Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Meu teclado bugou... Eram 2 semanas... Acho que não vão consertar não Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
  3. Pera lá, @Allexlimaa2, de que mogiana você está falando?! Tem 3 mogianas bem diferentes umas das outras, vi esta semana que a BSCA classifica o micro sistema do Vale da Grama (onde está Caconde) com sendo média mogiana, no mesmo saco da região de Mogi das Cruzes (que pra mim, e uns Q Graders que conheço, poderia ser chamada de baixa mogiana), e tem ainda a alta mogiana. A região do Vale da Grama, pela altitude elevada e ser montanhosa, é praticamente igual ao do Sul de Minas, mas não podem falar isto porque está no Estado de São Paulo. Pelo menos os cafés daqui de Caconde que conheço (entre 1.250m e 1.450m) com clima relativamente seco e muito vento, quando beneficiados ficam com uma densidade mais alta que o "normal" (brasileiro, de mesma altitude); segundo o Igor alguns deles com densidade típica de alguns africanos. E isto, junto com a umidade (aqui eles deixam em 11,5%), faz diferença na hora de torrar, e de extrair tb.
  4. O que você comprou ou recebeu hoje?

    @felipejack, não se avalia grau de torra pela aparência do grão, tem que moer (relativamente fino) pra saber (conforme protocolo SCAA de avaliação de grau de torra). Esta diferença entre a película exterior e o interior do grãos (supondo-se que o interior esteja uniforme, como é de se esperar da SM), tem a ver tb com o fato de o café ser natural, fermentado, lavado, cd etc. Tomei muitos cafés da Square Mile no ano passado, e grãos que estavam aparentemente mais escuros por fora, revelavam uma torra mais clara por dentro do que outro café com os grãos aparentemente mais claros por fora. Não tomei nenhum café da SM, para coados, que tivesse grau mais alto que "clara-média", a maioria estava "moderamente clara" e só um com torra tecnicamente "clara" (tenho o kit SCAA, emprestado). Como o café já está com mais de 20 dias da torra e você ainda vai demorar pra pegar, e usar, não é uma má ideia o Diogo congelar pra vc; depois basta você tirar do congelador dele e transportar numa caixinha de isopor (sem gelo, ou com gelo em saco plástico), e, ou, enrolar ele bem em jornais e pôr dentro de um saco plástico que vai perder pouca temperatura em 4 ou 5 horas. Meu filho quando vem a Caconde sempre leva umas linguiças artesanais daqui, nas embalagens originais envoltas em jornal e saco plástico, e elas chegam em Sampa (5h depois) ainda congeladas. Uma sugestão, já que vai ser congelado pelo Diogo no pacote original: dar uma apertada para tirar todo o ar de dentro do pacote, selar bem a válvula com fita adesiva, para evitar possível entrada de ar (embora a válvula da SM seja de alta qualidade), pois é o ar dentro do pacote (quando descongelado) que pode provocar condensação nos grãos, que é o que estraga rapidamente o café depois de descongelado. Se fosse eu, quando fosse usar, eu descongelaria seu pacote (em sua casa), ainda com válvula lacrada, deixando-o em temperatura ambiente por umas 8 a 10 horas, para que ele volte a temperatura ambiente gradativamente para evitar a condensação dentro do pacote, e daí usá-lo em 4 ou 5 dias, sem voltar à geladeira. Já testei isto muito bem, e fica melhor do que tirando doses individuais de dentro do pacote, mesmo fazendo isto dentro da gaveta do freezer, porque cada vez que vc abre o pacote forma uma microcondensação nos grãos que depois de alguns abre-e-fecha, vai deteriorar rapidamente o café mesmo manipulando o pacote dentro do freezer.
  5. Top 5 Cafés

    Difícil dizer, ou melhor, acho de pouca utilidade porque vai variar muito conforme o gosto pessoal de cada um, e a preparação em si mesma (tive cafés espetaculares, por ex. do Kenya, em que só apareceram e ficaram na boca por quase uma hora notas picantes que lembravam hortelã quando cheguei no sweet spot do café, antes disto talvez eu tivesse achado só excelente). Por isso nunca posto o café que estou tomando, e, dependendo do colega do fórum, eu nem levo em consideração (no sentido positivo ou negativo) a avaliação dele se as preferências forem muito diferentes da minha (por ex., se ele aprecia muito e toma regularmente espresso, que raramente tomo) ou se a maneira de preparar é muito diferente da minha, porque tudo isto indica que não buscamos as mesmas coisas na xícara, daí pode até tornar-se irrelevante o café em si mesmo. Um mesmo tipo de grão pode variar completamente as notas, a ponto de parecerem cafés diferentes, conforme o tamanho (16+, 14+, moka) ou o grau e perfil de torra. Já tomei um mesmo café de torrefações diferentes que variaram de muito bom a excelente, e um mesmo café de uma mesma torrefação que alguns meses depois não estava tão bom quanto a torra anterior. Cada safra é uma safra, como o RogerioD bem pontuou, e cada pacote de um mesmo café de uma mesma torrefação pode ser até muito diferente um do outro: torrados em dias diferentes, em momento diferentes no mesmo dia etc. No campeonato de AP comprei e recebi de uma só vez 7 pacotes do Salada de Frutas do Sítio Santa Rita de Espera Feliz (MG) e havia 4 grupos de pacotes bem diferentes um do outro. E, finalmente, quando muito bem extraído um café o método torna-se (ou deveria tornar-se) quase irrelevante, exceto pelo filtro usado (papel ou metálico) por causa da retenção, ou não, de óleos, o que modifica totalmente o resultado na xícara. Ainda hoje vi um Instagram de uma barista campeão brasileiro comparando uma extração no Kalita Wave e no V60 com tudo exatamente igual (mesmo café, moagem, temperatura, tempo de infusão, temperatura da água, mesma água etc.) e pelas descrições do resultado ficou bem claro, pra mim, que no v60 o café estava menos extraído que no Kalita, e teria fica melhor extraído ainda numa Clever, French Press ou AeroPress (claro! rsrs). Para mim, exceto espresso e moka (que passei a admirar), as diferenças que resultam de cada método (inclusive no tocante ao tipo de filtro utilizado) estão relacionadas ao um maior, ou menor, grau de extração do café; ou em outras palavras a variáveis graus de sub ou hipo extração que envolvem os diversos métodos, principalmente os por percolação. Tem métodos que favorecem você chegar no sweet spot de um café, especialmente os por infusão, e quando você chega lá deixa de ser relevante até mesmo o moinho que você usa. Pronto, falei!
  6. Top 5 Cafés

    Isso é difícil dizer pois varia de cada safra, mas já tomei excelente safra do frutado ao quadrado do Moço e também da Unique, um do Ninho da Águia e algunss importados.
  7. Top 5 Cafés

    Galera, pesquisei aqui no fórum mas só achei tópicos antigos sobre o assunto, portanto resolvi criar um novo. Principalmente pra ajudar os mais novos, postem suas listas dos 5 melhores cafés já saboreados por vocês. Como utilizo o método coado, gostaria de saber os melhores pra esse método. Sugiro colocar o método que você utiliza.
  8. O que você comprou ou recebeu hoje?

    A imagem da torra do Bosques da Square Mile está visível agora. Comprei SquareMile com o @Diogo e recebemos hoje. A torra foi do dia 31/08. Minha dúvida é a seguinte. só devo pegar no sábado ou depois. Como não devo abrir antes do mes que vem, então assim que eu chegar em casa com o café, ele vai direto para o congelador. Mas a questão é: ele deve congelar o meu pacote até eu pegar? Nesse caso, tirando do congelador é bem possível que o pacote fique algumas horas até eu voltar para casa e colocar no congelador de novo.
  9. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Enviado de meu SM-T819Y usando Tapatalk Hoje acabei levando meu pf para o torneiro!!! Esse foi o resultado!!! Enviado de meu SM-T819Y usando Tapatalk
  10. Qual Grão você recomenda?

    Obrigado, infelizmente acabei comprando na época... Depois não via a hora de acabar pq é ruim mesmo... Cheio de grãos estragados no meio. Enviado de meu P1S usando Tapatalk
  11. Concordo Rodolfo, sempre tomei dar minhas torras horas depois de torrado, e olha que só esfrio na peneira. Sobre o campeonato, eu acho justo ser o mesmo torrador para todos, e acho injusto ter um café da região de um competidor. Falo de experiência própria, o café da mogiana torro de olho fechado, tomo o café desde que nasci, e torro dele a 15 anos. Se for Mogiana acho que tenho chance no bolinha rsrs ( desculpa a falta modéstia RSrs) Mas foi o primeiro campeonato por aqui né, o próximo deve ser melhor e espero mesmo é ver mais campeonatos de torra como existem de preparo de café. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
  12. Torrando hoje ...

    Oi pessoal, fiz 4 torras hoje de 4 cafés diferentes. Na ordem, Terra Alta cafés, caparaó do ES, campo Místico novo mundo - MG, Sítio Bela Vista, caparaó de MG, e o Conilon Fazenda Venturim fica na baixada do ES. Bom, os Arábicas um melhor que o outro e de regiões conhecidas, só o terra alta que estou desconfiado porque deu perca de 8% só, mas está com bom aroma. Quero falar mais do Robusta especial da Venturim. Bom, foi minha primeira vez torrando esta espécie, mas fui na mesma base dos demais cafés no que diz respeito a secagem, desenvolvimento e tempo de crack. Mas o café é realmente diferente, na cor dele seco, mais claro ( menos esverdeado). 5 minutos secando, aumentei a temperatura, porem com mais 12 minutos ( 17 no total) ele parecia que não chegaria ao crack, aumentei mais um ponto no dimmer e então mais 2 minutos começaram os pipocos ( não muitos) mais 2 minutos e tirei. Mas o curioso é que o cheiro durante a torra é totalmente diferente, cheira mais amadeirado, não gostei muito não. A torra ficou em 21 minutos e perca de 16%. Torra média, os grãos ficaram bonitos, mas confesso que estou meio decepcionado, achei que seria um café sensorialmente melhor, mais cheiroso. Ele não é cheiroso nem verde, nem torrando, nem torrado. Segue foto dele só com flash. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
  13. Yesterday
  14. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    MReis, coisa boa! Agrada todo mundo. Obrigado!
  15. @Rafael Andriotti Sevaio Vem com: 1 single pressurizado 1 single despressurizado 1 duplo pressurizado 1 duplo despressurizado
  16. Promoçao Pressca Campo Mistico

    Promoção por tempo Limitado Cafeteira Pressca + Caneca Campo Místico R$120,00 + ( frete ) Para São Paulo podemos agendar entrega direta cafe@campomistico.com.br Loja Virtual : http://www.campomistico.com.br/product/17262/
  17. Torrando hoje ...

    Esse é aquele conilon da faz. Venturim?
  18. Cafeterias em SP

    Fui no Clemente nesse domingo. Quem estava lá era o Jean (barista que aparece por lá umas 2x por mês), e que trabalha no hm food café. Uma simpatia, deu para conversar um bocado. Experimentei o mesmo café que o colega @MarcoC, inclusive comprei do mesmo para experimentar em casa tb. Muito doce e frutado.
  19. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Li que o criador do tópico utiliza um filtro duplo não pressurizado. Ele é o filtro nativo da Breville ou essa máquina também vêm com pressurizado?
  20. Boas discussões aqui! Para quem pensa em adquirir um torrador, o ideal é comparar antes. Eu não descartaria o Atilla, mas iria comparar o material de isolamento, a forma de aquecimento (chama direta ou indireta), e colocaria tudo na balança. Resposta do torrador faz toda a diferença, pra fazer uma boa torra é essencial saber como o forno responde (mesmo pq pelo que eu li, os mestres traçavam o perfil e marcavam pontos quem conseguia seguir o perfil traçado). Creio que esse critério foi usado para descartar mestres iniciantes hehe Sobre experimentar no dia seguinte, eis um assunto controverso. Pelo que tivemos no curso, se o resfriamento for feito de forma adequada, o café tende a sofrer menos alterações depois de finalizado a torra, podendo ser avaliado imediatamente (ou após poucas horas), como é feito nas avaliações de café (coffeehunters). E se n me engano, a Raposeiras tb vai nessa linha (pelo menos sempre me falam de consumo imediato para os cafés que eu compro lá, mesmo com 1 dia de torra). Outra coisa citada por ela é que, aqui valoriza-se muito a crema no espresso (por isso o apelo de torras recentes), mas existem outras linhas, principalmente lá fora, sobre cafés com torras mais velhas e "arredondadas". Ja experimentei cafés que estavam ótimos depois de 1 dia e perderam o gosto depois de 2 semanas, e outros que só depois de 15 dias ficaram bons. Gosto é uma coisa complicada rs Quanto a familiaridade, faz bastante diferença. Claro que, na teoria, pra ser imparcial teria que ser um torrador comum a todos (ou diferente), mas convenhamos que como foi um campeonato organizado pela Probat, não teria como usarem um outro torrador. A ciência por trás da torra é a mesma; um bom mestre, depois de algumas torras já consegue ter uma ideia de como o café e o torrador se comportam, mas se tiver um conhecimento anterior sobre ele (torrador) e sobre o café, é muito melhor!
  21. Torrando hoje ...

    Amigos, acabei de torrar um café da terra alta do Espírito Santo, caparaó, 16 minutos total! Crack aos 14. Achei estranho perda de 8% só. Será que do ruim? A foto só está com flash. Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk
  22. Cafeteira Aram - O projeto

    @Santiago Luz show! Eu achei o salada de frutas bem bom com 1 mes de torra mas de fato não é um café padrao para espresso. A torra era escura de fato mas não cheguei a notar oleo nos meus grãos não.
  23. Cafeteira Aram - O projeto

    Testei 4 vezes. Curti sim, mas não pude brincar o quanto gostaria. As 3 primeiras extrações foram com o café que veio junto, o Salada de Frutas, que eu não gostei - fermentado demais, muitos defeitos, alguns grãos vertendo óleo eeee... Quase 3 meses de torra! Enfim, a máquina é bem o que eu esperava. A construção dela é muito bem feita, o que a Aram falhou na comunicação, se dedicou na qualidade do produto. Hehe... Alguns detalhes poderiam melhorar, como o portafiltro não ter uma capa para proteger a mão do calor. Mas de modo geral, deve ficar como minha máquina principal. Estou com tempo bastante corrido, e pra piorar, não estou em casa (estou trabalhando no Rio durante a semana). Já fiz algumas observações, mas quero fazer uma avaliação decente, então devo demorar pra escrever aqui. Em tempo, o número de série da minha ficou como 30, sendo que fui 45 do Catarse.
  24. Cafeterias em SP

    Hoje visitei o Clemente café, nossa, como valeu a pena! Atendimento excepcional da Laura, que fez extrações perfeitas. Os cafés são os "da Bica" e em especial no espresso foi servido o "Sítio Porta do Céu", sul de Minas, um blend de Mundo Novo e Catuaí Vermelho. Muito doce. Volto em breve!
  25. Bravo Mini

    Fala Luiz, como vai ? Faz tempo que não aparece por aqui. Já vou postar os links.
  26. Cafeterias no RJ

    Lá é muito bom mesmo! Fui lá hoje comprei 1 kg da nova torra de café que chegou hoje. Porém poderia ter os exóticos também, seria interessante.
  27. Cafeteira Aram - O projeto

    @Santiago Luz eae? Testou? Curtiu?
  1. Load more activity
×