Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content since 11/18/2018 in all areas

  1. 15 points
    Boa noite galera! Até que enfim o novo forno saiu do forno! O Novo Forninho Brothers Coffee Roaster PRO contempla as melhorias que os usuários do modelo básico do forninho sempre me pediram pra fazer: um motor mais potente e mais rápido, todo construído em metal, um amostrador de grãos, resistências melhores, correção dos problemas que o forno apresentava, dentre algumas outras melhorias estruturais. No momento ainda estou estipulando o valor para o forno. O novo motor é um monstro, usa fonte externa e não custa barato. O Amostrador é feito com aluminio polido,inox e madeira de lei (Garapeira) que tem dureza para aguentar o calor na lateral do forno por onde sai o calor produzido pelo mesmo. Foi um problema achar um bom motor e os materiais para as melhorias, depois que achei, foi outro problema adaptar e fazer tudo. Foram dois meses trabalhando duro nisso, muitas horas, correria, grana com ferramentas, materiais, partes do forno estragadas e substituídas por partes de outros fornos novos que ficarão inutilizáveis, enfim... Mas ficará abaixo dos 900,00. Terei no momento um total de 12 Fornos para venda, dos quais só montarei sob encomenda. Pedirei cerca de 20 dias para a montagem pois preciso comprar o motor e algumas peças antes. -Nos meus testes o forno não perde absolutamente calor nenhum mesmo que o amostrador permaneça aberto durante todo o processo da torra, inclusive pode ser aberto para o fluxo de ar aumentar quando desejado. -A abertura do amostrador serve também para a introdução dos grãos com auxilio de um funil sem a precisão de tirar o tambor, não perdendo assim calor no inicio da torra. -A adaptação do novo motor abre a possibilidade para testar torras com uma maior quantidade de grãos, já que o torque e rotação maior ajuda na força e no tempo da torra e troca de calor, e as resistências chegam a 300 graus em potência quase máxima. - Problemas como o travamento repentino do tambor foram resolvidos já que o torque é o dobro do motor original, além de ser todo em metal -O Forno tem se mostrado interessante também para a torra de amêndoas de Cacau e estou montando um para uma profissional da área testar. Agradeço imensamente aos Mestres Igor Almeida, Guilherme Torres, Fogo Ruivo, Alex de Lima, a todos os usuários do Brothers Coffee Roaster e que ajudaram muito com dicas e sugestões. Obrigado ao Fórum Clube do Café por tudo que aqui aprendi e pelas oportunidades de mostrar nossos projetos sempre.
  2. 13 points
    Finalmente decidi pegar uma Classika Hoje vai ser o primeiro teste real visto que ela chegou no meio da semana e não tive muito tempo para brincar com ela. Apenas fiz alguns shots para testar se estava funcionando. Comprei tb um filtro vst de 18g. Uma coisa que me impressionou muito após 1 ano sem uma maquina eletrica foi a facilidade de conseguir um shot excelente logo da primeira vez q usei. E isso usando o tamper da ECM que vem. Algumas fotos da belezura.
  3. 13 points
    Opa, cheguei. Então , na verdade o Mini tem a regulagem que é simples, intuitiva e pratica, e de fato uma construção robusta. O Comandante é um ótimo moedor , respeitando suas particularidades, vamos falar um pouco das regulagens: O Comandante tem 12 clicks em 1 volta, considerando que o passo da rosca é de 0,70 mm no eixo original, a mo interna para avançar 1 mm, terá dado 18 clicks, o MINI em um 1 mm de avanço , tem 45 marcações, ou seja 1 click no Comandante equivale a 3 saltos na numeração do Mini, para quem faz expresso sabe que 3 saltos do MINI não é legal para expresso. Isto tanto é verdade que eles fizeram um novo eixo, vendido como acessório, com metade do passo da rosca , 0,35 mm , para facilitar a vida para quem faz expresso, desta forma ele teria em um avanço de 1 mm, 36 clicks, ainda sim menos que o MINI, mas já suficiente para tirar um bom expresso. Tudo legal, vamos fazer um coado com este eixo, o coado precisa de +_ 1,75 mm de avanço nas mos , com o eixo para expresso são necessários +_ 5 voltas completas, para um French , 7 voltas. Sem dúvida ele tem uma portabilidade, e pegada , muito melhor que o Mini, desde que o Mini não esteja instalado em sua base, rsrsrsr, mas isto falando do Mini, pois o novo MOEDOR estes pontos serão equivalentes. Na verdade um produto é o que é, pelo que ele te proporciona no geral, no caso do moedor, pela moagem, pela qualidade construtiva, pela beleza, pela portabilidade , talvez não nesta ordem, mas enfim, a soma de tudo te faz ser muito ou um pouco menos satisfeito com o seu produto. o Comandante hoje é o moedor manual que mais vende no mundo, mas este caminho levou tempo, a versão 1 e 2 foram mal avaliadas é só na última versão que se chegou a um produto que acabou agradando, considerando isto sinto-me feliz em ter conseguido um resultado , talvez não o melhor, mas ter um produto onde quase que a totalidade dos que o tem sentem-se feliz por tê-lo.
  4. 9 points
    Opa, minha Aram chegou ontem pessoal, realmente a cafeteira é excelente, apanhei nos 3 primeiros cafés que tentei tirar pois vazou água pelos cantos, e não saiu nada de crema, aí depois de ver umas 2 vezes o tutorial do Aram pelo youtube, na quarta tentativa consegui tirar um café excelente, vou tentar repetir amanhã e depois tento colocar alguma foto aqui. Notei que o filtro tem o mesmo diâmetro da Breville, inclusive o tamper da Breville serve certinho também, mas o filtro é um pouco mais fundo, e isso faz muita diferença, pois cabe um mais café, e isso impacta no gosto também que para mim, ficou muito melhor do que na Breville, também precisei moer um pouco mais fino. Eu havia torrado um pouco de café do Sul de Minas no sábado passado, e usei esta torra pra estrear a cafeteira, normalmente para cafés com torra recente eu usava o nível 18 do moedor da Breville (sem mexer no ajuste interno, mantendo o mesmo que veio de fábrica) que saia excelente na mesma, mas na Aram tive que reduzir para o 14, saiu bem mais fino, mas a crema ficou absurda, nunca tinha visto isso numa máquina doméstica, colocou a Breville no chinelo mesmo. Se conseguir amanhã tento tirar uma foto pra colocar aqui e animar os novos proprietários.
  5. 7 points
    Olá amigos. Este é o tópico de discussão do mais recente invento que é o Torrador Carmomaq Stratto. Já são quase 30 compradores efetivos aguardando o recebimento deste bebê desenvolvido com o nosso apoio e nossas expectativas. Parabéns para os felizardos! Parabéns pra nós!!!!
  6. 7 points
    Salve galera, tudo certo? Trazemos uma promoção natalina!! Para a última torra do ano, o frete para pedidos acima de R$99,00 para as regiões SUL e SUDESTE será por nossa conta. Esse é nosso presente de natal para todos que acompanharam a ROAST Cafés desde nosso inauguração em maio deste ano. O frete será liberado no carrinho. Para saber mais, leia as condições aqui: clique aqui. Todos os produtos são elegíveis e você pode conferir a seleção de fim de ano aqui: www.roastcafes.com/loja Grande abraço, Equipe ROAST Cafés
  7. 7 points
    Sobre as falhas de comunicação com os clientes, quero pedir desculpas. Temos somente três pessoas na operação da Aram, para produzir mais de 30 peças com 20 fornecedores todo mês. Além das questões administrativas, fiscais e contábeis, atendimento e redes sociais. Todo dia a gente treina uns 5 leões, mas não damos conta de tudo. Tem dias que dirijo 200km em Curitiba para controlar a fabricação entre os fornecedores, ao mesmo tempo que respondo o contador, e-mails, clientes. As vezes fornecedores não entregam no tempo combinado, as vezes entregam tudo mal feito, querem parar de produzir as peças porque não temos um demanda alta, as vezes querem cobrar o dobro do valor combinado, outras vezes ,não querem fazer nem eu querendo pagar o dobro. Nesse tempo, eu ainda não sei como não perdi a cabeça. Sabemos que temos que ter mais pessoas na operação, mas ainda não podemos contratar . Evoluímos muito desde o suporte que muitos daqui nos deram ha dois anos, e sabemos que temos que evoluir o dobro. A cafeteira chegou na ultima melhoria e tem dado bons resultados. Mais suave a rosca com o fuso e polímero auto lubrificante com certificado FDA da Igus, chuveiro tipo de cafeteiras elétricas, deixa de perder ao menos 3 a 5 graus na temperatura da água e desmontagem do sistema interno completamente feito com as mãos sem o uso de chaves. O sistema novo já é entregue a uns 3/4 meses. Não é desleixo nosso, pois o maior prejudicado com as falhas é a própria Aram. Temos fé e estratégia para acabar com os problemas. Apesar de nossas falhas, eu quero agradecer o suporte que a comunidade nos dá. isso nos motiva a continuar nessa luta. um abraço.
  8. 7 points
    Muito obrigado,[mention=6685]Mesquita[/mention]!!! Recebi 3 cafés com torra muito bem executada pelo Mesquita , dois deles sendo de grãos verdes do@Allexlimaa2 e da Roast , de modo que de alguma forma me sinto presenteado por 4 amigos daqui do A.O., hehe. Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
  9. 7 points
    Encontro de Novembro de 2018!!! No último sábado, dia 25/11/2018 o espresso pequi se reuniu novamente. Aconteceram alguns encontros que esquecemos de postar aqui e perdemos a contagem! Esse encontro poderia ser chamado de aniversário de 3 anos. O grupo iniciou há três anos aqui no fórum, mas fisicamente já existia há mais tempo. De lá pra cá, só evoluiu, cresceu, foi melhorando, encontro após encontro. Ainda temos muito para experimentar, aprender e seguir adiante. Um fato mudou minha vida em 2018. Eu comuniquei ao grupo umas férias esse ano e provavelmente pelo próximo ano, devido ao nascimento do meu primeiro filho. Por esse motivo, me afastei não somente do fórum, como também de algumas outras atividades e reduzi minha participação no grupo. Não abandonei o grupo ou o fórum, somente reduzi minha participação para poder me concentrar no nascimento do meu filho que é minha prioridade nesse momento. O grupo continua, e tenho certeza que 2019 será melhor que todos os anos anteriores. Justificada minha ausência seguimos com as novidades. Em 2018 tivemos algumas mudanças na cena em Goiânia. Novas cafeterias e torrefações surgiram na cidade. Novos grupos de café estão surgindo aqui e percebemos um aumento tanto na demanda quanto na oferta, o que fortalece a cena local e nos anima ainda mais para os próximos anos. Estamos com novas parcerias....vamos falar do encontro. No aniversário de 2 anos, em novembro de 2017, nos encontramos no Empório Confrades, e agora, um ano depois, retornamos ao Confrades para uma celebração oficial de 3 anos. Aproveitamos a ocasião para minha despedida oficial, uma vez que meu filho nasce nos próximos dias. Tivemos 3 torrefações parceiras que patrocinaram os cafés do nosso evento. Além disso tudo, tivemos novos participantes aumentando o grupo... Vamos por partes. A primeira torrefação parceira que forneceu os cafés do nosso encontro foi a Roast, dos nossos irmãos Igor Almeida e Luís Mendonça. Eles nos forneceram os cafés da compra coletiva, torrados por eles, e um extra, José Emílio, que foi o primeiro café que servimos no nosso encontro. Somos fãs do trabalho dos dois e não cansamos de recomendar a Roast para a galera de Goiânia.Obrigado Roast Cafés! https://roastcafes.com/loja/ A segunda torrefação foi especial. King cafés de Goiânia. Tanto pelos cafés quanto pela presença do ilustre Reizão. O Reizão é um pioneiro em Goiânia, foi um dos fundadores do Ateliê do grão e hoje tem sua própria empresa, a King, e continua seu excelente trabalho como Coffee Hunter. Finalmente aconteceu. Em três anos, era uma pessoa que todos nós conhecíamos, comprávamos café, mas que nunca havia participado de um encontro do nosso grupo. Vida longa à King! http://www.kingcafes.com.br/cafes A terceira torrefação , e não menos especial, são os recém-chegados do Gratidão Café. Uma cafeteria e torrefação nova, com proprietários jovens, o Décio e o Filipe, que falam a nossa língua e estão com muita lenha pra queimar. Desde o primeiro contato, quiseram conhecer o grupo e se mostraram interessados no trabalho que fazemos nos nossos encontros mensais. Após alguns minutos de conversa, descobrimos que já conheciam o Igor, o nosso vovô Lisboa e tinha alguns contatos em comum com a gente. https://gratidaocafe.com.br/ E por último, através aqui do fórum, fui contactado pelo Getúlio, que é um dos organizadores de um outro grupo goiano.Convidamos alguns membros do outro grupo para o nosso encontro e para discutirmos parcerias futuras. Infelizmente não tivemos a participação de alguns membros, por problemas de agenda, e também não tivemos a participação do Luiz Café que são também nossos parceiros de longa data aqui em Goiânia. Mas acredito que nos próximos encontros vamos conseguir juntar todo mundo, na mesma hora e no mesmo local. Tiramos algumas fotos do nosso encontro, esquecemos de tirar a foto geral de todos (falha nossa!), mas alguns registros foram feitos. Segue uma foto geral da nossa bancada de trabalhos: Tínhamos várias Clever responsáveis pelos litros de café que estavam saindo e os Malkoening Vario responsáveis pelos coados. Na parte de Espresso duas Aram,um Baratza Sette e uma Acaia Lunar faziam os espressos. E as estrelas do nosso evento, os cafés: O melhor a gente guarda pro final? Pois é, no final, quando eu já havia bebido vários cafés e achei que já tava acabando, os caras do Gratidão tiram um Costa Rica e um Colômbia da manga… O Colômbia estava simplesmente espetacular! E pra finalizar, gostaria de agradecer aos que apoiam, acompanham e participam dos nossos encontros mensais. Até a próxima galera! Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk
  10. 7 points
    Uma Acaia Pearl Black. Comprei usado de um participante do brewers cup. Assim o preço foi um pouco mais realista. Para coado é realmente a balança ideal. Gostei muito do app no iPhone.
  11. 6 points
    Bom dia amigos, como muitos sabem. Estive na SIC agora em Novembro, e os meus principais objetivos eram 2. Provar o máximo de café possível, e pegar amostras com produtores que venho conhecendo ao longo do tempo, dos melhores e menores lotes possíveis. Assim dito: Alguns de vocês sabem, que no dia 01/12 promovi um cupping aberto aqui em SP com essas amostras, e pedi para o pessoal ( entre leigos e mais experientes ) me entregar os resultados. Entre cafés do Sul De Minas, Caparaó, Mogiana, Poços de Caldas, Matas de minas e Bahia - Os cafés da Bahia e matas de minas foram destaque total entre todos. Após esse Cupping, torrei novamente, fiz mais uma prova, e também fiz no espresso. Então, decidi ir atrás do Produtor e tentar negociar um pouco do lote Referente a Amostra que ele me entregou; e em conversa com os amigos, vamos disponibilizar aqui em forma de compra coletiva blza ? O Amigo IGOR e LUIS gentilmente nos vão ceder o site oficial da compra coletiva para ajudar a organizar tudo isso. Abaixo dados do café e da fazenda. __ Produtor Michael Alcântara __ Fazenda Divino Espírito Santo - Piatã - BA ( Chapada diamantina ). Serra da Tromba, entre 1300 e 1350 metros. __Variedade Catucai 7-8515 - Cereja Descascado. A Bebida, se apresenta com doçura Elevada, acidez bem presente ( não agressiva ) e na minha avaliação sabores de frutas cristalizadas ( tipo casca de laranja cristalizada sabe ? ). No espresso 20/40 de uma bebida muito complexa, doce, com ótimo balanço e retro gosto. O Produtor Michel, toca a fazenda junto com a sua família, esposa e filhos e o café deles vem ganhando diversas premiações sendo a mais importante ano passado o Premio ABIC que terminou com a venda da saca do lote para a 3 corações por 9 mil cada. -- IMPORTANTE: Vamos disponibilizar 117 kgs ( vou ficar com 3 ) duas sacas. Tudo dando certo, a gente fecha o pedido com o produtor amanhã no fim do dia, ele envia o café na sexta no máximo sábado. que poderá chegar no domingo para eu retirar, fracionar e enviar pra vocês já na próxima semana. ( não vou dar opção de JADLOG porque infelizmente não consigo ir em nenhuma agencia deles nos meus horários, então tem de ser sedex ou pac ). - VALOR DA SACA 1.500,00 - FRETE ATÉ SP DAS DUAS SACAS - = 200,00 - Valor por kg = 27,00 - Vou cobrar de vocês 29,00 só para ter uma sobrinha para retirar o café na transportadora, correio e etc blza ? Abaixo algumas fotos da fazenda, e minha com ele na SIC. *** meu CEP para cotarem o frete - 02842-070. Qualquer dúvida, só me chamar no zap 11 95550-6302 ou colocar aí nos comentários. Enquanto não abrimos, o site para pedimos, vamos comentando igual a outra vez, a quantidade e quanto falta, pode ser ? Alex Lima 3 kgs - Faltam 117. ( quando abrir o site, cada um só compra a quantidade que já colocou aqui, pra podermos dividir no máximo de pessoas possível blza ? )
  12. 6 points
    Fala Rogério. Nossa demanda não é tão grande assim para causar problema. Nossa dificuldade é o fluxo de caixa. Ideal seria produzir lotes de 500 a 800 cafeteiras por vez. Assim, teria estoque e todo mundo ficaria feliz da vida. Como não é possível ainda, temos que produzir lotes menores a cada 45 dias. E se algum atraso acontece com algum fornecedor maior que duas ou três semanas, causa essa avalanche de problemas. Estamos produzindo 50 cafeteiras a mais para ter em estoque e entregar antes do prazo em janeiro, mas se nosso vendedor trabalhar bem, não vai sobrar até lá e nosso prazo se mantem nos 60 dias. Ficamos correndo atras do próprio rabo no momento. O fluxo de caixa que tem atrapalhado bastante, mas tudo indica que vamos superar isso em breve. Estou trabalhando em uma novidade para zerar esse problema e reduzir em muito nosso prazo de entrega.
  13. 6 points
    Galera. Que felicidade!!! Muito obrigado a todos pela presença, por me gastem esta moral. Espero não ter desagradado ninguém, e se o fiz já peço desculpas. Tomara que tenham gostado dos cafés, das torras e de tudo. Mais fotos vou colocar no @torrafrescacafes Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  14. 6 points
    Depois da pré Black Week exclusiva do CdC, acabamos de liberar o mesmo desconto para geral no site, tá tudo com 20% off e tem uns kits imperdíveis. Para quem não pegou os descontos fica a dica: roastcafes.com att, Igor
  15. 5 points
    A abordagem para o meu pão integral com bastante sementes (girassol, abóbora, linhaça, chia, gergelim...) na massa é bem diferente. Precisa de uma pré fermentação da farinha integral de centeio e em geral na faixa de 20-30% de levain para não virar um bloco solido.
  16. 5 points
    Extração de Hoje: Café do Lima caparaó - 18g filtro triplo
  17. 5 points
    Olá, Danniel. Como te falei pelo instagram. Nos temos em média duas ou três semanas de margem de falhas para a produção. já prevendo possíveis quebras de qualidade. Explicando um pouco mais sobre o atraso: Estamos entregando dentro do prazo antes de ultima quebra de qualidade da zincagem das peças da base. Esse problema foi totalmente inesperado. Estávamos melhorando a qualidade das peças, e um novo fornecedor de pintura entrou na Aram e não tomou os cuidados que passamos. Justamente quem iria salvar a pátria, causou mais um novo problema. Quando recebemos todas as peças prontas, depois de passarem por 5 fornecedores, movimentando mais de 800 kilos a cada fornecedor, percebemos a falta de resistência da pintura. Gastamos alguns dias tentando identificar onde estava a falha. A zincagem fez alguns teste e a pintura também. Descobrimos que o problema foi na pintura, quando não removeram a camada organica que fica em cima do da zincagem fosca. Isso fez a pintura não fixar bem nas peças. Tudo foi paralisado, enviado a um outro fornecedor para remover a pintura, depois zincar novamente e pintar outra vez. Agora estamos vacinados contra mais um problema com nossos 20 fornecedores.
  18. 5 points
    e aqui a menina já montada e na fase de testes..... https://flic.kr/p/2bZHbiT https://flic.kr/p/PCgtpV https://flic.kr/p/2dkRRZu e aqui um pequeno video dela em testes: https://www.youtube.com/watch?v=1kcyevDs4xo
  19. 5 points
    Eu acabei de fechar negócio com o Gil, para um Debut (para uso em coados, conforme o tópico que criei). Na minha singela opinião, o Comandante é até mais caro que o bravo mini, e não existe comparação entre os dois (o bravo é muito superior). Sobre o bravo “nano”, alguns de nós vimos as fotos hoje da parcial do primeiro lote uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Está na dependência da usinagem de 2 peças segundo o Gil, para o lançamento ainda neste ano (vai depender exclusivamente destas duas peças agora). Então de repente não seja uma longa espera...
  20. 5 points
    Só para adicionar um pouco sobre a Robot. Usei bastante desde que recebi, na verdade praticamente todo dia. Só peguei outra máquina quando queria extrair um simples, na faixa de 9g. Na Robot dá pra usar uns 12g, mas tem que afinar bem ou extrair um longo, dependendo do café não fica tão bom. Na minha rotina de pré aquecer o PF + filtro na chaleira, usar a água pós fervura, acho que a temperatura tá na faixa de 90C, o que garante bons resultados quase sempre. Talvez para cafés mais claros precisaria aquecer mais o PF e jogar a água logo em seguida a fervura, mas para torras mais desenvolvidas não aconselho. Torras mais escuras, de médio pra cima, até espero um pouco depois de ferver a água, e com isso reduzo a temperatura e consigo cafés excelentes. Depois de extrair a quantidade desejada, expurgo o resto do café para uma xícara ou recipiente, e mais 1 ou 2 bombadas com ar para "secar" o bolo. Isso é desnecessário mas deixa tudo mais fácil de limpar. Fazer extrações subsequentes é tranquilo e relativamente rápido. Foi a experiência no Kickstarter mais excelente que tive - não entrei em tantas campanhas mas a maioria foi de café. Paul Pratt cumpriu os prazos, sempre atualizou a galera, e ainda ofereceu extras durante o processo, como a cor amalera (sem custo) e o kit "barista", que é o manômetro para medir a pressão durante a extração. Recentemente, ao encerrar a campanha, ele mandou um balanço financeiro, contou detalhes do esforço que foi para conseguir a quantidade necessária de peças sem defeitos e como teve prejuízo principalmente para cumprir prazo (não devolveu o rejeito e aguardou - prejuízo menor se ele conseguir tratar em sua oficina um volume grande da peça que forma a estrutura da máquina, maior ainda se não conseguir). Deixou claro que o manômetro não é do projeto original, e que, apesar de agregar uma característica excelente à máquina, não é perfeito. Se ele pedisse doações, certamente eu (e imagino que muitos participantes) o ajudaria a complementar o valor da campanha. Mas só pediu para os financiadores do projeto ajudarem a divulgar o produto. De qualquer maneira, não quero fazer propaganda, mas contar o que achei da máquina e não esconder os defeitos. Pra mim, o "pior" é a dose mínima (a meu ver) de 12g e ainda com limitações. Acima de 14g e a máquina brilha mais! O espaço entre as pernas é meio estreito para xícaras muito grandes ou balanças. Mas a qualidade da fabricação, o pistão e filtro (que é a própria câmara) de inox com vedação de silicone, facilidade de uso e no final a qualidade da xícara, trazem, numa máquina que custa para o Brasil uns 2000 e poucos reais, resultados próximos das profissionais. Parece muito, comparado a produtos elétricos de ~1000 reais, mas certamente o resultado é consistente e excepcional e é uma cafeteira pra vida toda. Agora, além do alumínio polido, verde e amarelo, tem azul: https://www.cafelatstore.com/collections/frontpage/products/robot-espresso-maker Márcio.
  21. 5 points
    Muitos aqui compraram à vista a cafeteira Aram (eu inclusive) sem prazo para receber. Apesar da ansiedade, a maioria confia nos responsáveis. Mesmo com a falta de comunicação deles. Enquanto isso temos aqui o Gilberto (sempre presente, com respostas rápidas, seja no fórum ou por e-mail e WhatsApp) que só aceita receber após a entrega do produto. O Gilberto tem crédito sobrando! Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
  22. 4 points
    Amigos, só para avisa-los. Que terminaremos de configurar o site da compra coletiva ainda hoje mais tarde. Por tanto vamos atrasar em um dia, a abertura do site para concluirmos os pedidos, mas por enquanto ainda mantemos o cronograma de envio para quinta feira. Valeu!
  23. 4 points
    Boa tarde pessoal, depois de um bom tempo devagar nas restaurações, voltei com mais uma arte hehehhee, um amigo do clube o senhor Marcos Sampaio me veio com um pedido, que a princípio pensei ser simples mas com o passar do tempo descobri mais problemas do que poderia prever hehehehe, o amigo Marcos me pediu para fazer uma minibar com todos os seus sistemas digitalizados controlados via Arduíno para que ela permita upgrades somente via software, com um display lcd com vários botões permitindo colocar muitos menus e funções no futuro, ainda coloquei um manometro para acompanhas a pressão do grupo, um dimmer para variar a pressão da bomba durante a extração e um sistema pid de ajuste rápido de temperatura, vou tentar upar as fotos aqui.
  24. 4 points
    Hoje recebi o café do amigo oculto @Edu Godoy. Muito obrigado! Amanhã vou preparar e passo mais impressões. Não conhecia essa torrefação, o aroma através da embalagem está muito bom.
  25. 4 points
    Então tá bom. Já que estamos abrindo os presentes, olha essa estória: Eu tive uma sorte bem curiosa... pois meu amigo é o único da lista que mora no mesmo estado que eu (RJ). Então eu pensei... "vou entregar em casa", mas tinha que dar um jeito de não dar na vista, para não estragar a surpresa. Então pedi ajuda sobre a Brevile, que ele tem, 6f fui deixar uma torra minha no trabalho dele, "só para ele ver se ficava muito ácida na breville"... já tava correndo o risco de que ele desconfiasse, né? Que nada, quando cheguei e falei "Cara, tu é meu amigo oculto!" Tava na cara que ele não esperava.... Só fiquei com pena q não deu pra conversar, né... e ele tava meio caladão, então tá, fui embora. Só que, quando cheguei em casa, também tinha chegado o presente de amigo oculto para mim .... adivinhem quem foi? só digo uma coisa: o cara pagou sedex a toa rsrsrs Imagino quanto o Miguel deve ter rido, quando eu dei meia volta e fui embora.
  26. 4 points
    Boa noite! Mais uma atualização do meu pé de café. Achei um cantinho pra ele no terreno de casa, ai tirei ele do vaso! Segue algumas fotos dele. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  27. 4 points
    Boa noite amigos do café. Vou levantar um assunto para os amigos divagarem um pouco. A algum tempo atrás chegou em minhas mãos um café premiado, que além da qualidade do grão foi torrado pelo mestre Ensei. Fui quente experimentar o café, fiz na kalita, extração padrão de 3 minutos com BR de 6%. Ficou apenas bom. Testei outras regulagens mas o resultado era parecido. Como na ocasião eu ia avaliar (encher o bucho) as pizzas de levain do grande Gilberto, juntamente com a amiga Anita, levei os grãos para avaliação. Repetimos os testes lá da mesma forma e obtivemos o mesmo resultado. Testamos então no espresso, na VFA, moído no Debut. Ficou muito bom e achamos todos que a torra era para espresso. Porém nessa brincadeira acabamos testando o café na kalita mas agora moído no debut. Caraca, o café brilhou, era um outro café. Foi uma cara de espanto de todos que provaram. Repetimos alguns testes e comprovamos que vários cafés brilharam muito mais na kalita quando moído no debut, se comparado ao mini. Isso deu o que pensar pois existem avaliações da moagem do debut como bimodal e do mini, unimodal, e toda uma teoria que o bimodal era melhor para espresso e unimodal para coados. Depois disso o amigo Rubens adquiriu o debut também e deu para fazer mais testes. Nos testes que fizemos, a acidez fica muito mais perceptível, assim como outros aromas (como se “aflorassem”). Como muitos amigos do fórum possuem os dois moedores, gostaria que dessem suas opiniões. E caso não tenham feito esse teste, façam que vale a pena! um grande abraço a todos!
  28. 4 points
    Coé, coé. Tem tempos que não posto no fórum. Resolvi me aventurar nesse negócio de pão também. Vamos ver no que dá. Hoje é o dia 5 do meu starter. Estou usando 50g de farinha de centeio e 50g de farinha de trigo comum (Renata). Isso com 125g de água (e a partir de 75g da mistura do dia anterior). Ontem o starter começou a levantar e descer em interavlos regulares. As fotos foram tiradas com intervalo de 1h entre elas. Daqui a pouco vou alimentar de novo (a receita que estou seguindo fala pra alimentar duas vezes ao dia nessa etapa). Já comprei no mercadolivre uma panela de ferro fundido. Espero que valha todo o esforço e dinheiro. As fotos que vocês postaram aqui estão ótimas. Eu tinha tentado timidamente isso há uns anos, mas não tinha dado muito certo. Espero que dessa vez a coisa fique a contento.
  29. 4 points
    Acho que fui o primeiro a receber!![emoji16] muito obrigado Rafael curti d÷ atė um ucha e um chocolate para harmonizar... Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
  30. 4 points
    Pessoal, não seria mais seguro se criássemos um grupo de WhatsApp e cada um enviasse seu CPF ? Não podemos esquecer que o fórum é público e a tabela está contendo muitos dados importantes: nome, e-mail, endereço e cpf.
  31. 4 points
    Tomando as últimas doses do 2SL e Obatã natural da safra nova do @dessidepaula . Os dois são bem gostosos, o 2SL é mais complexo, o Obatã bem frutado e doce e tem um toque de natural fermentado (na medida) bem legal.
  32. 4 points
    Deve ocorrer mas deve ser até meio difícil medir... Talvez contar quantos kg (e consequentemente doses) moídas até o fim da vida e comparar o peso das mós antes e depois, em alguma balança de precisão (talvez micrograma ou menor). Teria que garantir que elas estão bem limpas em cada pesagem. De repente é mais fácil ter substâncias preocupantes vindas da água e do próprio café em quantidade considerável
  33. 4 points
    Comparando original vs original, sem modificar, e o dinheiro não sendo impedimento, nem tem comparação: Breville by Tramontina é a opção funcional pra quem quer fazer espresso, e a mais interessante pros outros métodos... O Breville (Tramontina no Brasil) oferece resultados equivalentes aos do (fora-de-linha) Baratza Virtuoso Preciso - mantive ambos lado-a-lado na bancada por alguns meses, comparando quase diariamente, tanto nas peneiras quanto na prática, provando. Mantive o Breville (modelo antigo - BCG800) e vendi o Baratza por conta de valer o dobro e dar os mesmos resultados. Ambos ofereceram moagens muito boas pra espresso e pros outros métodos. Note-se que é fácil de mudar a faixa de moagem (calibração) nos modelos Tramontina (Brevile novo - BCG820), algo previsto pelo fabricante para ser feito pelo usuário. Não tem gambiarra nem afeta garantia. O "Tramontina" tem 60 níveis de ajuste, sendo mais da metade pra espresso. O KitchenAid tem 15, e como veio de fábrica nenhuma deu certo no espresso... no mais fino o café não segurou 9 BAR nem com 24,5g no filtro duplo da ECM. Já meu Breville, com 10 ou 11 "cliques" partindo do "0", quase todos cafés "engasgam" a ECM na dosagem normal de 18g a 20g. Se fizer as modificações que o @postenga fez eu acredito que fique mesmo bom (precisa ter acesso a impressão 3D e comprar os mós do Mazzer de 58mm), fazendo o "stepless" mencionado pelo @Carneiro acredito que possa ser uma opção melhor do que o Breville-Tramontina, pelo simples fato de ter um motor mais forte e um corpo mais robusto. Mas isso é pra quem curte fuçar e está disposto a já começar abrindo mão da garantia. Nem vou entrar no mérito técnico de "mós-planos" vs "mós-cônicos", pois parece não haver consenso além das pessoas concordarem em discordar. Só digo que tenho dos dois tipos (Bravo Mini, Bravo Debut e Breville são cônicos; Quamar T48 Auto doserless e Mahlkönig Vario Home são planos) e pro meu paladar tem combinações de grão/torra/método que ficam melhor num ou noutro tipo de mós. O KitchenAid tem mós planas que operam na vertical, como no famoso e desejado Mahlkönig EK43. Peguei o KitchenAid numa promo anterior por 800 realengos por conta da semelhança com o EK43... mas quando chegou e não moeu satisfatoriamente eu achei que não valia o risco de modificar e não gostar... optei por devolver. Hoje que tem mais relatos felizes de modificação nos forums gringos, e o elogio do colega Postenga, talvez eu arriscasse. Como já tô quase sendo despejado pela esposa por excesso de tralhas de café, deixo essa aventura por sua conta @tpv-rs.
  34. 4 points
    Ele devia suspender as vendas no site até regularizar, ou aumentar o prazo. O prazo 2 meses não é pequeno, e ainda não cumprir é uma falta de respeito. Que aumente então pra 3, 4, 5 ou sei lá quantos meses. E aí o consumidor decide se deseja esperar ou não.
  35. 4 points
    Já que estamos ressuscitando o tópico, segue um log do café da Ucha, última CC:
  36. 3 points
    @José Cal Neto talvez começar com uma hidratação mais baixa facilite um poucos as coisas, concordo com o Gilberto, eu diminuiria também. Se puder explicar mais detalhadamente o seus procedimentos, não sei se tem mais informações nos vídeos, infelizmente não tenho como assistir no momento, se for o caso, me desculpe. Por exemplo, você colocou ali que fez autólise, mas de quanto tempo foi? As dobras, quantas foram? Minha receita padrão é bem parecida com a sua, nas medidas, eu uso 538g de farinha branca, 350g de água, 12g de sal e 100g de levain com hidratação 100%, a hidratação da massa final é 68%. Atualmente estou usando farinha anaconda para pizzas de fermentação longa. Eu tenho preferido fazer autólises mais longas, no mínimo 2 horas, ou misturo e deixo na geladeira até a hora de usar, normalmente isso é de noite e tiro de manhã ou misturo de manhã e tiro na hora do almoço. Em ambos casos eu misturo o levain horas depois quando já está de volta em temperatura ambiente, acho que mais ou menos 4 horas depois. A temperatura na cozinha de casa tem ficado em torno de 30-32º, dia ou noite. Detalhe, quando faço assim, a autólise inclui o sal, é o método do "premix" do Trevor. Agora o que acho interessante nesse método é que quando vou acrescentar o levain, o glúten já está avançado, então alguns cuidados são necessários, eu misturo o levain bem suavemente para não rasgar a massa, misturo um pouco, faço um pouco de rubaud até eu perceber que a massa está ficando muito resistente, aí paro, senão começa a rasgar. Espero uns 10 minutos, faço mais um pouco de rubaud e se ver que misturou bem o levain, transfiro para outra vasilha, ou repito mais um vez. Não gosto de manter na vasilha redonda, então transfiro para uma vasilha grande, retangular, é praticamente como se ficasse no balcão, já que a massa não toca nas paredes, só que na vasilha fica coberta. Aí faço as dobras conforme a massa espalha, observo a cada 30 minutos, mas nem sempre as dobras são nesse tempo. Quando eu faço direto, com 2 horas de autólise ou menos, eu faço rubaud só até sentir que misturou bem, a massa vai continuar uma gosma molhada e molenga, mas quando faço as dobras, estico bem, dobro, estico bem, dobro... a cada dobra você percebe que ela vai ficando mais lisa e demorando mais para espalhar, no começo é mais fácil esticar, depois vai ficando mais resistente e você não pode forçar, ou vai causar danos na massa. Tem a hora de dobrar com força esticando e tem a hora de dobrar gentilmente, você vai percebendo com o tempo. Uma dica que me deram mais de uma vez foi a de reduzir a massa total, fazer pães menores é mais fácil do que fazer um pão de 1kg, que é o que faço e que parece ser o seu caso. Eu acabei não seguindo a dica, porque meus bannetons são para massas de 1kg e não quis comprar outros por enquanto, mas enfim, quem sabe seja uma opção para você. Aqui umas fotos do meu último pão, assei ontem e tive que improvisar um pouco no preparo, esqueci de misturar na sexta a noite e deixar na geladeira. O que fiz foi misturar no sábado de manhã, na mesma hora da última alimentação do meu levain. Coloquei na geladeira e deixei, depois percebi que esqueci de colocar o sal junto, então tirei 30 minutos antes do levain chegar no pico, misturei o sal de leve e deixei já fora da geladeira. Adicionei o levain com a massa ainda gelada e procedi como disse acima. Devia ser umas 14 hs mais ou menos quando adicionei o levain. Fiz as dobras, pré-moldei e coloquei na geladeira às 22 horas mais ou menos. Assei ontem às 19 horas.
  37. 3 points
    Vendo moedor manual ROK 1a geração usado por 500 reais. Faz bons expressos, coados excelentes e moagem boa/regular para prensa francesa (os mais exigentes diriam que produz muitos finos nas moagens mais grossas). Manivela ergonômica. Motivo: queria expressos excepcionais, comprei um Bravo Debut. A tinta da roda com indicação de números está saindo (mas é possível ver os números mesmo assim, gravados direto no metal), acredito que este seja um motivo pelo qual os modelos novos já não vêm mais pintados... algumas marcas de uso, mós em perfeitas condições. O ideal seria que o interessado faça um teste em minha casa (São Paulo) para evitar devoluções, por isso não publico no ML.
  38. 3 points
    "Café do Lilica" presente do meu amigo oculto(Rafael Cassani): Fantástico, bem complexo... Fragrância marcante, é um prazer moer esse café ! Por enquanto só provei no espresso Difícil de regular a extração devido o baixo desenvolvimento da torra, mas uma vez acertado, mostra uma acidez gostosa e diferente ( lembra um pouco o ácido da Lima da Pérsia ). O Floral foi difícil perceber no espresso, é preciso prestar bastante atenção logo no início da degustação. Aroma frutado( não consegui definir exatamente qual fruta devido a complexidade)boa doçura Resumindo: Gostei bastante !! Ainda vou tentar em outros métodos para tentar identificar outras coisas Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
  39. 3 points
    Aproveitem a promoção!!! Pra quem gosta de espresso, recomendo o café da Célia. Bem doce, bastante corpo e bem redondo. Eu comprei dois pacotes, um pra mim e outro pra presentear meu pai. Estou seriamente pensando em ficar com o café pra mim!!! Também curti bastante o café do Thiego, mesmo no espresso (sendo que a torra não é específica pra espresso). Também bem doce, mas com uma acidez marcante e agradável. Esse eu comprei um pacote de 500g pra dividir com meu irmão... Tá na mesma situação do café do meu pai... Ambos cafés excelentes e muito bem torrados! Vida longa à ROAST!
  40. 3 points
    Recebi sim, valeu Vinicius!!!! Uhuuuu, super cheiroso, aroma ultra bom quando abri a embalagem. Lote premiado e tudo. Faço questão de experimentar amanhã até à noite e voltar para contar. Valeu o presente! Feliz Natal! Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
  41. 3 points
    Pois é Bruno, mas os testes foram feitos justamente na casa do criador, o Gil rs Fiquei tão impressionado com os resultados que fiz um bem bolado com o Gil e estou pegando o penúltimo Debut que ele possui. Eu adoro uma engenharia, coisas exatas, porém vejo que as coisas “não tão exatas” como uma receita de café, que é difícil padronizar (e nos fazem malucos testando varias receitas) acabam dando um sabor especial para este hobbie.
  42. 3 points
    Considerando ambas com quais está acostumado, não aconselho essas com trocador que requerem muito gerenciamento de temperatura (expurgos), ainda mais em cafeterias menos movimentadas. Melhor testar bem pra verificar se consegue conviver com isso. Talvez uma seminova, Marzocco, Nuova Simonelli (se for Aurelia T3, é mesmo esquema da Victoria Arduino) ou Dalla Corte. Tinha uma NS Appia no ML por 12 mil. Essa é trocador mas é mais estável que as tradicionais. A Pasquali Máquinas deve ter seminovas, incluindo Simonelli pois antes eles eram representantes. Se o Paul não tiver seminovas, talvez o Marcos Tomsic do Por um Punhado de Dólares tenha (lembro dele ter falado de uma FB80 reformada). Das outras marcas pode ser que haja algo semelhante com o que está acostumado, mas não sei se por menos de 50 mil... Novamente, as tradicionais de trocador não são ruins, mas tenha certeza que estará confortável, senão mesmo que gaste 10 mil reais, terá uma âncora prendendo seu barquinho.
  43. 3 points
    Na minha experiência o Debut entrega uma moagem um pouco mais heterogênea do que o Mini, com mais boulders, mas não necessariamente mais fines (até menos para algumas torras), e assim o mode (ponto mais alto da curva) um pouco mais grosso. Assim (se é assim, ne) temos uma extração mais limpa (menor faixa entre sub e sobre extração) na xícara de coado feito com o Mini e uma maior faixa de sabores (indesejada ou não?) na xícara feito com o Debut. O paradigma atual no mundo de café é que o primeiro é preferível, mas acho que cada um tem que testar se é realmente isso para o paladar dele. O EK43 p.ex. não só produz poucos boulders e assim uma moagem mais homogênea, mas no mesmo tempo bastante fines, e existem pessoas que alegam que exatamente essa quantidade de fines deixa as extrações de coado com o EK43 tão interessantes. Eu gostaria muito testar o OE Apex (talvez o moinho mais unimodal atualmente no mercado) para formar uma ideia melhor sobre isso. Mas até o momento os coados feitos com o Zwanger Favorite com as mós do Mahlkönig Kenia (moagem mais unimodal, mas ainda com uma boa quantidade de fines, estilo EK43) são os que mais gostei aqui em casa, mais do que os feitos com o Vario com mós de aço, bem como dos dois Bravos. Espresso já é uma história completamente diferente. Na comparação Debut-Mini para mim o fato mais importante foi que o Debut deixa o Mini no dia a dia do ponto de vista de ergonomia, velocidade e praticidade de chinelo. Isso pesou muito para mim e o Mini acabou no armário e o Debut permanentemente instalado na bancada.
  44. 3 points
    Tem uma cafeteria japonesa querendo produzir filtros de metal de 13μm para a aeropress. O preço com frete tá bem convidativo pros brasileiros. https://www.kickstarter.com/projects/614426768/stainless-steel-filter-13m-for-aeropress-coffee-ma
  45. 3 points
    Cara, de verdade, comprar um Sette ou um Vario é jogar dinheiro fora se vai usar em ambiente comercial, são moinhos para uso doméstico, mais cedo ou mais tarde vão abrir o bico, e vai precisar comprar outro, o mais adequado seria comprar um comercial mesmo, você vai gastar num moinho bom o equivalente a um Vario-W, porém o bicho é bem mais robusto.
  46. 3 points
    @rbata Tamanho da base 23x 23 cm Os pezinhos tenho: inox madeira aluminio anodizado preto o Suporte superior: preto, polido, dourado Faltou o vídeo Fotos todas erradas , as bases são pretas. amanha troco as fotos.
  47. 3 points
    Fiz uma revisão geral no cantinho de café e achei varias tralhas que não uso mais (pois comprei outras tralhas). Se alguém tiver interesse em um item, por favor fazer uma proposta (dinheiro, café, outras tralhas, bebidas alcoólicas, serviços de terceiros ...). Seguem as coisas: Tamper (58mm), suporte de parede e tamping station da Cafelat (preto). Dois suportes de parede para dois portafiltros em aço escovado com manta de silicone de proteção. Um funil pequeno e um grande de marmelada; esses que o pessoal usa para single dosing no EK43. Comprei para o Favorite, mas o original dele serve perfeitamente. Um Cafflano Klassic, moinho, coador e copo térmico portátil.
  48. 3 points
    Orfeu que comprei na promoção do Pao de Açúcar, Bourbon AMarelo da Reserva Gourmet e Obatã do Dessi de Paula aqui do fórum (foto).
  49. 3 points
    Kitchenaid está em promoção de Black Fraude. É só pesquisar no Zoom antes, muitos produtos, como a batedeira e o moinho de café, que estavam por esses preços meses atrás. Enviado de meu Lenovo K53b36 usando o Tapatalk
  50. 3 points
    O interessante é que a propaganda no Instagram não para...
×