Ir para conteúdo

Todas Atividades

Atualizada automaticamente

  1. Recentemente
  2. Apanham sim. Quem diz que não tá mentindo kkk Mudou o café, já começa a brincadeira de novo. As vezes é fácil ajustar, mas tem vez que acaba o pacote e ficou só ok. Faz parte.
  3. regisassao

    Ajuda no k2

    Depende do filtro. Se o seu filtro é de 15, deve ser algo de 14-16, um de 18, talvez, 17-19. O ideal é deixar um espaço mínimo entre bolo e chuveiro. Faça o teste da moeda. Agua escapando pelas laterais do filtro normalmente é a vedação que precisa ser trocada.
  4. raonik

    Ajuda no k2

    Quantas gramas de cafe vc me recomendaria só pra eu ter um ponto de partida pq 15 gramas tá esborrando tá escapando água pelas laterais aí tá saindo água junto com o café e q o filtro aqui e 51mm
  5. Colocação irretocável, Régis. Equipamento novo, aprendizado novo. Eu passei quase 1 ano para conseguir fazer boas extrações na Breville e entender tudo o que estava errado, bem como aprender muita coisa. Tem muitos posts meus aqui no fórum com dúvidas e problemas na época. E faz parte, quem entra para esse mundo tem que estar disposto a aprender o tempo inteiro. Mesmo os mais experientes podem apanhar bastante de um novo equipamento, um novo café, etc.
  6. Além disso, se nao faz questão de moedor elétrico, um manual de 1000 reais te entrega mais qualidade na moagem que um embutido ou um eletrico de 2k que seria o mínimo pra espresso, ou seja te sobra 2k pra máquina. O moedor integrado acho bem limitado, não iria nele, não. Talvez um J1 Pro e uma Gaggia Classic por uns 4500 talvez? Ou um Encore ESP e uma Gaggia Classic com uns 6k?
  7. regisassao

    Ajuda no k2

    Num filtro duplo 10g é muito pouco. Isso deve estar gerando canalização, especialmente com uma moagem tão fina. Clique 30 deve estar um talco. Acho que os testes devem ser com um volume maior de café, afinando até chegar no ponto desejado. Eu sempre usei de 42-52 no K2 com a Poemia de 53 mm. E moagem muito fina chega um ponto que aumenta a chance de canalização.
  8. Today
  9. Peço desculpas pela dissertação, mas são duas excelentes perguntas... Algumas coisas serão obvias para muitos, mas vou tentar deixar mais detalhado para que sirva a praticamente qualquer um que passar por aqui. Começando pela dificuldade e tentando desmistificar um pouco isso, digamos que alguem muda de uma máquina de 51mm para uma E61. Mudou o diâmetro, mudou a altura do bolo, vai ter que mudar a granulometria e alterou totalmente a interação da água com o bolo. A E61 tem mais estabilidade térmica, varia de 2-3 graus pelas minhas medições. Dependendo da máquina de 51 mm, a variação é de uns 15 graus ou mais, com PID talvez caia para a faixa dos 5-10. Pode ser que essa E61 tenha controle de fluxo, o que te dá mais uma ferramenta para manobrar sua extração, que você pode pilotar bem ou mal. A pressão no bolo cresce mais lentamente num grupo E61, numa Philco a pancada é maior. O chuveiro original de uma E61 já é bem melhor que o original de uma Philco, e muitos já trocam logo de cara por IMS. O portafiltro de uma prosumer normalmente é bem mais pesado, os filtros normalmente são trocados pelos de competição, pois em geral a pessoa que compra um E61 já está mais no fundo do poço da toca do coelho. Mas, talvez tbm tenha feito alguns upgrades na Philco e essa diferença pode ser menor. Algumas máquinas já vem com PID e alguns não instalaram um PID na sua Philco, adicionando mais uma ferramenta pra ajudar ou confundir. Já ter uma válvula 3 vias, ou solenóide, tem um benefício que eu julgo irrelevante na xícara. Então, ao contrário daquela máxima de mudar uma variável de cada vez, ao trocar de máquina, mudou praticamente tudo ao mesmo tempo, tem uma curva de aprendizado, então, não diria que é mais difícil usar uma E61, é que de repente você virou praticamente um novato naquele setup. E aí, no meio daquela ansiedade de tirar um espresso melhor depois do grande investimento, mudamos tudo ao mesmo tempo com pouca experimentação e achamos que estamos levando uma surra do setup novo. Esses problemas podem ser exacerbados: alguns estudaram muito e praticaram muito, entendem melhor o que muda quando altera um ou outro parâmetro. Outros também treinaram melhor o olfato e paladar, e entenderam seus gostos. Outros ainda estudaram os grãos e processo de torra. Quanto mais entende todas essas coisas, mais fácil é se acertar com seu setup novo. E não é uma crítica a ninguém, apenas um reconhecimento de que cada um está em um estágio nessa jornada e vai ter mais ou menos dificuldade de se ajustar ao novo equipamento. Mas, de fato, dependendo do upgrade, são muito mais ferramentas à disposição e pode ser mais complexo nesse sentido. Agora, sobre os benefícios de ir para uma E61, vou falar da minha experiência, de quem migrou de uma Poemia com Dimmer, PID e manômetro para uma ECM Classika PID: Qualidade na xícara: não acredito que eu possa dizer que tive necessariamente um grande salto na xícara, mas tem uma melhora sim. Alguma melhoria a estabilidade de temperatura traz. O chuveiro, filtro e portafiltro melhores em teoria geram uma xícara melhor devido ao fluxo de água e extração mais uniforme. O maior diâmetro, há controvérsias se beneficia ou não. Tudo isso somado, sinto que melhora, mas quanto isso é placebo e quanto eu realmente sinto? Eu não tenho a Poemia para fazer testes lado a lado, fiz aquele teste com o Thales comparando com a Nuova Simonelli Appia II, e pudemos ver que é possível chegar a um sensorial muito próximo. Porém, isso não quer dizer que uma máquina é tão boa quanto a outra. Um ponto relevante é que talvez as prosumers dêem mais ferramentas para tirar o melhor de uma variedade maior de grãos, e possivelmente uma Poemia modificada não chega tão próximo em todos os grãos e para todos os gostos, e aquele foi apenas um retrato do dia em que testamos um determinado grão na Poemia e na Appia II. Certamente a durabilidade da Poemia ou de uma Philco é menor, e a dificuldade de manutenção maior, mas isso não quer dizer melhor ou pior xícara. Eu posso dizer com certeza que o workflow é muito melhor: o reservatório é o triplo, a bandeja é uma pia e eu enxáguo portafiltro e puck screen enquanto dou flush no chuveiro após a extração. Também tem a estética inegavelmente mais bonita. Tenho acesso muitos mais acessórios (questionável o quanto ajudam ou não) para testar, o que não está facilmente disponivel para máquinas 51 ou 53 ou 54 mm. Muito embora digam que tem tudo para 51 e 54 mm atualmente, não vejo que seja assim. Tem colegas nos grupos de whats que não conseguem comprar uma ou outra coisa que só tem para 58 mm, ou demora mais para chegar, como um Moonraker, Autocomb, ou seus genéricos e 3D. Eu também acho que tenho mais ferramentas para tentar melhorar a minha xícara, podemos questionar minha capacidade de usar bem essas ferramentas, mas o aprendizado também é parte da diversão, e com certeza cada 1% de melhoria agora custa muito mais que no início, diminishing returns claramente. E finalmente, a satisfação em fazer um espresso na Classika é muito maior. Sobre vaporização, não costumo vaporizar, mas um boiler de 750 ml faz muita diferença. É muito vapor. E consistência em shots seguidos não posso avaliar pois sempre faço apenas um pra mim. Já o pouco que conheço da Breville, tem a famosa questão dela ser termocoil e disso afetar a previsibilidade da temperatura. Algo que pode ocorrer também numa E61 com HX sem PID e sem termômetro de grupo. Acho que essa é a principal diferença em relação aos pontos acima.
  10. @eldermarco seu relato (e de outros aqui) podem não ser uma referência sobre o melhor resultado possível, mas são de imensa utilidade para quem pensa em fazer essa migração. Acho que é natural imaginar que migrar para algo mais caro, 10x mais caro seria impossível apresentar desvantagem, mas parece algo a ser colocado na balança aqui. A própria Breville tem o CxB questionado em reviews, mas eu sou uma pessoa que aceitaria pagar um prêmio pela construção dela (como aceitei a Oster Compacta em relação a uma EOS). Eventualmente eu teria interesse em elevar o patamar financeiro, mas aguardar 30 minutos ligada não funcionaria para o meu uso residencial, e eu nunca vi um marketing da Rocket sugerir que o uso seja apenas comercial. Por isso o choque e o agradecimento pelos relatos.
  11. raonik

    Ajuda no k2

    Tentei fazer desse jeito ele passou em 7 segundos 40ml usei 20 gramas Meu filtro é duplo (pelo menos onde comprei tava escrito isso kkkk) meu porta filtro e um naked eu nn uso o original pq minha balança e meio gordinha dmais e nn ia caber com o original
  12. O meus relato não serve como referência porque a experiência com a máquina é nova e eu sei que ela pode entregar um resultado muito bom. Eu já vi isso. E sobre o resultado, se comparado com a Breville com ajuste da OPV, eu diria que é um pouco superior. Mas não se trata apenas do resultado final, mas de um produto superior em termos de construção, de estabilidade, etc. Eu particularmente, fiz a troca pensando na consistência entre extrações seguidas e nesse aspecto, eu não consegui algo bom com a Breville. E nem é a proposta da máquina também. A bomba da Rocket Cinquantotto é rotativa. Da Appartamento é vibratória.
  13. raonik

    Ajuda no k2

    Extraindo 10gramas de cafe to tirando 20ml de bebeida no click 40 passou em 6segundos no 39 passou em 12segundos soq se eu for diminuindo os clicks por exemplo no click 31 ele passou em 22 segundos legal aí vou ir pro click 30 pra dar um ajuste e chegar nos 25 26 porém no click 30 ele pula pra 48 segundos Estou usando um café de torra média
  14. Cafino, uma empresa idônea, presta um atendimento personalizado, atencioso e gentil. Foi uma enorme satisfação fazer negócio com ela, que é a representante oficial dos moedores da marca alemã Comandante. Recomendo a todos desse fórum!
  15. Bom dia. Comprei o moedor e retirei direto com o vendedor. O moedor está em perfeito estado conforme anunciado. Vendedor extremamente honesto e muito gente boa. Recomendo! Obrigado @Geraldinho.
  16. Olá . Bem vindo ao Fórum, @Rodio. As duas opções podem te proporcionar uma xícara de qualidade superior à das cápsulas. Quanto à Gaggia, já ouvi comentários mais positivos com relação aos modelos mais antigos; talvez uma usada seja uma ideia ainda mais legal, então, nesta configuração, poderia ser melhor do que a Breville. Agora, um outro fator para também levar em conta é como o uso do equipamento vai se encaixar na rotina, isto é, de nada adianta ter um ótimo conjunto se não houver tempo e disposição para seguir o ritual de preparo. Se o espresso em casa puder esperar uns meses, minha sugestão é gastar agora com um bom moedor manual (entre 1K e 2K) e algum método do seu agrado (v60, melitão, prensa, moca...), reservando o restante do dinheiro para futuramente comprar uma boa máquina de espresso. Saudações!
  17. Bom dia! Como os relatos estão sendo honestos, endosso as palavras de @m.gbt. Gostaria de ouvir especialmente de quem migrou de Breville pra E61. E por gentileza dizer se é bomba vibratória ou não. Mudou muito o gosto na xícara ? Agradecendo as respostas e bons cafés!
  18. Zephyyr

    Ajuda no k2

    Bacana, já tive uma Philco 15 Bar. Vou te passar a minha experiência com Espresso. No filtro duplo não pressurizado, eu colocava 20g(mesmo para um filtro de 51mm). O click ficava por volta do 50 a partir do 0(ponto que não mexe a manopla). Extraía por volta de 40g de bebida e levava uns 28 segundos. Para com 15 gramas estar transbordando, talvez seja um filtro simples, ou o café tem uma torra alta. Compartilhe as informações que nosso colega @regisassao também solicitou.
  19. Caro @Geraldinho, Para fins de organização do fórum, por favor solicite fechamento deste tópico, visto que o produto não está mais disponível para venda.
  20. regisassao

    Ajuda no k2

    Além das perguntas do @Zephyyr quantos gramas está tirando em quanto tempo no 40 e 39?
  21. Olá Jansen. A postagem mais barato que simulei no site dos Correios é feito por carta registrada, demora 9 dias úteis para entregar e custa R$ 18,00.
  22. Pessoal, desculpa a minha ignorância eternizada aqui nesse post, mas com certeza deve ser a dúvida de outros. Lendo tantos relatos acima de dificuldades, especialmente os que comparam a máquinas mais baratas com menos dificuldade, fiquei curioso de ouvir quais aspectos foram positivos nessa troca, especialmente em relação à bebida. Pergunta de quem nunca mexeu numa, só viu fotos, vídeos e preços. Muito obrigado por mais um tópico de qualidade!
  23. Q nada. Nem curto torra desenvolvida. Aqui tô usando nos ultimos dias um torra nórdica pra Filtrado no espresso. E nos outros dias, eram todos torras pra Filtrado, dificilmente compro algo focado em espresso. Os chocolate e caramelo passam longe daqui. Mas é um perfil peculiar, eu sei.
  24. Boenas, Estou vendendo um moedor manual da marca KINGrinder modelo K6, melhor custo benefício entre os moedores híbridos atendendo do espresso a pressa francesa. Investimento 1.250,00 com frete grátis. https://alexisraizer.mercadoshops.com.br/MLB-3757091186-moedor-de-cafe-manual-kingrinder-k6-_JM
  25. Boenas, Estou vendendo um moedor da marca 1zpresso, modelo J ULTRA, lançamento focado nos espressos, uma evolução do JMAX, por sua vez possui um ajuste ainda mais fino com intervalo de 8 microns, cantos mais arredondados e a nova manivela da linha “premium” da marca, que possui o sistema de giro para se tornar mais compacta e menos suscetível a quedas. Investimento R$ 1.900,00 com frete grátis. https://alexisraizer.mercadoshops.com.br/MLB-3633939279-moedor-de-cafe-manual-1zpresso-j-max-ultra-_JM
  26. Ontem
  27. Boa noite! Acompanhei o fórum por alguns anos, muito embora sem usuário, quando iniciei meu interesse por café espresso há uns 10 anos. Em razão da correria do dia a dia e de ficar tomando café coado sem parar enquanto estou em um dos locais onde trabalho, meio que acabei deixando a comodidade dominar e parti para as cápsulas em casa. Hoje, no meu escritório particular (não em casa), tenho uma Gaggia Anima XL, mas tenho a impressão de que nunca fui capaz de extrair um espresso de qualidade nela, mesmo quebrando a cabeça regulando o moínho, etc. Aparentemente sempre fica ácido. Enfim, agora com um pouco mais de tempoe vontade, estou com um orçamento de uns 4.000 para aquisição de moinho e cafeteira para minha casa e pensei na Breville Tramontina com moedor embutido, vez que surgiu a oportunidade de adquirir uma nova nesse preço. Vi alguns reviews e indicam que um combo Gaggia Classic Pro e um moedor bom trariam uma qualidade superior (mais caro, mas evitaria um upgrade futuro). Compensa a Breville nesse preço ou guardo mais um pouco e invisto em outra coisa? Obrigado!
  1. Mais Resultados
×
×
  • Criar Novo...