Ir para conteúdo

FJCoffee

Senior Members
  • Total de itens

    10
  • Registro em

  • Última visita

Sobre FJCoffee

  • Data de Nascimento 10 Maio

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Equipamento
    Rancilio Silvia 2010, Ascaso iMini, Behmor 1600

FJCoffee's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

3

Reputação

  1. Obrigado Anita. Por enquanto é apenas um relógio para marcar o tempo de extração. O PID será o próximo upgrade assim que refizer as finanças após o Behmor ( kkk ). Abraços a todos e bom domingo!
  2. Isso mesmo Gilberto. ( Como vc. conseguiu ver isso com a qualidade desse video ? ) Dividi a alimentação da pipoqueira: parte segue em 110v para a resistência, passando antes por esse potenciômetro que comprei em uma loja de material elétrico ( ele é utilizado comumente para chuveiros ) e parte vai para a fonte que retifica a corrente para 24v DC ( nesse caso ) indo daí para o motor elétrico da ventoínha, que fica sempre ligada. Abraços.
  3. Meu cantinho do café. Mais detalhes em http://www.youtube.com/user/FJCoffee
  4. Hugo. Sou mais um a engrossar o coro. Sugiro a venda - também - dos grãos crus. Abraços, FJCoffee
  5. Exatamente Rodrigo. A posição onde o termômetro está a medir causa grande variação. O meu está colocado a 45G pela lateral da pipoqueira, passando pelo casco plástico e entrando na câmara de aquecimento onde ele fica mergulhado cerca de 1cm na massa de grãos bem no centro da mesma ( equidistante das saídas de ar quente nas laterais ). Nesta posição penso ter uma leitura da temperatura interna dos grãos mais próxima à real ( impossível de se ter ) do que acima da massa. Fiz uma experiência há pouco. Após uns 5m busquei estabiizar a temperatura controlando o potenciômetro e passei a mudar a posição do termômetro. Quando mantido na vertical e acima da massa ( uns 2 cm acima dos grãos em agitação ) a temperatura medida era cerca de 4C inferior à medida do meu modo tradicional. Mas também vi que até mesmo dentro da massa havia leituras diferentes dependendo do ponto de colocação. Abraço FJCoffee ps. por acaso você sabe se já houve alguma "compra coletiva" daqueles torradores do tipo Nesco, iRoast, Gene, etc...?
  6. Caro Rodrigo. Essa foto talvez ajude a lhe dar uma idéia da cor atingida ( desculpe se não fiz a medição e ajuste do balanço de brancos específicos para esta tomada, usei um preset da máquina ). Não tenho a escala em mãos, mas pelas fotos na internet, penso que ela está em 65/60 da escala Agtron. Abraços, FJCoffee
  7. Amigos, permitam-me compartilhar. Uso o Unique Cítrico ( Bourbon amarelo CD ) há um ano e sempre o torro a 210C / 6m, tentando manter um incremento aproximadamente constante de temperatura ( em termos de graus / segundo, de 20C até 210C ). Adaptei na resistência de minha ex-pipoqueira um potenciômetro desses usados em chuveiros elétricos, o qual associado ao termômetro digital que vai imerso na massa de grãos torna o processo mais "controlável", além de permitir também o corte do aquecimento no momento desejado, sem a perda da função de aeração dessas pipoqueiras. Meu padrão de extração é de 60ml ( 18g / 30s ) e o resultado final é uma bebida marcada por uma forte e agradável nota cítrica e um aftertaste sem nenhuma contaminação indesejável. Abraços
×
×
  • Criar Novo...