deixar de lado esse botão automático e partir pra extração manual parando a maquina quando atingir o volume desejado ? Valeu
  7. Se essa forma de envio somente por Fedex for uma tendencia a ser adotada por todos o que já estava caro vai ficar inviável. Acabei de ver no Five Elephant tem frete de até 1 kg por 9,50 EUR.
  8. Bean Bros não conhecia e o frete é baratinho 2,90 EUR , mas a questão do cambio é complicado mesmo. Já o April também só fedex e muito caro.
  9. Olá, vocês tem comprado de alguma torrefação de fora ? Comprava sempre na Has Bean e La Cabra mas eles só estão enviando via Fedex que inviabiliza totalmente a compra, da Inglaterra pra cá sai 50 libras, também vi na Coffee Collective e é a mesma coisa, o único que está mantendo o frete mais barato é a Square Mile via Roya Mail. Mandei um email pra Has Bean e eles disseram que a perda de encomendas pro Brasil estava grande por isso resolveram mudar, o fato é que com essa mudança dificilmente vão vender pra cá novamente. Já era meu Ana Sora e Fica Argentina queridos ... Se puderem mandem email pro Sac dessas empresas , quem sabe repensam a situação. E se tiverem algum outro site por favor me indiquem. Abraço
  10. Lisboa obrigado pela resposta, é impressionante e não sei de onde veio a ideia que tinha que agitação deixaria o café amargo, sei que aqui não é o lugar ideal, mas andei lendo o tópico da aeropress de infusões mais demoradas e com constante agitação e resolvi testar, meu café não era o ideal, pois apesar da torra relativamente recente estava acondicionado já há quinze dias num pote, e também não tinha peneira, mas fiz uma extração com infusão total de 4 minutos com agitação constante de 7 seg com pausa de 20 seg e resultou um café muito menos amargo do que numa infusão convencional de 1:30 com pouca agitação. Agora vou tentar uma infusão de 6 minutos pra ver o que dá, o complicado é a queda te temperatura, não sei em qual ponto isso começará a jogar contra. Mais um paradigma que caiu pra mim e assim abriu novas possibilidades tanto na aeropress quanto em experimentações no coado, claro que no v60 não tenho o controle de outros métodos, mas vou mexendo o bixo até chegar no ponto que me agrade. Creio que em infusões mais demoradas e claro que com as outras variáveis ajustadas conseguimos ressaltar mais as qualidades do café, mas claro que temos a contrapartida os pontos fracos também serão ressaltados. Mas isso é viagem minha não sei se procede.
  11. Boa tarde, estou tentando aprender mais sobre os métodos de preparo de café, hoje já tenho uma certa experiência, mas muito mais por conhecer meu gosto pessoal e não por ser um entendedor das técnicas corretas. Também tenho frequentado algumas cafeterias e observado as técnicas utilizadas, no Coffee Lab especificamente vi que eles mexem o café no filtro e fazem uma pré infusão bem rápida, cerca de 10 segundos. O resultado foi um café sem amargor, só achei um pouco sub extraído, não tem como saber as outras variáveis, a moagem parecia média, semelhante a que utilizo. Sei que o Coffee Lab é referencia pra muitos tanto em qualidade de grãos quanto no conhecimento das técnicas, o que vocês pensam desse método de mexer o café ? Fiz em casa algumas vezes e senti que o resultado foi um café um pouco mais amargo, porém com um corpo mais acentuado. Vi também algum vídeo que o barista disse que o café precisa de calor e turbulência (acho que foi esse o termo usado) e que por isso mexer era importante. Abraços
×
×
  • Criar Novo...